Ir para conteúdo

Gramática


Arnold

Recommended Posts

Tudo bem, mas uma coisa é formal (correto) e que eu sou a favor, e culta (leia-se difícil) que num é muito a cara de CH.

Formal e culto são a mesma coisa.

Empregar a língua culta não significa necessariamente, "falar difícil", usando palavras e expressões raras, às vezes até arcaicas, fazendo com que poucos (ou niguém) entendam. Usar da língua culta, significa falar (ou escrever) obedecendo às regras da gramática normativa.

Editado por Arnold
Link para o comentário
Tudo bem, mas uma coisa é formal (correto) e que eu sou a favor, e culta (leia-se difícil) que num é muito a cara de CH.

Formal e culto são a mesma coisa.

Empregar a língua culta não significa necessariamente, "falar difícil", usando palavras e expressões raras, às vezes até arcaicas, fazendo com que poucos (ou niguém) entendam. Usar da língua culta, significa falar (ou escrever) obedecendo às regras da gramática normativa.

Discordo.

Até pela etimologia da palavra:

Formal lembra forma, algo como nos padrões, ou seja, certo.

Culto lembra cultura, demonstrar cultura, ou seja, usando palavras julgadas "difíceis".

;)

Editado por Don Juan Thiago
Link para o comentário
Tudo bem, mas uma coisa é formal (correto) e que eu sou a favor, e culta (leia-se difícil) que num é muito a cara de CH.

Formal e culto são a mesma coisa.

Empregar a língua culta não significa necessariamente, "falar difícil", usando palavras e expressões raras, às vezes até arcaicas, fazendo com que poucos (ou niguém) entendam. Usar da língua culta, significa falar (ou escrever) obedecendo às regras da gramática normativa.

Discordo.

Até pela etmologia da palavra:

Formal lembra forma, algo como nos padrões, ou seja, certo.

Culto lembra cultura, demonstrar cultura, ou seja, usando palavras julgadas "difíceis".

;)

Meu caro, não existe "certo".

Convencionalmente, considera-se "certa", ou "modelar", a variedade lingüística utilizada pelos falantes que integram o grupo de maior prestígio social. Essa é a chamada língua culta, falada e escrita em situações mais formais, pelas pessoas de maior instrução.

Há situações em que a relação entre os interlocutores é mais descontraída, mais informal ou pessoal, casos em que fica mais adequado o emprego de uma linguagem informal, mais "solta". Casos há, em que essa relação é mais impessoal, mais distanciada, o que requer uma linguagem mais formal, mais "cuidada".

Em um ato de comunicação, a infuência de fatores como o interlocutor, o assunto, o ambiente e a relação falante-ouvinte, resulta em um maior ou menor grau de formalidade ou informalidade na linguagem.

Portanto, não há certo e errado, há adequado e inadequado.

E não discutamos mais isso, deixemos o tópico para o propósito para o qual foi feito.

Editado por Arnold
Link para o comentário

olha gaelra, se o Chez quiser sair do grupo blz, mas eu acho que vai começar uma desorganização... (eu acho...) hehe

Mas façam o que quiser... eu só posso dizer o seguinte: logo agora que a gente estava começanndo a se "entrozar"...!!!

hehe

Olha a primeirra parte do FBV parte 4 está quase pronta! Eu irei mandar para o Gustavo adatar só um parte que "não teve como..."

que é a parte do lenço que o quico pede,... eu acho que não tem como conundir lenço com mordida! ;)

Tudo bem, mas uma coisa é formal (correto) e que eu sou a favor, e culta (leia-se difícil) que num é muito a cara de CH.

Formal e culto são a mesma coisa.

Empregar a língua culta não significa necessariamente, "falar difícil", usando palavras e expressões raras, às vezes até arcaicas, fazendo com que poucos (ou niguém) entendam. Usar da língua culta, significa falar (ou escrever) obedecendo às regras da gramática normativa.

Discordo.

Até pela etmologia da palavra:

Formal lembra forma, algo como nos padrões, ou seja, certo.

Culto lembra cultura, demonstrar cultura, ou seja, usando palavras julgadas "difíceis".

;)

Meu caro, não existe "certo".

Convencionalmente, considera-se "certa", ou "modelar", a variedade lingüística utilizada pelos falantes que integram o grupo de maior prestígio social. Essa é a chamada língua culta, falada e escrita em situações mais formais, pelas pessoas de maior instrução.

Há situações em que a relação entre os interlocutores é mais descontraída, mais informal ou pessoal, casos em que fica mais adequado o emprego de uma linguagem informal, mais "solta". Casos há, em que essa relação é mais impessoal, mais distanciada, o que requer uma linguagem mais formal, mais "cuidada".

Em um ato de comunicação, a infuência de fatores como o interlocutor, o assunto, o ambiente e a relação falante-ouvinte, resulta em um maior ou menor grau de formalidade ou informalidade na linguagem.

Portanto, não há certo e errado, há adequado e inadequado.

E não discutamos mais isso, deixemos o tópico para o propósito para o qual foi feito.

Bom, vamos deixar dessa besteira de falar "dificil", vamos ao que interessa...

Não é permitido colocar na legenda abreviações! E aí usei certo a palavra? Para este fim, a qual foi criado essa "enquete"afff

Outra coisa... Quem te disse que o certo não exite?

Se vc acha que o Certo não existe, então escreva numa redação a palavra "deichar", pra vc o simbolo que a professora vai colocar do lado da sua prova! hehe

E outra coisa... não concordo com o que vc disse, que considera-se "certo" o que as pessoas de prestigio falam... o CERTO é o que ta na gramatica... pois só porque algo é muito usado não quer dizer que esteja certo, nem uma coisa usada por "granfinos" está sempre certo! (Vá estudar um pouco de filosofia, e psiquiatria, para afogar esse seu lado...negativista!)kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Link para o comentário
Bom, vamos deixar dessa besteira de falar "dificil", vamos ao que interessa...

Não é permitido colocar na legende abreviações! E aí usei certo a palavra? afff

Outra coisa... Quem te disse que o certo não exite?

Se vc acha que o Certo não existe então escreva numa redação a palavra "deichar", pra vc o simbolo que a professora vai colocar do lado da sua prova! hehe

E outra coisa... não concordo que vc disse que considera-se "certo" o que as pessoas de prestigio falam... o CERTO é o que ta na gramatica... pois só porque algo muito usado não quer dizer que esteja certo, nem uma coisa usada por "grafinos" está sempre certo! (Vá estudar um pouco de filosofia, e psiquiatria, para afogar esse seu lado...negativista!)kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Que bom, mais um para discutir!

Nobre rapaz, se usares a palavra "deichar" em uma redação, não será "errado", será inadequado, como eu falei, há que se adequar a fala (ou escrita) ao ambiente, ao interlocutor... com quem ou em que se fala, mas parece que tu não leste nada do que eu escrevi.

Não falei nada em prestígio, falei em instrução. Falei convencionalmente, não é geral, mas se tu não sabes o significado da palavra, não invetes desculpas esfarrapadas.

Se queres discutir, lê o que eu disse e reflete, não postes por postar.

Editado por Arnold
Link para o comentário
Que bom, mais um para discutir!

Nobre rapaz, se usares a palavra "deichar" em uma redação, não será "errado", será inadequado, como eu falei, há que se adequar a fala (ou escrita) ao ambiente, ao interlocutor... com quem ou em que se fala, mas parece que tu não leste nada do que eu escrevi.

Inadequado??? Tem certeza?? Se eu não me engano o portugues tem uma regra de acentuação, uso de letras que tem o mesmo som, melhor dizendo a mesma forma fonética, uso de digrafos, hiato, ditongo e etc! Talvez seja só a minha! <_<

Quando eu falei que "vc não poderia usar", realmente me equivoquei, fiz uso indevido da palavra, pois o certo seria: vc não deve, pois vc pode fazer "tudo", se vai estar certo ou errado, o que vai me dizer é o contexto. Pois se vc colocar entre aspas, ela pode estar errada(escrita de forma diferente da que o idioma adimiti) como for... certo? "Eu acho que vc entendeu meu ponto de vista!"

Não falei nada em prestígio, falei em instrução.

"É verdade vc não falou nada de 'prestigio', mas eu quis colocar ênfase na frase que vc tivera escrito! " :lambada:

Convencionalmente, considera-se "certa", ou "modelar", a variedade lingüística utilizada pelos falantes que integram o grupo de maior prestígio social.

Pensei que quando falei na frase a palavra prestigio, vc's entenderia que estava implicito a ideia de "maior pretigio social"!

Não falei nada em prestígio, falei em instrução. Falei convencionalmente, não é geral, mas se tu não sabes o significado da palavra, não invetes desculpas esfarrapadas.

Se queres discutir, lê o que eu disse e reflete, não postes por postar.

Realmente, vc falou em instrução, mas aí é que ta a pergunta, o que é uma pessoa instruida? Afinal de contas, ela é instruida em que? Só porque ela é instruida em algo, não quer dizer que ela domini aquilo! E outra coisa,eu li, e vi que vc quis colocar um meio termo! ;)

Olha deixa pra la, essa discurção não vai nos levar a lugar algum, pelo menos a mim não! hehe -_-

Hei um comentário Inútil: suponhamos que gravemos Repretel via digital, com qualidade ótima (como fazem os vendedores).

Se fazer a legenda e colocar nesses vídeos e vender em DVD. Seria legal né?

Segue?

Seria legal, mas cada componente do grupo que fizesse a legenda do DVD deveria ganhar um DVD! Prossedi?

Se vc concordar, eu tou nessa! eu acho que posso falar até por meu grupo: estamos nessa!

Link para o comentário

Movido os posts do tópico de Legendas para este tópico, com o intuito de manter o outro tópico organizado e focado no assunto inicial. ;)

Link para o comentário

Pra mim culto e formal são a mesma coisa!!

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Atividades

    1. E.R
      729

      FAMOSOS

    2. E.R
      782

      SBT

    3. E.R
      183

      Futebol Alemão

    4. E.R
      16

      Copa Sul Americana 2024 e Recopa Sul Americana 2024

    5. E.R
      8

      Campeonato Brasileiro 2024 - Série B

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...