Ir para conteúdo

CH me ajudou a fazer uma prova de lingüística!!


LeHispano

Recommended Posts

O pessoal da facul sempre me zoou muito por ser fã de CH. Pois bem, eu me garanti na prova de Lingüística, enquanto quase todos eles se ferr...

Vou explicar:

A questão era: "Dê um exemplo de erro lingüístico referencial que não seja um erro lingüístico idiomático nem situacional".

Minha resposta foi: "Roubar é uma coisa que eu nunca fiz, e nem voltarei a fazer", de um dos episódios do restaurante. (Não lembro agora se a frase está exata, mas era + ou - assim). Essa frase é um exemplo de incongruência referencial, com correção gramatical (acerto idiomático), e adequada situacionalmente, pois está inserida num contexto cômico (um programa humorístico).

Outra questão era: "Dê um exemplo de qüiprocó aplicado a um texto dialógico".

Minha resposta: No programa Chapolin, há um episódio com microfones ocultos. Numa sala estão dois personagens conversando sobre um bolo, enquanto em outra sala há um personagem ouvindo, através de fones, essa tal conversa. A conversa sobre os bolos é interpretada errôneamente pelo ouvinte, que lhe atribuiu uma conotação sexual - resultando assim, numa confusão entre intendido e entendido: um qüiprocó.

Viram? CH é cultura!

* * *

TEXTO ACRESCENTADO EM 18 DE JUNHO DE 2007:

Existem meios de argumentar com os seus amigos quando eles dizem que "CH é pura inutilidade, coisa de gente que não tem nada pra fazer, etc." Basta mostrar a eles, por exemplo, as paródias que Chespirito fez dos grandes acontecimentos históricos, temas literários e clássicos do cinema no programa "Chapolin" (como Cleópatra, Guilherme, Romeu e Julieta, A Pantera Cor-de-Rosa, My Fair Lady, A Guerra de Secessão, etc.). Além disso, você poderia até mesmo escrever uma tese para provar que o Chaves e o Chapolin são os maiores representantes da América Latina. É bem certo que Chespirito nunca teve a intenção de transformar seus programas em projetos educativos (ele mesmo vive dizendo isso). Mesmo assim, sem querer querendo, ele conseguiu reunir, nos episódios, diversos elementos que dão um toque de cultura geral incontestável. É inadimissível alguém afirmar que "Chaves é somente humor pastelão", como dizem por aí.

Link para o comentário
  • Respostas 30
  • Criado
  • Última resposta

Usuários que mais postaram nesse tópico

  • LeHispano

    5

  • Chompiras

    4

  • Willianch

    3

  • Matheus

    2

Usuários que mais postaram nesse tópico

Realmente q bom,

Um topico bem util!!

Link para o comentário

Quiprocó

Palavrinha popular muito usada com o significado de confusão. Um exemplo: "A Dona Maria soube que seu marido tem uma amante e agora está dando o maior quiprocó lá na casa deles."

Mas nem sempre foi assim. Nos tempos antigos, nos tempos das "pharmácias", quando os clientes procuravam algum remédio que não estava disponível, o farmacêutico recorria a um livro grosso que relacionava os possíveis substitutos para cada remédio ou substância. Era mais ou menos algo como "este está para aquele". O nome do livro era em latim, como convinha na época às publicações sérias: Quid Pro Quo.

O processo de busca no "Quid Pro Quo" se iniciava com a frustração de uma compra rápida, era complexo, demorado e ininteligível para os clientes, e se transformava em uma confusão. Inevitavelmente o nome do livro passou a significar qualquer coisa que de simples se degenerasse em confusão. Deu quiprocó?

Aposto que ninguém sabia dessa hein.. :rolleyes:

Link para o comentário

Só uma pergunta, você esta em qual ano? ou está na faculdade?

Link para o comentário
O pessoal da facul sempre me zoou muito por ser fã de CH. Pois bem, eu me garanti na prova de Lingüística, enquanto quase todos eles se ferr...

Vou explicar:

A questão era: "Dê um exemplo de erro lingüístico referencial que não seja um erro lingüístico idiomático nem situacional".

Minha resposta foi: "Roubar é uma coisa que eu nunca fiz, e nem voltarei a fazer", de um dos episódios do restaurante. (Não lembro agora se a frase está exata, mas era + ou - assim). Essa frase é um exemplo de incongruência referencial, com correção gramatical (acerto idiomático), e adequada situacionalmente, pois está inserida num contexto cômico (um programa humorístico).

Outra questão era: "Dê um exemplo de qüiprocó aplicado a um texto dialógico".

Minha resposta: No programa Chapolin, há um episódio com microfones ocultos. Numa sala estão dois personagens conversando sobre um bolo, enquanto em outra sala há um personagem ouvindo, através de fones, essa tal conversa. A conversa sobre os bolos é interpretada errôneamente pelo ouvinte, que lhe atribuiu uma conotação sexual - resultando assim, numa confusão entre intendido e entendido: um qüiprocó.

Viram? CH é cultura!

Entendi todas as palavras/frases que estão em negrito! :D:P

Link para o comentário

Já aconteceu comigo no ano passado em uma prova de Bio. Eu tava em dúvida entre duas alternativas, com relação a alimentação.

Aí tinha uma parada lá, de que Leite tem isso, Verduras tem aquilo e Peixes tem Fósforo. Adivinhem em qual eu fui? :rolleyes:

Link para o comentário

Pode crer o chaves jé me ajudou numa prova e historia, eu naum lembrava o segundo nome de Raul, q serie Raul Cortez! hausha

Link para o comentário
Já aconteceu comigo no ano passado em uma prova de Bio. Eu tava em dúvida entre duas alternativas, com relação a alimentação.

Aí tinha uma parada lá, de que Leite tem isso, Verduras tem aquilo e Peixes tem Fósforo. Adivinhem em qual eu fui? :rolleyes:

Mas tá errado, como eles vão acender debaixo d'água?

Link para o comentário
Muita coisa que sei do espanhol aprendi assistindo Chaves em áudio original.

Isso me ajudou muito também, por isso hoje eu sou a pessoa que mais falo espanhol em minha casa. :D:P

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Atividades

    1. Melchior CH
      45

      [INÉDITO] UMA INVESTIGAÇÃO PERIGOSA (1973)

    2. E.R
      165

      DISNEY

    3. Lucas Fernando
      45

      [INÉDITO] UMA INVESTIGAÇÃO PERIGOSA (1973)

    4. Пауло Витор
      45

      [INÉDITO] UMA INVESTIGAÇÃO PERIGOSA (1973)

    5. Lucas Fernando
      2926

      Pica Pau

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...