Ir para conteúdo

Bastidores do Esporte


E.R

Recommended Posts

O primeiro contato de Adilson Batista com o elenco são-paulino, no vestiário do Beira RIO

E ainda com sabias palavras de Rogério Ceni! :joia: :joia: :joia::D :D :D

Editado por chapolin
Link para o comentário
São Paulo e 9ine buscam capitalizar com Lucas, que vira boneco e 'pérola' do marketing
Renan Prates
Em São Paulo

O mercado publicitário começou a abrir os olhos para o meia-atacante Lucas. Com apenas 18 anos, o jogador virou a “pérola” do marketing do São Paulo e da 9ine, empresa que tem Ronaldo Fenômeno como dono e ganhou os direitos de explorar a imagem da joia são-paulina.

As estratégias estão traçadas e o torcedor do São Paulo terá novidades muito em breve sobre o assunto. Lucas irá virar boneco (a ser lançado até outubro) e garoto-propaganda de pelo menos duas empresas de grande porte.

“Vamos lançar o boneco dele. Vamos utilizar a imagem dele para ter uma aproximação com o torcedor. Ele é a nossa maior pérola, não tenha a menor dúvida”, admitiu o diretor de marketing do São Paulo, Rogê David, ao UOL Esporte.

Nada mau para um jogador que não completou ainda um ano no profissional do São Paulo receber tratamento semelhante ao dos ídolos Rogério Ceni e Luis Fabiano na estratégia de marketing do clube tricolor.

Paralelamente ao projeto são-paulino, o empresário de Lucas, Wagner Ribeiro, trabalha em conjunto com a empresa de Ronaldo Fenômeno para viabilizar contratos publicitários que aumentem o ordenado mensal do jogador. E o agente do atleta garantiu que isto está muito próximo de ser oficializado.

“Temos duas campanhas, uma já praticamente assinada, e outra na mão de advogados que estão vendo algumas cláusulas. Uma delas é de uma empresa multinacional. Não vou falar agora porque tem um termo de confidencialidade que precisa ser respeitado”, explicou Ribeiro.

O empresário do jogador, que também é agente de Neymar, tenta fazer com que Lucas pegue ‘carona’ na popularidade do santista. O meia são-paulino estará na festa do sorteio dos grupos da Copa do Mundo de 2014, neste sábado, no Rio de Janeiro. Cabe agora a ele manter o bom rendimento dentro de campo e mostrar que também pode ser um craque fora dele.

Link para o comentário
NOTÍCIAS


NOTÍCIAS
Grondona diz que Alejandro Sabella será o novo técnico da Argentina

Presidente da AFA afirma que Bianchi recusou cargo antes e não terá chance com ele. Detalhes separam acerto com ex-técnico do Estudiantes

Por GLOBOESPORTE.COM e agências de notícias
Buenos Aires

Após a demissão de Sergio Batista, que fracassou na Copa América, o presidente Julio Grondona, afirmou, nesta quinta-feira, que o novo técnico da seleção da Argentina será Alejandro Sabella, campeão da Libertadores da América com Estudiantes, em 2009. O comandante, que havia aceitado o convite do Al Jazira, ex-clube do técnico do Fluminense, Abel Braga, voltou atrás.

Para o dirigente da AFA, esse foi um passo crucial e o anúncio oficial deverá ser feito em breve

- Primeiro vamos ver. Temos que definir umas coisas. Assim que o contrato de Batista for encerrado, avançaremos com Sabella e o anunciaremos. Sua renúncia ao Al Jazira foi um passo importante. A Comissão vê com bons olhos o Sabella. Eu também leio muito e tenho a sensação de que ele não é mal visto. Tomara que tudo seja resolvido o mais rápido possível - disse, em entrevista à rádio "Rivadavia".

O veterano treinador Carlos Bianchi, o "Senhor Libertadores (tetracampeão do torneio), que se ofereceu ao cargo, foi descartado imediatamente.

- Ele não vai ser o treinador da seleção. Tentei buscá-lo uma vez, disse que não. Fui outra vez, disse que não. Se eu seguir como presidente, não vai ser o técnico. Se agora pede, vai ter que esperar um pouco mais - disse o dirigente.

Outro ponto tocado por Grondona é a posição do gerente Carlos Bilardo.

- Quem sabe porque não esteve na parte técnica e tática. Isso é difícil de comentar, é um tema particular. Agora, vai passar a integrar a assessoria da presidência. Vou pedir que aceite porque não quero deixá-lo de lado.

Por último, falou de Checho, demitido pouco depois da eliminação precoce na Copa América.

- Tenho boas lembranças do Batista. Me disse que não me causaria problemas e que faria o mais conveniente. Teve uma má interpretação, o contrato estava firmado desde novembro. O resultado da Copa América não se pode chamar de fracasso, ficamos de fora por detalhes - concluiu.
http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/futebol-argentino/noticia/2011/07/grondona-nega-bianchi-como-tecnico-e-poe-alejandro-sabella-mais-perto.html
Editado por chapolin
Link para o comentário
  • 4 semanas depois...
NOTÍCIAS
São Paulo confirma contrato com Henrique e espera por ele segunda

Vice de futebol diz que, se quiser sair, atacante terá de conseguir um clube que pague multa rescisória. Valor é diferente para Brasil e exterior

Por Marcelo Prado
São Paulo

Após conquistar o pentacampeonato mundial com a Seleção Brasileira sub-20, na Colômbia, Henrique desembarcou no Brasil com os prêmios de melhor jogador do torneio e artilheiro, com cinco gols. Mas apresentou também aos jornalistas a declaração de que o São Paulo é passado e não defende mais o clube. Segundo o jogador, o contrato dele acabou há 45 dias, embora na Federação Paulista de Futebol haja o registro até 20 de julho de 2013. A cúpula do Tricolor reforçou que o atleta tem vínculo em andamento e não se mostra preocupada com o caso.

- Ele tem um contrato em vigência, o São Paulo sempre cumpriu suas obrigações e espera que ele se reapresente nesta segunda-feira com os demais jogadores. Se isso não acontecer, o que imagino que não vá, não será mais problema meu, e sim do departamento jurídico - ressaltou João Paulo de Jesus Lopes, vice de futebol.

O dirigente também comentou a vontade de Henrique de usar a boa trajetória na Seleção para conseguir espaço em um time do exterior ou até do Brasil. O vice lembrou que há multa para a saída do atacante.

- Vivemos em um país livre e democrático e que é regido pelas leis. Existe uma multa rescisória de R$ 20 milhões para clubes brasileiros e 20 milhões de euros para clubes de fora do Brasil. Se ele achar que deve sair, basta cumprir da lei que não poderemos fazer nada. De qualquer forma, o São Paulo aprovou seu desempenho e acredita que é responsável pelo seu sucesso, já que sempre lhe deu visibilidade. Acho que chegaremos a um entendimento - acrescentou Jesus Lopes.
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/sao-paulo/noticia/2011/08/sao-paulo-confirma-contrato-com-henrique-e-espera-por-ele-segunda.html
Link para o comentário
  • 1 mês depois...
NOTÍCIAS
CBF divulga calendário; Seleção pode desfalcar clubes 15 vezes no Brasileiro

Brasileiro vai de 20 de maio a 2 de dezembro. São 15 rodadas próximas de compromissos internacionais, contando com os Jogos Olímpicos de Londres

Por GLOBOESPORTE.COM
Rio de Janeiro

A CBF divulgou no início da tarde desta sexta-feira o calendário das competições do futebol brasileiro de 2012. Os jogos da Seleção Brasileira seguirão sendo motivo para reclamações de técnicos e dirigentes de clubes na próxima temporada.

O Campeonato Brasileiro começa no dia 20 de maio e termina no dia 2 de dezembro. Neste período são 10 datas-Fifa, e mais dois dias reservados para o Superclássico das Américas. Há nove rodadas próximas destas datas. O campeonato também não para durante os Jogos Olímpicos, que tem datas reservadas de 25 de julho a 11 de agosto para o futebol. Os jogadores convocados para Londres devem desfalcar os clubes por seis rodadas neste período. Ou seja, um jogador como Neymar, com vaga nas seleções olímpica e principal, corre o risco de ficar longe de seu clube por até 15 rodadas.

Os campeonatos estaduais terão 23 datas, com início em 22 de janeiro e término em 13 de maio.

Mudanças nas séries C e D

A Série B irá de 19 de maio a 24 de novembro. Já as Séries C e D terão início adiantado para o primeiro semestre: respectivamente de 27 de maio a 7 de outubro, e 27 de maio a 30 de setembro.

A Copa do Brasil será dos dias 7 de março a 25 de julho.

Na Copa do Brasil de Futebol Feminino há duas mudanças: os jogos, que neste ano aconteceram às quintas-feiras, serão aos sábados. Além disso, a competição, antes no segundo semestre, passa a ser disputada no primeiro, de 3 de março a 12 de maio.
http://globoesporte.globo.com/futebol/noticia/2011/10/cbf-divulga-calendario-do-futebol-nacional-para-2012.html
Link para o comentário
  • 1 mês depois...
NOTÍCIAS
Editado por chapolin
Link para o comentário
  • 3 meses depois...
NOTÍCIAS
http://globoesporte.globo.com/futebol/copa-do-mundo/noticia/2012/03/ricardo-teixeira-pede-licenca-da-cbf.html

Ricardo Teixeira pede licença da CBF, diz presidente da Federação Paulista

Marco Polo Del Nero confirma afastamento do dirigente do comando da entidade. José Marin foi indicado para assumir o cargo interinamente

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Por conta de problemas de saúde, Ricardo Teixeira pediu licença da presidência da CBF na tarde desta quinta-feira. O dirigente, que chegou a comparecer à sede do Comitê Organizador da Copa do Mundo de 2014, na Barra da Tijuca, na parte da manhã, preferiu se desligar do cargo na confederação para se dedicar aos cuidados médicos de que necessita.

A informação foi confirmada pelo presidente da Federação Paulista de Futebol, Marco Polo Del Nero. O dirigente informou ainda que José Maria Marin foi indicado por Teixeira para assumir o cargo de forma interina.

- Quando se está com a saúde ruim é preciso cuidar dela. Ele pediu licença e indicou o José Maria Marin para ficar em seu lugar - disse Del Nero por telefone.

O pedido de licença, de acordo com o presidente da Federação Gaúcha, Francisco Noveletto, foi enviado às federações através de um comunicado interno da CBF. Os presidentes dos 27 estados receberam via fax a informação do afastamento de Teixeira do comando da entidade. A indicação de Marin à presidência é por tempo indeterminado. Quem também confirmou ter recebido o mail foi Paulo Schettino, presidente da Federação Mineira de Futebol.

Teixeira pode tirar no máximo três licenças da CBF por ano, totalizando 180 dias - cada licença pode ter no máximo 60 dias. No ano passado, o dirigente se ausentou do cargo ao ser internado para tratar de uma diverticulite (processo inflamatório e infeccioso do divertículo - bolsas circulares da parede do colón que têm ligação com o intestino grosso).

Na semana passada, na Assembleia Geral Extraordinária, que aconteceu na sede da CBF, na Barra da Tijuca, alguns dirigentes pediram a Teixeira que fizesse um revezamento entre os vice-presidentes da entidade enquanto estivesse fora do cargo para cuidar da saúde.

Atualmente, a CBF conta com cinco vice-presidentes, cada um representando uma região do país: Fábio Marcel Nogueira (Sul), Fernando José Macieira Sarney (Norte), Marco Antonio de M. Ferreira (Nordeste), Weber Magalhães (Centro-Oeste) e José Maria Marín (Sudoeste).

Antes da Assembleia Geral na semana passada, Teixeira passou mal durante uma reunião na sede da CBF e, com dificuldades para se locomover, teve que deixar o prédio, com dores na perna. Após a reunião, o presidente da federação cearense, Mauro Carmélio, confirmou que o presidente passaria por uma bateria de exames e poderia se licenciar do cargo, o que se confirmou nesta quinta-feira.
Link para o comentário
  • 2 semanas depois...
NOTÍCIAS
http://globoesporte.globo.com/platb/meiodecampo/2012/03/21/messi-bochechudo/

Messi ‘bochechudo’

Fotos que circulam na imprensa argentina mostram Lionel Messi em um nível de intimidade que não estamos acostumados a ver. Em uma festa à fantasia, o atacante do Barcelona se vestiu do personagem “Quico”, da série “Chaves”, e posou para as fotos ao lado da noiva Antonella (Pocahontas) e do primo Maxi Biancuchi (egípcio), ex-Flamengo, e atualmente no Olimpia. Confira:

Messi_Kiko.jpg

Messi_Antonella.jpg
Link para o comentário
NOTÍCIAS
http://esporte.uol.com.br/futebol/campeonatos/brasileiro/serie-a/ultimas-noticias/2012/03/22/tirone-se-revolta-e-liga-para-globo-pedindo-mais-jogos-do-palmeiras-na-tv-no-brasileirao.htm

Tirone se revolta e liga para Globo pedindo mais jogos do Palmeiras na TV no Brasileirão

O presidente do Palmeiras, Arnaldo Tirone, reprovou a decisão da Rede Globo, que transmitirá quatro jogos do clube em rede aberta no 1º turno do Brasileirão. O dirigente alviverde afirmou ter entrado em contato com a emissora na quarta-feira solicitando revisão da programação feita para o campeonato.

A escolha das partidas que serão transmitidas foi feita pela CBF em parceria com a Globo, detentora dos direitos televisivos.

Leia Mais: Globo rebaixa Palmeiras e Vasco e dobra exposição do São Paulo na TV aberta: http://esporte.uol.com.br/futebol/ultimas-noticias/2012/03/20/apos-superar-problemas-com-globo-e-cbf-sao-paulo-dobra-n-de-jogos-exibidos-na-tv-aberta.htm

“Assim como a torcida, eu também estou indignado com o pouco espaço do Palmeiras. Não gostei desta grade e não entendi como ela foi feita. Até liguei na Globo para saber como tudo aconteceu e eles falaram que ficaram de estudar uma mudança nos nossos jogos”, disse Tirone ao jornal Lance!.

RANKING DAS TRANSMISSÕES DOS PRINCIPAIS CLUBES DO PAÍS NO BR*-2012

Clubes:

Corinthians: TV Aberta 2012: 13 jogos - TV Aberta 2011: 14 jogos - TV Fechada 2012: 00 jogos - TV Fechada 2011: 1 jogo.

São Paulo: TV Aberta 2012: 12 jogos - TV Aberta 2011: 05 jogos - TV Fechada 2012: 00 jogos - TV Fechada 2011: 06 jogos.

Flamengo: TV Aberta 2012: 10 jogos - TV Aberta 2011: 10 jogos - TV Fechada 2012: 04 jogos - TV Fechada 2011: 03 jogos.

Fluminense: TV Aberta 2012: 07 jogos - TV Aberta 2011: 04 jogos - TV Fechada 2012: 06 jogos - TV Fechada 2011: 07 jogos.

Cruzeiro: TV Aberta 2012: 06 jogos - TV Aberta 2011: 05 jogos - TV Fechada 2012: 06 jogos - TV Fechada 2011: 04 jogos.

Botafogo: TV Aberta 2012: 06 jogos - TV Aberta 2011: 04 jogos - TV Fechada 2012: 05 jogos - TV Fechada 2011: 06 jogos.

Atlético-MG: TV Aberta 2012: 05 jogos - TV Aberta 2011: 03 jogos - TV Fechada 2012: 03 jogos - TV Fechada 2011: 07 jogos.

Inter: TV Aberta 2012: 05 jogos - TV Aberta 2011: 04 jogos - TV Fechada 2012: 05 jogos - TV Fechada 2011:06 jogos.

Grêmio: TV Aberta 2012: 05 jogos - TV Aberta 2011: 05 jogos - TV Fechada 2012: 02 jogos - TV Fechada 2011: 04 jogos.

Santos: TV Aberta 2012: 05 jogos - TV Aberta 2011: 06 jogos - TV Fechada 2012: 07 jogos - TV Fechada 2011: 07 jogos.

Palmeiras: TV Aberta 2012: 04 jogos - TV Aberta 2011: 12 jogos - TV Fechada 2012: 08 jogos - TV Fechada 2011: 01 jogo.

Vasco: TV Aberta 2012: 04 jogos - TV Aberta 2011:10 jogos - TV Fechada 2012: 06 jogos - TV Fechada 2011: 03 jogos.

Os jogos em TV aberta são: Palmeiras x Vasco, Corinthians x Palmeiras, Palmeiras x Náutico e Palmeiras x Flamengo.

De acordo com o Blog do Perrone, a fraca audiência em transmissões do time em TV aberta foi o fator de distanciamento** da Globo com o Palmeiras.

“Antes mesmo de o Brasileirão terminar, gente de peso na Globo não tinha mais dúvidas de que deveria cortar de maneira drástica o número de aparições do alviverde. Um dos motivos de preocupação é o fato de os programas que começam após esses jogos herdarem um público pequeno”, postou Perrone.

* (Campeonato Brasileiro).
** http://blogdoperrone.blogosfera.uol.com.br/2012/03/globo-cumpre-antiga-promessa-de-punir-palmeiras-por-fraca-audiencia/
Link para o comentário
  • 2 semanas depois...
NOTÍCIAS
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/flamengo/noticia/2012/04/zico-torce-por-adriano-no-fla-mas-ve-dois-problemas-cabeca-e-tendao.html

Zico torce por Adriano no Fla, mas vê dois problemas: cabeça e tendão

Sobre vaias a R10, lembra dica de Zizinho e raça de Rondinelli. Otimista com Iraque nas eliminatórias, acha Carlos Alberto Torres bom nome para a CBF

Por Márcio Mará e Thiago Dias
Rio de Janeiro

zico_andredurao_11_30.jpg

As chuteiras só saem do armário para as peladas. O joelho já não é o mesmo há algum tempo. Mas, à espera de uma entrevista com Zico no CFZ, percebe-se logo: fora de campo, continua o fominha - no bom sentido - dos tempos da camisa 10 rubro-negra. Dita o jogo nos mínimos detalhes. Alegra-se com o coco a ser levado para casa, marca o conserto de uma tubulação, preocupa-se com as meias do time do filho Junior, vibra com a chegada de mais um neto, providencia um cafezinho e pede a lavagem do uniforme do Zico Escola 10, equipe montada para exibição em locais que recebem a nova escolinha do Galinho.

O projeto de parceria põe no campo da educação de 150 a 300 crianças em cada área escolhida. Na mesa em seu escritório no CFZ, no Rio de Janeiro, Zico exibiu orgulhoso a logomarca Z10, ao lado de miniaturas do seu tempo de jogador. Já são, segundo o Galinho, quase 3 mil crianças atendidas em 10 UPPs (Unidades de Polícia Pacificadora), indo da Mangueira a São Luiz do Piraitinga e Piquete, no Vale do Paraíba. No bye-bye Brasil, quase 25 mil. O ídolo lembrou: falta ainda o Complexo do Alemão. E se divertiu quando perguntado da escalação do time.

- É uma seleção. Marcelo Leite no gol, Leandro Ávila, Junior Baiano, Edinho e Jorginho Paulista (ou Athirson); Valber, Djair, Beto (sem cachaça) e eu; Thiago e Claudio Adão. Tem ainda Sorato, Donizete, Gelson Baresi. Aílton, uma galera legal...

Na seleção dos peladeiros, Zico coordena, orienta, joga. Fora de campo, virou torcedor nas horas vagas do comando do Iraque. Torce para Carlos Alberto Torres, o capitão do tri, assumir a presidência da CBF, após 23 anos de poder de Ricardo Teixeira. Otimista em classificar o Iraque para a Copa do Mundo no Brasil, elogia a atuação do ex-desafeto Romário como deputado federal. No coração rubro-negro, mesmo magoado com a política do clube, Zico torce também para Adriano, outro homem-gol, dar a volta por cima no Flamengo. Mas vê duas dificuldades pela frente.

"Não adianta recuperar a cabeça do Adriano se não recuperar o tendão. Agora, são dois problemas, e graves" - Zico

- Primeiro tem que recuperar o problema do tendão de Aquiles. Não adianta recuperar a cabeça se não recuperar o tendão. Agora, são dois problemas, e graves. Eu, como amigo e fã, torço para que consiga isso (...) Na vida todo mundo merece outra chance. Eu sou suspeito pra falar porque gosto muito dele. Como torcedor, como amigo... Acho que o Adriano é um cara decisivo. Até já disse isso, mas vou repetir: é o único jogador, a meu ver, que poderia ganhar a Copa para o Brasil. Mas já vi muito jogador ter problema no tendão de Aquiles e depois sofrer com a recuperação..

Ex-diretor de futebol do Flamengo e atualmente rompido com a presidente Patrícia Amorim, Zico afirmou que não há a menor chance de ser candidato ao lugar dela em uma chapa organizada por Marcio Braga. Recordou-se de história do tempo de jogador com o querido amigo Chico Anysio, que deixou o país mais triste com sua morte em 23 de março. E sobre as vaias da torcida rurbro-negra a Ronaldinho Gaúcho, lembrou conselho recebido quando jovem por um conhecido Mestre Ziza, um dos maiores medalhões da história do clube e do futebol mundial, e a postura de um certo Deus da Raça.

- A torcida do Flamengo sempre foi assim. Eu também fui vaiado, no início da minha carreira, em 1976. Ela quer empenho, luta. Você pode não estar jogando nada, mas exige que você sue a camisa, brigue... Isso eu aprendi com o Zizinho. Certa vez, ele me disse: "Tem dias que a bola não dá legal, bate aqui, bate ali, quica, vai na canela. Então, meu filho, sai correndo que nem louco lá dentro do campo, briga, que daqui a pouco você entra no jogo." É só lembrar do Rondinelli, a raça com que ele jogava... - afirmou o Galinho, torcendo para R10 ser feliz no clube com a mesma camisa que o consagrou.

Abaixo, veja a entrevista.

GLOBOESPORTE.COM: Está otimista com a classificação do Iraque para a Copa de 2014 no Brasil?

Zico: Estou, sim. Muito. Acho que dá.

Qual é a grande dificuldade?

Eles não jogam um campeonato competitivo, né? Os jogos de eliminatória é que são fortes mesmo... Dois jogadores atuam no Irã... No Irã é mais forte. No Qatar, o campeonato não é tão forte. No Iraque, é muito fraco.

zico.jpg

Lá no Iraque, você recebeu críticas por não ter ido a Bagdá...

Mas não dá para ir. Quando vou, tem que ter carro blindado, vidro fumê, segurança, helicóptero. Imagina uma pessoa normal... Reclamam que eu não vou e não jogo lá, mas lá não tem CT, estádio em condições, a Fifa proíbe jogos. Mas esse tipo de coisa eu só falo em entrevistas ao vivo, para que não peguem só uma frase e as minhas declarações sejam deturpadas. A imprensa criticou uma vez quando eu disse que jogaria pelo empate porque só precisava de um ponto para garantir a classificação. Cobram que tem de vencer sempre. Mas quando demos uma goleada de 7, não apareceu ninguém na coletiva. Nenhum repórter. Só vão quando é para criticar.

E o próximo grupo, que tem Austrália e Japão?

É complicado, mas o outro é mais perigoso. Estou otimista.

Sobre a volta de Adriano ao Flamengo... Você lhe daria nova chance?

Se ele não tivesse tido o problema do tendão de Aquiles, eu o traria para fazer uma tentativa. Ele só com o problema do peso. Essa questão do tendão... Isso é uma coisa muito séria. Você tem que availiar, porque agora não é só a questão de recuperá-lo na parte profissional. Tem que recuperar da parte do atleta. Na vida todo mundo merece outra chance. Eu sou suspeito para falar porque gosto muito dele. Como torcedor, como amigo... Eu acho que o Adriano é um cara decisivo. Já disse isso, quando o Corinthians o pegou, mas vou repetir: é o único jogador, a meu ver, que poderia ganhar a Copa para o Brasil. Mas antes de ter o problema do tendão de Aquiles. Já vi muito jogador ter esse problema no tendão de Aquiles e depois sofrer com a recuperação. O tendão de Aquiles é o peso. Por que está surgindo essa história de "vai operar de novo"? Tem que ver isso. Em 2006, quando teve aquela história de acharem que Adriano e Ronaldo não poderiam jogar juntos, eu falei: "Pô, manda um pra mim, aqui no Japão!"

"Certa vez, Zizinho me ensinou: 'Tem dias que a bola não dá legal, bate aqui, ali, quica, vai na canela. Então, sai correndo, meu filho" - Zico

Como avaliou a postura dele no Corinthians de não se tratar direito? De ter faltado a 67 sessões de fisioterapia?

Claro que isso não foi legal. Se não fosse contra isso, seria contra tudo que apregoei e sempre fiz como profissional. Esse tipo de conduta não é bom nem pro Adriano nem pra ninguém.

Ainda há jeito de se mudar isso?

É muito difícil. Mais do que há quatro anos. Primeiro, tem que recuperar o problema do tendão. Não adianta recuperar a cabeça se não recuperar o tendão. Agora, são dois problemas, e graves. Eu, como amigo e fã, torço para que ele consiga isso. É a força de vontade que conta. O cara querer. Tudo isso que fala, apregoa... Gosta do Flamengo, se sente bem no clube... Se quer mais uma oportunidade, é a hora.

O apoio da torcida ajuda?

Ajuda, e muito. Dá uma tranquilidade grande. Mas hoje, o maior problema é a contusão. E quem está lá é que vai decidir.

Agora, a paciência que a torcida mostra com o Adriano não é a mesma com o Ronaldinho, vaiado algumas vezes...

Mas a torcida do Flamengo sempre foi assim. Eu também fui vaiado, no início da minha carreira, em 1976. Ela cobra empenho, luta. Você pode não estar jogando nada, mas ela quer que você sue a camisa, brigue... Isso eu aprendi com o Zizinho. Certa vez, ele me disse: "Tem dias que a bola não dá legal, bate aqui, bate ali, quica, vai na canela. Então, meu filho, sai correndo que nem louco lá dentro do campo, briga, daqui a pouco você entra no jogo. Ele era treinador do América. Eu ia lá, tinha 15, 16 anos, foi ele quem inventou o número 1 no meio-campo, no América, com o Edu. E me dizia. "Olha, joguei lá, vai pensando nisso. Flamengo é isso, é aquilo..." E também é só lembrar do Rondinelli, a raça com que ele jogava.

Falta isso ao Ronaldinho?

Ah, não sei, não estou aqui para julgar ninguém. O que estou dizendo é que o Flamengo é assim. Eu torço para que ele seja feliz no Flamengo. Para que devolva o investimento feito por ele. A recepção da torcida do Flamengo mostra isso. O esforço da diretoria para trazê-lo foi muito grande. O mínimo que você pode dar é tentar corresponder dentro do campo. E tem que responder com atos jogando bola e com atos como profissional. É isso que a torcida só cobra.

Qual a sua opinião sobre a cartilha feita pelo Jairo dos Santos aos jogadores, que a fizeram virar uma gaivota de papel?

No mundo de hoje que a gente vive, qualquer coisa feita assim só vai servir para motivo de piada. Só o fato de já ter um negócio desse... No Brasil estamos muito atrasados nisso. Muito. Uma das coisas que eu conversei no último almoço com o Ricardo Teixeira foi justamente isso. Queria saber por que estávamos tão atrasados, essa coisa de o Brasil precisar ficar concentrado 50 dias. A Holanda, que estava com todas as suas mulheres na última Copa, saindo, passeando, chegou lá e ganhou. Expliquei para ele que o Flamengo com o Carlos Alberto Torres como técnico, em 1983, chegava meio-dia na concentração para jogar às cinco da tarde. Ia lá e ganhava. Enquanto você não der responsabilidade aos jogadores, tratar o jogador que nem criança, ele não vai saber fazer nem o check-in.

Sobre a garotada do Flamengo, com Muralha, Luiz Antônio, Thomás... O que está achando?

Em alguns casos, como o do Thomás, o lançamento está sendo prematuro. Mas a garotada é boa, acompanhei de perto quando estava lá. Ainda tem o Adryan, o Rafinha, que teve o problema da fratura...

E a mágoa da diretoria do Flamengo. Passou?

Claro que não! Como passou se ainda sou alvo de uma investigação no clube?

O Marcio Braga quer uma frente que apoie o seu nome para disputar as eleições para a presidência...

Sem chance. Em nenhum momento ele falou disso comigo. Não fui consultado em nada. Fiquei sabendo pela imprensa. Tenho contrato com o Iraque até 2014 e existe um planejamento para continuar até 2018.

"Carlos Alberto Torres é um nome forte para a CBF. Pela experiência, personalidade. Acho que tem que ser alguém do futebol" - Zico

De uma presidência a outra... Vê alguém capacitado para a da CBF? E esse movimento de ex-jogadores? O Ronaldo já falou que aceitaria, o Paulo André...

O Carlos Alberto Torres é um nome forte. Pela experiência dele aqui, no exterior, personalidade forte. O Ronaldo, por enquanto, é pelo nome, não pela experiência que tem. Acho que tem que ser alguém do futebol. Se puder, com experiência em outro setor. Administração, presidência, diretoria... E conhecer ali os métodos. O importante na CBF é saber delegar poderes. Em cada área você não entende de tudo. Só acho que, em todo movimento a respeito de futebol, se pensa no ex-jogador. Futebol não é só ex-jogador. Tem ex-preparador físico, ex-técnico, ex-médico, ex-fisioterapeuta. Sempre critiquei na CBF - e não foi agora, que o Ricardo está saindo, há muito tempo fazia isso e fui muito criticado - ela ser uma entidade do futebol e não ter ninguém do futebol lá dentro. Numa entrevista, o Andrés (Sanches) disse: "Pô, vamos entregar isso para quem não é do futebol?" Pô, mas quem está deixando não era do futebol!. E ninguém pergunta isso... O cara que ficou 23 anos não era do futebol e ninguém diz isso! Tem um monte de vice-presidentes, mas sempre da política. O vice-presidente pode até ter passado pelo futebol, mas é político.

O Marín foi jogador mas não está lá por ter sido jogador...

Passou pelo futebol, mas foi governador (de São Paulo). Assim como o Nabi Abi Chedid... Então, eu acho que não é o caso de ter um cara jogador, mas do futebol. Não tem isso lá. Quando fui secretário, a única entidade que não me apoiou lá foi justamente a do futebol. E o trabalho que eu fiz, e graças a Deus deu certo, não visou ao futebol, mas ao esporte. Na natação, tive a maior vitória. Foi o esporte que mais desenvolveu. Ficou com o primeiro patrocínio que eu consegui, o dos Correios. Direto. Coaracy Nunes fez um belo trabalho, com muitos recordes e tudo. E sabe como começou isso? O presidente dos Correios era Flamengo doente. De repente, me chamou lá e disse o seguinte: "Olha só, com tantas alegrias que você me deu, quero te ajudar em alguma coisa. No que posso te ajudar?" Na mesma hora, liguei para o Coaracy e pedi para ele ir a Brasília acertar tudo. E o Coaracy era aquele presidente que me ligava todo dia...

Você não se vê na presidência da CBF?

Eu não. Capacitado eu estou. Mas não me vejo nessa função. Depois que acabar meu tesão pelo futebol, pelo profissional do futebol... A prole está crescendo. Tenho que ficar com eles. Estou cada vez mais dedicando meu tempo à família. Aliás, vocês vão ficar sabendo... Vou ser avô de mais um...

zico_andredurao_16.jpg

Existe uma preocupação sua, antiga, com os atletas e ex-atletas de futebol...

A gente está reativando a Agap. Tivemos um encontro com o Eduardo Paes. Isso foi deixado às traças. Agora, com o Deley e o Romário lá...

Como avalia a atuação do Romário como deputado?

Ele tá legal, fazendo o trabalho dele. Eu o esperava atuante, como está. Crítico... Pode até pagar um preço alto por isso. Passei por essa situação como secretário, vi de perto. O cara estando atuante vê as coisas. E não tendo o rabo preso com ninguém, expõe. Pode ser prejudicial para a hora que precisar de alguma coisa lá na frente, esses caras monopolizam demais, têm aqueles grupos... Mas acho que algumas das críticas que fez foram pertinentes, de coisas que só quem está lá dentro pode falar com mais segurança.

Considera a saída de Ricardo Teixeira um divisor de águas do futebol brasileiro?

Não vejo isso não. É uma oportunidade, daquilo que eu disse, da transparência. Acho que o Ricardo já estava começando a querer fazer a transparência. Viu que, com tudo o que fez, acabou ficando sozinho. Aquela velha história: enquanto está bem, com o poder, todo mundo fica do seu lado. Quando começa a perder um pouquinho, os caras começam a te deixar sozinho. A gente na vida está sempre aprendendo. Dava para sentir, de uns anos para cá, a fisionomia cada vez mais cansada, mais entregue, mais triste. Ele viu que essas coisas todas... Acabou tendo que se comprometer com um monte de gente... Você não pode ter uma entidade rica e os clubes de pires na mão.. Fico à vontade para falar porque fui o primeiro a contestar isso desde que começou a Copa do Brasil. É uma competição importante. Mas da maneira que começou... Era um caça-níquel. A gente ia para Blumenau, saía seis horas da manhã, chegava no Rio às nove da noite. Aí falei: "Vem aqui ver o que é bom!" Muitas mudanças foram acontecendo graças a isso.

O país perdeu recentemente um dos homens mais brilhantes e inteligentes, e você perdeu também um grande amigo. Fale-nos um pouco de sua relação com Chico Anysio.

Chico não era só um ícone e craque no humor, mas também escrevendo, comentando, compondo. Era um artista completo. Seus mais de 200 personagens nos divertiram muito. Ele foi um amigo que fiz. Por muitas vezes eu e boa parte dos jogadores do Flamengo íamos aos shows dele. Eu tinha um desses em fita. No tempo em que morei no Japão, eu, Sandra e meus filhos não perdíamos a "Escolinha do Professor Raimundo". Recebiamos com uma semana de atraso os episódios e adorávamos matar as saudades. Estamos todos em casa muito tristes com a sua morte. Vou guardar dele boas histórias e lembranças.

"No Japão, eu, Sandra e meus filhos não perdíamos a 'Escolinha do Professor Raimundo." - Zico

Conte-nos uma das boas...

Quando ainda era um menino, o Bruno Mazzeo, filho dele, me ligou pedindo jogos em fitas para poder treinar narração. O sonho dele era ser locutor. Separei um monte de jogos e dei a ele. Isso me aproximou mais do Chico. Pouco depois ele me ligou agradecendo e queria me presentear. O encontro foi marcado num dia de jogo do Nova Geração. Chico me levaria o quadro que ele pintou e nós poderíamos conversar sobre futebol. Na noite anterior, recebi uma ligação estranha de mulher com sotaque nordestino. Aí, entrou na linha meu compadre Fagner para explicar: a mulher era um jovem humorista cearense me gozando. Chamava-se Tom Cavalcante, talentoso. O Fagner queria apresentá-lo ao Chico. Falei que ele iria ao jogo do Nova Geração. Assim, promovi o encontro entre Chico e Tom, que em seguida foi trabalhar como assistente de Painho, antes de estourar como João Canabrava. A parceria durou muitos anos, e o Tom Cavalcante acabou se tornando meu amigo também.

Tem história relacionada a futebol?

Sim. Primeiro o Chico foi torcedor do América, e adorava o meu irmão Edu. Depois, virou casaca e passou a torcer pelo Vasco. Muita gente não sabe, mas aquele Flamengo e Vasco do Bujica, em 1989, teve muito a ver com ele. Num comentário para a tevê, disse que aquele Flamengo era um time velho para o Vasco, que tinha Mazinho, Tita, Bismarck, Bebeto e ainda meu ex-companheiro Andrade. Usamos a declaração dele para nos motivar e deu no que deu. Vencemos por 2 a 0 com dois gols do Bujica. Confesso que naquela ocasião fiquei chateado com o Chico, mas depois eu percebi que pesou o coração vascaíno que ele tinha. O Chico vai fazer falta até pelas polêmicas...

E se quizer saber, como está as Eliminatórias da Ásia para a Copa do Mundo de 2014, não deixe de acessar o tópico: http://www.forumch.com.br/index.php?showtopic=15756
Editado por chapolin
Link para o comentário
NOTÍCIAS
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/sao-paulo/noticia/2012/04/sao-paulo-espera-receber-alvara-para-cobertura-do-morumbi-na-segunda.html

São Paulo espera receber alvará para a cobertura do Morumbi na segunda

O presidente tricolor, Juvenal Juvêncio, encontrou-se com o prefeito Gilberto Kassab, que diz não ver mais barreiras para as obras

Por Sergio Gandolphi São Paulo

O São Paulo espera para a próxima segunda-feira o alvará da Prefeitura da capital paulista para as reformas no estádio do Morumbi. O principal ponto da mudança será a construção de uma cobertura, mas as obras esbarraram em dificuldades burocráticas para engrenarem. Agora, a diretoria são-paulina tem grandes chances de, enfim, dar esse pontapé inicial.

O projeto da cobertura do Morumbi foi anunciado em dezembro de 2011. Na ocasião, o Tricolor ouviu do prefeito Gilberto Kassab e do governador Geraldo Alckmin que o clube receberia apoio das autoridades para o andamento das obras. No entanto, o alvará ainda não saiu.

morumbi_site3.jpg

Na semana passada, o mandatário tricolor, Juvenal Juvêncio, encontrou-se com o prefeito Kassab durante o evento que marcou o lançamento do projeto do monotrilho – linha ferroviária suspensa que ligará o aeroporto de Congonhas à região do Morumbi. O prefeito disse ao presidente são-paulino que o aval sairá na próxima segunda.

Assim que receber o alvará, o São Paulo deve começar a construção junto com a Andrade Gutierrez, empresa responsável pela obra. Esta, porém, ainda não divulgou quais outras empresas serão contratadas como parceira para presta o serviço.
Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...