Ir para conteúdo

Voltando com os perdidos


gustavo lins

Recommended Posts

As informações abaixo foram fornecidas exclusivamente a este site por Cacá Vita. Em 2002 .Os episódios chegaram no SBT em 1984 na total desorganização, e foi necessário editá-los. Confira nossa conversa:

E-mail número 1

Cacá Vita - Como também sou Chavesmaníaco e trabalho com TV, conheci, no meio, um cara que se tornou um grande amigo meu (que pediu para não ser identificado, senão todos vão atrás), e que teve o privilégio de participar da história do SBT e do Chaves/Chapolin. Muitas das coisas que ele me contou podem ajudar a responder algumas dúvidas.

- Apresentando-o: meu amigo era editor do SBT e responsável, além da edição de programas, em colocar o SBT no ar, entre 1981 e 1990.

- Uma pequena introdução: quando Sílvio trouxe Chaves (toda vez que eu citar Chaves, entenda-se Chaves e Chapolin) para o Brasil, as fitas que chegaram aqui eram no formato U-Matic (ou "cassete", um Super VHS "turbinado", bom o suficiente para ir ao ar nos padrões da época), cópias das originais Quadruplex (rolo aberto, primeiro formato de videotape que surgiu no mundo) do México. Por se tratarem de fitas muito antigas (as Quadruplex originais), muitas cenas estavam amassadas, e precisaram ser substituídas. Meu amigo foi o responsável por essa edição, e me contou coisas incríveis.

1. Primeiramente, SS mandou dublar apenas alguns episódios, para uma pesquisa interna, pra ver se funcionavam. São os episódios em que os personagens aparecem com as vozes mais agudas, com "eco" (na verdade, a ambientalização dada pelos Estúdios Maga). Gostaram de algumas vozes, mas o timbre e a ambientalização não agradaram. Foi esse meu amigo, por ter participado da reunião, que foi incumbido de ir, pessoalmente, aos Estúdios Maga, acompanhar e modificar a dublagem. Não é necessário dizer que esses episódios já dublados, que foram recusados, foram colocados no ar a título de teste e continuam com a dublagem original até hoje. Os outros do primeiro lota já levam o timbre modificado e não tem aquele "eco".

2. Pois bem, uma vez dublados, os episódios tinham que ser montados. Muitas coisas vieram junto com os episódios nas Quadruplex da Televisa, tais como trechos do Programa Chespirito, chamadas dos programas Chaves e Chapolin para a Televisa, etc. Sem saber o que fazer, e tendo que montar programas de 22 minutos, o editor meio que, por intuição, colocava ordem nas coisas (as fitas da Televisa vieram sem numeração e fora da ordem). Começava com um quadro do Chespirito (primeiro bloco) e depois engatava um Chapolin, por exemplo. Esses programas ficavam com um pouco mais de tempo, cerca de 24 ou 26 minutos, mas era o único jeito de ocupar meia hora de programação. Estava tudo dublado, mesmo, posto que dublaram os originais da Televisa, antes de editá-los. Agora, era só montar tudo. Isso explica o porque de algumas vinhetas do SBT exibirem trechos inéditos e dublados. Eram, na verdade, promos ou chamadas da Televisa, e que foram dublados junto com os primeiros episódios. E, em relação a ordem e edição dos episódios, vamos dar um crédito a nosso amigo: ele teve que advinhar a ordem e montar os programas. Até que ficou bem feito o serviço, não? E o prazer de ele mesmo ter ido ao estúdio de dublagem e ter trazido, pessoalmente, as fitas embaixo do prazo é inigualável.

3. Como eu disse, muitas cenas estavam amassadas. O que fazer? Queriam que fosse ao ar assim mesmo, mas o preciosismo de nosso amigo não permitiu. Pessoalmente, ele procurava cenas muito parecidas para substituir as amassadas. Por exemplo, se um close do Seu Madruga estava danificado no episódio 2, ele sabia que, no episódio 8, havia um muito parecido, e bom. Então, pegava o close do 8 e inseria no 2. Ninguém percebia e tudo ficava bonito.

4. Com o passar dos anos, as fitas U-Matic editadas por ele foram se desgastando, e novos padrões de videotape surgiram (BetaSP e BetaDigital). Isso fez com que o SBT tivesse que recopiar para BetaDigital os cassetes U-Matic. Muitas U-Matics estavam em condições de serem copiadas, mas algumas não. Foram requisitadas novas cópias desses episódios, e são esses que foram redublados. Como muitos continham aquelas "engasgadas" originais, ao invés de serem trocadas as cenas ruins por outras semelhantes boas (como fez nosso amigo), ocorria um simples "corte". Isso explica reações nada a ver do Nhonho, "saltos" da Chiquinha de um lado para o outro da tela e closes do Chapolin em slow (a cena utilizada era menor do que a cena a ser apagada, então vc dá um slow para ela caber). Nessa época, meu amigo já não estava mais no SBT, e isso foi feito por editores desleixados. Como deixou muitos amigos no SBT, ficou sabendo dessas histórias.

5. Como os episódios vieram todos bagunçados e foram organizados pelo meu amigo, só ele e mais um ou dois editores sabiam tudo o que havia de material. Quando ele saiu do SBT, coincidiu das U-Matics que ele havia organizado terem sido copiadas para Beta. Nem todas as U-Matics devem ter sido copiadas, ou estavam ruins para exibição e não se pediram novas cópias. Isso, talvez, explique alguns dos episódios perdidos. Dizer que eles se perderem na famosa enchente da TVS é bobagem, pois só os estúdios e controles foram atingidos. O arquivo de fitas permaneceu intacto, tanto é que colocaram Chaves para tapar o buraco do Jornalismo. Outros episódios sofreram cortes ou não são mais exibidos pura e sisplesmente por razões de "censura" no horário. Alguns se perderam quando foram copiados e outros não se sabe, permanecendo o mistério.

6. Estive no SBT há cerca de dois anos, e tive o prazer de "dar play" no Chaves que foi ao ar aquele dia. Estava no control master da emissora, quando pedi para ver, em preview, o que ia ao ar na seqüência. Não é necessário dizer que era um Chaves. Como tenho experiência em TV e sou amigo da galera de lá, pedi para eu mesmo colocar no ar aquele episódio. Consegui realizar um sonho. EU DEI PLAY NO CHAVES!

E-mail número 2

Webmaster - Agora, tenho algumas perguntas :

Você deu o play no Chaves, eu te pergunto se você sabe como funciona esse negócio de cortar a abertura original os créditos. Você dá um "stop" no episódio do Chaves, quando vão entrar os créditos? Ou os episódios já estão automaticamente com suas aberturas e créditos cortados?

Cacá Vita - PROVAVELMENTE ACONTECEU ISSO:

1. A PRIMEIRA SAFRA FOI EDITADA PARA IR AO AR NA ÍNTEGRA, COM ABERTURA E CRÉDITOS FINAIS. ERA O QUE ACONTECIA NO PRIMEIRO ANO.

2. ESSAS MESMAS FITAS ERAM EXIBIDAS DEPOIS, E O CONTROLADOR CORTAVA O VT QUANDO QUISESSE. FUNCIONA ASSIM: VOCÊ POSICIONA A FITA NO PONTO QUE QUER COMECAR, E PÕE NO AR DE ONDE QUISER. NO FINAL, VOCÊ SABE ONDE QUER CORTAR, AÍ E SÓ CORTAR PARA O BLACK. SUPONHO QUE ERAM OS MESMOS TAPES COM ABERTURA E FINAL PORQUE, MUITAS VEZES, O CONTROLADOR NÃO ERA RÁPIDO SUFICIENTE AO CORTAR PARA O BLACK NO FINAL E OS CRÉDITOS "VAZAVAM" NO AR. LEMBRA?

3. QUANDO A TVS RESOLVEU CRIAR UMA ABERTURA PARA OS SERIADOS (NA NOVA SAFRA DE 92) E RECOPIAR OS ANTIGOS, AS FITAS QUE IAM PRO AR JA VIANHAM CORTADAS SEM ABERTURA ORIGINAL (E COM ABERTURA DA TVS) E SEM CREDITOS FINAIS. NAO SEI O QUE HOUVE COM AS ORIGINAIS, DEVEM ESTAR ESQUECIDAS EM ALGUM CANTO OU PERDIDAS (QUE É O MAIS PROVÁVEL, POIS MUITAS FITAS SE PERDERAM UANDO O SBT MUDOU DA VILA GUILHERME PARA A ANHANGUERA)

4. PRESUME-SE QUE TODOS OS ORIGINAIS ESTÃO NO SBT AINDA. AS CÓPIAS QUE IAM PARA O AR ERAM CORTADAS NA TVS MESMO.

Webmaster - Você sabe que o SBT cancelou 69 episódios perdidos! É muita coisa! E grande parte deles em 1992 EXATAMENTE quando estreiaram os novos episódios. E também existem episódios que só foram exibidos uma única vez! Meu deus, me ajude neste mistério!!!

Cacá Vita - O SS ASSISTE SBT O DIA INTEIRO. É DE SE ESPERAR QUE ELE NÃO SAIBA TODOS OS EPISODIOS QUE COMPROU E QUE VÃO SER EXIBIDOS. UMA DAS HIPÓTESES É ELE ACHAR O EPISÓDIO QUE FOI AO AR INADEQUADO, LIGAR PARA O RESPONSÁVEL PELA PROGRAMACAO E MANDAR NUNCA MAIS EXIBIR. TODOS SABEM QUE ELE, PESSOALMENTE, INTERFERE NA PROGRAMAÇÃO. E, QUANTO AOS EPISÓDIOS PERDIDOS, DEVE SER PORQUE PEDIRAM MUITA GRANA PRA GERAR NOVAS CÓPIAS. NÃO SEI SE VOCÊ SABE, MAS NÃO É O SBT QUE DETEM OS DIREITOS SOBRE O CHAVES E CHAPOLIN. O SBT SÓ DETEM OS DIREITOS DE EXIBIÇÃO, NÃO DE COMPRA E VENDA. QUEM TEM O DIREITO DE COMPRA E VENDA VENDEU, A PRECO DE BANANA, QUANDO DA SUA ESTRÉIA, PORQUÊ ACHARAM QUE NãO IA FAZER SUCESSO. DEPOIS QUE CHAVES E CHAPOLIN ESTOURARAM, RENOVARAM O CONTRATO A PESO DE OURO. E, PROVAVELMENTE, 69 NOVAS CÓPIAS SAÍRIAM, TAMBÉM, A PRECO DE OURO. NÃO INTERSSAVA, AO SBT, GASTAR DINHEIRO COM EPISODIOS REPETIDOS, SE ELES ESTAVAM PRESTES A EXIBIR INÉDITOS.

Webmaster - Você disse que os episódios inéditos exibidos em comerciais foram dublados em chamadas da Televisa. Mas acontece que uma pessoa ligou para o SBT e lá afirmaram que possuem 280 episódios de Chaves, e 280 episódios de Chapolin!!! E ainda, em 1992, nas enchentes do SBT, o SBT exibiu um episódio inédito para tapar o buraco da programação. Está mais que provado que o SBT tem episódios inéditos guardados, mas não os exibe porquê?

Cacá Vita - NEM O ROBERTO GOMES BOLANOS SABE QUANTOS EPISODIOS EXISTEM, QUANTO MAIS UM IMBECIL QUE TRABALHA NO SETOR DE ATENDIMENTO AO TELESPECTADOR. DUVIDO QUE O MAIS EXPERIENTE ARQUIVISTA DA TVS SAIBA QUANTOS EPISÓDIOS EXISTEM PARA EXIBILÇÃO. OS ARQUIVOS DE FITAS, PRINCIPALMENTE OS ANTIGOS, SAO MUITO DESORGANIZADOS, ACREDITE.

PORTANTO, NAO CONFIE NO QUE UM BABACA QUALQUER DISSE A ESSA PESSOA, ISSO É PURO ACHISMO, CHUTE. QUANDO O SBT SOFREU A ENCHENTE DE 1992, PROVAVELMENTE O CONTROL MASTER TAMBÉM INUNDOU E, ASSIM, INUNDARAM AS MÁQUINAS DE VIDEOTAPE QUE PUNHAM A PROGRAMAÇÃO NO AR. LEMBRO QUE ELES MONTARAM UMA MINIESTAÇÃO IMPROVISADA, EM OUTRO LUGAR QUE NÃO ONDE, NORMALMENTE, PUNHAM A EMISSORA NO AR. O QUE DEVE TER ACONTECIDO É QUE NAO HAVIA VTs BETA DISPONÍVEIS, ENTÃO FOI RESGATADA UMA U-MATIC ANTIGA, DO LOTE QUE NUNCA FOI AO AR. AS FITAS QUE SÃO CONSTANTEMENTE EXIBIDAS NAO FICAM NO ARQUIVO. ENTAO, POR QUE NAO RECORRER AO ARQUIVO NUMA SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA, AINDA MAIS COM POUCOS VTs DIPONÍVEIS? IMPROVISO. ISSO É O QUE FAZ O SHOW CONTINUAR.

Webmaster - Você tem alguma informação de episódios dublados por Marcelo Gastaldi após 1992? Pois o SBT já exibiu alguns episódios inéditos nos últimos anos.

Cacá Vita - VIRA E MEXE ELES FAZEM UMA LIMPA NAS FITAS E CHECAM CÓPIAS QUE VÃO AO AR. VAI QUE ALGUÉM ACHOU UM CHAVES OU UM CHAPOLIN QUE NUNCA HAVIA SIDO EXIBIDO. QUE O GASTALDI DEIXOU TUDO DUBLADO, ISSO DEIXOU. A NAO SER QUE ELE DUBLE DO ALÉM.

E-mail número 3

Cacá Vita - Fui dar uma olhada no site para ir atrás de mais algumas informações, e pude reparar que houve uma atualização.

"Outra história é que os episódios teriam perdido muita qualidade de aúdio e vídeo, o que já está descartado, pois o SBT já exibiu cenas de episódios perdidos em comerciais e matérias, com ótima qualidade de som e imagem, melhor até do que alguns episódios que estão em exibição."

Possível explicação: quem faz as chamadas para uma emissora de TV é um departamento distinto, meio que independente, onde trabalham só os feras, tidos como "artistas". Afinal, são eles que dão a cara da emissora. No departamento de promos há equipamentos de finalização semelhnates aos utilizados em comerciais. São equipamentos e softwares caríssimos que, em linguagem leiga, dão "um tapa legal" em qualquer imagem. Mas, aí, temos o problema do som, que está bem melhor. O que pode acontecer, então? Quando você precisa editar uma matéria ou chamada, faz um requerimento no CEDOC (Centro de Documentação). Você, na verdade, nem tem acesso as fitas. Os caras do CEDOC pesquisam o material que tem em mãos e te entregam a pesquisa de imagens pronta. Antes que vc diga que eu estou tentando enrolá-lo, lembrei de um detalhe muito importante. A TVS, no início de suas operações, possuía 2 formatos de VT: os Quadruplex, antigos, mas com qualidade superior, e os U-Matic, novos, um pouco inferiores. Todo o material que ia ao ar tinha um back-up. Se o original fosse em U-Matic (caso do Chaves), deveria ter um back-up em Quadruplex. Se o original fosse em Quadruplex (caso do Programa Silvio Santos), tinha um back-up em U-Matic. Os dois formatos eram postos no ar simultaneamente e, caso um falhasse, era cortado imediatamente para o outro. Disso se conclui que, muito provavelmente, os primeiros episódios que aqui chegaram possuem duas cópias: uma em U-Matic (que foram descartadas depois de copiadas para Beta) e uma cópia em Quadruplex (provavelmente, um back-up esqueceido nos arquivos da TVS). Quando encomendam pesquisas sobre o Chaves, o CEDOC deve se utilizar da cópia em Quadruplex, muito mais bem conservada (é um back-up original que nunca foi exibido, portanto, está quase intacto) que contém raridades. Como o ambiente de TV é meio delicado, ninguém questiona, por exemplo, que tem episódios inéditos guardados. "Se quiserem colocar no ar, sabem que tem e colocam", pensam os arquivistas. Na verdade, todos do meio sabem que não é bem assim, que os arquivos são uma bagunça, e que se começarem a surgir novos episódios vão começar a questionar o CEDOC e vão descobrir que é uma verdadeira zorra. Todos sabem, mas para que levar isso a público? Se está funcionando como está, para que modificar? E, pra ser sincero, o Chaves é tido como lixo entre os profissionais da casa, que tratam o programa com descaso. Acredite, não há nada de mirabolante ou incrível em relação ao sumiço desses episódios. É um misto de desorganização, incompetência, medo de perder o emprego ou ter sua vida complicada e, o pior sintoma de todos, o foda-se.

"Outra versão é que vários desses episódios perdidos têm uma versão mais nova, por exemplo, o episódio do sapateiro, a primeira versão desse episódio não é mais exibida por que o SBT optou por uma versão mais atual."

Muito provável que seja isso. Como eu disse, acredite, não há nada de misterioso em relação ao sumiço desses episódios.

"Ainda há outra história, é que, após o SBT ter adquirido o último lote de episódios, em 1992, o SBT não teria renovado o direito de exibição desses episódios que não são mais exibidos."

Trata-se de um FATO, não é história, e é mais comum do que vc pensa. Isso acontece na Globo, na Record, em qualquer emissora. A diferença é que ninguém reclama. Ou, se reclama, é naquelas cartinhas que lemos todo domingo no TV Folha ou Telejornal: "Estou indignado com a Globo, que não passa os episódios de Sei lá o que na ordem, e deixou de exibir a primeira temporada." Entenda, é mais comum do que parece.

Agora, por favor, não ache que o que eu digo são histórias. Trata-se, apenas, da visão de quem está no meio há muito tempo. Não adianta ficar tentando advinhar ou tendo devananeios os mais variados e fantasiosos possíveis, tentando achar uma solução. A resposta é a mais óbvia e simples possível. Não quero criar polêmica com tudo o que disse, mas é que, ao ler, pela primeira vez, os textos sobre os episódios perdidos na home page, fui tomado pela curiosidade. Curiosidade, porque achei as suposições sobre o sumiço dos episódios um tanto quanto fantasiosas e exageradas. Aí, fui conversar com quem sabia, estava lá na hora.

Entendo e compartilho a indignação de saber que uma emissora possui, em seus arquivos, material precioso para qualquer fã de TV. Infelizmente, as emissoras só passaram a cuidar de seus arquivos recentemente. Até a década de 80, guardava-se, de uma novela, somente alguns capítulos, geralmente o primeiro, um do meio e o final. O restante das fitas era reutilizado. Uma vez estava no SBT e perguntei para um cara do arquivo se ele tinha lá todos os programas do Silvio desde o início da TVS. "Para que ficar guardando esse monte de velharia? Deve ter alguns, só. Provavelmente, os últimos." Demorei a acreditar, mas é a pura verdade. Os primeiros Ratinho no SBT eram arquivados em VHS, acredita? Isso em pleno ano 2000! Salvo a rede Globo, que tem o CEDOC mais organizado que eu já vi, o das outras emissoras é um lixo. O da Bandeirantes, dá vergonha de ver. Fitas emplihadas pelo chão, empoeirando. O da Globo possui tudo catalogado, e há maquinas de videotape de todos os formatos, desde o primeiro até o de última geração, para os felizardos que conseguem uma autorização mais do que especial poderem fazer a pesquisa pessoalmente.

A memória da TV é mais curta do que se pode imaginar. Por isso, eu procuro gravar tudo o que posso. Um dia, sei que isso terá um valor inestimável.

Acredite.

E-mail número 4

Cacá Vita - Vou lembrando detalhes:

Muitos dos episódios perdidos foram, simplesmente, censurados pelo SBT. Os motivos podem parecer toscos, mas já ovi muita coisa semelhante e, pasme, até mais absurda:

- O "Radinho do Kiko" podia incentivar as crianças a engolir rádios transistorizados.

- Crianças não devem ser levadas a crer que manifestações do além são assustadoras, por isso tiraram do ar "Os espíritos zombeteiros" e o que o Seu Barriga volta para assustar o Chaves.

- "O ratinho do Kiko" incentiva crianças a criarem hamsters em cativeiro, o que o IBAMA proíbe.

- "Tortinhas de merengue com espuma de barba" incita crianças a comerem sabão.

- O "Revolvinho do Chaves" incentiva as crianças à violência.

- "Brincando de atropelamento" pode dar síndrome de pâncio e fazer com que a criança tenha medo de sair na rua.

- "Balões levam o Chaves". A criançada pode querer se atirar da janela pensando que vai voar com um monte de balões.

- "O homem da roupa velha" pode amedrontar crianças.

- "Os inseptos do Chaves" pode incentivar crianças a matarem insetos com gasolina e/ou comê-los.

Mais uma vez, podem paracer justificativas absurdas, mas são totalmente plausíveis nesse meio onde só há loucos. Acredite, já ouvi muita coisa parecida. E, em relação ao arquivo (vc pôde reparar que esse é um ponto que me pega de jeito), saiba que o SS odeia ver imagens suas de antigamente. Pode reparar que são raríssimas as vezes que vemos exibidas imagens antigas do patrão e, quando acontece, é ele quem autoriza ou não a exibição. Se acha que o ângulo não o favorece, manda trocar ou cortar. É um jeito de evitar comparações do tipo "nossa, como ele está velho...". Lembre-se, o povo tem memória curta.

E-mail número 5

Cacá Vita - Sei alguma coisa sobre a trilha sonora do Chaves.

O tema principal de "El Chavo del Ocho" é a música "The elephant never forgets", do disco Moog Indigo, de Jean-Jacques Perrey (confira uma amostra em www.amazon.com), que nada mais é do que uma adaptação da Marcha Turca sobre as Ruínas de Atenas, de Beethoven (arquivo anexo). Essa mesma música, "The elephant never forgets", era utilizada no Programa Bozo, quando, antes de entrarem os comerciais, eram mostradas fotos de crianças enviadas pelos telespectadores. É só ouvir e certamente vc vai se lembrar!

E-mail número 6

Webmaster - Tenho uma pergunta, você disse que o SBT fez novas fitas já sem a abertura e os créditos, mas como que às vezes quase vazam, e como que eles preparam a fita para cortar um episódio, por exemplo, são exibidos 2 episódios, sendo um inteiro e outro da metade pra frente ou do começo ao meio, como eles preparam esses cortes?

Cacá Vita - A ABERTURA E OS CRÉDITOS QUASE VAZAM PORQUE, QUANDO COPIARAM PARA Beta, FIZERAM UMA EDIÇÃO PORCA. OU ENTÃO, O AUDIO DA TRILHA FINAL ENTRAVA ANTES DA IMAGEM. O QUE FAZER? MANTEM-SE O CORTE DE IMAGEM, MESMO QUE VAZE UM POUCO DA TRILHA. PARA EXIBIÇÃO DE 2 EPISÓDIOS NUMA TACADA SÓ, É SIMPLES. VC TEM 2 VTs (VIDEOS PROFISSIONAIS), UM COM CADA EPISÓDIO INTEIRO. O PRIMEIRO, VC EXIBE INTEIRO. E O SEGUNDO, PÕE

NO AR DO PONTO QUE QUISER. SIMPLES ASSIM.

Webmaster - Qual a razão do SBT exibirem alguns episódios raramente, como é o caso do Encanamento quebrado 1ª versão e o episódio que Chaves e Quico fazem um bolo, eles fazem propositalmente isso? Eles separam a fita do episódio? Pois cada episódio é exibido em média uma vez a cada 4 ou 5 meses, enquanto alguns raros a cada 14 ou 15 meses.

Cacá Vita - VAI VER ELES PARARAM DE EXIBIR ESSES EPISÓDIOS POR ALGUM MOTIVO E, APÓS TOMAR CONHECIMENTO DE QUE AS PESSOAS FICAM INVENTANDO HISTÓRIAS MIRABOLANTES SOBRE SUMIÇO DE EPISÓDIOS, SIMPLESMENTE OS GUARDAM E OS EXIBEM DE VEZ EM QUANDO, PRA GERAR MAIS POLÊMICA. SEI LÁ, É UMA HIPÓTESE. OU, SE O EQUIPAMENTO ESTÁ EM MANUTENÇÃO, ELES PEGAM UMA FITA NO FORMATO ANTIGO PARA POR NO AR. EU NÃO SEI O PORQUE AO CERTO. MAS POSSO GARANTIR QUE NÃO HÁ NADA DE EXTRAORDINÁRIO EM RELAÇÃO A ISSO. MISTÉRIOS DO ALÉM, DEIXEM PARA O PADRE QUEVEDO.

Webmaster - Você disse que uma provável explicação para exibirem um episódio inédito em 1998 ou 1999 seria que, vira e mexe, encontram um episódio que nunca havia sido exibido. Agora eu te pergunto, porque por exemplo, acharam o episódio do Romeu e Julieta parte 2, exibiram uma vez em 1998, e nunca mais exibiram?

Cacá Vita - OPINIÃO MINHA: A PARTE 2 DO EPISÓDIO É MALA, PARECE UM MUSICAL. E, SE FOR CORTADA, NÃO INTERFERE NA COMPREENSÃO DA HISTÓRIA. ALÉM DISSO, TEM UM LONGO TRECHO COM SOM ORIGINAL, QUE É MUITO RUIM E, MESMO SENDO UMA MÚSICA, PODE-SE REPARAR QUE OS PERSONAGENS NÃO FALAM PORTUGUÊS. O MAIOR DESEJO DO SBT É DESMEXICANIZAR, NA MEDIDA DO POSSÍVEL, SUAS PRODUÇÕES IMPORTADAS. TANTO É QUE DUBLARAM AS ENTREVISTAS DO PESSOAL DO CHAVES NO GUGU E TAMBÉM DUBLARAM AS ENTREVISTAS DO PESSOAL DE "CARROSSEL", NO AQUI AGORA. PORTANTO, EXIBIR UM EPISÓDIO COM SOM ORIGINAL É ASSUSTAR CRIANCINHA, DEVEM PENSAR OS RESPONSÁVEIS PELA PROGRAMAÇÃO. QUE ELES TEM TODAS AS PARTES DO EPISÓDIO, ISSO TEM. POR QUE ELES NÃO EXIBEM A SEGUNDA PARTE? TALVEZ A EXPLICAÇÃO ACIMA SEJA A MAIS CONTUNDENTE.

Webmaster - Não entendi muito bem quando você me disse que, por exemplo, quando vasou uma cena do episódio perdido inseptos 1ª versão no SBT repórter, é porquê o pessoal que prepara a edição tem acesso a um arquivo especial que os outros do SBT não tem?

Cacá Vita - NÂO É UM ARQUIVO ESPECIAL. O QUE ACONTECE É QUE O PESSOAL DO CEDOC PEGA IMAGENS DIRETO DAS MASTERS. PODEM SER FITAS QUE NUNCA FORAM AO AR, OU QUE TEM TRECHOS QUE NÃO ESTÃO BONS PARA EXIBIÇÃO. OU, ATÉ MESMO, FITAS QUE SÓ TEM UM PEDAÇO. ME LEMBRO QUE, CONVERSANDO COM O PESSOAL DA TVS, ME CONTARAM QUE, UMA VEZ, UM MANÉ DEIXOU UMA FITA COM UM ESPECIAL DO NEY MATOGROSSO EDITADO AO LADO DO APAGADOR DE FITAS (UMA ESPÉCIE DE IMÃ PODEROSO). METADE DA FITA FOI APAGADA. POR QUE NÃO ACONTECER ISSO COM ALGUMAS MASTERS DO CHAVES? E É ISSO QUE ACONTECE. VC PEDE UMA PESQUISA AO CEDOC COM O TEMA CHAVES. NÃO INTERESSA SE O EPISÓDIO ESTÁ INTEIRO OU NÃO, VC SÓ QUER UM TRECHO PARA ILUSTRAR O TEU PROGRAMA. VC PODE ATÉ DAR UM TOQUE NO PESQUISADOR: "VÊ SE TEM ALGUMAS CENAS QUE NUNCA FORAM AO AR, SEI LÁ, ALGUMA COISA INÉDITA". MESMO QUE SEJA SÓ UM PEDAÇO, SÓ UMA CENA, É LEGAL COLOCAR NO PROGRAMA, NEM QUE SEJA PROS MANÍACOS COMENTAREM DEPOIS E ENTUPIREM A EMISSORA DE E-MAILS.

Webmaster - Outra dúvida, quando você disse que montaram uma aparelhagem em 1992 devido as enchentes, e exibiram o revólvinho do Chaves, seria porque a fita deste episódio tem uma qualidade que o aparelho normal e moderno do SBT não aceitaria?

Cacá Vita - SIM. OS VTs BETA OU POLEGADA DEVIAM ESTAR BOIANDO. ENTÃO, MONTOU-SE UMA MINIESTAÇÃO COM VTs U-MATIC, POR EXEMPLO. E CADA FORMATO DE FITA PEDE UM VT ESPECÍFICO. SE VC TEM SÓ UM VT U-MATIC NA MÃO, E TEM QUE COLOCAR A EMISSORA NO AR, TEM QUE SE VIRAR, MESMO QUE COLOQUE NO AR UM EPISÓDIO DANIFICADO. É COMO EU DISSE, O SHOW NÃO PODE PARAR. ALIÁS, ESSE EPISÓDIO DEVE ESTAR DANIFICADO MESMO, PORQUE CORTARAM UM PEDAÇO QUANDO EXIBIRAM. E DEVE SER POR ISSO QUE NÃO O EXIBIRAM MAIS, PORQUE ESTÁ IMPRÓPRIO PARA IR AO AR. SALVO EM UMA EMERGÊNCIA, É CLARO.

Webmaster - Você acredita, ou pelo menos poderia ser uma hipótese, de que o SBT esteja guardando os episódios perdidos para que, futuramente, quando a audiência do seriado cair, exibi-los como "inéditos". Lembre-se : a memória do povo é curta, depois de 20 anos quem vai se lembrar do episódio.

Cacá Vita - NÃO ACREDITO. COMO EU DISSE, NÃO EXISTE NADA DE MISTERIOSO SOBRE ESSES EPISÓDIOS. SE ELES VÃO TER DE PAGAR OS DIREITOS DE EXIBIÇÃO DE NOVO (DURAM 5 ANOS, EM MÉDIA), É MAIS FÁCIL E MELHOR PAGAR POR NOVOS EPISÓDIOS. POR EXEMPLO, DA DÉCADA DE 80. ESSA É MINHA OPINIÃO.

E-mail número 7

Webmaster - Mas os VTs de Chaves e Chapolin que vão ao ar todo dia eles não tem os créditos, portanto não há chance de escaparem os créditos, já que a fita está sem os créditos, ou é a aparelhagem que corta?

Cacá Vita - NÃO, AS CÓPIAS QUE VÃO AO AR SÃO EDITADAS COMO VC VÊ, OU SEJA, COM A ABERTURA DO SBT E SEM CRÉDITOS INÍCIO/FIM.

Webmaster - Não entendi o techo quando você disse "SE ELES VÃO TER DE PAGAR OS DIREITOS DE EXIBIÇÃO DE NOVO (DURAM 5 ANOS, EM MÉDIA), É MAIS FACIL E MELHOR PAGAR POR NOVOS EPISÓDIOS. POR EXEMPLO, DA DÉCADA DE 80. ESSA É MINHA OPINIÃO", quer dizer que pode o SBT renovar os direitos de

certos episódios perdidos que foram retirados do ar por questões de não renovação de direitos de exibição?

Cacá Vita - EU PENSO QUE NÃO VALE A PENA, PARA ELES, GUARDAR EPISÓDIOS VELHOS PARA EXIBIR EM 2040, DIZENDO QUE SÃO INÉDITOS, POSTO QUE ELES ESTÃO PAGANDO PARA EXIBÍ-LOS (VC PAGA DETERMINADA QUANTIA PARA EXIBIR CERTO PROGRAMA POR CERTO TEMPO). E, AO INVÉS DE GASTAR DINHEIRO ESTOCANDO EPISÓDIOS, PENSO QUE É MELHOR GASTAR ESSE VALOR COMPRANDO EPISÓDIOS REALMENTE INÉDITOS, COMO OS DA DÉCADA DE 80.

Webmaster - Agora vamos recaptular algumas hipóteses dos episódios se tornarem "perdidos"

* Silvio Santos pode ter não gostado de certos episódios e achá-los violentos e impróprios, e mandar cancelar esses episódios

Cacá Vita - SIM. ACABEI DE CONVERSAR COM UMA MENINA DO FANTASIA E ELA ME DISSE QUE, DIARIAMENTE, ELE BAIXAVA NO ESTÚDIO COM UMA LISTA. FULANA SAI PORQUE ESTÁ GORDA; BELTRANA SAI PORQUE ESTÁ SAINDO COM UM ARTISTA DA CASA; CICRANA SAI PORQUE SUA ATUAÇÃO É "OVER", E POR AÍ VAI. ELE INTERFERE PESSOALMENTE NA PROGRAMAÇÃO, MESMO MINUTOS ANTES DO PROGRAMA IR AO AR OU, O MAIS COMUM, ENQÜANTO O PROGRAMA ESTÁ NO AR.

Webmaster - * Não renovação de direitos de exibição, pois pediram muito por isso, e como o SBT não estava muito bem, decidiram parar de gastar com os episódios antigos e pagar para exibir os novos, o que era de mais interesse ao SBT.

Cacá Vita - NÃO É QUE O SBT ESTAVA MAL DAS PERNAS. COMPRARAM, EM 1984, OS DIREITOS DE EXIBIÇÃO A PREÇO DE BANANA, PORQUE SE ACREDITAVA QUE CHAVES NÃO VINGARIA. QUANDO FORAM RENOVAR OS DIREITOS, EM 1989/1990, PEDIRAM UMA FORTUNA, PORQUE O PROGRAMA JÁ ERA UM SUCESSO. E HÁ VÁRIOS CONTRATOS PENDENTES SOBRE OS EPISÓDIOS. ROBERTO G. B. PROCESSAVA O KIKO POR USO DE IMAGEM FORA DO PROGRAMA; NAS FASES EM QUE CHIQUINHA, OU MADRUGA, OU KIKO ESTAVAM FORA DO PROGRAMA (NÃO CONCOMITANTEMENTE, MAS QUANDO ESTAVAM) OS DIREITOS DE EXIBIÇÃO ERAM OUTROS, E POR AÍ VAI. ISSO SÓ ENCARECE OS DIREITOS DE EXIBIÇÃO. O QUE EU DIGO É QUE O SBT NÃO ESTAVA AFIM DE PAGAR 500 POR EPISÓDIOS QUE ELES JÁ HAVIAM EXIBIDO POR 5 ANOS, QUANDO HAVIAM PAGOS ORIGINALMENTE, 10, COMPREENDE? O NEGÓCIO ERA INVESTIR EM NOVOS EPISÓDIOS, COM FIZERAM COM O NOVO LOTE.

Webmaster - * Foi preciso copiar os VTs de U Matic para Beta SP e Beta Digital, e isso não foi possível com alguns episódios pois estavam em condições muito ruins

Cacá Vita - SIM, FOI O QUE ACONTECEU.

Webmaster - * Para economizar, o SBT cancelou vários episódios antigos que são 1ªversões, para colocar no ar 2ª versões na qual as histórias são iguais.

Cacá Vita - SIM, A HISTÓRIA DA RENOVAÇÃO DE DIREITOS, MAIS UMA VEZ.

Webmaster - * Perderam-se episódios na mudança do SBT para a Anhanguera

Cacá Vita - É UMA POSSIBILIDADE.

Webmaster - * "Frescuragem" por parte do SBT e de Silvio Santos por não gostarem de alguns episódios, como episódios antigos e com trechos em espanhol.

Cacá Vita - ISSO, CERTAMENTE.

Webmaster - * Perda de qualidade de alguns episódios e o SBT optou por não exibi-los mais.

Cacá Vita - ISSO, TB CERTAMENTE.

Webmaster - Você sabe que cerca de 20 episódios já foram "perdidos" um dia, e durante anos não foram exibidos até que voltaram, e com a dublagem idêntica, o que significa que não foram comprados novamente e dublados. Você disse que o SBT não está guardando os episódios para exibi-los como inéditos um dia.

Cacá Vita - VAMOS PARA UMA HIPÓTESE. EXIBIRAM OS EPISÓDIOS ATÉ CHEGAR A HORA DE RENOVAR OS DIREITOS. AS FITAS NÃO SÃO DEVOLVIDAS, FICAM ARQUIVADAS NA EMISSORA, MAS ESTÃO PROIBIDAS DE IREM AO AR (É ASSIM QUE ACONTECE). 4 ANOS DEPOIS, VC DECIDE RENOVAR OS DIREITOS. GERALMENTE, SE RENOVA POR LOTE. A TELEVISA TEM PRA TE VENDER 50 EPISÓDIOS, MAS O LOTE MÍNIMO É 70. O QUE VC FAZ? PEDE CÓPIAS NOVAS DE 20 EPISÓDIOS SEUS QUE ESTÃO BALEADOS (GERALMENTE O VIDEO, O AUDIO NÃO SE DETERIORA TANTO). AÍ, VC SE DEPARA COM ESSA SITUAÇÃO: TEM 20 CÓPIAS NOVAS, MAS O DUBLADOR MORREU. O QUE FAZ? INSERE O AUDIO COM A DUBLAGEM ANTIGA NA CÓPIA NOVA. TALVEZ SEJA ISSO. OU, MELHOR, VC NEM PEDE CÓPIAS NOVAS, SÓ COMPRA NOVAMENTE OS DIREITOS DE EXIBIÇÃO DELAS.

Webmaster - Então, você acredita que esses episódios perdidos possam voltar a ser exibidos?

Cacá Vita - QUEM SABE? PODE SER! QUE ELES TÊM AS CÓPIAS, ISSO, TEM.

Webmaster - Você acha que o SBT teria condições de restaurar os episódios se houvesse mais interesse?, pois o sbt não tá nem aí pra essas coisas.

Cacá Vita - O QUE ELES PODEM FAZER É TENTAR EDITAR OS TRECHOS RUINS. MAS, SE AINDA NÃO FIZERAM, TALVEZ SEJA PORQUE NÃO DÁ MESMO.

Webmaster - Não sei porque vc acha que "não há nada de misterioso, as coisas são óbvias", como podem ser se são tantas hipóteses, episódios exibidos uma única vez, episódios exibidos raramente, retirados do ar sem explicação...se o Silvio acha que alguns episódios são violentos então é ignorante, pois se tirou do ar os episódios que você citou por achar violento e tal é besteira, como incentivo ao sadomasoquismo, causar síndromes, pânicos, isso é ridículo, então todos os episódios incentivariam alguma coisa, que não gostam de episódios velhos, outra besteira, tanta porcaria indo ao ar na TV e eles cismam com Chaves e Chapolin, dois seriados que só ensinam coisas boas, se essa teoria de alguns episódios serem cancelados for verdade...no site do SBT classificam "Os simpsons" como infantil, e o SBT já áté colocou o desenho "O rei de pedaço", feito para adultos, em pleno meio-dia.....

Cacá Vita - É RIDÍCULO, MAS ESSE MEIO SÓ TEM LOUCOS. COMO EU DISSE, JÁ OUVI AS COISAS MAIS ABSURDAS SOBRE AS COISAS MAIS IRRISÓRIAS, QUE NINGUÉM NUNCA IA REPARAR. MAS AÍ O MANÉ LEVANTA A BOLA E VC TEM QUE MUDAR TUDO. O SS ASSISTE TUDO ANTES DE IR AO AR. ELE É UM MANÍACO. MAS QUE NÃO EXISTE NADA DE FANTASIOSO, ESTRANHO OU MIRABOLANTE, NÃO EXISTE.

Parte dos episódios perdidos podem ser recuperados!

POR SILVIA BALIEIRO

O SBT, segunda maior rede de televisão do Brasil, está digitalizando todo o seu acervo de vídeo. Isso significa a mudança do formato de armazenamento de cerca de 80000 horas de gravações que foram realizadas ao longo dos dezoito anos de existência do canal. Todas as fitas, que ocupam hoje uma área de 1500 metros quadrados dentro do estúdio, estão sendo tratadas e gravadas numa mídia modelo DST (Data Storage Tape).

Além disso, as imagens e todas as informações a respeito dos vídeos - data de geração, personagens e assunto - também ficam armazenadas em baixa resolução num banco de dados que é gerenciado pelo programa Media 360, uma solução da Ascential Software, filhote gerado pela Informix antes de ser engolida pela IBM. O mesmo sistema é utilizado em grandes emissoras internacionais como a americana CNN e a espanhola Tele5.

O principal papel do Media 360 é facilitar o trabalho de pesquisa e edição de imagens dentro da emissora. Caso seja necessário fazer uma busca sobre acidentes aéreos, por exemplo, não é mais necessário procurar fichas e mais fichas de arquivos e ir atrás de cada uma das fitas para fazer a seleção de imagens. Através de uma interface web e um serviço muito parecido com uma busca convencional da internet, é possível receber online uma lista de todos os arquivos relacionados ao assunto e consultar todas as imagens em baixa resolução. "Consegue-se até selecionar o trecho exato da gravação que deseja extrair do banco de dados", diz o responsável técnico pelo projeto de digitalização do SBT, Mario Sergio Mattos. Isso é possível graças à tecnologia Virage, que foi incorporada ao Media 360. Desenvolvida pela empresa americana Virage, ela permite que o usuário selecione através de palavras-chaves o trecho exato que deseja retirar de uma fita de horas de gravação.

Busca mais rápida

Com todas as imagens selecionadas, as informações são enviadas para um grande servidor. Este gera um pedido para a criação de uma fita, já com todas as imagens em alta resolução, que será utilizada durante a programação. Todo esse processo é rápido - uma pesquisa corriqueira leva em média 10 segundos em vez das 10 horas atuais -, facilitando a geração do conteúdo visual. "As mesmas imagens podem ser geradas mais rapidamente e quantas vezes forem necessárias, o que antes não acontecia", diz Mattos.

Os investimentos do SBT na digitalização do acervo são de aproximadamente 1,5 milhão de dólares. Eles não envolvem apenas tecnologia. Uma consultora de biblioteconomia foi contratada para participar do processo. Munida de uma avaliação das necessidades de consulta dos funcionários, uma equipe está trabalhando para desenvolver a melhor forma de arquivar todas as mídias com a produção do SBT. O objetivo do novo sistema é facilitar a pesquisa feita pelos funcionários. Nos vídeos será possível fazer a busca por assunto, por nome de um artista ou político, pela data e também pelo nome de um programa.

O sistema ainda não está em pleno funcionamento. Um projeto piloto bem-sucedido foi realizado no programa Domingo Legal durante o mês de abril. As buscas de vídeos durante o programa foram bem agilizadas. No momento em que acontecia uma rebelião de presos era possível fazer uma pesquisa de vídeos de outras rebeliões e colocar as imagens no ar rapidamente.

A tecnologia já está pronta para ser utilizada, mas ainda é necessária a conversão dos vídeos da emissora. A intenção do SBT é iniciar a utilização no prazo máximo de um ano, mas a digitalização completa das 80000 horas de programação só deve terminar dentro de quatro ou cinco anos. Durante todo o processo será priorizada a digitalização do material mais antigo, que está mais sujeito ao desgaste do tempo. Além disso, tudo que for produzido a partir de agora também será armazenado no novo formato.

A implementação de toda a digitalização é apenas a fase inicial de um projeto maior que vem sendo implementado pelo SBT. A intenção é não mais utilizar o velho videoteipe dentro da empresa e substituir tudo pelo sistema digital.

Gravação robotizada

Todo o acervo do SBT, que está arquivado em diferentes formatos de vídeo como Quadruplex 1 e 2 polegadas, U-matic, SVHS e Betacam, agora será armazenado num único tipo de mídia: o DST (Data Storage Tape). Desenvolvido pela empresa americana Ampex (a mesma que inventou o videotaipe), o processo de gravação está sendo feito pela empresa de consultoria Vídeo Data. O DST permite o armazenamento de até 100 GB, o equivalente a 15 horas de vídeo, numa única fita. Essa capacidade é quinze vezes maior que a de uma fita Betacam convencional utilizada hoje pela emissora. Outra vantagem é a forma como é feita a gravação. O processo é realizado por um robô. Através dele a fita é colocada dentro de uma caixa e inserida na máquina de gravação. Dentro dessa caixa a fita é envolvida por um colchão de ar e não tem nenhum contato mecânico com a máquina. "Isso garante maior durabilidade, já que a fita não sofre desgaste devido ao contato mecânico", diz Leonel da Luz, gerente de marketing da Vídeo Data. Como é uma mídia digital, a fita consegue rodar numa velocidade muito alta. Para ter uma idéia, a fita atinge uma velocidade sessenta vezes maior que a normal em apenas 0,6 segundo. Graças a isso, o tempo médio para encontrar o conteúdo desejado é apenas 20 segundos.

ps:ñ é de meu direito esse texto,eu so coloquei aki par da destaque aos perdidos que foram deixads de lado.

  • Curtir 1
Link para o comentário

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Atividades

    1. E.R
      324

      UEFA Champions League

    2. E.R
      447

      Looney Tunes - Pernalonga e sua turma

    3. E.R
      257

      CARNAVAL

    4. E.R
      10

      Wolverine

    5. E.R
      98

      Vai e Vem do Futebol 2024

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...