Ir para conteúdo

6 anos da maior final da história


Marcelo

Recommended Posts

untitled.gif

VmQTLjkU_T0

Há seis anos, no dia 15 de dezembro, com uma vitória por 3 a 2 sobre o Corinthians, o Santos Futebol Clube conquistava o Campeonato Brasileiro, revelando para o cenário nacional e mundial a dupla Diego e Robinho, além de nomes como Alex, Elano e Renato.

Autor do gol que definiu a vitória santista, o lateral-esquerdo Léo afirma que as memórias daquele jogo ainda estão bem vivas na sua lembrança. "Eu lembro de cada momento como se fosse ontem. A festa no Morumbi, a recepção da torcida na chegada a Santos, a loucura na Praça Independência (tradicional ponto de comemoração da Cidade) e na Vila Belmiro. Jamais irei me esquecer daquele dia", recorda-se o atleta, que hoje defende o Benfica, em Portugal.

Mesmo tendo conquistado também o Campeonato Brasileiro em 2004, Léo afirma que o título de dois anos antes foi muito mais especial. "Eu já estava no Santos desde 2000 e sentia na pele a cobrança por um título mais expressivo que não acontecia desde o Paulistão de 1984. Outro detalhe que deixou o título ainda mais saboroso foi que na final ganhamos os dois jogos contra o Corinthians, que é o maior rival do torcedor santista", acrescentou.

Artilheiro do Santos FC no Brasileirão de 2002, com 12 gols, um deles apontado como o mais bonito do campeonato - o de bicicleta, nos 4 a 2 sobre o Corinthians, no Pacaembu, na fase de classificação - o atacante Alberto viveu sentimentos bem contrastantes na final. Apesar da frustração por ter ficado de fora do jogo do dia 15 de dezembro por estar suspenso pelo terceiro cartão amarelo recebido na partida anterior, o jogador vibrou muito com o título. "Foi duro não poder jogar logo naquela decisão. Fiquei muito nervoso torcendo pelos meus companheiros na tribuna do Morumbi, mas, assim que a partida terminou, eu entrei em campo e saí comemorando muito", comenta o atacante, que nesta temporada defendeu o Grêmio Barueri.

Alberto destaca ainda o gol que marcou no primeiro jogo da decisão, também realizado no Morumbi no dia 8 de dezembro. "Estava chovendo muito naquele domingo e vencemos por 2 a 0. Eu abri o placar no primeiro tempo tocando na saída do Doni (goleiro, hoje na Roma) após um maravilhoso lançamento do Diego (meia do Werder Bremen). No finalzinho, o Renato (volante do Sevilla) definiu a vitória que nos deu uma boa vantagem para o segundo jogo", detalhou o atacante.

Para o meia Robert, aquele título teve um sabor mais especial. Remanescente da campanha de 1995, quando o Peixe ficou com o vice-campeonato, o apoiador, substituto de Diego na partida final (o camisa 10 sentiu fortes dores na coxa logo no começo do confronto), relembra que era alvo de brincadeiras por ser um dos poucos atletas experientes do time. "Aquele time só tinha garotos, como o Robinho, Diego, Alex, André Luís, Paulo Almeida, Elano e Renato. O Fábio Costa, o Léo e o Alberto já tinham uma experiência maior, mas o pessoal me chamava de 'vovô' porque eu era um pouco mais velho".

Para Robert, a conquista de 2002 serviu para compensar a tristeza sentida sete anos antes, quando atuava ao lado de Giovanni na decisão do nacional em que o Peixe foi derrotado pelo Botafogo. "Eu estava com aquele grito preso na garganta desde 1995, mas o título de 2002 foi tão especial que compensou tudo de ruim que havia acontecido no passado", finalizou o meia alvinegro.

FICHA TÉCNICA

CORINTHIANS 2 x 3 SANTOS (2º jogo da final do Campeonato Brasileiro de 2002)

Data: 15/12/2002

Local: Estádio do Morumbi

Público: 74 592 pagantes

Árbitro: Carlos Eugênio Simon

Gols: Robinho (pênalti), aos 37 minutos do primeiro tempo; Deivid, aos 30, Ânderson, aos 39, Elano, aos 43, e Léo, aos 47 minutos da segunda etapa

CORINTHIANS: Doni, Rogério, Ânderson, Fábio Luciano e Kléber; Vampeta, Fabinho (Fabrício) e Renato (Marcinho); Deivid, Guilherme (Leandro) e Gil. Técnico: Carlos Alberto Parreira.

SANTOS: Fábio Costa, Maurinho, André Luís, Alex e Léo; Paulo Almeida, Renato, Elano e Diego (Robert) (Michel); Robinho e William (Alexandre). Técnico: Emerson Leão.

A CAMPANHA DO TÍTULO

31 jogos

16 vitórias

6 empates

9 derrotas

59 gols pró

41 gols contra

Principais artilheiros:

Alberto - 12 gols

Diego e Robinho - 10 gols

Elano - 9 gols

Léo - 6 gols

id_2579_2002pedaladas.jpg

Link para o comentário

Discordo, a maior final da história foi São Paulo e Guarani, 3 a 3 em 1986 - final disputada em fevereiro de 1987 - com prorrogação e penaltis. Mas essa final de 2002 foi muito bacana também, todos torcendo contra o Corinthians.

Link para o comentário
Discordo, a maior final da história foi São Paulo e Guarani, 3 a 3 em 1986 - final disputada em fevereiro de 1987 - com prorrogação e penaltis. Mas essa final de 2002 foi muito bacana também, todos torcendo contra o Corinthians.
Não dá pra dizer que uma final com o Guarani foi a maior da história. Essa de 2002 foi ainda mais especial porque foi a última final de Brasileiro.
Link para o comentário

Pra mim, a melhor final do Campeonato Brasileiro foi Flamengo 3 x 2 Atlético-MG, em 1980.

Mas esse jogo Santos 3 x 2 Corinthians foi realmente espetacular, não só pelas pedaladas do Robinho, como também pelas defesas do Fábio Costa.

Esse ano vai ter, nos "Jogos Para Sempre" um especial sobre Santos 3 x 2 Corinthians (2002) . Espero conseguir gravar.

Link para o comentário
Pra mim, a melhor final do Campeonato Brasileiro foi Flamengo 3 x 2 Atlético-MG, em 1980.

Mas esse jogo Santos 3 x 2 Corinthians foi realmente espetacular, não só pelas pedaladas do Robinho, como também pelas defesas do Fábio Costa.

Esse ano vai ter, nos "Jogos Para Sempre" um especial sobre Santos 3 x 2 Corinthians (2002) . Espero conseguir gravar.

Que dia vai ser? Que horas?

Obrigado!

__

Pra mim essa final nem foi tão especial assim...

Link para o comentário
Seu Madruga Veste Preto
MAior final nada!

E o robicha não me fez chorar.

Só jogou bem aquilo e mais nada!

Agora, zé roela da vida...

Melhor ver isso do que ser cego...

Link para o comentário
Até o Casagrande falou que foi a melhor final da história... e olha que ele não estava usando drogas nessa época.

Ele usa drogas a mais de 20 anos!!!

Jogo espetacular...finais são sempre emocionantes quando tem times competitivos!

Quanto foi o 1° jogo? 2 x 0 pro Santos?

Link para o comentário
Até o Casagrande falou que foi a melhor final da história... e olha que ele não estava usando drogas nessa época.

Ele usa drogas a mais de 20 anos!!!

Jogo espetacular...finais são sempre emocionantes quando tem times competitivos!

Quanto foi o 1° jogo? 2 x 0 pro Santos?

Eu sei, eu só falei aquilo pra evitar piadinhas sobre isso...

O primeiro jogo foi 2 a 0, gols de Alberto e Renato.

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Atividades

    1. Lucas Fernando
      47

      A MAGA não era perfeita, quais episódios foram prejudicados?

    2. Chapolin
      47

      A MAGA não era perfeita, quais episódios foram prejudicados?

    3. Marcelo Jungbluth
      2950

      Pica Pau

    4. E.R
      313

      MARVEL / DC

    5. gustavo lins
      47

      A MAGA não era perfeita, quais episódios foram prejudicados?

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...