Ir para conteúdo

CHespecial #21 (07/02/2011)


gberriel

Recommended Posts

Meu querido Lucas, quem comeu trigo fui eu, vc tem toda razão... Vou corrigir isso, porque as partes 2 e 3 de fato foram dois dos 30 episódios que estrearam em 1990... O que acontece é que em 1991, todo o lote de 90 não foi exibido, ou seja, essas duas partes ficaram perdidas em 91 e só voltaram em 92... Eu estava com 1992 na cabeça em relação a esses episódios porque foi o ano em que a saga passou seguidamente pela primeira vez! (com o Chaves anunciando a continuação na parte 1, no dia seguinte passando a 2 e no outro a 3). Por isso escrevi 92, foi ano que marcou muito a saga de Acapulco. Mas ainda chegaremos lá.

Por isso dá gosto escrever o guia, com vcs sempre atentos para observar equívocos. Valeu, LucaS!

Hehehehe Estamos aqui pra isso!!

Mas quanto ao lote de 90 ter ficado sem exibição em 91, isso aconteceu só no Chaves ou tb ocorreu no Chapolin?? Podem ter deixado vários episódios desse lote engavetados por "esquecimento" (vide episódios do Chapolin do lote de 1990 que estreiaram depois de 2006), e se esse for o caso podem haver mais episódios inéditos de Chaves, assim como era Chifrinhos de Nozes com a segunda dublagem até 2003.

Link para o comentário
  • Respostas 73
  • Criado
  • Última resposta

Usuários que mais postaram nesse tópico

  • gberriel

    25

  • Valette

    7

  • Chapolin

    5

  • Gustavo

    4

Usuários que mais postaram nesse tópico

Mas quanto ao lote de 90 ter ficado sem exibição em 91, isso aconteceu só no Chaves ou tb ocorreu no Chapolin?? Podem ter deixado vários episódios desse lote engavetados por "esquecimento" (vide episódios do Chapolin do lote de 1990 que estreiaram depois de 2006), e se esse for o caso podem haver mais episódios inéditos de Chaves, assim como era Chifrinhos de Nozes com a segunda dublagem até 2003.

Sim e tambem podem existir mais episódios que passaram uma vez só...

Alguém lembra ou identifica um episodio onde o quico leva uma charutada na boca? (nao sei quem jogou o charuto: Chaves ou Girafales), e no ato da charutada fazia o barulho "Bléin" (o mesmo sino dos socos).

Eu lembro de ter visto isso uma vez só e foi por volta de 1990.

Como o troca de chapeus (1974 lote 1988) se perdeu, eu sempre achava que a cena fosse desse episodio, mas qdo ele voltou na decada de 2000 eu vi que nao tinha esse efeito sonoro.

Existe a possibilidade de a versao de 1976 da troca de chapeus fazer parte do lote de 1990 ou de 1992.

Ou existe algum outro episodio onde o quico leva charutada??

Quem sabe isso pode ajudar a montar alguma peça a mais do quebra-cabeça.

Link para o comentário
Mas quanto ao lote de 90 ter ficado sem exibição em 91, isso aconteceu só no Chaves ou tb ocorreu no Chapolin?? Podem ter deixado vários episódios desse lote engavetados por "esquecimento" (vide episódios do Chapolin do lote de 1990 que estreiaram depois de 2006), e se esse for o caso podem haver mais episódios inéditos de Chaves, assim como era Chifrinhos de Nozes com a segunda dublagem até 2003.

Eu acho que até 1992 eles ficaram reorganizando os episódios de Chaves. Quando estreou tudo para valer, em 92, veio junto o cancelamento de dúzias de episódios dublados na década de 80. Houve na verdade uma reorganização, onde substituiram versões mais antigas por versões mais recentes (muitas vezes inéditas), juntaram as partes de sagas que passavam separadamente ou incompletas, etc.

Link para o comentário

Episódio 9

Seu Madruga não morreu!

Ano passado fez 20 anos que o ator Ramón Valdés faleceu - em 9 de agosto de 1988, aos 65 anos. Tão querido no mundo inteiro e adorado por todos os brasileiros, Seu Madruga merece um capítulo especial à parte em nosso CHespecial.

Apoiado por seu irmão mais velho Germán "Tin Tan" Valdés, Ramón começou sua carreira de ator no cinema, nos filmes do próprio Tin Tan. A partir de então, participaria de mais de 50 filmes. Antes disso, ele chegou a trabalhar como comerciante, vendedor, motorista... Fazia de tudo, afinal... Não existe trabalho ruim! O ruim é ter que trabalhar. Nesse começo difícil, ele chegou a trabalhar até como carpinteiro, como nos episódios de "Chaves"... E foi muito ajudado financeiramente por Tin Tan.

Seu talento e seu pontencial foram logo percebidos por Roberto Gómez Bolaños, que o convidou para integrar o elenco de "Os Supergênios da Mesa Quadrada", em 1968.

“Ramón Valdés foi meu comediante favorito. Ninguém me fez rir tanto como Ramón Valdés. A morte dele me afetou muito, éramos muito amigos.” Chespirito fez esse pronunciamento em mais de uma ocasião. Sempre que lhe perguntam sobre Ramón, como que instantaneamente seus olhos se enchem de lágrimas e se perdem em lembranças tão nostálgicas quanto belas. Bolaños não se cansa de lembrar que Ramón Valdés foi seu comediante preferido. Tal declaração é, para aquele que é considerado o gênio da comédia, de uma importância incalculável. É o grande mestre da comédia elegendo o seu melhor comediante, aquele que também pode ter sido seu melhor amigo.

Não é só Chespirito que se emociona ao lembrar Ramón Valdés. Todo o elenco se recorda dele como um grande amigo, um irmão ou até mesmo um pai. De personalidade ambiguamente forte e simples, sabia cativar com seu jeito humilde e, principalmente, com seu bom humor. Para incorporar o Seu Madruga, ele só precisava de uma calça jeans, uma camisa preta, um par de tênis branco e um chapéu. Estava pronto, ou seja, era basicamente ele mesmo! Chegava atrasado nas gravações, falha que compensava com seu talento primoroso. Interpretava tão naturalmente que é difícil separarmos o ator do personagem. Dono de um tempo de comédia raríssimo e certeiro, era capaz de fazer os companheiros de trabalho (elenco e equipe técnica) se acabarem de rir durante as gravações.

Depoimento de Esteban Valdés, filho de Ramon Valdés:

"O que Chespirito viu em meu pai foi um talento natural. Ele era daquele jeito mesmo, usava jeans sempre, uma camisa de algodão simples e fresca, tênis... E era muito engraçado. Por isso, Chespirito quis apenas que meu pai fosse ele mesmo no show... Nem precisou trocar de nome!"

É difícil dizer com qual dos atores o Seu Madruga se dava melhor. Todos falam tão bem dele e lembram-no com tanta saudade... Carlos Villagrán, o Quico, disse uma vez:

— Nós tínhamos uma amizade tão forte, uma cumplicidade que não se pode calcular. Éramos muito unidos, de tal forma que ninguém pode entender. Até hoje não parei para pensar na sua morte. Para mim seria o fim.

São palavras fortíssimas, de grande apelo emocional, beirando o delírio. Observem a carga dramática do depoimento: como é grave o sofrimento de Carlos Villagrán ao se lembrar do amigo! Amigo que o acompanhou quando deixou para trás o elenco de “Chaves” e a Televisa. Amigo que chegou a atuar só com ele em outros seriados.

O curioso aqui é que Carlos, ao deixar o programa de Chespirito, em outubro de 1978, saiu brigado com todos os seus ex-companheiros, à exceção, obviamente, de Ramón. Este, no entanto, retirou-se do elenco, poucos meses depois, para ir trabalhar com Carlos em outro seriado, porém sem brigar com Chespirito e os demais companheiros. Tanto que, três anos depois, voltou para o elenco de Bolaños. Contudo, ficou só mais alguns meses. Em recente entrevista, Esteban Valdés revelou que um dos motivos que levou seu pai a deixar o programa definitivamente foi sua insatisfação com as intervenções cada vez mais graves de Florinda Meza em todas as questões que envolviam o programa.

Depois que saiu de vez do elenco de Chespirito, Ramón aproveitou para viajar com seu circo e conheceu muitos países.

Em 1987, ele regressou ao México e se uniu novamente ao amigo Carlos Villagrán. Juntos gravaram o programa "Ah que Kiko!", do canal 13, em que ele era outra vez "Don Ramon". Segundo Esteban Valdés, isso não representou problema algum com Chespirito, já que Don Ramón era basicamente ele mesmo e não poderia ser impedido de usar um personagem com seu próprio nome. "O meu pai era sempre Don Ramón, com ou sem Chespirito".

“Assim como no seriado, na vida real também era como um pai para mim. Ele me beijava na testa e me chamava de Chiquinha (Chilindrina) mesmo.” – lembra María Antonieta de las Nieves, a Chiquinha, que realmente poderia ser filha de Seu Madruga, já que a diferença de idade entre os dois é de 25 anos. “Quando ele morreu, a Chiquinha chorou diariamente por um bom tempo”, recorda-se.

María Antonieta e Ramón Valdés atuaram juntos desde o final dos anos 60, ao lado de Chespirito.

No mesmo dia da morte de seu “papito lindo”, Chiquinha fez um show para milhares de pessoas em homenagem ao ator. Terminado o espetáculo, não pôde conter o choro enquanto cantava uma música especial que ela mesma escreveu para ele.

E quem não se lembra do triste depoimento de Edgar Vivar (Sr. Barriga) para a equipe de Sônia Abrão no programa Falando Francamente, sobre a morte de seu amigo? Edgar não conteve as lágrimas. Considerou o fato como o pior episódio de que pode se lembrar de toda a sua carreira.

Edgar regressava de uma viagem à Guatemala quando, enquanto ainda descia do avião, recebeu a notícia trágica. As pessoas gritavam: “Senhor Barriga, o Seu Madruga morreu! O Seu Madruga morreu!”. Foi um choque muito grande, conta o ator, os olhos cheios d’água.

— Havia muitíssima gente no enterro. Gente do meio artístico e também o povo; todos foram se despedir de Don Ramón. Quando o enterraram, as pessoas começaram a aplaudir...

A fala de Edgar Vivar é interrompida por um silêncio doloroso e interminável. Quando esteve no Brasil e foi entrevistado por Sônia Abrão, Edgar lembrou, a pedido dos fãs, os bons tempos com o amigo. Na maioria das vezes, eles saíam juntos após as gravações, já que moravam muito perto. “Às vezes eu dirigia, outras vezes era ele. Eu freqüentava a casa dele e adorava seus filhos. Ele também freqüentava a minha casa. Éramos muito amigos”.

Contudo, possivelmente quem mais sofreu com a morte do ídolo Ramón Valdés foi sua inseparável amiga Angelines Fernández, a Dona Clotilde, que também já faleceu. Poucos sabem, mas Angelines e Ramón já se conheciam tempos antes dos programas de Chespirito, pois eram renomados atores do cinema mexicano dos anos 50 e 60. Aliás, foi Ramón quem apresentou a atriz a Chespirito. Ela estava interessada em integrar o elenco de Bolaños e foi falar com Ramón, perguntando se Chespirito não tinha algum papel para ela. Foi assim que ingressou nas séries de Chespirito e nunca mais saiu.

— A morte do Don Ramón foi uma tragédia para a minha família. Minha mãe nunca mais foi a mesma, entrou em depressão e morreu poucos anos depois – disse Paloma Fernández, filha única da atriz que ficou reconhecida mundialmente como a Bruxa do 71, em entrevista a uma revista venezuelana.

— Ela descuidou da saúde, passou a fumar ainda mais. Nunca aceitou a morte do Don Ramón. Eram muito ligados, se amavam muito – completa Paloma.

Angelines Fernández morreu em março de 1994, do mesmo mal que matou Ramón Valdés: o fumo. Os dois fumavam descontroladamente. Conta-se que, no enterro de Ramón, Angelines foi a última a ir embora do cemitério. Ela ficou ao lado do túmulo o dia inteiro, chorando, inconformada. Dizem também que ela não parava de falar, como se estivesse conversando com Ramón.

Mas Angelines continuou a gravar os programas de Chespirito até o ano de sua morte. Comparando a fase antiga com a recente, é assustadora a mudança física por que passou a atriz. Antes magérrima, engordou consideravelmente, além de estar visivelmente abatida nos programas mais novos. De fato, a morte de Ramón mexeu muito com ela e, como disse sua filha, a atriz nunca mais foi a mesma. Morreu seis anos depois, de câncer no pulmão.

Esteban Valdés:

"O câncer começou na coluna vertebral... Ele estava no Peru em 1985 quando começou a sentir dores muito fortes na coluna. Voltou para o México e os médicos já diagnosticaram o câncer terminal. Foi descoberto tarde demais e já estava espalhado por todo o corpo. Mas ele nunca parou de fumar nem de beber. Os médicos lhe deram seis meses de vida, mas ele ainda viveu três anos e meio!"

Ramón foi internado em julho de 1988 e morreu no dia 9 de agosto, após sofrer uma parada cardíaca.

Deixou 10 filhos. Sua última mulher foi a atriz e cantora Aracely Julián, irmã da também artista Rosalía, a mulher de Tin Tán Valdés! As irmãs Julián eram um trio famoso de cantoras de rádio, "Las hermanitas Julián", que conquistaram o coração dos irmãos Valdés...

Ramón alcançara fama nacional no cinema, mas conquistou fama mundial com o personagem Seu Madruga da série de Roberto Bolaños. Seu último trabalho na TV foi ao lado de Carlos Villagrán, na série ‘Ah, que Kiko!”.

Os fãs também sentem saudade... Nosso querido Seu Madruga! Tão amado, tão vivo! Vivo, sim, porque sua imagem está eternizada nos seriados. Como disse em certa ocasião seu dublador no Brasil, Carlos Seidl: “Parece que ele não morreu, pois sua imagem está ali, viva, e ainda nos faz rir.” É isso mesmo. Seu Madruga vive para sempre em nossas memórias e em nossas casas quando ligamos a TV para assistir ao ‘Chaves’. Ele vive cada vez que sorrimos por sua causa. Cada vez que nos faz rir! Porque quando nos faz rir, nos faz viver melhor. E se nos faz viver melhor, é porque também está vivo!

Seu Madruga é imortal.

Gustavo Berriel

Vídeos extras recomendados:

Link para o comentário

Caramba Berriel! Com certeza esse é o melhor episódio que você escreveu até agora, na minha opinião.

Parabéns!!! :joinha:

Link para o comentário

Capítulo 10

Corações e Mentes

Nos episódios anteriores, falei rapidamente sobre a Parada das Crianças e que, no dia 12 de outubro de 1988, foi exibido pela primeira vez o episódio do Dia das Crianças. Pra quem não sabe, a Parada das Crianças era um desfile no estilo Parada do Mickey, da Disney, organizado pelo SBT em São Paulo. Se não me engano e bem me lembro, a primeira edição foi em 1986, retornando em 88 pela segunda e última vez.

A versão adaptada em português by Maga da canção do episódio do Dia das Crianças mudou completamente a letra original, dizendo: "Sonhei que o SBT tinha feito uma Parada..."; e o refrão: "É aqui... É aqui... O maior auditório do país! É aqui... É aqui... O Dia das Crianças é aqui!". Claro que o maior auditório do país (e o mais feminino!) era o do Programa Silvio Santos.

Mas o mais engraçado é quando o Gastaldi canta: "Depois o Mickey Mouse apareceu e acenou pra todo mundo que veio participar." Aí está a Disney por trás de tudo. Afinal, a Parada das Crianças foi parte de uma campanha mundial bolada pela Disney para comemorar os 60 anos do rato mais famoso do mundo. O SBT foi no embalo e colocou dezenas de personagens da Disney desfilando ao lado de seu elenco. Bom, e quem não participou da Parada das Crianças? Tristinho então ficou, esperando o ano que vem (até hoje, né, porque nunca mais teve).

Essa primeira exibição do episódio do Dia das Crianças foi um presente e tanto: passaram com os créditos finais e tudo!

Sobre o boato do acidente de avião, que também já ressaltei, vale ainda dizer que, sem Internet naquela época e sempre ignorante em relação à cultura de seus hermanos latinos (mas sempre por dentro de toda a cultura pop dos EUA), o Brasil foi facilmente enganado e até hoje tem gente que acredita nisso! Até jornais e emissoras de rádio espalharam a fofoca. Felizmente, o avião não caiu, o que caiu foram os boatos da sua avozinha.

Como disse nos episódios anteriores, em setembro de 88 o seriado do Batman saiu do ar e foi substituído pelo seriado "Confissões Verdadeiras". Em outubro acabou o Momento Constituinte; e Chaves e Confissões Verdadeiras começavam às 19h45. No entanto, "Confissões" não ficou nem dois meses na programação, saiu no começo de novembro. E foi assim que Chaves passou a ser exibido DIARIAMENTE (seg a sab), deixando o Ibope com a cabeça lá no alto.

Os episódios de Natal na casa do Sr. Barriga e o do Ano Novo, que tinham sumido em 87, voltaram a ser exibidos no fim de 88, em dezembro (não me diga!), quando também foi anunciado: "Em janeiro, Gugu vai ao México e entrevista o Chaves e o cantor Luiz Miguel!"

1989, CHespecial CINCO anos

Um ano com algumas tristezas: morreram Lucile Ball, a Lucy (1911-1989) e Salvador Dali (1904-1989). Pra piorar, Collor foi eleito o novo presidente do Brasil (eu falei que teria sido melhor o Juninho Bill... O Silvio Santos... Ou ainda o Speedy González!).

Mas também aconteceram coisas legais, como a queda do muro de Berlim (será que ele tropeçou ou o Chaves o derrubou?) e alegrias como a primeira entrevista a Chespirito para o Brasil, feita por GUGU em janeiro. Foi assim: primeiro, o Gluglu anuncia que vai entrevistar a Dona Florinda e o Seu Barriga. Aí apareceram cenas dos episódios dos bilhetes trocados, no qual Florinda discute com o Seu Madruga, que está na cadeira de balanço (herdada de sua avozinha), e do "Seu Madruga cabeleireiro", no qual Seu Barriga cobra o aluguel do novo barbeiro da praça.

Eis que surge a Florinda... Mas o que é AQUILO? Quem é aquela baranga louca? Pela primeira vez, os brasileiros se deparam com a personagem Chimoltrúfia, sem entender nada. Parece que Chespirito apostou que o Brasil já conhecia o programa Chespirito/quadros de 1980 em diante. Ledo engano. Muita gente deve ter falado: "Nossa, como a Dona Florinda está acabada, olha lá, toda descabelada, maltrapilha, sem dente... É, pelo visto ela não ganhou muito dinheiro gravando Chaves..."

O segundo entrevistado é o Edgar Vivar, o Seu Barriga, três vezes mais gOrdO, além de mal vestido e sujo. Ele estava de Botijão... "Nossa", pensaram os brasileiros, "Isso não é Chaves, é Família Adams... Tá todo mundo RUIM de dar dó!".

Gugu anuncia o próximo entrevistado: Rubén Aguirre, o Professor Girafales. A cena de apoio é do episódio da escolinha artimética ou geometria. "Ih, olha lá... O ator que fazia o Professor Girafales virou policial!" E lá estava o ainda desconhecido Sargento Refúgio.

Finalmente, hora de mostrar o Chaves. São exibidas cenas do moleque nos mesmos três episódios citados. Ah, e também cenas do Chapolin no episódio do Pistoleiro Veloz. E logo em seguida aparecem Gugu e Chaves - isso mesmo, Bolaños vestido de Chaves! O que não deixou de chocar o povo, que não conhecia as rugas e a pança que o Chavinho ganhou ao longo dos anos 80. Depois, Gugu entrevista o "Chaves sem maquiagem", como é anunciado. Ei, peraí, eu não sabia que o Chaves usava maquiagem!!

Pra terminar, Gugu fica ao lado dos quatro, que gritam: "VIVA A NOITE!!!". E assim foi o primeiro contato do público brasileiro com os atores. Tudo bem que só serviu pra gente descobrir que os ídolos estavam vivos, mas não precisavam estar vestidos dos personagens de 'Los Caquitos' (aliás, não precisa nem explicar o porquê desse nome, né... ora, eles estavam uns cacos!) . E antes tarde do que mais tarde (ainda bem que foi na época do Viva a noite e não do Sabadão Sertanejo). De qualquer forma, ponto para o Gugu! A Gil não faria isso... Aliás, até agora não descobri quem é a Gil? Será filha da Preta Gil com o Gil Gomes?

E já ia me esquecendo... Silvio Santos mandou DUBLAR todas as entrevistas! Ficou meio esquisito, mas... Se não fosse pelas vozes em "versão Maga", aí é que ninguém mesmo ia reconhecer os caras!

uma outra programação

Em fevereiro de 89 foi anunciada a nova programação! (sim, isso era novidade, naquela época, a programação não mudava diariamente como acontece hoje...) Esqueci de falar sobre isso antes, mas o SBT tinha um programa chamado Carrossel (não, bestão, não é a novela!), que abrigava séries. Em 88, 'Carrossel' exibia o desenho "O elo perdido" de segunda a sábado. A partir de março de 89, Carrossel passou a exibir dois seriados norte-americanos em dias alternados: "Os monstros" (em preto e branco pra economizar no sangue, anos 60) e a famosa "Punky". Pra quem não conhece a Punky, eu a definiria como uma menina levada da breca. (Cantando) Nunca mais eu vou dizer que essa vida me aborrece... Punkyyy! ... - Vou parar por aqui senão vou chorar de saudade da Punky.

O Chaves passou pela última vez em horário nobre (em dias úteis, pois ainda voltaria a passar em dias inúteis) no começo de março de 89. Com a nova programação, foi para as 18h, de segunda a sábado. Às 18h30, começava 'Carrossel', com Os Monstros às terças, quintas e sábados, e Punky às segundas, quartas e sextas. E às 19h: telejornal.

CHAPELIN X CHAPOLIN

É bom sempre lembrar que... Enquanto esteve em horário nobre, Chaves chegou a ficar em primeiro lugar de audiência, batendo o Jornal Nacional! "Chapelin X Chapolin" foi o título de uma matéria de revista na época (Sérgio Chapatin, digo, Chapelin, era o apresentador do Jornal Nacional ao lado de Cid Caveira, digo, Moreira). E já que estamos em clima de "Viva a noite", isso lembra aquele saudoso quadro: "Parece mentira... MAS NÃO É!". Mais um a nosso favor!

1989 parte 2 (perdida)

Por que eu fico aqui falando de coisas antigas? Além de gostar das velhas, a única maneira de a gente entender um pouco da trajetória desse programa de humor que se tornou um clássico é fazendo isso: lembrar a sua trajetória. E, em particular, estamos falando dessa trajetória no Brasil. Por que isso permanece no ar até hoje? Não existe uma resposta definitiva. Mas a história existe; e muita coisa ficou esquecida no tempo. O fato é que Chaves conquistou e cativou corações e mentes para sempre.

Chaves e sua turma vêm para o Brasil gravar um disco!

Assim diziam os jornais. Uns dois meses depois, foi ao ar o primeiro anúncio do DISCO DO CHAVES! Foi uma febre total. "Atenção, garotada, já chegou o DISCO DO CHAVES!" E lá ia a garotada com seus papaizes e mamãezes atrás dos vinis mais cobiçados do momento. Ah, e das fitas K-7 também (se vc não sabe o que é LP ou fita K-7... Vai, diga que estou velho!) No comercial do disco, apareciam cenas do episódio "Um banho para o Chaves", versão que na época ainda era inédita. O que fizeram com este episódio: pegaram a cena final em que o Chaves olha pra câmera e fala da importância da higiene e de lavar as mãos e tal... E dublaram por cima (o próprio Gastaldi) falando sobre o disco (algo como "peça pro papai e pra mamãe comprarem o meu disco!"). Enquanto isso, tocava a música do LP "Lá vem o Chaves" (também conhecida como "Chaves, o rei da palhaçada"). Depois, aparecia uma cena da Chiquinha molhando o Quico, com a música do bochecha de buldogue velho ao fundo (Quico, Quico, rá-rá-rá...). Finalmente, cena com a Chiquinha chorando e, claro, a música dela tocando (Chiquinha, Chiquinha, VAI FIRME QUE DÁ PÉ... - Aliás, de onde tiraram essa aberração de refrão?).

Os dubladores foram convidados para cantar no disco músicas adaptadas (algumas BASTANTE adaptadas... Eu disse bastante adaptadas? COMPLETAMENTE ALTERADAS!) da trilha original e outras exclusivamente compostas pelo músico Mário Lúcio de Freitas em parceria com Marcelo Gastaldi (como as músicas-tema de abertura - "Aí vem o Chaves", do Seu Madruga, do Quico e da Chiquinha - esta última foi interpretada pelo próprio Mário Lúcio). Algumas músicas que já tinham versão dublada para o seriado ganharam uma segunda versão no disco. É o caso da música "Que bonita vecindad", que na televisão foi dublada como "Que bonita a sua roupa" e no LP ganhou uma versão mais livre, "Legalzinha a sua roupa". Outras músicas do LP são adaptações de músicas presentes em episódios inéditos (até hoje) no Brasil, como "Amigos palhaços", baseada em uma canção de 'Chapolin'.

Pra variar, muitos dubladores não receberam corretamente o que lhes era garantido por lei. Por exemplo, só em 2005 Osmiro Campos, dublador do Professor Girafales, conseguiu receber o que lhe deviam pela participação no disco. O ator entrou em contato com o Fã-Clube CHESPIRITO-Brasil para conseguir cópias do LP e da capa; e finalmente conseguiu garantir seus direitos - antes tarde que nunca. Osmiro participou como cantor na música "Quero viver dançando", além de gravar bordões e outras frases do personagem em outras canções.

Saem Os Monstros e a Punky; entra nova programação

Em outubro, os seriados Os Monstros e Punky saíram do ar; e o telejornal passou a entrar logo depois do Chaves. Depois, foi anunciada uma programação especial de Natal. Na chamada, apareciam cenas da parte 3 do Natal na casa do Sr. Barriga. O próprio Silvio Santos comentou sobre a nova programação em seu programa "Show de Calouros". No ar, ele leu toda a programação, citando programa por programa, e quando chegou na hora do Chaves, disse assim: "Ao meio-dia teremos o Chaves, o Chaves não podia faltar!"

Eis a programação especial de Natal (1989):

12:00 - Chaves

12:30 - Punky, a Levada da Breca (especial de Natal, 1 hora) * saíra do ar em outubro

13:30 - A Rena do Nariz Vermelho

14:30 - A Verdadeira História de Papai Noel

15:30 - A Roupa Nova do Imperador

16:30 - Santa Claus, o Papai Noel (filme dublado nos estúdios da TVS)

As baixas

Sumiram alguns episódios de Chaves. Do lote de 84: "Se solicita mesero", "Pasteizinhos", "O tecido do Seu Barriga", "UTPJ" e "O bilhete de loteria"; do lote de 88 saiu "A falta de água" (primeira versão, sem Chiquinha). Ou seja, quase todos os episódios que tinham voltado em 88 sumiram novamente em 89. Por sua vez, em 89 voltou o episódio da chegada de D. Neves e Jaiminho à vila. Já em Chapolin, não aconteceu nenhuma mudança.

:cry2: 84.13 O restaurante de Dona Florinda (1979)

:cry2: 84.32 Pasteizinhos (1975)

:cry2: 84.33 O tecido do Seu Barriga (1977)

:cry2: 85.2 O protesto de Dona Neves (1979)

:cry2: 85.3 "O bilhete de loteria" (1979)

:cry2: 88.8 A falta d'água (1974)

VOLTOU!

:feliz: 85.1 Nasce uma bisavó (1979)

A programação de 89

07:00 - Mãos mágicas (não me perguntem o que é isso)

07:15 - TJ-Manhã (tão cedinho? as notícias nem aconteceram...)

07:30 - Show da Simony (e não era show evangélico)

09:00 - OraduKapeta (bons tempos de Sergio Mallandro!)

11:30 - Dó, Re, Mi, Fa, Sol, Lá, Si com Mariana (pensou que fosse com a Simony, né?)

12:30 - Chaves (segundas, quartas e sextas) / Chapolin (terças, quintas e sábados)

13:00 - Bozo

16:00 - Show Maravilha (volta, Mara Maravilha! Pensou que fosse a Simony outra vez, né?)

18:00 - o Chaves de novo!

18:30 - Carrossel (não a novela, era um programa): Os Monstros (segundas, quartas e sextas) e Punky (terças, quintas e sábados) - saiu do ar em outubro

19:00 - Economia Popular - pergunte ao Tamer (Tamer, alguém via o seu programa?)

19:05 - Jornal Local

19:40 - TJ Brasil (não, não era com a Simony apresentando!)

20:30 - Séries

21:30 - Cinema em Casa

23:30 - Jô Soares Onze e Meia (claro que nunca começava 11 e meia, mas ninguém ia pra cama sem o gordo)

00:30 - Miame Vice (??? Será que era coisa da Simony?)

01:30 - TJ Noite (não seria TJ-Madruga?)

02:00 - Cinema como no cinema (eu pensei que fosse cinema como no teatro)

Link para o comentário

Ontem (06/08/09), o Mário Lúcio postou no You Tube 2 vídeos (Parte 1 e Parte 2) da Parada das Crianças de 1988

Aí vai os links:

Link para o comentário
  • 1 mês depois...

<i><!--sizeo:5--><span style="font-size:18pt;line-height:100%"><!--/sizeo-->Queridos e estimados vizinhos da boa vizinhança

Levei mais tempo para escrever este novo capítulo do CHespecial 25 anos (na verdade, um 2 em 1) porque finalmente dei continuidade à pesquisa minuciosa que estou desenvolvendo sobre a exibição de Chaves no Brasil. Os capítulos 11 y 12, que publico agora, trazem informações preciosas e desvendam grandes mistérios. Espero que aproveitem ao máximo. Fica valendo como mais um humilde presente meu a todos os fãs em comemoração dos 25 anos das séries de Chespirito no Brasil.

Preparados??? Apertem o cinturão ou vão cair as suas calças! Boa leitura!

O que será narrado a seguir é real e ocorreu no ano de 1990.<!--sizec--></span><!--/sizec--></i>

<!--sizeo:7--><span style="font-size:36pt;line-height:100%"><!--/sizeo-->Capítulos 11 y 12<!--sizec--></span><!--/sizec-->

<!--sizeo:6--><span style="font-size:24pt;line-height:100%"><!--/sizeo-->Cap.11. Sem título<!--sizec--></span><!--/sizec-->

1990, ano de Copa do Mundo e do início do governo Collor. O Brasil perdeu a Copa e o povo brasileiro perdeu o dinheiro.

No dia primeiro de janeiro de 1990, o SBT exibia uma vinheta desejando um Feliz 1990, com uma musiquinha sobre as imagens de todos os programas. A do Chaves foi a do episódio da Paty e Gloria (versão 2) em que aparece um monte de coraçõezinhos em volta do Chaves. Eu acredito que este ano ficou marcado como a primeira grande "chavesmania" entre os brasileiros (quando falo em "chavesmania" também me refiro, é claro, a uma "chapolinmania").

Em março, o SBT divulgou uma nova programação, que contaria com episódios inéditos de Chaves - a serem exibidos aos domingos. E como naquela época a emissora ainda cumpria o que prometia, foi o que aconteceu.

Nascia o lote de 1990 do Chaves, com 31 episódios inéditos.

Ah!!! Este lote já conta com <u>CECÍLIA LEMES </u>como dubladora da <b>Chiquinha</b>.

Ei-los:

<b>90.1 O último exame (1979)

90.2 Gente sim, animal não, parte 2 (1974)

90.3 A carabina (1974) +...

...+90.4 (colado com 90.3) O dinheiro perdido (1973)

90.5 Na ponta dos pés (1979)

90.6 A sociedade - Churros, parte 1 (1978)

90.7 Churros, parte 2 (1978)

90.8 Proibido jogar futebol (1973)

90.9 O cãozinho Satanás (1979)

90.10 Somos cafonas, sim (<u>1974</u>)

90.11 Os toureadores (1976)

90.12 O homem invisível (1974)

90.13 Um dia de aula - a estreia da escolinha -com Malicha, Cândida e Elizabeth (1974) *primeiro episódio gravado na escolinha, que marcou a estréia de Nhonho, Pópis e Godines!

90.14 Sujando a roupa do Quico - com Malicha (1974)

90.15 Barquinhos de papel (1976)

90.16 Novas vizinhas - Paty e Glória, parte 1 - Errar é humano (1978)

90.17 O homem da roupa velha - A bola de boliche, parte 2 (1978)

90.18 O homem da roupa velha - Quem descola o dedo da bola, número 2 = parte 3 (1978)

90.19 O cachorrinho (1979)

90.20 O cupido ataca de novo - Paty e Glória, parte 4 (1978)

90.21 De gota em gota, minha mãe fica louca (1978)

90.22 As tortinhas de merengue (1979)

90.23 O dia da independência, parte 1 (1978)

90.24 O dia da independência, parte 2 (1978)

90.25 Seu Madruga sapateiro, parte 1 (1978)

90.26 O ladrão da vila (1976)

90.27 Um astro cai na vila (1979)

90.28 Um banho para o Chaves (1976)

90.29 O bolo do professo Girafales (1976)

90.30 Os farofeiros - Acapulco, parte 2 (1978)

90.31 Os farofeitos - Acapulco, parte 3 (1978)</b>

Total de episódios de Chaves do lote de 90: <b>31</b>

Total de episódios de CHAVES conhecidos até então: <b><u>159</u></b>

Esse novo lote foi exibido aos domingos, ao meio-dia (logo após o Ursinho Puf - ou "Pooh", para os mais novos). Na estréia do lote, foi ao ar uma abertura com a música do disco do Chaves (de 89). E, ao terminar o episódio, em vez dos créditos, passavam a mesma abertura (ou seja, o episódio era encerrado com a abertura, que coisa, não?). A partir daí, essa mesma abertura foi usada para os antigos lotes (episódios que passavam durante a semana).

Os antigos lotes continuaram sendo exibidos normalmente durante a semana, de segunda a sábado, duas vezes por dia: às 12h45 (episódios do lote de 84) e às 18h só com os episódios do lote de 88. Quando os episódios de cada lote acabavam, trocavam de horário e recomeçavam. Assim mesmo, tudo bem organizado e exibido na mesma ordem!

<!--sizeo:5--><span style="font-size:18pt;line-height:100%"><!--/sizeo-->Até que enfim... mais Chapolin!<!--sizec--></span><!--/sizec-->

Eu disse que 1990 foi o primeiro auge porque trouxe não só inéditos de Chaves como também de Chapolin, que botou pra quebrar: foram ao todo 76 novíssimas aventuras do Vermelhinho!! Ou seja, muito mais episódios novos do que os que já eram exibidos.

Em abril de 1990, numa quinta-feira, sem qualquer aviso prévo, foi ao ar uma abertura nova do Chapolin, com o boneco. E então foi exibido um episódio inédito: a troca de cérebros com Ramón Valdés como o cientista maluco! Era o fim da reprise exaustiva do lote de 84 do Chapolin.

<!--sizeo:4--><span style="font-size:14pt;line-height:100%"><!--/sizeo-->CHAPOLIN - LOTE DE 1990 - PARTE I (primeira exibição)<!--sizec--></span><!--/sizec-->

<b>90.1 Troca de cérebros

90.2 Os bailarinos gêmeos

90.3 O vazamento de gás

90.4 A mansão dos duendes

90.5 O ventríloquo

90.6 Festa à fantasia, parte 1

90.7 Festa à fantasia, parte 2

90.8 O Mão-Negra +...

...+90.9 A construção (com Ramón Valdés)

90.10 A bola de cristal *este foi exibido apenas uma vez em 1990; depois sumiu do mapa e só voltou a ser exibido em 2006!

90.11 O extrato de energia volátil

90.12 Expedição arqueológica

90.13 A volta da corneta paralisadora

90.14 Seu Mundinho +...

+90.15 Ovos podres

90.16 O misterioso caso do morto que morreu

90.17 Riacho Molhado +...

...+90.18 O mini disco voador

90.19 Há hotéis tão limpos que limpam até carteira

90.20 Conde Terra Nova +...

...+90.21 O Super Sam

90.22 Cachimbo HHH

90.23 O vampiro +...

...+90.24 Um plano para matar o Chapolin

90.25 O bebê jupiteriano

90.26 O patrão é quem manda

90.27 Os documentos confidenciais

90.28 Chapolin na vila

90.29 A lenda de Fausto</b>

E por enquanto parou por aí, porque depois do episódio de Fausto foi exibido o episódio do cleptomaníaco (primeiro do lote de 84).

<!--sizeo:5--><span style="font-size:18pt;line-height:100%"><!--/sizeo-->AUGE DO AUGE!!! Chaves 3x por dia, Chapolin 2x por dia...<!--sizec--></span><!--/sizec-->

No segundo semestre de 1990, tínhamos Chaves às 12h45, às 18h e às 20h30 (lotes antigos), e o lote com inéditos era exibido aos domingos. Já o Chapolin era transmitido duas vezes ao dia, às 12h15 e às 21h.

Neste horário nobre de Chaves às 20h30, o primeiro episódio exibido foi o 88.1 O velho do saco, parte 1 (1975). Já o Chapolin das 21h começou logo com a primeira reprise da já enumerada primeira parte do lote novo.

<!--sizeo:5--><span style="font-size:18pt;line-height:100%"><!--/sizeo-->SUMIRAM LOGO DE CARA! - os lendários episódios que foram exibidos uma única vez em 1990<!--sizec--></span><!--/sizec-->

Vamos acabar de vez com o mistério. Como vocês puderam observar na lista, coloquei os episódios que eram considerados "fantasmas". Eles teriam suposta exibição única. Isso é completamente verdadeiro. Eu posso dizer até a ordem como isso aconteceu, baseado em minhas pesquisas e anotações.

O mistério começou quando, na primeira reprise do lote de 90 do Chapolin, realizada em horário nobre (21h), o episódio <i>90.10 A bola de cristal </i>não foi exibido. Em seu lugar, foi exibido um completamente inédito, que será o nosso 90.30:

<b>90.30 Fugindo da prisão</b>

O episódio da bola de cristal foi o único episódio do Chapolin do lote de 90 exibido apenas uma vez. Ele só voltaria a ser visto na TV 16 anos depois (2006)...

Já o CHAVES teve vários episódios do lote de 90 de exibição única. São eles:

<i>90.3 A carabina (1974) +...

...+90.4 (colado com 90.3) O dinheiro perdido (1973)

90.8 Proibido jogar futebol (1973)

90.12 O homem invisível (1974)

90.13 Um dia de aula - a estreia da escolinha -com Malicha, Cândida e Elizabeth (1974)

90.14 Sujando a roupa do Quico - com Malicha (1974)

90.22 As tortinhas de merengue (1979)

90.28 Um banho para o Chaves (1976)

90.29 O bolo do professo Girafales (1976)</i>

<u>O lote de 1990 de Chaves, portanto, foi reprisado pela primeira vez já sem esses nove episódios. Vale lembrar também que, em 1991, todo o lote de 90 deixou de ser exibido por mais de um ano.</u>

<!--sizeo:5--><span style="font-size:18pt;line-height:100%"><!--/sizeo-->CHAPOLIN - LOTE DE 1990 - PARTE II (episódios da parte I são reprisados e então entra a primeira exibição dos episódios da parte II)<!--sizec--></span><!--/sizec-->

Adiante... Digo, atrás, quando eu falava que a parte I do lote de 90 de Chapolin foi reprisada sem o episódio da bola de cristal. Pois bem, a exibição do lote continuou normalmente até o episódio do Doutor Fausto. E quando nós pensávamos que não havia mais inéditos... Apareceram novos episódios... E mais e mais e mais... E o show de inéditos não acabava!! Chapolin às 21h virou uma febre total, uma loucura! Vejam só:

<b>90.31 Seu Mundinho - Cada um vale pelo que é

90.32 Não seja burro, Chapolin!

90.33 A fortuna de Frederic Chopin

90.34 De médico, Chapolin e louco todo mundo tem um pouco

90.35 Hospedaria sem estrelas

90.36 A condessa

90.37 A troca de cérebros (com Raúl Padilla) - Rubén Aguirre faz o cientista maluco

90.38 Os piratas, parte 1

90.39 Os piratas, parte 2

90.40 Os piratas, parte 3 (Rááá!! Pegadinha do Berry!)

90.40 A espiã internacional

90.41 Juleu e Romieta, parte 1

90.42 O disco voador

90.43 O bilhete premiado

90.44 A fronteira

90.45 Salvem o bebê

90.46 A bomba

90.47 O Abominável Homem das Neves

90.48 O alfaiate valente, parte 1

90.49 O alfaiate valente, parte 2

90.50 O alfaiate valente, parte 3

90.51 O mestre dos disfarces

90.52 Casal moderno

90.53 O gigante +...

+...90.54 O lobisomem

90.55 O menino mentiroso, parte 1

90.56 O menino mentiroso, parte 2

90.57 Saga do cinema, parte 2

90.58 Saga do cinema, parte 3

90.59 Saga do cinema, parte 4

90.60 Saga do cinema, parte 5

90.61 Chapolin X Simpato Amasaki (Rubén Aguirre)

90.62 Ser um super-heroi

90.63 A vendedora de flores

90.64 Cristóvão Colombo

90.65 Goteiras +...

+...90.66 A vingança

90.67 O Rasga Bucho

90.68 Luta de boxe

90.69 A corneta paralisadora - no cabeleireiro

90.70 A Bruxa Baratuxa

90.71 A casa mal assombrada (Rubén Aguirre)

90.72 O marido vagabundo

90.73 A fuga dos presos

90.74 Branca de Neve, parte 1

90.75 Branca de Neve, parte 2

90.76 Chapolin, o filme (Acapulco)</b>

<u>> Como já eram conhecidos 26 episódios de Chapolin, temos até aqui <b>102 </b>episódios conhecidos no Brasil.</u>

Nessa época eu não me conformava (aliás, não me conformo até hoje) com essas sagas que sempre ficavam sem o último episódio. Parece até que faziam de propósito, né? Piratas, Branca de Neve, Alfaiate Valente, Romeu e Julieta, Cinema... Tudo sem a parte final! Se aproveitam de nossa nobreza.

Outro fato curioso é que o SBT cortou os quadros de Chespirito que acompanhavam alguns desses novos episódios e "colou" episódios menores de Chapolin de épocas diferentes. No entanto, nas reprises do lote de 84 continuavam os quadros de Chespirito precedendo algumas aventuras do Polegar.

<!--sizeo:6--><span style="font-size:24pt;line-height:100%"><!--/sizeo-->Cap.12. Chapéééu, sapatos, roupa usada, álbum de figurinhas, gibis, óculos... Quem tem?<!--sizec--></span><!--/sizec-->

Ainda em 1990, a editora Globo anunciou o álbum de figurinhas "Chaves & Chapolim", com "M". Na propaganda, aparecia uma cena do Chaves chorando e entrando no barril. Logo depois, aparecia um lápis gigante na tela, que começava a pintar toda a vila e tudo ia virando desenho. Então o Chaves saía do barril em forma de desenho e dizia: "Virei desenho! Virei desenho!". Nessa época, meu avô era dono de uma banca de jornal e me deu de presente o álbum. Claro que eu pegava todas as figurinhas de graça na banca do meu vô. E completei rapidamente a coleção. Mas não foi tão fácil... No final só dava figurinha repetida! Faltava a figurinha de número 95, que eu não achava de jeito nenhum. Um dia minha mãe foi me buscar na escola. De longe, ela já sorria para mim sacudindo algo nas mãos. Ela foi se aproximando e fui me dando conta de que era nada mais, nada menos do que a figurinha 95! Pulei de tanta felicidade...

Depois, a mesma editora Globo lançou os gibis Chaves & Chapolim. Saiu também uma revistinha de passatempos e um teatrinho para montar. Em seguida lançaram os óculos do Chaves, que nada mais era que um canudo em forma de óculos. A gente tinha que chupar com muita força para que o líquido chegasse até a boca.

E pela primeira vez, Chaves foi usado como tapa buraco pelo SBT. O Silvio Santos tinha uma mania compulsiva de mudar sua programação em cima da hora de acordo com o que fosse exibido na Rede Globo. O patrão investiu muito numa novela chamada "Brasileiros e brasileiras", que inclusive foi anunciada pelo Chaves na voz do Gastaldi numa dublagem "fake" para comercial - da mesma forma que foi feito com o disco do Chaves. Essa novela só começava no SBT quando acabava algum programa de grande audiência na emissora de Roberto Marinho. Enquanto isso, o SBT passava... o Chaves de novo! Terminava um episódio e começava o segundo, que era cortado assim que acabava a tal atração da Globo, dando início à exibição de "Brasileiros e brasileiras". Uma voz dizia "Esta atração continua amanhã." E o mesmo episódio que tinha sido cortado voltava do início no dia seguinte. Mesmo que fosse cortado faltando só um minutinho pra terminar, no outro dia ele voltava do comecinho. Em 1985, já tinha acontecido algo parecido quando a Globo exibia um fenômeno de audiência, a novela "Roque Santeiro". Durante a novela, o SBT passava o desenho da Pantera Cor-de-Rosa, que era cortado no ponto onde estivesse assim que a novela acabava. Mas é de enlouquecer!!!

<b>Episódios que voltaram a ser exibidos em 1990:</b>

84.13 O restaurante de Dona Florinda (1979)

85.3 "O bilhete de loteria" (1979)

[Ambos tinham sumido em 89]

<b>E também tivemos uma baixa:</b>

85.1 Nasce uma bisavó (1979)

[Este, por sua vez, tinha voltado em 89. Vai entender...]

Até o ano que vem, digo, até 1991.

<b>Cenas do próximo capítulo:</b>

> OS BONECOS DO CHAVES

> O CHAPOLÃO PRETO

> CHAAAAAAAAAAAAARRITO

> TOP TAPE

> KIKO NA BAND

> Y MUCHO MÁS...

<!--sizeo:5--><span style="font-size:18pt;line-height:100%"><!--/sizeo--><i><b>Estamos apresentando...

CHespecial 25 anos</b></i><!--sizec--></span><!--/sizec-->

<!--fonto:Verdana--><span style="font-family:Verdana"><!--/fonto-->> Disponível completo no site oficial do movimento Volta Perdidos CH & CH <a href="http://www.grandesclassicos.net/movimento/index.html" target="_blank">http://www.grandesclassicos.net/movimento/index.html</a>

> Disponível completo e agora também ILUSTRADO pelo ilustríssimo Mestre Maciel no Portal Chaves <a href="http://www.portalchaves.com" target="_blank">www.portalchaves.com</a><!--fontc--></span><!--/fontc-->

Link para o comentário

Muito bom, mas só lembrando que o episódio "máquina de lavar" que hoje passou a ser "Antes um tanque funcionando que uma lavadora encrencada" a dublagem perdida quem dublou foi o "Potiguara Lopes" e não o "Osmiro" como estavam dizendo.

Link para o comentário

está cada vez mais espetacular :joia::feliz::reverencia::)^_^

Obs: esse episódio.

90.10 Somos cafonas, sim (1977)

esse episódio, é do lote de 1984, a primeira versão de 1974 essa sim é do lote de 1990 :joinha:

Link para o comentário
Nossa, to demorando pra ler, mais lhe dou parabens, está muito bom mesmo! :reverencia:

Vlw.

E olha que hoje ainda nem escovei os dentes!

Obrigado, Filipe!

está cada vez mais espetacular :joia::feliz::reverencia::)^_^

Obs: esse episódio.

90.10 Somos cafonas, sim (1977)

esse episódio, é do lote de 1984, a primeira versão de 1974 essa sim é do lote de 1990 :joinha:

=)

Por isso eu digo que 90.10 Somos cafonas é de 1974!

Vou corrigir/editar. Obrigado!

Link para o comentário
=)

Por isso eu digo que 90.10 Somos cafonas é de 1974!

Vou corrigir/editar. Obrigado!

Estamos Aqui Pra Isso!!! :joia: :joia: :joia:

Link para o comentário

Número 13

Mil novecentos e noventa e um

1 9 9 1

> Aaaah, nããão!

Chaves deixa de ser exibido em horário nobre e aos domingos.

> Meu Chavinho amarelinho...

Gugu faz sua segunda entrevista com Roberto Gómez Bolaños.

Dessa vez, a entrevista é só com Chespirito. Tudo é dublado por Marcelo Gastaldi. Gugu anuncia: "Conheça o Chaves sem maquiagem!"

> Fim do monopólio Mauricio de Sousa

A editora Globo lança o almanaque Chaves & Chapolim.

Gibis Chaves & Chapolin continuam sendo produzidos.

> De mil brinquedos seria o dono

São lançados os famosos bonecos de borracha do Chaves. Eles vinham em uma sacolinha que continha três bonecos. Em uma sacola, Chaves, Chiquinha e Quico. Noutra, Seu Madruga, Dona Florinda e Professor Girafales.

Depois foi lançado o bonequinho do Chapolin e, em seguida, o Chavinho dentro do barril.

> Trapa-Vila

No programa "Os Trapalhões", Mussum aparece fantasiado de Chapolin Colorado: "Eu sou o Chapolão Preto!" Inesquecível. Pena que não achei no YouTube...

No Trapa Hotel, o comediante Geraldo Alves apareceu vestido de Chaves.

> ENCHENTE - 19 de março de 1991

Esclarecendo a história da enchente, que já ganhou tantas diferentes versões e tantos outros boatos...

Uma implacável enchente alagou os estúdios da Vila Guilherme. Por conta disso, os telejornais do dia não foram exibidos. Para tapar o buraco na programação, o SBT exibiu Punky, a Levada da Breca e, logo depois, o Chaves. O primeiro episódio exibido foi o 88.19 O Dia da Independência (1975). Em seguida, foi exibido nada mais, nada menos que um episódio INÉDITO do Chaves, porém, completamente cortado, na verdade dilacerado, ficando totalmente sem pé nem cabeça. Eu diria que foram exibidas apenas cenas desconexas deste episódio, que corresponde à primeira versão das bombinhas do Seu Madruga. Não vamos contar esse episódio na lista pelo fato de não ter sido exibido na íntegra.

[Conta-se que a enchente ocorreu em 1992. Claro que isso serviu para justificar os episódios perdidos (a maioria em 92) mas é apenas boato. A enchente foi em 1991 e atingiu os estúdios da emissora. Muita gente caiu no conto de que os episódios se perderam no alagamento, mas isso não faz o menor sentido. O SBT poderia até não ter cópia de seu acervo de registro (gravações antigas), mas com certeza teria cópias de um produto comercial como o Chaves ou teria acesso ao material comprado da Televisa.]

> Leão Lobo conta toodó!

"O apresentador Gugu está trazendo diretamente do México para o Brasil três filmes do grande comediante Chaves", nas palavras de Leão Lobo em sua coluna de fofocas dentro do telejornal AQUI AGORA. Claro que todo mundo achou que eram filmes do Chaves, com a turma do Chaves. Foi o maior alvoroço!

Pouco tempo depois, apareceu na TV o anúncio da distribuidora CARAT mostrando cenas do filme "Charrito, um herói mexicano" em versão Maga. O resto vocês já sabem, só o Charrito mesmo foi lançado.

Eu me lembro que comprei Charrito algum tempo depois numa locadora em Copacabana que estava falindo/fechando.

> CHAVES em VHS

O jornal Estado de São Paulo publicou uma matéria contando que Chaves e Chapolin seriam lançados em vídeo. Logo depois, a distribuidora TOP TAPE lançou três fitas do Chaves e outras três do Chapolin, cada uma contendo três episódios. Os anúncios passavam o tempo todo nos intervalos comerciais do SBT. A Top Tape também lançou três fitas de lambuja da novela Carrossel.

Confiram a seguir os episódios que foram lançados em VHS:

CHAVES

Total de 9 episódios lançados, sendo 6 já conhecidos (do lote de 1990) e três inéditos.

CHAVES - VOL 1

1) 90.6 A sociedade - Churros, parte 1 (1978)

2) 90.7 Churros, parte 2 (1978)

3) 90.25 Seu Madruga sapateiro, parte 1 (1978)

CHAVES - VOL 2

4) 90.17 O homem da roupa velha - A bola de boliche, parte 2 (1978)

5) 90.18 O homem da roupa velha - Quem descola o dedo da bola, número 2 = parte 3 (1978)

6) <INÉDITO> A perna quebrada - As estatísticas, parte 2 (1978)

[Este episódio estreou oficialmente no SBT em 1992, portanto só vai entrar pra lista do nosso guia no lote de 1992]

CHAVES - VOL 3

7) <INÉDITO> A carabina - Guerra às crianças (1979)

[idem ao #6; lembrando que também seria lançado novamente em vídeo mais tarde pela Alphaview.]

[Este episódio possui duas dublagens, lembrando a diferença mais marcante: O ENCONTRO DE DOIS MUNDOS x A TROMBADA DE DOIS MUNDOS. Embora sejam dublagens diferentes, foram feitas na mesma época, ambas com Cecília Lemes dublando a Chiquinha].

8) 90.19 O cachorrinho (1979)

9) <INÉDITO> Epidemia de gripe - sem Quico - Seu Madruga e Chaves lavam o carro (1978)

CHAPOLIN

Total de 9 episódios - todos conhecidos do lote de 1990.

CHAPOLIN - VOL 1

1) 90.38 Os piratas, parte 1

2) 90.39 Os piratas, parte 2

3) 90.12 Expedição arqueológica

CHAPOLIN - VOL 2

4) 90.11 O extrato de energia volátil

5) 90.44 A fronteira - Pelotão de Fuzilamento

6) 90.45 Salvem o bebê - Operação Tripa Seca

CHAPOLIN - VOL 3

7) 90.6 Festa à fantasia, parte 1

8) 90.7 Festa à fantasia, parte 2

9) 90.3 O vazamento de gás

> Quico no SBT e Kiko na Band

"Ele é o melhor amigo do Chaves... E agora ganhou um programa só seu! Kiko!"

[chamada do programa do Kiko na Band]

Na primeira fase do programa, pela sequência exibida na Band, Kiko (Federrrico) mora com seus pais. Uniforme vermelho e branco. Uma coisa que chamou a atenção foram os efeitos sonoros e as risadas, as mesmas usadas em alguns episódios do Chaves.

Na segunda fase (pela ordem da Band), Kiko usa uniforme azul escuro e mora com seu tio. É Kiko, o menino do jornal (Kiko, el niño de papel).

Na terceira fase, Kiko Botones já é adulto e trabalha em um hotel.

Fiquei empolgado com o programa do Kiko, mas no fim das contas não gostei de ver o bochechudo fora do contexto da vila do Chaves. Não funcionou. Hoje entendo que o que faz falta são os roteiros de Chespirito, porque continuo gostando de Chaves mesmo sem o Quico, mas Kiko sem Chaves não me desce de jeito nenhum. Mas isso é pessoal; além disso, eu sempre gostei muito mais do personagem Chaves do que do Quico.

> E, para não perder o costume, em 91, tornou a sair do ar o episódio:

84.13 O restaurante de Dona Florinda (1979)

No próximo capítulo, chegaremos ao tão esperado ano de 1992, importantíssimo para os chavesmaníacos, com graves mudanças na exibição das séries (para mal e para bem). Foi também o ano que marcou o fim das gravações de CHAVES no México.

1992 vai me dar muitississíssimo trabalho, mas para eso estamos! Até lá, filhotes!

Link para o comentário

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...