Ir para conteúdo

CARNAVAL


Mestre Maciel

Recommended Posts

O GLOBO & O DIA

m1jt6.jpg

. Ex-diretor da bateria da Estação Primeira de Mangueira, o músico Ivo Meirelles revelou ontem uma versão completamente diferente da apresentada pela presidente da escola, Eli Gonçalves, a Chininha, para o que a polícia acredita ser uma passagem secreta ligando a quadra da agremiação ao interior da favela — o que facilitaria o trânsito e a fuga de traficantes. Ivo afirmou que a casa, comprada por ele em terreno ao lado do Palácio do Samba, serviria como residência para um zelador.

11ivohe1.jpg

Ambos negam que o corredor facilitava o entra-e-sai de traficantes na quadra. A construção, semelhante a um porão, está ligada ao camarote do segundo andar por uma escadaria. Chininha afirmou, ao mostrar o espaço à imprensa, que duas portas foram fechadas com cimento porque o local seria usado como depósito de instrumentos. Se fosse usada como residência, como alega Ivo, a casa do zelador teria apenas duas aberturas nas extremidades: uma janela no último cômodo e uma porta ligada ao camarote.

“Estou muito incomodado de ver meu nome nas páginas policiais. Isso está tirando o meu sossego e destruindo a minha família. Afirmo aqui, e onde mais for chamado, que nunca existiu nenhuma passagem secreta para traficantes. Estava fazendo obras na casa para servir de moradia a um jovem humilde de Jacarepaguá, que ia cuidar do que tinha no camarote. Quem falou que era para instrumentos não sabe o que disse”, acusou.

Ivo afirmou que só convidados tinham acesso ao camarote. Ele alega que criou a comenda “Amigos da Bateria” para garantir livre acesso aos camarotes àqueles que contribuíssem anualmente com quantias mínimas de R$ 1,5 mil. Com uma carteirinha, os sócios passavam por catracas eletrônicas de uso exclusivo da ala da bateria.

“Chiquinho (Francisco de Carvalho) contribuiu com R$ 2 mil. Quem não quisesse doar em dinheiro poderia contribuir de outra forma. O Belo ofereceu seus shows.”

Ivo Meirelles deverá prestar depoimento na próxima quarta-feira. Ele disse que o chefe do tráfico na Mangueira e compositor do samba-enredo deste ano, Francisco de Paula Testas Monteiro, o Tuchinha, “não tinha a carteira” para freqüentar a área vip.

Segundo informações da polícia, Tuchinha e dois comparsas — Lúcio Mauro Carneiro dos Passos, o Biscoito, e Anderson Santos da Silva, o Nego — estariam escondidos numa favela do Comando Vermelho na Zona Sul.

A polícia também investiga se um político pode ter facilitado a suposta visita de Ivo Meirelles ao traficante Alexander Mendes da Silva, o Polegar, sobrinho de Tuchinha, preso em Bangu 3.

“Temos a informação de que ele teria sofrido ameaças de traficantes desde que a passagem entre a favela e a quadra foi divulgada e que teria ido se justificar a Polegar no presídio. Alguém pode ter facilitado para que ele não tivesse que ser identificado ao entrar”, afirmou o delegado Márcio Caldas.

O músico negou que tivesse recebido ameaças e disse que não teria motivos para visitar o traficante. “Se houvesse ameaça, eu não estaria mais aqui”, afirmou.

De acordo com as investigações, cerca de 70% das drogas vendidas na favela são comercializadas nos fins de semana, quando acontecem eventos na quadra.

Mesmo com as graves denúncias envolvendo a Mangueira, integrantes da escola afirmam que o desfile de Carnaval no Sambódromo não será afetado. Segundo o primeiro intérprete da Verde-e-Rosa, José Luiz Couto Pereira, o Luizito, a maré de azar da agremiação será superada com muita raça e determinação.

“A Mangueira tem que ter tranqüilidade. Conheço todos lá, sei que não há envolvimento com o tráfico”, afirma Luizito. “Mas vamos superar tudo”, concorda o segundo intérprete, José Paulo Sierra.

O presidente da Liesa, Jorge Castanheira, preferiu não comentar como as acusações da Polícia Civil podem afetar a imagem do Carnaval este ano. “É uma crise na comunidade. Não nos metemos em assuntos internos de escolas de samba”, limitou-se a dizer.

Hoje, segundo Castanheira, haverá uma reunião entre a Liesa e a Petrobras para definir detalhes do patrocínio da estatal, de R$ 6 milhões, para ser repartido com as agremiações.

mmst1.jpg

Essa mulher que é presidente da Mangueira parece até que é controlada pelos traficantes do morro. A gente sabe que o tráfico, infelizmente, comanda as favelas do Rio, sobretudo as facções organizadas, como o Comando Vermelho.

Link para o comentário
  • Respostas 223
  • Criado
  • Última resposta

Usuários que mais postaram nesse tópico

  • E.R

    57

  • Mestre Maciel

    33

  • Rapha

    15

  • Seu Madruga Veste Preto

    13

Usuários que mais postaram nesse tópico

CLÉO GUIMARÃES - O GLOBO

8brx34p.jpg

Vai ser bem interessante. O Paulo Barros, como sempre, inovando e muito criativo. E os jurados, como sempre, não dando o título pra escola em que ele trabalha. Não faz sentido. :ponder:

Link para o comentário
CLÉO GUIMARÃES - O GLOBO

8brx34p.jpg

Vai ser bem interessante. O Paulo Barros, como sempre, inovando e muito criativo. E os jurados, como sempre, não dando o título pra escola em que ele trabalha. Não faz sentido. :ponder:

O Paulo Barros é ousado, mas as suas inovações, como a bateria no carro alegórico, sempre põem em risco a harmonia e o conjunto da escola. E como os jurados só querem saber do feijão com arroz...

Quanto ao tráfico na Mangueira, a escola infelizmente é mais uma dentre as tantas fachadas que as facções possuem.

Link para o comentário
O Paulo Barros é ousado, mas as suas inovações, como a bateria no carro alegórico, sempre põem em risco a harmonia e o conjunto da escola. E como os jurados só querem saber do feijão com arroz...

Pois é, Mestre. Isso é o que eu acho ruim no Carnaval. Escolas como a Beija-Flor com "Ratos e Urubus"; a Mocidade na época do auge da criatividade do Renato Lage; a Unidos da Tijuca em 2005 e 2006 e a Viradouro em 2007 dão um banho de criatividade e são sempre preteridas pelas escolas que tem mais dinheiro como a nossa Beija-Flor ou pelos desfiles "tecnicamente perfeitos" da Imperatriz.

É chato isso, porque o ideal seria que mais escolas fossem premiadas, de preferência, as mais originais e que contagiassem mais o público.

Link para o comentário

Mestre, qual foi os melhores sambas-enredos que vc já ouviu?

Pra mim é "Bum Bum" Imperio Serrano 1982. "Coisa boa é pra sempre" Gaviões da Fiel 1995, "É a hora da virada" Gaviões da Fiel 2002. Entre outros.

Link para o comentário

William, o melhor samba de todos os tempos pra mim é "Heróis da Liberdade", cantado em 1969 pelo Império Serrano. Eis duas listas com os Tops 20 na era pré-Sambódromo e na pós-Sambódromo (a partir de 1984):

Era pré-Sambódromo (até 1983)

1º Heróis da Liberdade (Império Serrano - 1969)

2º Aquarela Brasileira (Império Serrano - 1964)

3º Sublime Pergaminho (Unidos de Lucas - 1968)

4º Os Sertões (Em Cima da Hora - 1976)

5º Treze Naus (Portela - 1969)

6º Os Cinco Bailes da História do Rio (Império Serrano - 1965)

7º Ilu Ayê (Portela - 1972)

8º Bumbum Paticumbum Prugurundum (Império Serrano - 1982)

9º Chico Rei (Salgueiro - 1964)

10º Brasil, Flor Amorosa de Três Raças (Imperatriz - 1969)

11º A Festa do Círio de Nazaré (Unidos de São Carlos - 1975)

12º Rapsódia de Saudades (Mocidade - 1971)

13º A Visita de Ony de Ifé a Obá de Oyó (Unidos do Cabuçu - 1983)

14º Seca no Nordeste (Tupy de Brás de Pina - 1961)

15º Samba, Festa de um Povo (Mangueira - 1968)

16º Onde o Brasil Aprendeu a Liberdade (Vila Isabel - 1972)

17º O Mundo Melhor de Pixinguinha (Portela - 1974)

18º Macunaíma (Portela - 1975)

19º É Hoje (União da Ilha - 1982)

20º O Mundo Encantado de Monteiro Lobato (Mangueira - 1967)

Era pós-Sambódromo (a partir de 1984 - não incluindo os sambas antigos reeditados desde 2004)

1º 100 Anos de Liberdade, Realidade ou Ilusão (Mangueira – 1988)

2º Liberdade, Liberdade, Abre as Asas Sobre Nós (Imperatriz – 1989)

3º O Melhor da Raça, o Melhor do Carnaval (Tradição – 1988)

4º Kizomba, Festa da Raça (Vila Isabel – 1988)

5º Contos de Areia (Portela – 1984)

6º Muito Prazer! Isabel de Bragança ou Drummond Rosa da Silva, mas Pode me Chamar de Vila (Vila Isabel – 1994)

7º Rei Sinhô, Rei Zumbi, Rei Nagô (Tradição – 1986)

8º Raízes (Vila Isabel – 1987)

9º Me Masso se Não Passo pela Rua do Ouvidor (Salgueiro – 1991)

10º Sonhos de Natal (Tradição – 1987)

11º Gbala – Viagem ao Templo da Criação (Vila Isabel – 1993)

12º Pra Tudo se Acabar na Quarta-Feira (Vila Isabel – 1984)

13º Verás que um Filho Teu Não Foge à Luta (Império Serrano - 1996)

14º Tereza de Benguela, uma Rainha Negra no Pantanal (Viradouro – 1994)

15º Agudás: os que Levaram a África no Coração e Trouxeram para o Coração da África, o Brasil (Unidos da Tijuca – 2003)

16º Manõa, Manaus, Amazônia, Terra Santa: Alimenta o Corpo, Equilibra a Alma e Transmite a Paz (Beija-Flor – 2004)

17º A Saga de Agotime, Maria Mineira Naê (Beija-Flor – 2001)

18º O Fruto da África de Todos os Deuses no Brasil de Fé – Candomblé (Cubango – 2005)

19º O Dono da Terra (Unidos da Tijuca – 1999)

20º Ganga Zumba, Raiz da Liberdade (Engenho da Rainha – 1986)

Link para o comentário
CLÉO GUIMARÃES - O GLOBO

8brx34p.jpg

Vai ser bem interessante. O Paulo Barros, como sempre, inovando e muito criativo. E os jurados, como sempre, não dando o título pra escola em que ele trabalha. Não faz sentido. :ponder:

Ah, E.R.! Com a roubalheira que foi o ano passado, nem dá pra saber se realmente a Beija-Flor ganhou.

William, o melhor samba de todos os tempos pra mim é "Heróis da Liberdade", cantado em 1969 pelo Império Serrano. Eis duas listas com os Tops 20 na era pré-Sambódromo e na pós-Sambódromo (a partir de 1984):

Era pré-Sambódromo (até 1983)

1º Heróis da Liberdade (Império Serrano - 1969)

2º Aquarela Brasileira (Império Serrano - 1964)

3º Sublime Pergaminho (Unidos de Lucas - 1968)

4º Os Sertões (Em Cima da Hora - 1976)

5º Treze Naus (Portela - 1969)

6º Os Cinco Bailes da História do Rio (Império Serrano - 1965)

7º Ilu Ayê (Portela - 1972)

8º Bumbum Paticumbum Prugurundum (Império Serrano - 1982)

9º Chico Rei (Salgueiro - 1964)

10º Brasil, Flor Amorosa de Três Raças (Imperatriz - 1969)

11º A Festa do Círio de Nazaré (Unidos de São Carlos - 1975)

12º Rapsódia de Saudades (Mocidade - 1971)

13º A Visita de Ony de Ifé a Obá de Oyó (Unidos do Cabuçu - 1983)

14º Seca no Nordeste (Tupy de Brás de Pina - 1961)

15º Samba, Festa de um Povo (Mangueira - 1968)

16º Onde o Brasil Aprendeu a Liberdade (Vila Isabel - 1972)

17º O Mundo Melhor de Pixinguinha (Portela - 1974)

18º Macunaíma (Portela - 1975)

19º É Hoje (União da Ilha - 1982)

20º O Mundo Encantado de Monteiro Lobato (Mangueira - 1967)

Era pós-Sambódromo (a partir de 1984 - não incluindo os sambas antigos reeditados desde 2004)

1º 100 Anos de Liberdade, Realidade ou Ilusão (Mangueira – 1988)

2º Liberdade, Liberdade, Abre as Asas Sobre Nós (Imperatriz – 1989)

3º O Melhor da Raça, o Melhor do Carnaval (Tradição – 1988)

4º Kizomba, Festa da Raça (Vila Isabel – 1988)

5º Contos de Areia (Portela – 1984)

6º Muito Prazer! Isabel de Bragança ou Drummond Rosa da Silva, mas Pode me Chamar de Vila (Vila Isabel – 1994)

7º Rei Sinhô, Rei Zumbi, Rei Nagô (Tradição – 1986)

8º Raízes (Vila Isabel – 1987)

9º Me Masso se Não Passo pela Rua do Ouvidor (Salgueiro – 1991)

10º Sonhos de Natal (Tradição – 1987)

11º Gbala – Viagem ao Templo da Criação (Vila Isabel – 1993)

12º Pra Tudo se Acabar na Quarta-Feira (Vila Isabel – 1984)

13º Verás que um Filho Teu Não Foge à Luta (Império Serrano - 1996)

14º Tereza de Benguela, uma Rainha Negra no Pantanal (Viradouro – 1994)

15º Agudás: os que Levaram a África no Coração e Trouxeram para o Coração da África, o Brasil (Unidos da Tijuca – 2003)

16º Manõa, Manaus, Amazônia, Terra Santa: Alimenta o Corpo, Equilibra a Alma e Transmite a Paz (Beija-Flor – 2004)

17º A Saga de Agotime, Maria Mineira Naê (Beija-Flor – 2001)

18º O Fruto da África de Todos os Deuses no Brasil de Fé – Candomblé (Cubango – 2005)

19º O Dono da Terra (Unidos da Tijuca – 1999)

20º Ganga Zumba, Raiz da Liberdade (Engenho da Rainha – 1986)

Pô, Mestre! E o tão famoso "Peguei um Ita no Norte" do Salgueiro (não lembro o nome)?

Gosto muito dele, do Bumbum Paticumbum Prugurundum, do Aquarela Brasileira e do da Mangueira sobre o Nordeste (esqueci o nome e o ano) :P

Link para o comentário

Sem duvida nenhuma os melhores sambas enredos são os da Gaviões de 2002, 2002 e 2006 (1994, 1998 e 2007 tbm são bons). O Imperio Serrano pra mim fez um dos mais belos sambas tbm em 82 como eu já disse. Nene de vila Matilde fez um bonito samba em 95.

Eu amoo o Carnaval, preciso achar os smabas mais bonitos que ainda não tenho. Alguem sabe um site para achar os mais antigos? Muitos já achei no Emule e no Shareaza, mas falta alguns ainda.

Agradeço se alguem souber ;)

Link para o comentário
Ah, E.R.! Com a roubalheira que foi o ano passado, nem dá pra saber se realmente a Beija-Flor ganhou.

Pior que eu sou obrigado a concordar contigo, mesmo sendo simpatizante da Beija-Flor. ;)

Tem um amigo meu que vai sair na Viradouro, parece que um dos carros da escola vai simular uma estação de esqui, bem legal.

--

NOTÍCIAS
FABÍOLA REIPERT - FOLHA ON LINE

4vrdb4n.gif

. A Record vai entrar na disputa pelo direito de transmissão do Carnaval carioca, em 2009.

Duvido que a Globo perca os direitos de transmissão.

Link para o comentário
  • 2 semanas depois...

bjem1e.jpg

O Paulo Barros, mais uma vez, promete fazer um ótimo Carnaval. O assunto da vez é o polêmico carro sobre o Holocausto. Espero que não proibam a Viradouro de mostrar o carro.

2kos4w.jpg

Link para o comentário
Sem duvida nenhuma os melhores sambas enredos são os da Gaviões de 2002, 2002 e 2006 (1994, 1998 e 2007 tbm são bons). O Imperio Serrano pra mim fez um dos mais belos sambas tbm em 82 como eu já disse. Nene de vila Matilde fez um bonito samba em 95.

Eu amoo o Carnaval, preciso achar os smabas mais bonitos que ainda não tenho. Alguem sabe um site para achar os mais antigos? Muitos já achei no Emule e no Shareaza, mas falta alguns ainda.

Agradeço se alguem souber ;)

Willian, no www.sambariocarnaval.com tem vários discos antigos na seção Downloads. Estou adicionando novos discos na seção aos poucos. Também há sambas antigos no www.apoteose.com (embora estejam em 32 kbps) e na comunidade do Orkut Sambas de Enredo há vários álbuns disponíveis.

Link para o comentário
Sem duvida nenhuma os melhores sambas enredos são os da Gaviões de 2002, 2002 e 2006 (1994, 1998 e 2007 tbm são bons)

Pô Willian, esqueceu de nosso melhor enredo : Coisa Boa é para Sempre (1995)

Com aquele Refrão que ficou marcado:

"Me de a mão me abraça

viaja comigo pro céu

sou Gavião levanto a taça

com muito orgulho prá delírio da Fiel"

Rumo ao titulo esse ano :D

Link para o comentário
Reverendo Majo Jojo

Procuro e não acho um vídeo que contenha o trecho do desfile da Viradouro em 97 no qual a bateria faz uma batida funk.

No YouTube encontrei alguns momentos, mas não esse trecho específico. Tenho apenas o áudio.

Para mim é o segundo momento mais marcante que assisti no canaval, atrás apenas do desfile da Tradição em 2001, com o elenco do SBT aparecendo aos montes na tela da Globo em plenos 2001.

Link para o comentário
NOTÍCIAS
O DIA

Adolf Hitler será o destaque do carro alegórico que representa o Holocausto, no desfile da Viradouro. Sua “presença” ainda não havia sido revelada pelo carnavalesco Paulo Barros, mas tornou-se pública com a divulgação do Abre Alas, roteiro oficial do desfile editado pela Liga Independente das Escolas de Samba. O empresário Corintho Rodrigues aparece no livro da Liga como o ditador nazista. A alegoria é composta de esculturas de cadáveres nus e esqueléticos. Até agora, está previsto que no ponto mais alto do carro virá Hitler sobre uma plataforma.

A presença de pessoas no carro havia sido negada por Barros depois que a existência da alegoria chegou ao conhecimento da comunidade judaica, como O DIA noticiou no dia 18. O Abre Alas, no entanto, desmente a afirmação do carnavalesco. A Federação Israelita do Rio apelou para que a escola desista do carro. O presidente da entidade, Sérgio Niskier, repudiou a alegoria e disse, depois de receber trechos do informativo enviado por O DIA, que pretende “mudar de atitude” em relação à Viradouro: “A se confirmar a presença de um artista vestido de Hitler, trazendo imagem de um ditador sanguinário e assassino, a minha atitude passa a ser outra”.

Niskier reclamou que, depois de mandar carta de protesto, à Viradouro a escola não respondeu ao comunicado. “Imagina, a figura de Hitler em cima de um carro onde haja judeus mortos”, lamentou o líder judaico, que já havia questionado a mistura de Holocausto e samba.

O destaque do carro, Corintho Rodrigues, negou que vá usar a fantasia. “Eu desfilo na Viradouro há muitos anos, mas neste Carnaval não vou participar”, afirmou, durante reunião da escola, na Cidade do Samba. Indagado sobre a publicação de seu nome no roteiro oficial das escolas, Corintho disse que procuraria o carnavalesco Paulo Barros para esclarecer a situação.

Barros foi procurado e, por meio de sua assessoria, recusou-se a comentar a presença do ditador no polêmico carro. A assessoria também não confirmou a afirmação de Corintho sobre sua ausência no desfile.

Em carta enviada ao presidente da escola, Marco Lira, o diretor de Relações Internacionais da entidade, Shimon Samuels, pediu que a Viradouro evite o que chamou de “profanação da memória do genocídio”.

Representante do Centro na América Latina, Sergio Widder também mostrou sua revolta ao afirmar que, caso a escola não reveja sua decisão, “não merecerá o prêmio do Carnaval”.


Isso vai dar uma confusão...
Link para o comentário

Não falei...

NOTÍCIAS
GLOBO.COM

O carro alegórico de número 5 da escola de samba Viradouro, que mostraria o holocausto e traria uma imagem de Adolf Hitler, vai ser modificado para desfilar no Sambódromo. O anúncio foi feito pelo presidente da agremiação, Marco Antônio Lira de Almeida, em coletiva na Cidade do Samba, na zona central do Rio. Ele não quis adiantar que tipo de protesto fará: "'É segredo, vocês vão ver na hora".

A decisão de mudar o carro da polêmica foi tomada depois que a Justiça estadual concedeu um liminar proibindo o desfile, a pedido da Federação Israelita fluminense. Apesar de o presidente da Viradouro afirmar que houve cerceamento de liberadade, ele não considera que a Federação tenha praticado um ato de censura. A decisão da justiça provocou tristeza no barracão da escola.

Segundo Lira de Almeida, o carro tinha a intenção de mostrar um Adolf Hitler arrependido e de cabeça baixa com vergonha do que realizou. “Era para causar arrepio. Não há nada desrespeitoso no carro. O nosso objetivo era mostrar o que aconteceu. Aquilo arrepiou o mundo. Muita gente desconhece isso”, explicou.

Lira de Almeida disse ainda que não pretende entrar com recurso para derrubar a liminar e que agirá dentro da lei, com a obediência à decisão do judiciário e aos critériosda Liesa, a liga das escolas de samba do Rio.

Sobre o passista que viria vestido de Hitler, o presidente guardou segredo. “Será uma grande surpresa. Aguardem!”

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Atividades

    1. E.R
      361

      Sonic The Hedgehog

    2. E.R
      181

      TURISMO

    3. E.R
      100

      Vai e Vem do Futebol 2024

    4. E.R
      123

      Futebol Português

    5. E.R
      17

      Copa Sul Americana 2024 e Recopa Sul Americana 2024

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...