Ir para conteúdo

CURIOSIDADE: "Nhonhô" de Machado de Assis


KaGiVa

Recommended Posts

Bom provavelmente a maioria das pessoas aqui já deve ter lido o conto "Um Homem Célebre" do brilhante Machado de Assis... Leitura obrigatória de quase todos os vestibulares das universidades do Brasil...

"Um Homem Célebre" conta a história de um pianista frustrado chamado Pestana, compositor de polcas, um estilo musical irreverente do século 19 (algo semelhante com o que foi o rock nos anos 60 com os Beatles)... Esse estilo chamado "Polca" revolucionou os bailes dançantes no Rio de Janeiro e era mal visto pelas autoridades...

Bom as suas "polcas" tinham nomes que causavam polêmica, afetavam a sociedade, e eram direcionados aos políticos e mandantes... Em certo momento do conto, enquanto Pestana está a tocar em um baile, uma mulher lhe pede uma música chamada "Bula comigo, Nhonhô" de autoria do protagonista.

Bom, tendo-me chamado atenção o título da polca, por refêrencia ao personagem de Edgar Vivar... Fui pesquisar e encontrei que: "Não bula comigo, Nhonhô" é um frase que as mulheres diziam quando estavam sendo assediadas por homens do alto escalão, algo como: "Não vem com conversa fiada, seu nobre!"...

E pesquisando sobre Nhonhô, encontrei que eram chamados assim, os jovens da alta sociedade... filhos de nobres... que andavam em meio aos pobres...

:ponder:

pers_nhonho.jpg

Será que o Bolaños se inspirou nos contos machadinos para dar nome ao Nhonho? :lol:

Link para o comentário

Boa descoberta... A comparação faz sentido, apesar das palavras terem origens diferentes... "Nhônhô" é uma variação de "Senhor"... O "Nhonho" veio de "Ñoño", bobo, tonto...

Link para o comentário

No livro Memórias póstumas de Brás Cubas, que também é do Machado, e na minha opinião, o melhor dele, o Brás, personagem principal, também é chamado de Nhonhô.

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Atividades

    1. E.R
      2927

      Pica Pau

    2. E.R
      581

      A Praça é Nossa

    3. E.R
      7899

      QUADRINHOS & GIBIS

    4. E.R
      176

      Futebol Alemão

    5. E.R
      192

      CARLOS VILLAGRÁN

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...