Ir para conteúdo

CHespecial #21 (07/02/2011)


gberriel

Recommended Posts

Existe dublagem de lote de 84 para o episódio da máquina de lavar, com potiguara lopes e tudo mais? E alguém chegou a gravar?

Pra não confundir, dá pra pôr um asterisco nos episódios posteriormente redublados?

Existe sim, eu vi na época.

E pela milésima vez (se bem que ninguém perguntou, mas... :lol: :lol: :lol:):

O mendigo da praça NÃO É o Pedintes em família! :joinha:

Link para o comentário
  • Respostas 73
  • Criado
  • Última resposta

Usuários que mais postaram nesse tópico

  • gberriel

    25

  • Valette

    7

  • Chapolin

    5

  • Gustavo

    4

Usuários que mais postaram nesse tópico

#5

CH no Brasil!

Nos anos 80, paralelamente às gravações do programa "Chespirito", Bolaños chamou o mesmo elenco para atuar em seus filmes, que não tinham nada a ver com Chaves e Chapolin. Esses filmes bateram recordes de bilheteria no México. No cinema, os atores mostraram o que eram capazes de fazer. Não havia um limite para eles. Faziam tudo - e faziam tudo muito bem - até cantar e dançar!

Num desses filmes, "Don Raton y Don Ratero", o Chespirito e a Florinda fazem um número de sapateado tão impressionante que dá pra ter a total noção do quanto eles são artistas completos. Você vê duas estrelas brilhando no palco. Para mim, chega a ser emocionante...

O que mais aconteceu nos anos 80... Ah, sim, claro, "Chaves" estreou no Brasil! =)

Então senta que lá vem história, pois é hora de celebrarmos, de fato, os 25 anos de CHAVES & CHAPOLIN no Brasil.

Isso, isso, isso... Os dois programas estrearam em 1984... Na TVS (pois é, pois é, pois é, o SBT ainda era TVS!).

Só um parêntesis... A TVS foi inaugurada em 1981. Seu foco inicial foi a exibição de muitississíssimos desenhos animados. Era a Cartoon Network brasileira! Outra aposta da então recém-nascida emissora foi a exibição de seriados estrangeiros de humor. O "Show da Lucy" foi uma das primeiras coisas dubladas nos estúdios da TVS. Versããão... Maga!! A Maga Produções Artísticas, de Marcelo Gastaldi, era responsável por todas as dublagens da TVS.

E assim muitos desenhos foram dublados pela Maga, com destaque mais que especial para o Ssssnooooooopyyy!!! Algumas séries também marcaram época na versão Maga, como Spectreman e o Super Herói Americano.

No Snoopy podemos ouvir algumas BGMs que também foram utilizadas em Chaves. E no Show da Lucy estão as risadas mais antigas e bizarras que apareceriam no começo da dublagem de Chaves, como as que foram usadas em "Seu Madruga leiteiro" e "Caçando lagartixas".

agosto de 84

> Começou assim: às segundas, quartas e sextas... CHAVES. E às terças, quintas e sábados... CHAPOLIN. No programa do Bozo. Ao meio-dia em ponto.

- A primeira exibição de CHAVES foi o episódio "Caçando lagartixas".

- A primeira exibição de CHAPOLIN foi "O cleptomaníaco", aquele em que o Conde Terranova (Ramon Valdes) rouba os valiosos selos.

E depois? Vamos ao que interessa. A lista de exibição dos primeiros episódios de Chaves no Brasil, e na ordem em que foram exibidos! Vamos, finalmente, refazer e concluir o GUIA DO BERRY (desta vez prometo que vou até o fim, palavra de Chapolin!), que comecei no antigo Blog do Berry.

Eu dedico este Guia ao meu amigo Eduardo Gouvêa (Valette Negro), que foi o meu braço direito em tudo o que diz respeito a CH durante todos esses anos. Sem ele eu não teria chegado até aqui. Ao Lippe, que é meu maninho e está comigo em todas, mesmo dizendo que só escrevo "bobagens" e que quando ele já via episódios repetidos eu ainda nem havia trocado as fraldas heheh... Ao Leandro Morena, que deu origem ao guia, anotando os primeiros episódios desde o dia da estreia...

...e ao Marcelo Gastaldi, que assumiu a dublagem de Chaves, acreditou na série mais que ninguém e escalou o melhor elenco possível. Nenhuma outra produção na história da dublagem reuniu vozes que combinaram tanto com os personagens como aconteceu com Chaves. Isso foi decisivo para o sucesso de uma série de língua hispânica no Brasil. Não foi simplesmente uma dublagem comum... O grande acerto da Maga foi transformar Chaves em um programa brasileiro de verdadinha. É como se assistíssemos a um desenho animado (bem) dublado: fica até melhor!

CHAVES

episódios que estrearam em 1984, na ordem:

- Foi a primeira leva de episódios dublada, nos estúdios da própria TVS. Em todos esses, Sandra Mara dubla Chiquinha. (Alguns foram redublados mais tarde, com Cecília Lemes)

• De acordo com Carlos Seidl, dublador do Seu Madruga, que também está contribuindo para este nosso guia, as primeiras dublagens de Chaves começaram no final do ano de 1983, nos estúdios da TVS.

84.1 Caçando lagartixas (1976)

84.2 Seu Madruga sapateiro, parte 1 (1973)

84.3 [Os ladrões assaltam o bar] + Seu Madruga leiteiro (1973)

84.4 Os refrescos, parte 1 (1974)

84.5 Um ano mais, casa do Seu Madruga (1973)

84.6 [Ladrões tentando abrir a janela] + Seu Madruga carpinteiro (1974)

84.7 O despejo do Seu Madruga (1974)

84.8 Quico doente (1974)

84.9 Matando aula (1979)

84.10 Antes um tanque funcionando que uma lavadora encrencada (1979)

84.11 A falta d'água, parte 2 (1977)

84.12 Seu Madruga fotógrafo, parte 1 (1977)

84.13 O restaurante de Dona Florinda (1979)

84.14 O filme de terror (1976)

84.15 O último exame, parte 1 (1976)

84.16 Um ano mais - o ano novo (1976)

84.17 Quico doente (1976)

84.18 Confusão no cabeleireiro (1976)

84.19 Roupa suja lava-se em público (1976)

84.20 A catapora da Chiquinha (1975)

84.21 Os insetos do Chaves (1975)

84.22 A galinha da vizinha é mais gorda do que a minha (1976)

84.23 As novas vizinhas, parte 3 (1975)

84.24 A insônia do Seu Madruga, parte 2 (1974)

84.25 Seu Madruga apaixonado, parte 4 (1975)

84.26 Limpando o pátio (1976)

84.27 Um banho para o Chaves (1979)

84.28 Jogando bola (1976)

84.29 [Cyrano] + As pessoas boas devem amar seus inimigos (1974)

84.30 O Dia Internacional da Mulher - Novas vizinhas, parte 1 (1975)

84.31 Brincando de atropelamento (1975)

84.32 Pasteizinhos (1975)

84.33 O tecido do Sr. Barriga (1977)

84.34 O curto circuito (1977)

84.35 Nem todos os bons negócios são negócios da China - Refrescos, parte 1 (1977)

84.36 Animais proibidos (1977)

84.37 O retorno da Chiquinha (1977)

84.38 Uma ajuda para a Cruz Vermelha (1974)

84.39 Pintando o sete, parte 2 (1976)

84.40 Uma ajuda para a Cruz Vermelha (1979)

84.41 O pezinho de chirimoia (1973)

84.42 As bombinhas do Seu Madruga (1976)

84.43 Um banho para o Chaves (1975)

84.44 Caçando ratos, parte 1 (1979)

84.45 Caçando ratos, parte 2 (1979)

84.46 Caçando ratos, parte 3 - Os gatinhos (1979)

84.47 O bolo do professor Girafales (1979)

84.48 O parque de diversões, parte 2 (1979)

84.49 O sonho que deu bolo (1979)

84.50 O calo do Seu Barriga (1977)

84.51 O varal (1973)

84.52 O professor apaixonado (1977)

84.53 O desjejum do Chaves, parte 2 (1975)

84.54 A Festa da Boa Vizinhança, parte 3 (1976)

84.55 Amarelinhas e balões (1977)

84.56 Seu Madruga carpinteiro, parte 1 (1977)

84.57 A casa da Bruxa do 71 (1975)

84.58 O aniversário do Seu Madruga (1975)

84.59 A fonte dos desejos (1975)

84.60 Consertando o carro do Sr. Barriga (1975)

84.61 O show de iô-iôs (1974)

84.62 O cavaleiro das mil encrencas (1977)

84.63 O terno do tio Jacinto (1976)

84.64 As carambolas (1977)

84.65 Lição de boxe (1977)

84.66 Bilhetes trocados (1977)

84.67 Eu sou a mosca que caiu na sua sopa (1979)

84.68 Quico é preso na caixa (1977)

84.69 As panquecas da Dona Clotilde (1977)

84.70 A sociedade, parte 3 (1978)

84.71 Os chifres queimados do professor Girafales (1978)

84.72 O fantasma do Seu Barriga (1977)

84.73 O álbum de figurinhas (1977)

84.74 Seu Madruga fotógrafo, parte 2 (1977)

84.75 A chirimoia (1978)

84.76 Os hóspedes do Sr. Barriga, parte 1 (1979)

84.77 Os hóspedes do Sr. Barriga, parte 2 (1979)

84.78 Natal na casa do Seu Barriga, parte 3 (1979)

84.79 De volta à vila, parte 4 (1979)

Total, portanto, de 79 episódios conhecidos de CHAVES no Brasil até o fim do ano de 84. Obs.: Os quatro últimos, da saga na casa do Sr. Barriga, só foram exibidos na época do Natal.

CHAPOLIN

84.1 O cleptomaníaco

84.2 O anel mágico

84.3 [Dr. Chapatin e os contrabandistas] + As pulgas

84.4 O anel de brilhantes

84.5 O Pirata Alma Negra

84.6 O Racha Cuca

84.7 Cleópatra

84.8 [Chespirito garçom] + O homem invisível

84.9 O robô

84.10 [soldado Chespirito] + O poço do Racha Cuca

84.11 A casa caindo de velha

84.12 Mordedura de serpente

84.13 O mendigo da praça

84.14 O planeta Vênus (versão 1)

84.15 [Dr. Chapatin e o mendigo] + Honorável Chapolin (Simpato Amasaki)

84.16 [Dr. Chapatin no casamento] + O pistoleiro veloz

84.17 A fuga do Porca Solta

84.18 Não são pedras, são aerolitos!

84.19 O louco da cabana

84.20 As pirâmides do Egito

84.21 A peruca de Sansão

84.22 A múmia do museu

84.23 O Quase Nada

84.24 A casa mal assombrada (versão 1)

84.25 Leonardo da Vinci

84.26 [Dr. Chapatin vai ao fútbol] + A construção (versão 2, com Raul Padilla)

Foram esses os 26 primeiros episódios conhecidos do Chapolin no Brasil.

Agradecimentos especiais: Carlos Seidl, Eduardo Gouvea (Valette Negro), Eduardo Rodrigues (E.R.), Fabio Barbano (Fabão), Leandro Morena.

Este o último exame é a primeira parte do Castigo Vem A Cavalo né? então quer dizer que ele é perdido?

Link para o comentário

#6 LOST

Não sei se já mencionei, mas vale lembrar... No ano da estreia, 1984, os episódios eram exibidos com a abertura e os créditos. Isso já para de acontecer em 85. Neste ano temos os "primeiros perdidos", episódios que deixaram de ser exibidos, e também a estreia de quatro episódios de Chaves.

Enquanto isso, no México... Chespirito filmava "Charrito", que foi dublado pela Maga e distribuído (muito mal) no Brasil. Na minha opinião, um filme inteligentíssimo e encantador, a melhor sátira dos americanos westerns, os tão batidos filmes de faroeste.

Os primeiros perdidos

Episódios de Chaves que não foram exibidos em 1985:

84.4 Os refrescos do Chaves, parte 1 (1974)

84.41 O pezinho de chirimoia (1973)

84.51 O varal (1973)

Esses três episódios sumiram para sempre em 1985. Podem ser, portanto, considerados os primeiros "episódios perdidos" da história.

Vamos agora aos quatro episódios que estrearam em 85. Curiosamente, são todos do ano de 1979:

CHAVES

85.1 Aritmética ou geometria? (1979)

85.2 Nasce uma bisavó (1979)

85.3 O protesto de Dona Neves (1979)

85.4 O bilhete de loteria (1979)

Total de episódios de CHAVES conhecidos pelos brasileiros até 1985: 83

Nenhum episódio de CHAPOLIN estreou em 85. Porém, dois deles desapareceram:

84.13 O mendigo da praça

84.19 O louco da cabana

Ficaram no ar, portanto, apenas 24 episódios de Chapolin.

1986, mais episódios... Ao contrário, menos episódios!

Foi a primeira grande baixa de episódios no Brasil: - 12 de CHAVES e - 2 de CHAPOLIN.

São eles:

CHAVES

84.6 Seu Madruga carpinteiro (1974)

84.11 A falta d'água, parte 2 (1977)

84.13 O restaurante de Dona Florinda (1979)

84.32 Pasteizinhos (1975)

84.33 O tecido do Seu Barriga 1977)

84.34 O curto circuito (1977)

84.35 Nem todos os bons negócios são negócios da China - Refrescos, parte 1 (1977)

84.39 Pintando o sete, parte 2 (1976)

84.43 Um banho para o Chaves (1975)

85.1 Nasce uma bisavó (1979)

85.2 O protesto de Dona Neves (1979)

85.3 "O bilhete de loteria" (1979)

CHAPOLIN

84.7 Cleópatra

84.8 [Chespirito garçom] + O homem invisível

Chapolin ficou com apenas 22 episódios, reprisados à exaustão.

Desses todos, o único que nunca mais voltou a ser exibido foi o 84.43 Um banho para o Chaves, versão de 1975, com Quico e Seu Madruga. Muita gente nem acredita que esse episódio já passou dublado no SBT. E vejam só que absurdo: uma chamada do Chaves Especial mostrou cenas (dubladas, claro) do episódio como se fosse exibi-lo. Adivinhem só? Na hora, passaram a versão mais conhecida por aqui do "Banho", de 1979. Francamente!!! Eis o vídeo, postado no Youtube por Bruno CH:

E apenas um estreou em 86: Violando tocão, digo...

86.1 Tocando violão (1975)

A dança dos episódios que acontece até hoje, inclusive com o desenho do Chaves, é uma velha mania da emissora. Certo dia, o episódio da catapora, que sempre passava depois de "Roupa suja", foi "pulado", ou seja, passou o episódio dos insetos. A ordem seguiu com o frango da Dona Clotilde e só depois dele é que voltou o da catapora. E foi aí, depois dessa confusão, que entrou o então inédito do violão. Bem, depois disso não houve mais confusão: a nova ordem ficou assim até o fim do ano.

E foi nesse clima de imprevistos e surpresas desagradáveis ou não que, antes de uma exibição do episódio das carambolas, foi exibida uma abertura diferente, feita pela própria emissora com cenas do episódio a ser exibido, sob a narração de Marcelo Gastaldi: "Ele é um garoto travesso..." e blá-blá-blá. Aí aparecia a palavra CHAVES na cor verde.

O que acontece é que essas aberturas foram feitas com pouquississíssimos episódios. No Chapolin, também aconteceu com "O Planeta Vênus" (1ª versão). E a palavra CHAPOLIN aparecia em vermelho.

A partir de 86 também, o episódio de ano-novo passou a ser exibido apenas uma vez por ano, depois da seqüência de Natal.

Link para o comentário
Vamos agora aos quatro episódios que estrearam em 85. Curiosamente, são todos do ano de 1979:

CHAVES

85.1 Aritmética ou geometria? (1979)

85.2 Nasce uma bisavó (1979)

85.3 O protesto de Dona Neves (1979)

85.4 O bilhete de loteria (1979)

Os que estão em negrito não só estreiaram somente em 1985 como tb foram dublados esse ano, tanto na chegada da dona Neves quanto no bilhete de loteria na dublagem é citado AGOSTO DE 1985!!

Link para o comentário
Tá ficando show hein, Berry!

Parabéns! :pirata::reverencia:

:peso::joia:

Parabéns Berriel,

O CHespecial está ficando bem legal...

obrigado, querido professor!

CHespecial 25 anos

#7 Horário nobre!

Começo este episódio do CHespecial com a republicação de breve entrevista Carlos Seidl, o dublador do Seu Madruga, sobre o começo das dublagens de CH:

Gustavo Berriel: Você confirma o ano de 1983 como o começo do trabalho de dublagem de Chaves, lá na TVS?

Carlos Seidl: Eu já trabalhava no Rio, mas fui pra São Paulo no começo de 84 pra dublar o Seu Madruga. O Gastaldi, portanto, já estava com a série desde 83. Eu fui o último a dublar, já tinha o retorno das outras vozes em português.

GB: Afinal, o Gastaldi te dirigiu ou não?

CS: Olha, como eu sempre fazia minha parte no final e era muita coisa, o Gastaldi não tinha tempo de me dirigir. Ele tinha várias outras séries e era muito ocupado. Eu acabava me auto-dirigindo. Ele me dava uns toques e me dava liberdade para improvisar. Eu dublei vários episódios por dia, um atrás do outro, porque tinha que voltar pro Rio.

Nos primeiríssimos episódios dublados (O caçador de lagartixas; Seu Madruga leiteiro; Matando aula...), Gastaldi ainda fazia uma voz fininha para o Chaves e o Chapolin. A voz de Nelson Machado pro Quico também era diferente, mais esganiçada, mas logo ele também achou o tom. Os episódios de dublagem mais antiga também contam com Potiguara Lopes como dublador do Professor Girafales. Mas ele só fez alguns poucos episódios. Logo, Osmiro Campos entraria em seu lugar e se tornaria a voz brasileira oficial do Quilômetro Parado.

A marca mais importante dos episódios de dublagem mais antiga é a presença de Sandra Mara, a primeira dubladora da Chiquinha. Isso porque ela dublou a personagem durante toda a primeira fase de Chaves no Brasil. Isso quer dizer que, até o final da década de 1980, os brasileiros só conheciam a Chiquinha dublada por Sandra Mara. Outra coisa que vale destacar é que quase todos os episódios no restaurante da Dona Florinda são de dublagem mais antiga. Ou seja, a voz mais conhecida da Dona Neves é de Sandra Mara também. A Cecília Lemes entrou depois e começou dublando a Paty (no episódio O Dia das Crianças, Paty é dublada por Cecília; e a Chiquinha, por Sandra Mara). Mais tarde é que a Cecília passou a dublar a Chiquinha no lugar da Sandra, que foi morar fora do país. Com a chegada de novas levas de episódios, Cecília acabou dublando mais capítulos que a Sandra.

Chaves em horário nobre

"O que esse programa está fazendo em horário nobre?", "Aliás, o que esse programa tem que já está há três anos no ar?" Crianças de seis anos já se deliciavam com a graça de Chaves e, hoje, aos 26, continuam adorando aquilo tudo e rindo igual bocó. Afinal, por que o programa está no ar até hoje? Será que é pra ver quantos idiotas perguntam isso?

No segundo semestre de 1987, Chaves passou a ser exibido às 19h45, indo além das 20h, sendo considerado, portanto, programa de "horário nobre". Como sempre, o SBT não anunciou que apresentaria o seriado naquele horário, que era ocupado pelo Show da Lucy. Certa segunda-feira, na qual era para ser exibido um determinado episódio do Show da Lucy (que seguia uma seqüência exata assim como o Chaves), a série voltou para o episódio 1. E, no dia seguinte, em vez de Lucy, passou... Chaves! Lá estava o moleque outra vez caçando lagartixas em plena noite de terça-feira.

A Lucy tinha um concorrente que se mostrava cada vez mais forte e rico, apesar de fraco e pobre: o Chaves, que ganhou as terças, as quintas e os sábados. Para a Lucy, sobraram ainda as segundas, quartas e sextas.

Apesar de a programação da emissora anunciar o horário 19h45, na prática os programas começavam depois das 19h50, quase às 20h. É que, antes de começar, eles exibiam o "Momento Constituinte". Esqueceram que estávamos às vésperas da nova Constituição Brasileira de 1988? Eram pequenas matérias e informações sobre a elaboração da mesma. Isso durava cerca de cinco minutos. Até que essa dobradinha foi bem, porque tanto a Constituição de 88 quanto o Chaves estão valendo até hoje!

Antes de todas as atrações da TVS, passava uma vinheta que marcou época... Durava mais ou menos um minutinho. Uma musiquinha acompanhava o símbolo da TVS no espaço. Pena não ter como cantarolar aqui, mas se alguém achar no YouTube... Postaí! Logo após a vinheta, já começava o Chaves ou a Lucy, sem abertura nenhuma. Quando acabava a Lucy, exibiam os créditos finais e, depois, a tal vinheta que já anunciava a próxima atração. Era a mesma vinhetinha o dia inteiro! Já quando acabava o Chaves, NADA de créditos e a vinheta já entrava bem em cima, cortando de raspão a cena final.

Na primeira parte dos intervalos, praticamente TODO DIA, tínhamos o prazer de assistir a um clipe do popstar Sergio Mallandro. A música: "Um capeta em forma de guri". Nesse mesmo ano, Sergio Mallandro gravou uma música especial para o Chaves, "Foi sem querer querendo".

Aos sábados, o Gugu comandava o Viva a Noite! VIVA!!! Era pura alegria. Minha avó Mafalda (sim, ela se chama Mafalda mesmo, e daí?!) e eu parávamos todas as atividades e era tudo o que esperávamos de um sábado à noite... E quando minha avó ainda fazia uns pastéis, então... Aí era a melhor das noitadas! Teve um sábado especial que cabe lembrar agora: era um quadro de competições com pessoas da platéia. Escolheram uma velha feia e um gordo de bigode, também feio. Essa disputa foi emocionante.

Foi assim: o Gugu mostrou cenas de dois programas. Primeiro, ele exibiu um trecho do episódio "Uma Carta para a Lucy", no qual ela conversava com o Seu Mota. A bestona da Lucy tinha rasgado uma carta que recebera e não sabia dizer quem lhe tinha mandado a epístola. De Chaves, o trecho exibido foi do episódio "Aritmética ou geometria?" - justo a cena dessa pergunta idiota repetida pelo garoto ao professor. Apresentadas as cenas, os dois participantes tiveram que interpretar! Como? A velha fez a Lucy, sentada numa cadeira e com as mãos sobre uma mesa (mesma posição em que estava a Lucy no trecho); e o gordo leu as falas do Professor Girafales, também sentado numa cadeira e com uma mesa de professor na frente. Feitas as interpretações, a produção uniu as imagens dos seriados às gravações dos participantes. Ou seja, era a velha (no lugar da Lucy) contracenando com o Seu Mota e o gordo (no lugar do professor) contracenando com o Chavinho. Eram três jurados, agora não me lembro se eram o Pedro de Lara, a Elke Maravilha e a Flor heheheh, mas sei que eram três. E dois deles votaram no gordo de bigode, que levou o prêmio.

Uma baixa de Chaves (além da Chiquinha) na lista de 86 foi o episódio "Seu Madruga sapateiro", que não passou no primeiro semestre de 1987. Mas, depois que o seriado foi para o horário nobre, no segundo semestre, ele voltou arrependido. Então, empatou. E virou o jogo porque também voltaram os ladrões (que voltaram a querer abrir a janela) + Seu Madruga carpinteiro (versão de 1974) - um "2 em 1" (o 84.6 do Guia do Berry), que tinha sumido em 86, junto com outros 11 episódios.

Outras baixas provisórias foram as quatro partes do Natal... Em 87, Chaves não quis virar pastor. E ninguém comemorou o Ano-novo também. As festas de fim de ano não aconteceram na vila nem na casa que fica na esquina da rua Cachalote com a rua Baleia, na Vila dos Elefantes. Dessa vez, o Natal foi numa praça. Às 19h50 começou o episódio do "Chaves louco", que foi triturado para dar espaço ao especial de Natal de "A Praça é Nossa".

E de acordo com nossa contagem, até 1987 só eram conhecidos 84 episódios de Chaves:

1984: 79 episódios

1985: + 4 episódios

1986: + 1 episódio

Em 1987, não estreou nenhum episódio novo.

Em CHAPOLIN, não houve nenhuma alteração. Continuou com os mesmíssimos 22 episódios.

Estamos apresentando... CHespecial 25 anos

Link para o comentário

Voltamos a apresentar...

CHespecial 25 anos

episódio 8

Coelho Branco

O LOTE de 88

Estamos em 1988.

Em janeiro, o Programa Silvio Santos saiu do ar. Abravanel estava convalescente. Foi operar as cordas vocais, que lhe custaram três domingos de cama, pelas recomendações do Dr. Afrânio. E agora, o que colocar no lugar do programa do Patrão?!

Chaves, claro. Às 14h, logo após o desenho Cavalo de Fogo (grande clássico!), entrou no ar o Chaves em um episódio... inédito! Lá estava o moleque empurrando um carrinho de touro. Era a primeira versão do episódios "Os toureadores".

A bendita operação nas cordas vocais do Homem do Baú rendeu uma historinha inédita do Menino do Barril. E sete dias depois, foi ao ar a primeira versão do episódio do bolo do Prof. Girafales (sem a Chiquinha!). E, no terceiro domingo, mais um inédito, contando a história das gravatas do Seu Madruga.

No quarto domingo, o povo gritou "Silvio Santos Vem Aí!" e ele veio!

Em fevereiro, foi anunciada a nova programação do SBT. Isso mesmo, SBT! Foi a partir deste ano que a antiga TVS passou a se chamar "Sistema Brasileiro de Televisão".

A nova programação anunciava (para MARÇO):

- episódios inéditos do Chaves,

- estréia do desenho Duck Tales (uh-uh!) - Os caçadores de aventuras!

- NOVAS CONTRATAÇÕES:

• Uma contratação de peso - Jô Soares - em: "Veja o Gordo" e "Jô Soares Onze e Meia".

• O jornalista Boris Casoy (do bordão "Isto é uma vergonha!") foi contratado para apresentar o TJ Brasil (a partir de agosto/88).

A despedida de Lucy... Ela ficara sete anos consecutivos no ar. Em seu lugar, entrou o "Batmão"! Ficou assim: Chaves às segundas, quartas e sextas; e às terças, quintas e sábados, entrava o Batman (santa paciência, já dizia o Robin).

O lote inédito de 1988 trouxe vááários novos episódios! Além disso, seis episódios que tinham "sumido" voltaram a ser exibidos. Mas como nada é perfeito, outros seis desapareceram.

Todos os episódios que estrearam em 88 ainda contavam com Sandra Mara como dubladora da Chiquinha.

- Pelas contas de Sandra Mara, ela afirma ter dublado 120 episódios até deixar o país no final dos anos 80. Atenção às contas, porque há episódios que nem Sandra nem Cecília dublaram, que são os episódios sem a Chiquinha (nossa, que brilhante conclusão!!)

Levando em conta também que muitos episódios dublados por Sandra deixaram de ser exibidos, já que a maioria dos episódios com ela, principalmente os de 88, foram extintos em 92.

- Sandra dublou a Chiquinha em todo e qualquer episódio que estreou até o fim dos anos 80, ou seja, aqueles com dublagem nos estúdios da TVS. Cecília só entra como Chiquinha a partir de 1990, já na Marshmellow. Sim, Cecília já tinha dublado na TVS quando fez a voz da Paty. Em 90 entra Leda Figueiró como a sobrinha da Glória.

Leda Figueiró e Lúcia Helena (a voz da Lucy de Snoopy) foram cogitadas para dublar a Chiquinha, mas Gastaldi escolheu Cecília Lemes, que foi quem mais se aproximou da voz e do estilo da Sandra.

E a lista continua... GUIA DO BERRY (revisado, atualizado, melhorado... e, finalmente, CONTINUADO!)

Com este guia em desenvolvimento eu espero que vocês finalmente encontrem aquele episódio que tanto procuravam... E que fiquem a par da situação de cada episódio no Brasil, desde a estreia. Enfim, aquele "coelho branco" (de Alice no País das Maravilhas) que tanto perseguiram - se é que ele existe... É esse o meu objetivo, coisa que os fãs brasileiros de Chaves mereciam! Finalmente resolvi concluir o guia e eu mesmo me surpreendo a cada dia, pois vejo que tudo está batendo certinho com as informações pós-internet (guias de episódios mais recentes, datas dos episódios, dublagem etc.)

* O último episódio que estreou foi o 86.1 Tocando violão (1975), em 1986. Em 1987 não estreou nenhum episódio...

E é com muito prazer que apresento o famoso, o incrível, o fantástico, o tão falado...

LOTE de 88

Esses episódios estrearam em março de 1988 no Brasil e isso representou uma "nova fase" do programa no Brasil. Até então, os brasileiros só conheciam 84 episódios de CHAVES. A partir de agora esse número passaria de 120. O resultado foi uma "chavesmania" em todo o país!

Obs.: Ainda no antigo Blog do Berry, o sempre atento Fabão me perguntara o que houve com a primeira versão de Os toureadores no Guia do Berry, já que ele passou em janeiro... A resposta é que esse episódio foi exibido previamente num especial de domingo, por conta da ausência de Silvio Santos. Mas na lista oficial de estreia do lote de 88, ele vai aparecer em sua real posição. Portanto, aquelas exibições inéditas de janeiro foram um caso à parte.

88.1 O velho do saco, parte 1 (1975) *Estreia em 7 de março de 1988

88.2 O velho do saco, parte 2 (1975) *09/03/88

88.3 Os espíritos zombeteiros, parte 1 (1974) *11/03

88.4 Os espíritos zombeteiros, parte 2 (1974) *14/03

88.5 [Os ladrões assaltam a casa da velha] + Jogando beisebol (1974) *16/03

88.6 [O mendigo da praça] + O homem da roupa velha (1973) +... *18/03

...+88.7 (exibido junto com o anterior, mas vou contar separadamente) A moeda perdida (1973) *18/03

88.8 A falta d'água (1974) *21/03

88.9 As novas vizinhas, parte 1 (1973) +... * 23/03

...+88.10 (colado com o anterior) As novas vizinhas, parte 2 (1973) *23/03

88.11 [Dr. Chapatin "A indigestão"] + As novas vizinhas, parte 3 (1973) *25/03

88.12 [Chespirito mordomo] + Seu Madruga pintor (1973) *28/03

88.13 [Os ladrões e a velhinha valente] + Os barquinhos de papel (1973) *30/03

88.14 O disco voador (1974) *01/04

88.15 Vamos todos a Acapulco, parte 1 (1977) *04/04

A primeira parte da mais famosa saga do Chaves estreou no Brasil no dia 4 de abril de 1988, separada das demais partes. Por isso que a parte 1 ainda conta com Sandra Mara dublando a Chiquinha. A adaptação manteve "Acapulco", que foi trocado por "Guarujá" nas demais partes, dubladas em outra época, já com Cecília Lemes fazendo a Chiquinha. As partes 2 e 3 só apareceram em 1992. E, claro, quando a parte 1 passava sozinha, o Chaves não anunciava a continuação no final.

88.16 A festinha do Quico, parte 1 (1975) *06/04

88.17 (cont.) O gato atropelado, parte 2 (1975) *08/04

88.18 (cont.) O julgamento do Chaves, parte 3 (1975) *11/04

88.19 O Dia da Independência (1975) * 13/04

88.20 Pai por algumas horas (1973) *15/04

88.21 O ratinho do Quico (1974) *18/04

88.22 Caçando churruminos (1979) *20/04

88.23 O belo adormecido (1975) *22/04

88.24 O porquinho do Seu Madruga (1974) *25/04

88.25 A briga dos pombinhos (1974) *27/04

88.26 O radinho do Quico (1975) *29/04

88.27 O primeiro dia de aula, parte 1 (1975) *02/05

88.28 (cont.) Seu Madruga professor, parte 2 (1975) *04/05

88.29 Lavagem completa (1975) *06/05

88.30 Sujando a roupa do Quico (1973) + [O marinheiro enjoado] (1973) * 09/05

88.31 Os balões (1973) + [Dom Quixote] (1974) + [Chespirito procura emprego] (1973) *11/05

88.32 [Os ladrões e o carrinho de sorvetes] + O bolo da Dona Clotilde (1973) *14/05

88.33 A festinha na vila (1973) *16/05

88.34 Seu Madroga, o primo do Seu Madruga (1975) *18/05

88.35 A troca de chapéus (1974) *20/05

88.36 O velho do saco, parte 3 (1975) - sem a Chiquinha *23/05

88.37 Os toureiros (1973) * 25/05 **exibido em janeiro

88.38 [Os ladrões assaltam o homem sem querer] + A bandinha da vila (1973) *27/05

88.39 Sem pichorra não tem festa [1973] *30/05

88.40 O mal entendido [1974] - Barrigão galanteador *01/06 **exibido em janeiro

88.41 Isto merece um prêmio [1974] *03/06

88.42 As gravatas do Seu Madruga, parte 1 [1974] *06/06 **exibido em janeiro

88.43 Prova de aritmética [1979] *08/06

A maior parte dos episódios do lote de 88 se perdeu em 1992, como ainda veremos.

Total de episódios de CHAVES do lote de 88: 43.

Total de episódios de CHAVES conhecidos até aqui: 127.

E o que aconteceu no dia 10 de junho de 1988, depois que estrearam todos os episódios do lote?

Os episódios começaram a ser reprisados, na mesma ordem. Porém, três desses episódios já sumiram logo de cara, na segunda exibição do lote. Foram, portanto, exibidos apenas uma vez! São eles:

:cry2: 88.21 O ratinho do Quico (1974) *que voltaria muuuito tempo depois...

:cry2: 88.32 [Os ladrões e o carrinho de sorvetes] + O bolo da Dona Clotilde (1973)

:cry2: 88.33 A festinha na vila (1973)

Uma curiosidade sobre anúncios: algumas dessas exibições de novos episódios de Chaves em horário nobre chegaram a ter seis intervalos comerciais! (O seriado Batman só tinha dois intervalos.)

E quanto aos episódios "antigos", o que aconteceu?

Seis episódios que estavam perdidos voltaram à programação em 1988. Maaas... Outros seis sumiram!

:feliz: Os 6 que voltaram em 1988 (que tinham deixado de passar em 86):

84.13 O restaurante de Dona Florinda (1979)

84.32 Pasteizinhos (1975)

84.33 O tecido do Seu Barriga (1977)

84.35 Nem todos os bons negócios são negócios da China - Refrescos, parte 1 (1977)

85.2 O protesto de Dona Neves (1979)

85.3 "O bilhete de loteria" (1979)

:byecry: Os 6 que se perderam em 1988:

84.1 Caçando lagartixas (1976)

84.2 Seu Madruga sapateiro (1973)

84.3 [Os ladrões assaltam o bar] + Seu Madruga leiteiro (1973)

84.6 [Ladrões tentando abrir a janela] + Seu Madruga carpinteiro (1974)

84.29 [Cyrano] + As pessoas boas devem amar seus inimigos (1974)

84.53 O desjejum do Chaves, parte 2 (1975)

E em CHAPOLIN, voltaram dois episódios que também tinham desaparecido em 86:

84.7 Cleópatra

84.8 [Chespirito garçom] + O homem invisível

Ainda em 1988, foi realizada a segunda e última Parada das Crianças. E quem dela não participou, tristinho então ficou esperando o ano que vem... E, numa programação especial do dia 12 de outubro foi exibido, ao meio-dia e meia, o episódio do Dia das Crianças, vamos contá-lo:

88.44 O Dia das Crianças (1979) *12/10

>>> 128 episódios de CHAVES conhecidos no Brasil até 1988.

Em setembro surgiu o maior boato de todos os tempos, que enganou o povo brasileiro ao dizer que todo o elenco de Chaves havia morrido em um acidente de avião... Eu me lembro muito bem porque fiquei chocado! :( Que maldade com o Berrielzinho!

Pois em novembro do mesmo ano, o Gugu foi ao México e entrevistou o próprio Bolaños e outros atores de Chaves, pra nossa felicidade! Essa nota saiu em algum jornal, mas a matéria completa só foi ao ar em janeiro de 1989. Todo o material foi dublado pelo grupo Maga.

E neste ano voltaram a ser exibidas normalmente as quatro partes de Natal na casa do Sr. Barriga e o episódio de fim de ano.

Ah! Em setembro, o Batman saiu do ar e deu lugar a um novo seriado, "Confissões Verdadeiras", que era exibido às terças, quintas e sábados. Chaves continuou às segundas, quartas e sextas. O horário: 19h45.

O "Confissões Verdadeiras" não durou nem dois meses no ar e, quando saiu, o Chaves ocupou todo o espaço semanal da programação! Em novembro de 88, portanto, CHAVES passou a ser exibido de segunda a sábado, às 19h45! Era o auge do auge do programa no Brasil. Por diversas vezes, ele bateu recordes de audiência e chegou a ficar em primeiro lugar, à frente da Rede Globo. Era mais gente vendo Chaves que Jornal Nacional!

Confiram, em primeira mão, uma programação de 88 do SBT:

6h45 - Qualificação Profissional

7h - Eureka

7h30 - Mr. Magoo

8h - Oradukapeta (com Sérgio Mallandro)

10h45 - Dó, ré, mi, fa, sol, lá, Simony!

12h25- CHAVES

12h45 - Bozo

15h30 - Show Maravilha (com Mara Maravilha)

17h30 - Telejornal local

18h - TJ Brasil

18h10 Sessão Carrossel - Elo Perdido

18h45 - TJ São Paulo

19h - Economia Popular - pergunte ao Tamer

19h15 - TJ Brasil

19h45 - CHAVES

20h15 - Carro Comando

21h20 - Tom & Jerry

21h30 - A Praça é Nossa

23h15 - Notícias de primeira página

23h30 - Jô Soares Onze e Meia

00h30 - Notícias de primeira página

Link para o comentário
88.15 Vamos todos a Acapulco, parte 1 (1977) *04/04[/b]

A primeira parte da mais famosa saga do Chaves estreou no Brasil no dia 4 de abril de 1988, separada das demais partes. Por isso que a parte 1 ainda conta com Sandra Mara dublando a Chiquinha. A adaptação manteve "Acapulco", que foi trocado por "Guarujá" nas demais partes, dubladas em outra época, já com Cecília Lemes fazendo a Chiquinha. As partes 2 e 3 só apareceram em 1992. E, claro, quando a parte 1 passava sozinha, o Chaves não anunciava a continuação no final.

"Comi muito trigo" nessa parte do texto em negrito, as partes 2 e 3 não estreiaram no lote de 1990?? :headscratch:

Link para o comentário
88.15 Vamos todos a Acapulco, parte 1 (1977) *04/04[/b]

A primeira parte da mais famosa saga do Chaves estreou no Brasil no dia 4 de abril de 1988, separada das demais partes. Por isso que a parte 1 ainda conta com Sandra Mara dublando a Chiquinha. A adaptação manteve "Acapulco", que foi trocado por "Guarujá" nas demais partes, dubladas em outra época, já com Cecília Lemes fazendo a Chiquinha. As partes 2 e 3 só apareceram em 1992. E, claro, quando a parte 1 passava sozinha, o Chaves não anunciava a continuação no final.

"Comi muito trigo" nessa parte do texto em negrito, as partes 2 e 3 não estreiaram no lote de 1990?? :headscratch:

Sim, eu me lembro dessas 2 partes passando aos domingos entre 1990 e 1991. Mas só estrearam mesmo na grade diária em 92, junto com tantos outros como o Ladrão da Vila, Nas pontas dos pés, Invisibilidade, De gota em gota minha mãe fica louca, etc (citei os que me lembro de ter visto aos domingos também).

Link para o comentário

Uma pena este lote ter sido quase extinto, pois todos os episódios aí citados em sua maioria são excelentes na minha opinião, uma pena o SBT nos esconder um "provável lote de 1988 do Chapolin" do qual só foram exibidos dois episódios um ainda em 2006 (De Noite Todos Os Gatos Fazem Miau - 1973) e em novembro de 2008 (O Patrão é quem manda versão 1 - 1973), coinciêndia ou não este lote tem praticamente a maioria dos episódios de 1973 que o SBT possui, até os do Chapolin, tomara que um dia o SBT tome vergonha e exiba pelo menos os com roteiro inédito que tenha no "lote de 1988" do Chapolin.

A saga de 1975 do Velho do Saco, a parte 2 foi exibida separada da 3, e a 2 foi exibida sem a esquete?

Link para o comentário
88.15 Vamos todos a Acapulco, parte 1 (1977) *04/04[/b]

A primeira parte da mais famosa saga do Chaves estreou no Brasil no dia 4 de abril de 1988, separada das demais partes. Por isso que a parte 1 ainda conta com Sandra Mara dublando a Chiquinha. A adaptação manteve "Acapulco", que foi trocado por "Guarujá" nas demais partes, dubladas em outra época, já com Cecília Lemes fazendo a Chiquinha. As partes 2 e 3 só apareceram em 1992. E, claro, quando a parte 1 passava sozinha, o Chaves não anunciava a continuação no final.

"Comi muito trigo" nessa parte do texto em negrito, as partes 2 e 3 não estreiaram no lote de 1990?? :headscratch:

Meu querido Lucas, quem comeu trigo fui eu, vc tem toda razão... Vou corrigir isso, porque as partes 2 e 3 de fato foram dois dos 30 episódios que estrearam em 1990... O que acontece é que em 1991, todo o lote de 90 não foi exibido, ou seja, essas duas partes ficaram perdidas em 91 e só voltaram em 92... Eu estava com 1992 na cabeça em relação a esses episódios porque foi o ano em que a saga passou seguidamente pela primeira vez! (com o Chaves anunciando a continuação na parte 1, no dia seguinte passando a 2 e no outro a 3). Por isso escrevi 92, foi ano que marcou muito a saga de Acapulco. Mas ainda chegaremos lá.

Por isso dá gosto escrever o guia, com vcs sempre atentos para observar equívocos. Valeu, LucaS!

Uma pena este lote ter sido quase extinto, pois todos os episódios aí citados em sua maioria são excelentes na minha opinião, uma pena o SBT nos esconder um "provável lote de 1988 do Chapolin" do qual só foram exibidos dois episódios um ainda em 2006 (De Noite Todos Os Gatos Fazem Miau - 1973) e em novembro de 2008 (O Patrão é quem manda versão 1 - 1973), coinciêndia ou não este lote tem praticamente a maioria dos episódios de 1973 que o SBT possui, até os do Chapolin, tomara que um dia o SBT tome vergonha e exiba pelo menos os com roteiro inédito que tenha no "lote de 1988" do Chapolin.

A saga de 1975 do Velho do Saco, a parte 2 foi exibida separada da 3, e a 2 foi exibida sem a esquete?

Gus, a parte 3 da saga do velho do saco de 75, sem a Chiquinha, nunca foi exibida junto com as outras duas partes. Como vc viu, a saga com as 3 partes estreou no lote de 88 (inclusive as duas primeiras partes foram os dois primeiros episódios do lote), e a parte três sempre passou isolada... E sim, a parte 2 foi exibida sem a esquete, que creio vc esteja se referindo ao Chespirito pianista.

Link para o comentário
88.15 Vamos todos a Acapulco, parte 1 (1977) *04/04[/b]

A primeira parte da mais famosa saga do Chaves estreou no Brasil no dia 4 de abril de 1988, separada das demais partes. Por isso que a parte 1 ainda conta com Sandra Mara dublando a Chiquinha. A adaptação manteve "Acapulco", que foi trocado por "Guarujá" nas demais partes, dubladas em outra época, já com Cecília Lemes fazendo a Chiquinha. As partes 2 e 3 só apareceram em 1992. E, claro, quando a parte 1 passava sozinha, o Chaves não anunciava a continuação no final.

"Comi muito trigo" nessa parte do texto em negrito, as partes 2 e 3 não estreiaram no lote de 1990?? :headscratch:

Meu querido Lucas, quem comeu trigo fui eu, vc tem toda razão... Vou corrigir isso, porque as partes 2 e 3 de fato foram dois dos 30 episódios que estrearam em 1990... O que acontece é que em 1991, todo o lote de 90 não foi exibido, ou seja, essas duas partes ficaram perdidas em 91 e só voltaram em 92... Eu estava com 1992 na cabeça em relação a esses episódios porque foi o ano em que a saga passou seguidamente pela primeira vez! (com o Chaves anunciando a continuação na parte 1, no dia seguinte passando a 2 e no outro a 3). Por isso escrevi 92, foi ano que marcou muito a saga de Acapulco. Mas ainda chegaremos lá.

Por isso dá gosto escrever o guia, com vcs sempre atentos para observar equívocos. Valeu, LucaS!

Uma pena este lote ter sido quase extinto, pois todos os episódios aí citados em sua maioria são excelentes na minha opinião, uma pena o SBT nos esconder um "provável lote de 1988 do Chapolin" do qual só foram exibidos dois episódios um ainda em 2006 (De Noite Todos Os Gatos Fazem Miau - 1973) e em novembro de 2008 (O Patrão é quem manda versão 1 - 1973), coinciêndia ou não este lote tem praticamente a maioria dos episódios de 1973 que o SBT possui, até os do Chapolin, tomara que um dia o SBT tome vergonha e exiba pelo menos os com roteiro inédito que tenha no "lote de 1988" do Chapolin.

A saga de 1975 do Velho do Saco, a parte 2 foi exibida separada da 3, e a 2 foi exibida sem a esquete?

Gus, a parte 3 da saga do velho do saco de 75, sem a Chiquinha, nunca foi exibida junto com as outras duas partes. Como vc viu, a saga com as 3 partes estreou no lote de 88 (inclusive as duas primeiras partes foram os dois primeiros episódios do lote), e a parte três sempre passou isolada... E sim, a parte 2 foi exibida sem a esquete, que creio vc esteja se referindo ao Chespirito pianista.

Valeu pelos esclarecimentos xará :lol:

Link para o comentário

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Atividades

    1. E.R
      257

      CARNAVAL

    2. E.R
      10

      Wolverine

    3. E.R
      98

      Vai e Vem do Futebol 2024

    4. Baixinho
      730

      FAMOSOS

    5. E.R
      414

      MÚSICA

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...