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Andy

[Tutorial] Adobe® Photoshop® CS4 Extended - Básico

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Andy

Adobe® Photoshop® CS4 Extended

pscs4.jpg

Importante

Para que a página não fique extensa visualmente, cada capítulo estará dentro de um spoiler.

Em função das enúmeras imagens no decorrer do tutorial, todas elas estarão escondidas por trás de um botão clicável, bem como, evitar a quebra de layout.

Adobe Photoshop é um software caracterizado como editor de imagens bidimensionais do tipo raster (possuindo ainda algumas capacidades de edição típicas dos editores vetoriais) desenvolvido pela Adobe Systems. É considerado o líder no mercado dos editores de imagem profissionais, assim como o programa de fato para edição profissional de imagens digitais e trabalhos de pré-impressão.

Em resumo, este programa é dedicado principalmente a edição de fotografias, mas existem webdesigners que usam para criar layouts para a web. É possível fazer designs sim, mas ele não é o mais eficiente para edições de imagens para a web. Nesse caso recomendamos o uso do Adobe Fireworks (criando originalmente pela Macromedia, empresa comprada pela Adobe em 2005). Do mesmo jeito que alguns webdesigners usam o Photoshop para criar layouts e editar imagens para a web, também há designers gráficos que usam o Fireworks para editar imagens para fotografias, fazendo montagens inclusive. É possível também, mas do mesmo jeito que é um pouco trabalhoso utilizar o Photoshop para a web, também é trabalhoso utilizar o Fireworks para fotografias. Não é impossível, mas ficam aí as recomendações.

Índice

Escaneando uma fotografia

Laço Poligonal e Novo Ajuste

Varinha Mágica

Tatuagens, Olhos Vermelhos, Textos e Estilos

Preencher seleções, Textura, e Esferizar

Opacidade, Estilos, e Luz do sol

Texto Metálico

Animação

Extrair um objeto do fundo

Colorindo uma foto

Degradê e Máscara

Seleção Magnética

Canais

Texto de Fogo

Efeito de Chuva

Ações e Liqüificar

Efeito molhado

Efeito Matrix

Efeito papel velho

Restauração de Fotos

Clique aqui para baixar o Adobe® Photoshop® CS4 Extended, e usufrua desse produto por 30 dias.

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Andy

Escaneando uma fotografia

Se você tiver um escâner ligado no seu computador, é possível puxar uma fotografia do seu álbum para o Photoshop.

Ligue o seu escâner e abra o Photoshop.

Obs: Nós iremos trabalhar com a versão em inglês, embora já tenha uma versão em português. A versão original corre menos risco de possíveis bugs, além de algumas coisas na versão em português ter sua tradução ao pé da letra.

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Vá ao menu: File => Import => o seu escâner (no meu caso o HP PSC 1500, pois ele é fixo a impressora).

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Eu coloquei a foto de uma cadelinha quando era viva. Visualizei a foto e cliquei em Aceitar.

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Escaneado para o Photoshop, crie uma pasta para salvar os seus projetos.

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Menu: File => Save (Ctrl S).

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Salve na nova pasta como “projeto1.psd”.

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Com a aba Layers (camadas) ativa, clique com o botão direito na camada Background e escolha “Duplicate Layers...” para duplicar a camada.

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Renomeie a camada duplicada.

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E apague a camada Background, clicando no ícone da lixeira “Delete layer”.

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Confirme a deleção.

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Eu viu diminuir um pouco a escala da foto, para isso, vá ao menu: Image => Image Size... (Alt Ctrl I).

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Com a opção “Constrain Proportions” marcada, ao alterar a largura de uma foto, a altura acompanhara e vice-versa. Ou seja, a proporção será mantida. Para alterar só uma das, basta desmarcar esta opção.

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Deixe a largura (Width) em 500 pixels.

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O zoom da imagem está em 50%, clique na ferramenta Zoom Tool (o atalho é Z) para ativar-la.

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Deixe em 100%, e agora vamos cortar em volta o que for desnecessário (a parte de fora da foto por exemplo, que também foi escaneada). Aperte C para a Crop Tool.

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Selecione a área que será mantida.

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Dê dois cliques com o mouse ou aperte Enter.

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Feito isso, salvemos o projeto com um novo nome, para não mexer nesse. Menu: File => Save As... (Ctrl Shift S).

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E salve como “projeto2.psd”.

Laço Poligonal e Novo Ajuste

Continuando no “projeto2.psd”, clique na ferramenta “Lasso Tool”.

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Escolha “Polygonal Lasso Tool”, ou clique duas vezes na tecla L.

Obs: Para aumentar ou diminuir o zoom sem precisar recorrer a Zoom Tool, use “Ctrl =” para zoom + e “Ctrl -” para zoom -.

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Contorne a cachorrinha com o laço poligonal.

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Quando chegar ao ponto de origem, um círculo vai aparecer junto ao cursor, clique para fechar o laço.

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Vá ao menu Layer.

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New Adjustment Layer => Hue/Saturation…

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Marque a opção “Use Previous Layer to Create Clipping Mask” e dê OK.

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Ao lado, na aba Adjustments, marque a opção “Colorize” e faça os ajustes. Clique na aba Layers para voltar às camadas.

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Para visualizar sem o ajuste, mas sem remover o mesmo, basta ocultar a nova camada que se criou, clicando no ícone do olho. De qualquer jeito, clique na camada desta máscara para deixá-la ativa.

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Ative a borracha, indo em Eraser Tool (E).

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Vamos escolher uma borracha dura, para isso clique em Brush acima.

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Escolha a do tipo “Hard Round”.

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Vai ser apagado a máscara sobre os olhos e o focinho.

Vamos enfeitar um pouco a foto.

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Deixe a camada da foto ativa e vá à ferramenta “History Brush Tool (Y)”, escolha a “Art History Brush Tool”.

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Vá em Brush, clique no botão nordeste e escolha “Special Effects Brushes”.

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Confirme.

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Escolha a Azalea.

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E enfeite a foto a seu gosto.

Varinha Mágica

É uma ferramenta muito útil para selecionar uma área da mesma cor e/ou contraste.

Salve em seu computador as imagens Chaves e Pátio da Vila.

Abra o Photoshop

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Vá ao menu: File => Open (Ctrl O).

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Localize a imagem “patio.jpg” e abra-a.

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Duplique a camada e apague a camada “Background” para que a imagem original não seja alterada.

Toda vez que ao abrirmos uma imagem existente no Photoshop, iremos duplicar a imagem e remover a imagem de origem da camada.

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O fundo ficou transparente (ou seja, se usarmos uma borracha na imagem ou movermos ela de lugar, vai ver um fundo xadrez, que indica que está transparente), vamos dar uma cor ao fundo. Para isso, clique em “Create a new layer” para criar uma nova camada.

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Ela estará acima da camada que você duplicou. A camada superior sempre ficará à frente de tudo, ou seja, se colocarmos um fundo na nova camada, ele cobrirá a imagem. Para que isso não aconteça, arraste a nova camada para baixo da camada da imagem e deixe-a ativa.

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Na aba Color, clique na paleta de cor primária (é chamada assim porque está na frente, a de trás fica sendo a paleta de cor secundária; independente das cores exibidas lá) e escolha um azul claro, dando OK para confirmar a nova cor primária.

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Feito isso, considerando que a camada vazia esteja ativa, dê um “Alt Backspace” (esse último fica acima do “Enter”) para criar um fundo com a cor que você escolheu na paleta de cor primária (o atalho para criar um fundo da paleta de cor secundária é “Ctrl Backspace”) e ative a ferramenta Magic Wand Tool (W).

Obs: Se deseja voltar ao fundo transparente, basta ocultar ou remover a camada com o fundo inserido. É importante que o fundo tenha uma camada própria, senão ela se misturará com a imagem ou com qualquer outro objeto da camada ativa.

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Ela irá selecionar uma determinada cor e cores semelhantes a ela, dependendo da tolerância atribuída em “Tolerance”. Está em 32, reduza para 30.

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Selecione o azul-marinho com a varinha mágica e aperte “Delete” para aquela área exibir o azul claro do fundo criado.

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“Ctrl O” para abrir a imagem “chavodelocho.jpg”. Não se esqueça de duplicar a imagem e remover a camada “Background”.

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“W” para ativar a varinha mágica novamente e diminua a tolerância para 10 (parece que não, mas há mais de uma cor branca na imagem do Chaves). Selecione o branco e aperte “Delete”. Faça o mesmo no vão da mão esquerda do Chaves (para selecionar os dois fundos brancos ao mesmo tempo, mantenha o “Shift” pressionado).

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Ative a ferramenta “Move Tool (V)”.

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Arraste o Chaves até a aba da imagem do pátio da vila para voltar a imagem anterior.

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Solte o Chaves no centro do pátio.

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Ele ficou um pouco grande, vamos reduzir um pouco. Vá ao menu: Edit => Free Transform (Ctrl T).

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Use o redimensionador diagonal e mantenha o “Shift” pressionado para manter a proporção.

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Ao Nordeste da área de trabalho tem um ícone “Commit transform (Return)”, clique nele para confirmar o redimensionamento (ou aperte Enter).

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Salve o seu novo projeto como “projeto4.psd”.

Tatuagens, Olhos Vermelhos, Textos e Estilos

Neste capítulo iremos aprender a remover tatuagens e tirar olhos vermelhos causados pelo flash de uma câmera fotográfica.

Save as imagens Mulher Tatuada e Menina com Olhos Vermelhos.

Abra o Photoshop e abra o arquivo “megan_fox-tattoo-back.jpg”. Duplique a camada para apagar a camada Background e deixar a imagem original no seu quadrado.

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Ative a Clone Stamp Tool (S).

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Vá com o cursor onde a figura acima está indicando e clique nessa área com o “Alt” pressionado.

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Agora passe com o cursor sobre a tatuagem, mantendo o mouse pressionado.

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Nunca foi tão fácil tirar uma tatuagem, salve o arquivo como “projeto4.psd” e abra o arquivo “redeyegirl.jpg”. Duplique a camada e remova a camada da imagem original para deixar-la quieta, pois iremos modificar essa também.

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Pressione a Spot Healing Brush Tool (J) e escolha a Red Eye Tool.

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O cursor foi transformado em “+”, vá com ele até um olho vermelho, quando o “+” ficar branco, já pode clicar com o mouse nele para remover o vermelho do flash. Faça o mesmo no outro olho.

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Para ter o trabalho reconhecido, nada melhor do que colocar o seu nome na foto. Chame a Horizontal Type Tool (T).

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Feito isso, dê Enter para confirmar (a nova camada será renomeada automaticamente, mas você pode mudar o nome dela).

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Há uma ferramenta que serve para adicionar um estilo na camada, uns efeitos de textos e/ou objetos. Clique em “Add a layer style”, fica bem abaixo das camadas (a camada do texto deve continuar ativa).

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Vá em “Blending Options...” para personalizarmos o nosso estilo.

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Marque a opção “Drop Shadown” para colocarmos uma sombra e personalize a seu gosto. Depois marque o sub-estilo “Contour” para darmos um contorno e faça a sua personalização.

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E por fim marque “Stroke” para adicionarmos uma borda.

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Feita a personalização na sua borda, dê OK.

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Note que na camada do texto foi criada três sub-camadas para os efeitos atribuídos. Uma maneira mais fácil de organizar isso é criando pastas e/ou subpastas. Faça isso clicando no ícone “Creat a new group” (antecedente ao ícone “Create a new layer”).

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Renomeie a pasta para “Efeitos”.

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Arraste a camada do texto para a nova pasta.

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Clicando na seta ao lado da pasta, você pode fechar ela. Pois bem, salve o seu projeto como “projeto5.psd” para que o seu trabalho não seja em vão.

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Agora iremos aprender a salvar imagens para a web, vá ao menu: File => Save for Web e Devices... (Alt Shift Ctrl S).

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Aqui também nós temos uma pré-configuração, caso deseje mudar alguma coisa ou se esqueceu de fazer algo. Escolha JPEG e clique em “Save”.

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Salve com o nome “olhos_melhorados.jpg”.

Você vai perceber que o arquivo “olhos_melhorados.jpg” ficou mais leve que o arquivo “projeto5.psd”, é o formato mais utilizado na internet seguindo do GIF (esse assunto irei abordar no tutorial voltado para o Fireworks), mas se você abrir ele no Photoshop, vai ver que as camadas e configurações não estarão mais lá. Ou seja, as configurações anteriores ficou como somente leitura. Daí a importância de manter o projeto original, pois você só poderá alterar alguma coisa (mudar a cor do seu nome na última foto pro exemplo) no PSD do corrente projeto.

Preencher seleções, Textura, e Esferizar

Com a exceção da foto escaneada, até então só tínhamos aberto arquivos existentes, salvando como PSD posteriormente. Neste capítulo iremos criar um novo arquivo e trabalhar mais com a seleção.

Abra o seu Photoshop.

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Menu: File => New (Ctrl N).

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Em “Name” coloque “projeto6” (apesar de definir o nome do arquivo ao criar-lo, ele estará sendo criado temporariamente. Se você fechar-lo sem salvar, ele deixará de existir. Ao contrário do Adobe Premiere, que o arquivo é criado no início e já começa salvo), em Width (largura) e Height (altura) mude para “cm” (centímetros) e deixe “16” em ambos. O resto deixa como está e pode dar OK.

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Para facilitar, insira a régua na sua área de trabalho. Menu: View => Rulers (Ctrl R).

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Ative a ferramenta Rectangular Marquee Tool (M).

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Nas propriedades da seleção, escolha “Add to selection”.

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Vamos voltar as cores padrões da paleta de cor primária e secundária, clique na micro-paleta “Default Foreground and Background Colors (D)” para voltar ao preto e branco.

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Clique na régua vertical e arraste a linha guia até os 2 centímetros na régua horizontal, o próximo aos 4 centímetros, o seguinte aos 8 centímetro, e por aí vai (bom arrastar também ao centímetro zero e 16). Faça o mesmo com a régua horizontal na régua vertical.

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Faça a seleção retangular com um quadrado sim e um quadrado não, até completar 32 seleções retangulares.

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Alt Backspace para preencher as seleções com um fundo preto e Ctrl D para concluir as seleções. Agora iremos dobrar a altura da área de trabalho, vá ao menu: Image => Canvas Size... (Alt Ctrl C).

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Mude a largura e a altura para “percent” (percentual) e Aumente a altura em 200%. Clique na seta inferior de “Anchor” (âncora) para que o objeto (o nosso piso xadrez) continue em baixo, pode dar OK e duplique a camada, deletando a camada inferior.

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Vamos dar uma perspectiva para o piso xadrez, vá ao menu: Edit => Transform => Perspective.

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Agora é com você, mas faça como indica à figura.

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Vamos achatar de modo que a parte do piso ocupe somente a metade da área de trabalho na vertical, vá ao menu: Edit => Free Transform (CTRL T).

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Bom esticar um pouco na horizontal, faça isso mantendo o Alt pressionado para que seja esticado para os dois lados ao mesmo tempo, partindo do centro do objeto.

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Dê Enter e ative mais uma vez a seleção retangular de modo que a seleção ocupe a outra metade da área (acima do piso xadrez).

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Filtro em ação, iremos preencher com uma textura de nuvem. Para isso vá ao menu: Filter => Render => Clouds.

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Duplique a camada novamente, e deixe a de baixo oculta. Clique em Rectangular Marquee Tool e escolha Eliptical Marquee Tool. Faça a seleção a partir do centro (bom que não tenha tirado as linhas guias ainda, pois ela lhe auxiliará), com o Shift pressionado para manter a proporção do círculo e o Alt pressionado para o ponto de origem ser o ponto central do objeto de seleção.

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Volte ao menu Filter e siga para: Distort => Spherize...

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Dê Ok.

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A sua esfera já está pronta. Salve o seu projeto, mas mantenha o aberto para o próximo capítulo.

Opacidade, Estilos, e Luz do sol

Continuando no projeto6, vamos dar mais uma incrementada:

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Crie uma nova camada e faça uma seleção oval abaixo da esfera. Preencha com preto (Alt Backspace) e Ctrl D para finalizar.

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No painel das camadas, e com a nova camada ativa, Clique em Opacity.

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Reduza a opacidade para 50%.

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Coloque o seu nome em qualquer lugar da área, e com a nova camada do texto ativa, clique na aba Styles (duas abas após a aba Color).

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Alguns dos estilos que você pode aplicar aos textos ou objetos (exceto bitmap), clique na setinha nordeste para abrir um menu de opções e escolha o estilo a seu gosto.

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Dê OK.

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Clique no estilo de sua preferência.

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Ative a camada da esfera e vá ao menu: Filter => Render => Lens Flare (o último filtro usado aparece no início desse menu, eu usei o dito cujo para teste, o atalho para o último filtro usado é Ctrl F).

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Mova o ponto de luz para o nordeste da figura, aumente para 145% e dê OK.

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Uma luz do sol surgiu no meio das nuvens.

Texto Metálico

E mais uma vez criaremos um novo arquivo.

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Nomeie como “projeto7” com 14 cm de largura por 4 de altura. O resto deixa como está.

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Na camada Background, coloque um cinza escuro. Coloque um nome qualquer com a fonte de sua preferência, com um cinza mais claro. Com a camada do texto ativa, clique em “Add a layer style” e escolha “Bevel and Emboss...”.

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Aumente o Size para 10 pixels e dê OK.

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Crie uma nova camada acima da camada Background e deixe a camada do texto ativa. Vá ao menu: Layer => Merge Down (Ctrl E), para mesclar as camadas.

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Com a mesclagem, o texto virou Bitmap (imagem raster). Vá ao menu: Image => Adjustments => Curves... (Ctrl M).

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Faça como indica na figura e dê OK.

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Vá agora ao menu: Image => Adjustments => Variations...

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Clique em Original, clique em More Blue, e por fim em More Green antes de dar OK. Ctrl M para voltar a Curves.

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Acompanhe a figura e dê OK.

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No painel das camadas, clique no ícone “Create new fill or adjustment layer” e escolha “Gradient Map...”.

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Clique na setinha Nordeste para abrir um menu e escolha “Metals”, clique no estilo “Steel Bar”.

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Clique no Drop-Down abaixo da aba Layers “Set the blending mode for the layer”.

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Escolha o Overlay (sobrepor).

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Com a camada do degradê ativa, dê um Ctrl E para mesclar com a camada do bitmap e mantenha o projeto aberto para o próximo capítulo.

Animação

Neste capítulo iremos aprender a criar uma Gif Animada, mais só iremos aprender mais da GIF e do JPEG quando estivermos no tutorial de Fireworks.

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Crie uma camada acima do texto metálico e faça um objeto retangular com uma cor de preenchimento que a deixe visível ao passar pelo texto.

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Ctrl T para rotacionar um pouco na diagonal com o mouse.

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Clique com o botão direito do mouse sobre o nome da nova camada e escolha “Create Clipping Mask” para colocar o objeto dentro do texto metálico.

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Agora iremos ativar o painel de animação, vá ao menu: Window => Workspace => Video.

Atenção, se você tiver utilizando uma versão inferior ao Photoshop CS3, abra o Image Ready para começar a fazer a animação.

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Na Animation (Timeline) abaixo, abra as opções de efeitos da camada com o objeto “mascarado” (que está dentro do texto metálico).

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Estando no ponto 0 (zero), clique no ícone Position (posição).

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Arraste o cursor da Timeline até o frame 07.

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Arraste o objeto até o final do seu texto metálico.

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Ao sudeste da Timeline tem um botão “Convert to frame animation” (converter a animação em quadros), clique nele.

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Clique em Continue para prosseguir.

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Se desejar alterar o tempo de cada frame, clique na setinha direcional do frame desejado.

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Se quiser verificar como está ficando a sua animação, clique no “Plays animation”.

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Alt Shif Ctrl S para salvar para web e dispositivos. Deverá estar como JPEG, mude para GIF.

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Clique no Drop-Down de Looping Options, que está como Once (uma vez).

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Mude para Forever (para sempre). Quando a animação chegar ao último frame voltará ao início sem cessar.

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Clique em Save e salve a sua Gif Animada.

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Vamos agora voltar para a interface normal, mas não precisa ir no menu Windows novamente. Basta clicar no botão Video à direita das ferramentas superiores.

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Volte para a Essentials.

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Esse projeto já pode ser fechado, mas não se esqueça de salvar. Afinal, rendeu dois capítulos.

Aqui está o resultado final da animação:

andyanimado.gif

Nunca foi tão fácil criar uma Gif Animada, parabéns por ter chegado até aqui.

Extrair um objeto do fundo

Sabe quando você vê uma montagem em uma foto onde uma pessoa aparece em um lugar que ela não está? Neste capítulo iremos aprender a como extrair uma pessoa ou qualquer objeto do fundo.

Salve no seu computador as imagens Passarela e 15 anos.

Abra o Photoshop e abra o arquivo “passarela.jpg”, duplique a camada e apague a Backgroud para que o arquivo original não seja afetado com as alterações futuras. Salve-o como projeto8.psd e abra agora o arquivo “15thbirthday.jpg”, duplicando a camada e apagando a Background.

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Ative o pincel Brush Tool (B).

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Mude para um pincel duro, senão vai ficar com um “fade” em volta.

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Clique no ícone da última barra de ferramentas “Edit in Quick Mask Mode (Q)” para chamar a máscara rápida. Ela será o seu braço direito nas extrações.

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Com a máscara rápida ativa, passe o pincel na aniversariante até preencher-la por completo. Não se preocupe se passar um pouco, a gente apaga com a borracha. Se o pincel estiver pequeno, pressione o colchete final ( ] ) para aumentar, e/ou colchete inicial ( [ ) para reduzir. Esse atalho funciona com várias ferramentas que alteram o seu tamanho, como a borracha e o carimbo por exemplo.

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Estando preenchida, use a borracha no preenchimento excedente, mas não apague o preenchimento no vão dos braços ainda.

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Clique no “Edit in Standard Mode (Q)” para voltar a seleção padrão.

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Se você preencheu a adolescente, a seleção será em volta dela. Mas se você optou por preencher tudo em volta dela (alguns designs acham mais prático assim) basta ir ao menu: Select => Inverse (Shift Ctrl I) para inverter a seleção. Aperte a tecla Delete.

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Agora iremos deletar o fundo no vão dos braços dela, aumente o zoom para facilitar e clique na varinha mágica, mas escolha a “Quick Selection Tool (W)”.

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Lembre-se de deixar um pincel duro para a seleção. Essa é a seleção rápida (disponível a partir do Photoshop CS3), que ao contrário da varinha mágica que faz seleções em uma única cor ou cores próximas a cor selecionada, a seleção rápida seleciona objetos complexos. É até uma opção para os principiantes que não tem paciência com a máscara rápida, mas se você quer tentar selecionar de forma mais perfeita possível, a máscara rápida é indispensável. Tendo selecionado o vão dos braços, aperte Delete para remover e Ctrl D para finalizar.

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Aperte V para chamar a Move Tool (a primeira ferramenta de todas) e mova o objeto extraído para a aba do arquivo projeto7. Ctrl T ou menu: Edit => Transform => Scale, para reduzirmos a escala de acordo com o tamanho da passarela.

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Já pode fechar o outro arquivo. Como a aniversariante não tirou uma foto de corpo 100% inteiro, iremos levar ela para a parte de baixo da foto. Como está cheio de coisas lá, chame a Crop Tool © e deixe só a parte principal da foto da passarela. Leve a aniversariante para a parte de baixo da foto e ative a camada que está a passarela.

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Volte ao menu Edit => Transform, e escolha Perspective. Aumente a perspectiva de baixo e dê Enter para confirmar.

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Ative a camada da aniversariante e chame outra vez a perspectiva. Aumente um pouco a perspectiva de cima, para que possa acompanhar a posição da passarela.

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Vamos criar uma sombra para ela, duplique a camada da aniversariante e clique em qualquer lugar da nova camada com a varinha mágica.

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Shift Ctrl I para inverter a seleção e Alt Backspace para preencher a seleção. Ctrl D para finalizar e diminua a opacidade para 35%.

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Leve essa camada para baixo da camada da aniversariante, e dê Ctrl T para alterar a escala, e rotacioná-la.

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No Drop-Down “Set the blending mode for the layer”, mude para Soft Light.

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Clique em “Create new fill or adjustment layer” e escolha “Levels…”.

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No Drop-Down escolha “Lighten Shadows”.

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Boa festa para você.

Colorindo uma foto

As ferramentas que iremos trabalhar já foram utilizada nos capítulos anteriores, mas iremos precisar dela para fazer uma foto preta e branca ficar colorida.

Salve no seu computador a imagem Preto e Branco e abra no Photoshop o arquivo “girl_blackwhite.jpg”, lembrando de duplicar a camada e apagar a camada Background.

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Salve como projeto9.psd e ative a nova ferramenta de seleção rápida Quick Selection (K).

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Selecione a estrela da camisa da moça e mude a cor primária para um amarelo, vá para o menu: Layer => New Adjustment Layer => Hue/Saturation…

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Nomeie como “estrela” e clique em Colorize, faça o ajuste das cores a seu gosto.

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Ative a camada com a foto preta e branca para prosseguir.

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Vá selecionando as áreas com a pele da moça, que a seleção rápida permitir. As peles que a seleção rápida ultrapassar deixe quietas.

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Na paleta de cores primária, coloque a cor “#F6D9B9” para a cor da pele, e volte ao menu: Layer => New Adjustment Layer => Hue/Saturation…, nomeie como “pele1” e clique em Colorize.

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Ative a ferramenta de seleção poligonal e faça a seleção onde está faltando (não se esqueça de voltar na camada da imagem).

Clique para exibir

Quando terminar, mais uma vez em: Layer => New Adjustment Layer => Hue/Saturation…, nomeie como “pele2”.

Clique para exibir

Clique em Colorize.

Clique para exibir

Volte a camada da sua imagem novamente e prossiga com a seleção poligonal. Selecione a camisa dela e mude para vermelho na paleta de cores primária.

Clique para exibir

Creio que você já sabe o caminho, nomeie a nova máscara para “camisa”.

Clique para exibir

Agora só falta dar um retoque nos lábios dela, mude a cor primária para “#e92ed1”. Antes de fazer a seleção poligonal, clique no terceiro ícone desta ferramenta (Subtract from selection). Deixe ativa uma camada superior a máscara do rosto dela (pode ser na camada superior de todas).

Clique para exibir

Selecione em volta dos lábios por fora, e em seguida por dentro.

Clique para exibir

Repita o procedimento, nomeie para “labios” e Colorize nele.

Clique para exibir

Curiosidade: marcando o “Auto-Select”, você pode mudar de camada clicando em um objeto da área de trabalho.

Clique para exibir

Clicando no rosto da moça, você vai para a camada com a máscara “pele1”.

Clique para exibir

Clicando na camisa dela, vai para a máscara “camisa”.

Clique para exibir

Clicando nos lábios vai para a máscara “labios”.

Clique para exibir

Clicando no braço da moça, vai para a máscara “pele1”.

Desmarque a seleção automática (se preferir continuar com ela fique a vontade) e salve para JPEG.

girl_color.jpg

Degradê e Máscara

Abra o Photoshop e crie um novo arquivo.

Clique para exibir

Escolha um fundo transparente (Transparent) em “Background Contents”, o tamanho fica por sua conta. Pode dar OK.

Clique para exibir

Faça uma seleção retangular na sua área de trabalho e ative a “Gradient Tool (G)”.

Clique para exibir

Arraste o cursor dentro da seleção e veja o resultado.

Clique para exibir

Foi aplicado um degradê rosa com branco, que são as cores das paletas primária e secundária. Se desejar jogar o branco para o outro lado, arraste o cursor no lado contrário do anterior.

Clique para exibir

Nas propriedades do degradê, temos outros estilos (o Adobe Fireworks tem bastantes estilos de efeito degradê), experimente o estilo “Diamond Gradient” (gradiente diamante).

Clique para exibir

Arraste o cursor em uma área para experimentar o estilo selecionado.

Clique para exibir

A cada vez que passa o cursor do degradê sobre a área selecionada, o efeito é resetado.

Clique para exibir

Aqui já tivemos uma noção básica de como aplicar um degradê em uma área selecionada.

Clique para exibir

Agora vamos aplicar outras cores sem precisar alterar as paletas de cores (com as cores pré-definidas, claro). Clique no Drop-Down ao lado dos estilos e escolha o vermelho com verde.

Clique para exibir

Insira o efeito na área selecionada.

Clique para exibir

Vamos aplicar um efeito especial, clique na seta nordeste para abrir o menu e escolha Special Effects.

Clique para exibir

Escolha um efeito.

Clique para exibir

Defina mais uma vez um ponto inicial e um ponto final, arrastando com o cursor.

Clique para exibir

Crope a área de trabalho e feche o projeto. Foi só para termos uma idéia de como funciona o degradê (ou gradiente) no Photoshop, que é diferente do AutoCAD e do Corel Draw, e será bem diferente também no Fireworks.

Salve no seu computador a imagem Perfil e abra no seu Photoshop, duplicando a camada Background e deletando a mesma. Salve como “projeto11.psd”.

Clique para exibir

Crie uma nova camada e deixe-a em baixo da camada da modelo de perfil. Vamos dar uma cor de fundo na camada recém-criada, aprenderemos a capturar cores de outros objetos. Clique no conta-gotas Eyedropper Tool (I).

Clique para exibir

Deixe a nova camada ativa e clique com o conta-gotas nos lábios da modelo. Observe que foi atribuída na paleta de cores primária a cor capturada dos lábios da modelo. Alt Backspace na camada e ative a camada da modelo de perfil.

Clique para exibir

Varinha mágica com a segunda seleção nas propriedades ativada (a não ser que queira segurar o Shift para múltiplas seleções) e selecione em volta da modelo e no vão do braço dela.

Clique para exibir

Shift Ctrl I para inverter a seleção e no painel das camadas clique no terceiro ícone “Add layer mask” (adicionar uma camada com máscara).

Clique para exibir

Foi criado uma máscara em volta da modelo selecionada, com isso, o fundo não selecionado passa a ser o da próxima camada.

Uma ótima opção para não precisar recortar e colocar em outro arquivo, se tiver ambas as imagens no mesmo arquivo. Isso é só um exemplo do que a máscara pode fazer e sem a necessidade de mexer no fundo original.

Seleção Magnética

Salve no seu computador a imagem Golfinhos e abra ela, duplicando a camada com o botão direito do mouse (ou dando Ctrl J) e apagando a camada Background em seguida.

Clique para exibir

Nós iremos fazer uma seleção em volta dos golfinhos, mas ao invés de utilizar a seleção poligonal, usaremos a seleção magnética. Onde estava o Polygonal Lasso Tool, mude para Magnetic Lasso Tool.

Clique para exibir

Clique em um golfinho e vai contornando sem precisar clicar com o mouse, sendo que você pode clicar também se achar necessário em algum ponto.

Clique para exibir

Tendo fechado o laço, Ctrl J para criar uma nova camada. A área selecionada é copiada automaticamente.

Clique para exibir

Faremos as sombras dos golfinhos, duplique a nova camada e deixe-a ativa. Aperte D para resetar as paletas de cores e Alt Backspace para preencher os golfinhos. Vá para o menu: Filter => Blur => Gaussian Blur...

Clique para exibir

Aumente o Radius para 3 pixels e dê OK. Leve essa camada para baixo da camada dos golfinhos e reduza a opacidade para 40%.

Clique para exibir

Crie uma nova camada e deixe-a embaixo da camada da sombra. Com a nova camada ativa, chame a seleção retangular e clique no terceiro ícone (Subtract from selection), faça dois retângulos (um dentro do outro) como indica à figura e preencha a seleção com nuvens indo ao menu: Filter => Render => Clouds.

Clique para exibir

Ctrl D para finalizar a seleção e vá ao menu: Edit => Transform => Distort.

Clique para exibir

Faça a distorção de acordo com a figura e dê Enter para confirmar a distorção.

Clique para exibir

Ative a camada com a foto dos golfinho e faça a seleção poligonal entre a moldura do “quadro”. Inverta a seleção e aperte Delete para apagar o que tiver fora da moldura.

Clique para exibir

Ative a camada dos golfinho e Ctrl J para duplicar a camada, selecione os golfinhos da cintura para cima (e golfinho tem cintura?) e inverta a seleção com Shift Ctrl I. Botão Delete em ação e Ctrl D para concluir.

Clique para exibir

Leve a camada dos golfinhos para baixo da camada da moldura e acima da camada da foto, clique com o botão direito do mouse sobre a camada das sombras e clique em “Create Clipping Mask” para as sombras projetarem somente na moldura do quadro, mova um pouco as sombras e aumente um pouco a escala; o importante é que as sombras fiquem visíveis na moldura.

Clique para exibir

Ative a camada inferior dos golfinhos (não a da foto) e use a borracha para apagar o que ultrapassa a moldura.

Clique para exibir

Oculte a camada da foto e crie mais duas camadas, leve-as para baixo da camada da foto e Ctrl Backspace para preencher a camada inferior com branco. Ative a camada acima desta e faça uma seleção poligonal para criarmos uma sombra para o quadro. Alt Backspace para preencher com preto e Ctrl D para finalizar a seleção.

Clique para exibir

Diminua a opacidade para 40% e volte ao menu: Filter => Blur => Gaussian Blur..., deixe em 3 pixels e dê OK. Aperte C para Crop Tool e deixe na cropagem somente o indispensável (desoculte a camada da foto).

Salve em JPEG (e também o seu projeto em PSD, claro) para ver o resultado:

dolphins_frame.jpg

Canais

Salve no seu computador a imagem Mulher e abra esse arquivo com o Photoshop, duplique a camada Background e apague a camada antiga.

Clique para exibir

Ao lado da aba Layers tem a aba Channels (canais), clique nela para exibir os canais.

Clique para exibir

Temos aqui quatro canais: RGB (que são as três cores: vermelha, verde, e azul), Red (vermelha), Green (verde), e Blue (azul). Oculte o canal Green e o Blue, para visualizar o Red em preto e branco.

Clique para exibir

Desoculte o Green e oculte o Red, para visualizar o Green em preto e branco.

Clique para exibir

Desoculte o Blue e oculte o Green, para visualizar o Blue em preto e branco.

Clique para exibir

Nós iremos trabalhar com o canal que teve mais contraste no preto e branco, que nesse caso foi o Red. Deixe só esse canal desocultado e clique nesse canal com o Ctrl pressionado para algumas área serem selecionadas. Clique no ícone “Create new channel” (o mesmo ícone de nova camada...).

Clique para exibir

Será criado um canal “Alpha 1” com fundo preto, mas mantido a seleção do canal Red. Alt Backspace no novo canal para preencher com branco (isso mesmo, as cores trocaram de lugar) e Ctrl D para cessar a seleção.

Clique para exibir

Aperte B para a Brush Tool e escolha um pincel spray.

Clique para exibir

Vai passando o pincel em volta da moça, eu escolhi o spray para poder encostar nela (mas sem exagerar, senão a área dela também será afetada com a seleção).

Clique para exibir

De vez em quando ative a varinha mágica para ver se em volta dela está bem contornado, se não tiver, Ctrl D para cessar a seleção e voltar a usar o pincel.

Clique para exibir

Quando estiver pronto, clique no contorno com a varinha mágica para selecionar e clique no canal RGB para exibir todas as cores (no lado de cada canal tem o seu atalho, o RGB é Ctrl 2).

Clique para exibir

Oculte o canal “Alpha 1” e volte para a aba Layers.

Clique para exibir

Shift Ctrl I para inverter a seleção e clique em “Add layer mask”.

Clique para exibir

Vazou um tiquinho do fundo original, mas a borracha resolve se usar com cuidado.

Clique para exibir

Para as falhas ficarem mais visíveis, crie uma nova camada e leve para baixo da camada da moça. Dê um Ctrl Backspace para preencher com branco e vai apagando o fundo com cuidado (lembre-se de voltar a ativar a camada da moça).

Clique para exibir

Ative a camada do fundo branco novamente e preencha com uma textura, indo ao menu: Filter => Render => Fibers...

Clique para exibir

Dê OK.

Clique para exibir

A sua nova montagem está pronta.

Texto de Fogo

Isso é possível usando o efeito de vento.

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Abra o Photoshop e troque de lugar a cor primária com a cor secundária, clicando no ícone “Switch Foreground and Background Color (X)”.

Clique para exibir

Crie um novo arquivo de nome projeto14 e acompanhe as configurações da figura acima.

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Aperte T para ativar a Text Tool e digite uma palavra qualquer, selecione o seu texto e mude a sua fonte para Verdana. Bom deixar também em negrito, para isso escolha o Bold no Drop-Down ao lado do estilo de fontes.

Clique para exibir

Aumente o texto e selecione as duas camadas para ativar as ferramentas de alinhamento. Aperte V para chamar a Move Tool e centralize o seu texto na vertical clicando no ícone “Align vertical centers” (se precisar alinhar também na horizontal, clique no quinto ícone “Align horizontal centers”).

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Com o Ctrl pressionado, clique no ícone da camada do texto para o texto ser selecionado.

Clique para exibir

Vai ao menu: Select => Save Selection...

Clique para exibir

Dê um nome para ele no rótulo “Name” e dê OK para salvar a seleção.

Clique para exibir

Agora vamos aplicar um efeito de vento no texto, mas primeiro temos que rotacionar o texto em 270 graus (ou 90 graus no sentido horário). Para isso vá ao menu: Image => Image Rotation => 90º CW.

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Deixe ativa somente a camada do texto (clique com o Ctrl na camada Background) e vá agora ao menu: Filter => Stylize => Wind...

Clique para exibir

Escolha o método “Blast” (explosão) e a direção “From the Left” (para a esquerda) antes de dar OK. Repita o procedimento mais duas vezes.

Clique para exibir

Volte ao menu: Image => Image Rotation, escolha agora o “90º CCW” para voltar a posição inicial.

Clique para exibir

Vamos ativar a seleção que salvamos, vá ao menu: Select => Load Selection...

Clique para exibir

Escolha no Channel o nome que você salvou a sua seleção e marque o Invert para inverter a seleção. Pode dar OK.

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Faremos as ondulações, vá ao menu: Filter => Distort => Ripple...

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Aumente para 200% e dê OK.

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Volte ao menu Filter, mas vá agora em Blur e escolha Gaussian Blur. Deixe em 1,0 pixels e dê OK. Shift Ctrl I para inverter a seleção e vá ao menu: Select => Modify => Contract..., e escolha 4 pixels. Volte ao menu Select => Modify, mas vá em Feather e defina também em 4 pixels.

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Aperte Delete seguido de Ctrl D para finalizar a seleção, vamos agora dar a cor de fogo ao texto. Vá ao menu: Image => Mode => RGB Color e clique em Flatten.

Clique para exibir

Volte ao menu: Image => Mode, mas escolha agora “Indexed Color” e em “Palette” mude para “Custom...”.

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Mude a Table para “Black Body” e dê OK. Deixe o Dither em “None” e dê OK.

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O seu texto de fogo está pronto.

Efeito de Chuva

Salve no seu computador a foto da saudosa Isabella Nardoni e abra esse arquivo com o Photoshop.

Duplique a camada para apagar a Background e crie uma nova camada. Aperte D para resetar a paleta de cores e deixe a nova camada ativa. Vá agora ao menu: Filter => Render => Clouds.

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Volte ao menu Filter, mas vá agora em Noise => Add Noise...

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Deixe o Amount (quantidade) entre 300 e 400, escolha entre Uniform e Gaussiam. Deixe marcada a opção Monochromatic e pode dar OK.

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Vá novamente em Filter => Blur, mas escolha Motion Blur...

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Siga os passos da figura e dê OK.

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No Drop-Down principal da camada da chuva, mude para Screen. Vá agora ao menu: Image => Adjustments => Levels... (o atalho é Ctrl L).

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Faça como a figura indica e dê OK.

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Ctrl T para aumentar a largura em 105% no rótulo W, nas propriedades acima. Se a chuva ainda não estiver muito realista, diminua a opacidade.

Clique para exibir

Ative a camada da Isabella e Ctrl L para voltar ao Levels. Em Output Levels, altere a seta do nível do preto e a seta do nível do branco; de modo que pareça que o tempo está fechado. Eu coloquei respectivamente: 40 e 200.

Aqui está a Isabella Nardoni brincando na chuva com o seu triciclo feliz e contente.

th_isabella_nardoni_na_chuva.jpg

Clique para ampliar

Ações e Liqüificar

Vamos começar aprendendo a gravar uma ação.

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Crie uma pasta de nome “original” e salve algumas fotos do álbum Sinuca, de preferência as fotos com 2048 pixels de largura.

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Dentro da pasta “original”, crie uma pasta “reduzida”. Ainda na pasta “original”, vá ao menu: Exibir => Detalhes; para ver as dimensões das fotos.

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Abra o Photoshop e também a primeira foto, duplique a camada e remova a camada Background. Vá agora ao menu: Window => Actions (ou com o atalho Alt F9).

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Foi aberto um painel de ações, clique no ícone “Create new action” (idêntico ao “Create a new layer”...).

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Pois bem, nossa missão é criar uma ação que reduza as fotos para ¼ da sua escala em massa (ao invés de reduzir foto por foto no Photoshop). E com as ações é possível fazer isso, além de muitas outras coisas, bem como, chancelar fotos em massa (colocar um nome, ou uma etiqueta, ou o endereço de um site); mas neste exemplo só iremos aprender a reduzir a escala em massa. Nomeie como “reduzir 75%” e dê OK.

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Agora dê Alt Ctrl I para chamar a Image Size, e mude a dimensão para Percent. Deixe em 25% em ambas as dimensões (especificando em porcentagem, uma foto diminuirá para um quarto independente de sua escala) e pode dar OK.

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Salve a foto em JPEG (sabe ainda o caminho?) na pasta “reduzida” e feche o arquivo sem salvar.

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Clique no Stop para finalizar a gravação.

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Clique com o botão direito em uma das abas e escolha “Close Tab Group” para fechar o painel.

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Vá agora ao menu: File => Automate => Batch...

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No Action deverá estar com a ação “reduzir 75%”, deixe o Destination em “None” e em Erros escolha o “Log Errors To File”, clicando em “Save As...” para dar um nome ao arquivo e definir onde o log de erro será salvo. Pode dar OK.

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Entre na pasta “reduzida” para checar as novas dimensões. Vamos testar com outras fotos.

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Apague todas as fotos de “reduzida” e da pasta “original”, salve do mesmo álbum uma foto de 2048 x 1536 pixels e a única foto de 1536 x 2048 pixels na pasta “original”.

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Volte ao menu: File => Automate => Batch..., e repita o procedimento. “Volte em reduzida” e a foto de 2048 x 1536 foi reduzida para 512 x 384, a foto de 1536 x 2048 ficou agora com 384 x 512. Agora você já sabe trabalhar com fotos em massa no Photoshop.

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Salve esta foto e abra ela no Photoshop, duplique a camada e delete a original. Salve o arquivo como “projeto16.psd” e vá ao menu Filter => Liquify... (Shift Ctrl X).

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Vamos dar uma cintura melhor para o sujeito, chame a Turbulence Tool (T).

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Vai passando suavemente na cintura, se não agradou, basta clicar em “Restore All” para a foto voltar ao normal.

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Se o braço foi junto, a Pucker Tool (S) pode ajudar a melhorar o braço. Quando terminar, dê OK.

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No exemplo o fundo da foto foi afetado, daí mais um bom motivo para não deixar de usar uma máscara na edição. Pois bem, estas ferramentas são muito utilizadas para engordar e/ou emagrecer um (a) modelo (como aquelas propagandas enganosas do antes e depois...).

Efeito molhado

Salve no seu computador a imagem Sprite e abra ela no Photoshop, duplique a camada e apague a Background.

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Crie uma nova camada e aperte X para inverter as paletas de cores. Aperte B para chamar a Brush Tool (deixe num pincel duro) e vai clicando sobre a lata na nova camada, com tamanhos diferentes.

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Elas serão as gotas da lata gelada, para deixarem menos redondas e mais naturais, vá para o menu: Filter => Distort => Wave...

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Atribua os valores de modo que lhe agrade quanto ao formato das gotas e dê OK.

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Clique em “Add a layer style” e comece no “Blending Options...”.

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Acompanhe a figura, deixando marcada a opção “Blend Interior Effects as Group”.

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Vá para Drop Shadow e acompanhe a figura.

Clique para exibir

Vá para Inner Shadow e acompanhe a figura.

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Vá agora para Bevel and Emboss e acompanhe as configurações.

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E por fim vá para Color Overlay e deixe do jeito que mostra a figura, pode dar OK.

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Diminua um pouco a opacidade, de modo que deixem as gotas realistas.

Efeito Matrix

Abra o seu Photoshop e aperte D para as paletas de cores voltarem ao normal.

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Ctrl N para criar um novo arquivo e acompanhe as configurações antes de dar OK.

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Desbloqueie a Background, dando um duplo clique na camada. Nomeie como “matrix” e pode dar OK.

E a propósito, se desejar bloquear as ações de uma camada, acima das camadas tem as ferramentas de bloqueio (Lock).

O primeiro ícone impede preenchimentos transparentes (por exemplo, se tem uma moldura em uma camada e você preencher com Alt Backspace, a moldura será preenchida, mas dentro e fora não serão, como se estivesse com uma seleção dentro da outra); o ícone do pincel impede de usar o pincel e a borracha; o ícone de movimento impede de mover os objetos da camada; e o cadeado bloqueia todas as ações de uma camada.

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Vá ao menu: Filter=> Texture => Grain...

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Faça exatamente como mostra a figura, e principalmente deixar o Grain Type em “Vertical”.

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Agora vá em: Image => Mode => RGB Color, para voltar ao modo RGB.

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Clique na aba Swatches, ao lado da aba Colors.

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Escolha um verde claro para a cor primária.

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Aperte X para inverter as cores e escolha o preto, aperte X novamente para voltar com o verde.

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Vá ao menu: Filter => Artistic => Neon Glow...

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Siga as configurações, principalmente escolhendo um verde mais escuro que o escolhido.

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Está quase pronto, vá para o menu: Filter => Stylize => Glowing Edges...

Clique para exibir

Siga as configurações e dê OK.

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Aperte Tab (tabulação) para exibir somente a área de trabalho, e aumente o zoom para 100% (Dando “Ctrl =”). Para re-exibir as barras e painéis, basta clicar em Tab novamente.

O resto é com você.

Efeito papel velho

Abra o Photoshop.

Clique para exibir

Acompanhe as pré-configurações, mas dessa vez deixe o Color Mode como CMIK, que são iniciais das cores Ciano (Cyan), Magenta (Magenta), Amarelo (Yellow) e Preto (black); sistema de cores para impressão.

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Feito isso, mude a cor principal para “#CFB9A3” e a secundária para “#AC9A88”. Vá agora ao menu: Filter => Render => Clouds.

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E agora em: Filter => Noise => Add Noise...

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Deixe o Amount em 3% do tipo Uniform e dê OK.

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Clique em “Add layer mask” para criar uma máscara na camada do papel e escolha um pincel “Chalk 60 pixels” ou “Oil Pastel Large” (o indicado na figura) e aperte D para resetar as paletas de cores (se o branco ficar na frente, aperte X para ir para trás).

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Cai passando com ele em volta do papel para ficar bem mordido por cupim, para facilitar, reduza um pouco o seu papel usando o Ctrl T (depois a gente ajusta a área de trabalho com o novo tamanho do objeto).

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Clique no ícone “Add a layer style” e escolha “Drop Shadow…”, acompanhe a figura e depois vá para Inner Glow.

Clique para exibir

Mude a cor para “#4C2503”.

Clique para exibir

E acompanhe o que se solicita antes de dar OK.

Clique para exibir

Até então a gente ajustava a área de trabalho com o tamanho do objeto usando o Crop Tool, dessa vez vamos fazer diferente. Vá para o menu: Image => Mode => Trim...

Clique para exibir

Em Based On deixe marcada a opção “Transparent Pixels”, e deixe marcada todas as opções em Trim Away: Top (cima), Bottom (baixo), Left (esquerdo), e Right (direito).

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Você tem alergia a papel velho?

Restauração de Fotos

Estamos chegando ao final de mais um tutorial, levando em conta que eu só mostrei apenas as funções principais do Photoshop e mais alguns exemplos de efeitos do Photoshop (texto metálico, texto de fogo, Isabella na chuva, esfera, efeito Matrix, lata molhada, e papel velho), pois com o Photoshop não há limite de criatividade e eu só quis dar uma idéia do que o Photoshop pode fazer.

Eu quis deixar para o final um recurso importante no mundo fotográfico que é a restauração de fotos. Salve uma das fotos a seguir: Foto Antiga, Formatura Original, Rancho, ou Família. Eu escolhi a foto da formatura, que é a mais simples para restaurar, para que este capítulo não fique extenso. Eu não deixarei a foto 100% perfeita porque teria que mexer em cada detalhe e deixaria o tutorial exaustivo, mas farei o essencial para que você tenha uma idéia de como trabalhar com a restauração.

Até o Photoshop CS (ou versão 8) as ferramentas utilizadas seriam a que já praticamos anteriormente: o carimbo para remover as manchas e defeitos, e as máscaras para colorir cada detalhe da foto. A partir do Photoshop CS2 (ou versão 9) estreou uma ferramenta que facilitou bastante a restauração, que iremos conhecer a partir de agora. Abra a foto que você salvou no Photoshop (se você escolheu também a da formatura, vai facilitar para acompanhar os passos) e duplique a camada, remova a camada original para que a foto permaneça intacta.

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Vamos primeiro deixar a foto em preto e branco, vá ao menu: Layer => New Adjustment Layer => Black & White...

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Dê um nome para a máscara ou somente dê OK.

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Essa é a Spot Healing Brush Tool (o seu atalho é “J”). Ela, que ao contrário do carimbo que precisa definir um ponto de origem para tapar o ponto danificado, esta ferramenta já escolhe um ponto de origem automaticamente e é só clicar na área danificada.

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Ative a camada da foto e experimente passar com a ferramenta em uma parte rasgada. Ela captura um ponto ao seu redor.

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Mas se você escolher “Create Texture”, nas propriedades dela, ela cobrirá um ponto com o seu próprio preenchimento.

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Vai passando devagar para não esbarrar, e vá alterando o tamanho do Spot quando necessário for.

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Ao chegar no olho, aumente bem o zoom e diminua bem o Spot para remover os mínimos detalhes.

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Bom usar o Crop Tool na foto. Bem, vamos mesclar a máscara de preto e branco com a camada da foto, clique com o botão direito do mouse sobre a camada da máscara e escolha “Merge Down”.

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Hora de colorir a foto, faça uma seleção poligonal em volta do capelo e vá ao menu: Layer => New Adjustment Layer => Hue / Saturation. Lembre-se de marcar a opção Colorize e faça os ajustes.

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Ative a camada da foto e faça o mesmo na bata.

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Escolha a Elliptical Marquee Tool e selecione o interior dos olhos. Lembre-se que o segundo ícone de seleção deve estar marcado para mais de uma seleção.

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Feito isso, repita o procedimento.

Clique para exibir

Ative a camada da foto e selecione o cabelo com a seleção magnética.

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Faça o que foi feito até agora.

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Ative a camada da foto e selecione os lábios com a seleção poligonal.

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E mais uma vez em Hue / Saturation, colorizando e ajustando.

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Ative a camada da foto e mude a cor principal para uma cor de pele “#FB8764” e faça um laço poligonal no rosto da criatura.

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O mesmo procedimento e ajuste a cor de pele no seu rosto. Parece que o branco do olho ficou meio rosado, depois a gente vê isso. Use a seleção rápida para selecionar as paredes (ative a camada da foto primeiro) e Colorize nelas. Feito isso vamos arrumar os olhos agora, ative a camada da foto e seleção poligonal nos olhos dele.

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Aperte X para jogar o branco para frente e vá mais uma vez no nosso amigo Hue / Saturation. Leve a nova máscara para cima da máscara do rosto e colorize os seus olhos na cor real.

A restauração básica está aqui:

th_formaturarestaurada.jpg

Clique para ampliar

E aqui eu encerro mais um tutorial de software gráfico, espero que tenham gostado do programa líder no mercado de edição de imagens fotográficas.

Qualquer dúvida sobre o Photoshop, e que eu tenha a resposta, pode perguntar aqui. Se você ainda não é cadastrado neste fórum, está esperando o quê? Você será muito bem vindo.

Se quiser compartilhar efeitos e/ou curiosidades, que não tenham neste tutorial, este espaço é seu.

Abraços.

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Andy
Andy, vc chegou a aprender a mexer no After Effects?
Pouquinha coisa, não consegui fazer um mini-curso.
Ah sim, é que seria legal tb um tutorial de After aqui no FUCH.
Os meus tutoriais talvez não atraiam chavesmaníacos ao FUCH, mas amadores de designs gráficos sim :D

Se conseguirem algum perito nesse software :joia:

Andy. Gostei da parte da varinha mágica, pois aprendi a deixar imagens com o Fundo Transparente. Muito Obrigado e Continue fazendo seus Tutoriais. :joia:
Valeu Zé, fico feliz que esteja sendo útil também para os membros do FUCH :joia:

Daqui a pouco o tutorial será atualizado, o próximo assunto já se encontra no índice do primeiro post :D

Andy, só acho que estranho que até pouco tempo eu conseguia salvar e ver os arquivos salvos diretamente do Photoshop, pelo vizualizador de imagens do Windows. Só tá abrindo quando salvo pelo PNG...
Além de o PNG abrir com o visualizador do Windows, é também um arquivo de web, o PSD já não é ;)

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Brnochavesmaníaco

Escuta Andy, vc comprou o Photoshop ou está usando ele por 30 dias?

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Andy

A segunda opção ;)

E como o meu pc foi fomatado na semana passada, o prazo foi resetado :D

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Brnochavesmaníaco
A segunda opção ;)

E como o meu pc foi fomatado na semana passada, o prazo foi resetado :D

Ah sim...

Edited by Brnochavesmaníaco

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Andy

O produto é US$ 699,00 e o UpGrade US$ 199,00.

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Brnochavesmaníaco
O produto é US$ 699,00 e o UpGrade US$ 199,00.

Nossa, é muito caro mesmo. O problema é que muita gente tenta baixar na net, na maioria das vezes o programa vem em inglês, ou vem com vírus. Fora que o Photoshop é um programa pesado. Valeu pelo tutorial, Andy! A parte do tutorial denominada de "Tatuagens, Olhos Vermelhos, Textos e Estilos" me ajudou bastante!

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Andy
Nossa, é muito caro mesmo. O problema é que muita gente tenta baixar na net, na maioria das vezes o programa vem em inglês, ou vem com vírus. Fora que o Photoshop é um programa pesado. Valeu pelo tutorial, Andy! A parte do tutorial denominada de "Tatuagens, Olhos Vermelhos, Textos e Estilos" me ajudou bastante!
Embora o link que eu postei para baixar o tutorial seja do Baixaki, ele redireciona para o site da Adobe. Aí você faz o seu cadastro gratuitamente e tem acesso a versão trial (gratuito por 30 dias), totalmente seguro de virus e hackers.

Sobre ele ser em inglês, a gente sempre recomenda utilizar o idioma global. Se você vai trabalhar no exterior com design gráfico, obviamente não vai poder adiquirir o programa em português. Só o programa do idioma desse país ou em inglês, que é usado em todo mundo, além de ter menos bugs que as versões traduzidas.

Uma coisa que a Microsoft Brasil faz e que eu não aprovo, é a mudança dos atalhos no Word, Excel, e Power Point. Enquanto no pacote original é mantido o Ctrl B para texto em negrito (bold), Ctrl O para abrir um arquivo (open), Ctrl N para criar um novo (new), Ctrl U para sublinhado (underline), Ctrl S para salvar (save), etc; na versão em português Ctrl N para negrito, Ctrl A para abrir arquivo, Ctrl O para criar um novo, Ctrl S para sublinhado e Ctrl B para salvar. Aí as vezes eu estou no Word e quero salvar um arquivo, eu aperto Ctrl S e chama o sublinhado. Ou eu quero colocar negrito, dou Ctrl B e salvo o arquivo; e por aí vai :D

Fico feliz que tenha te auxiliado, estamos aqui pra isso :joinha:

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