Ir para conteúdo

Os Episódios CH que a televisa distribui atualmente é considerada como ''migalhas que sobraram'' ou o suficiente? Dê a sua Opinião


Lote90

Recommended Posts

100 episódios perdidos é maior viagem, de boa mesmo. :joinha:

Uns 10 perdidos que o mundo nunca viu até vai, agora 100? É forçar demais, é botar esperança em algo que não existe, só pra ficar imaginando como seriam esses tais episódios e ficar criando falsas expectativas.

Tem um lance, muitos dos episódios dos anos 80 e 90 são remakes dos anos 70, que por sinal, todos nós conhecemos, se existissem 100 episódios perdidos, os anos 80 e 90 teriam muito mais episódios "desconhecidos" como remakes ou até mesmo se passados por nós como inéditos, já que ninguém conhece esses 100 perdidos, então todos achariam se tratar de inéditos.

Falar do Revolvinho, Máquina de Lavar com o gato, parte 1 dos Toureiros e outros episódios que muitos afirmam terem visto até vai, já é algo a se levar em conta, mas supor perdidos se baseando em dias do ano é um pouco de exagero. Não conheço nenhuma série que foi exibida um ano inteiro só de episódios inéditos. Se bobear, eles nem deviam gravar um único episódio no mesmo dia, isso eu não afirmo, mas suponho.

Temporada não significa o ano inteiro. Devia chegar uma hora que acabava a temporada e a série CH saía do ar ou ficava em reprises (que eu não acho que tinha reprises). Exemplo é House, The Walking Dead, Lost etc. Cada temporada tem um número X de episódios a serem exibidos dentro de um ano (pode ser 3, 4, 6 meses etc).

Link para o comentário
  • Respostas 87
  • Criado
  • Última resposta

Usuários que mais postaram nesse tópico

  • Matheus Rolim

    14

  • Lote90

    12

  • Valette

    8

  • Chandler

    8

Usuários que mais postaram nesse tópico

Pois é. O pessoal está deduzindo as coisas sem embasamento nenhum.

Se engana quem acha que só tinha duas ou três reprises por ano. Alguns fãs, como o Cássio, conseguiram as datas originais de exibição de vários episódios, através de publicações da época. E por meio delas descobrimos, por exemplo, que a saga do Julgamento do Chaves foi reprisada no final de 1975. Que a saga dos churros, que abre a temporada de 1978, foi exibida apenas em março do mesmo ano. Até mesmo a saga do Velho do Saco de 1975 foi reprisada no meio da mesma temporada.

A temporada de 1979 foi uma exceção. Talvez por Chapolin ter ido apenas até a metade do ano, e La Chicarra ter tido poucos programas, tenha sobrado tempo para gravar mais episódios de Chaves. Estou seguro que as demais temporadas tinham uma faixa de 40 episódios.

Quanto ao que questionaram de 1973, quem garante quando Chaves estreou na Televisa? Sabemos que foi em 1973, mas pode ter sido já próximo do meio do ano (por isso o número menor de programas). O episódio do Desjejum do Chaves, que é o nono na distribuição atual, foi exibido originalmente em 02/07/1973...

Link para o comentário

Lendo essas coisas sobre a Televisa, me lembra como as TVs antigamente não tinham o Costume de ter arquivos.

A Globo mesmo, é uma emissora que até os anos 70, não preservava o seu acervo, apenas programas especiais. Várias emissoras preservaram seus arquivos em fitas VHS.... acreditem....

Um exemplo da Globo: Eu tenho uma fita de video em forma de documentário da banda Queen. Essa fita é americana. A fita tem 2 horas de duração, e tem uma parte do documentário que mostra os shows que eles fizeram em tours mundiais. Advinhem qual é a pior "iBagem" ????

Tem o famoso trecho da Glória Maria entrevistando o Fredie, nesta, por estar claro a imagem está menos pior, mas ainda assim, dá pra notar no rodapé o tracking do VHS ¬¬...........

E quanto a Televisa, creio que por ter gravado os primeiros episódios em Quadruplex, provavelmente (SUPOSTAMENTE) alguns episódios podem terem sidos perdidos por descuido mesmo na emissora por simplesmente não botar fé no próprio produto e só começou a arquivar quando realmente começou a fazer sucesso no próprio méxico. Assim como a Globo, não creio que na década de 70 essas emissoras pensavam em exportar seus programas.

Quanto aos aparelhos reprodutores de Quadruplex, somente existem dois no Brasil. Um na TV Cultura de São Paulo e outro na Globo do Rio.

Link para o comentário

Lendo essas coisas sobre a Televisa, me lembra como as TVs antigamente não tinham o Costume de ter arquivos.

A Globo mesmo, é uma emissora que até os anos 70, não preservava o seu acervo, apenas programas especiais. Várias emissoras preservaram seus arquivos em fitas VHS.... acreditem....

Um exemplo da Globo: Eu tenho uma fita de video em forma de documentário da banda Queen. Essa fita é americana. A fita tem 2 horas de duração, e tem uma parte do documentário que mostra os shows que eles fizeram em tours mundiais. Advinhem qual é a pior "iBagem" ????

Tem o famoso trecho da Glória Maria entrevistando o Fredie, nesta, por estar claro a imagem está menos pior, mas ainda assim, dá pra notar no rodapé o tracking do VHS ¬¬...........

E quanto a Televisa, creio que por ter gravado os primeiros episódios em Quadruplex, provavelmente (SUPOSTAMENTE) alguns episódios podem terem sidos perdidos por descuido mesmo na emissora por simplesmente não botar fé no próprio produto e só começou a arquivar quando realmente começou a fazer sucesso no próprio méxico. Assim como a Globo, não creio que na década de 70 essas emissoras pensavam em exportar seus programas.

Quanto aos aparelhos reprodutores de Quadruplex, somente existem dois no Brasil. Um na TV Cultura de São Paulo e outro na Globo do Rio.

Exato, até numa reportagem sobre os Arquivos da Globo falam que a fita mais antiga do arquivo (que é bem organizado) é de uma novela de 1977, por ai.

Agora fiquei em dúvida. Já ouvi que a Globo e a Cultura, só elas tem o aparelho para passar o tipo de mídia quadruplex, mais por que o SBT, Record, não tem??? Jogaram no lixo...

Link para o comentário

Nem jogaram nenhuma quadruplex no lixo não... Se vocês perceberem, constantemente o programa Raul Gil exibe vários trechos de programas muito antigos (1980 por ai) com uma imagem muito considerável.

As emissoras paulistas enviam para a TV Cultura (sim, acreditem) para que passem para DVD.

Edit: Eu também acho impossível existir por volta de 100 episódios perdidos, é muito exagero!!! Lembrem-se que, na época, gravavam: La Chicharra, Los Super Genios de la mesa quadrada, Chapolin, quadros aleatórios como o do Chaparron Bonaparte (sim, eu já vi uma sketch do ano de 1973 de Chaparron) e outros... Chaves não era prioridade!

Link para o comentário

Nem jogaram nenhuma quadruplex no lixo não... Se vocês perceberem, constantemente o programa Raul Gil exibe vários trechos de programas muito antigos (1980 por ai) com uma imagem muito considerável.

As emissoras paulistas enviam para a TV Cultura (sim, acreditem) para que passem para DVD.

Edit: Eu também acho impossível existir por volta de 100 episódios perdidos, é muito exagero!!! Lembrem-se que, na época, gravavam: La Chicharra, Los Super Genios de la mesa quadrada, Chapolin, quadros aleatórios como o do Chaparron Bonaparte (sim, eu já vi uma sketch do ano de 1973 de Chaparron) e outros... Chaves não era prioridade!

O que jogaram fora foram as máquinas de reproduzir mídia quadruplex.

La Chicharra foi feito somente em 1979 para substituir Chapolin. E o que tem a ver Los Supergênios de La Mesa Cuadrada, finalizado em 1971 com Chaves e Chapolin?

As esquetes fazem parte do episódio, eram gravados como parte do episódio. A esquete que você viu só pode ser Os Gesseiros, que é de 1971, não de 1973.

Gustavo-CH, só para você ter uma ídeia dos tempos, olhe:

1955 - 1967: Cômicos y Canciones, primeiro programa escrito e atuado por Chespirito. Nasce aí o quadro '' El Ciudadano Gómez ''. Era um programa que tinha como estrelhas Viruta e Capulina.

1968 - 1969: Sábados de La Fortuna, com a esquete '' Los Supergênios de La Mesa Cuadrada ''. Este programa da Tv Tim tinha 8 horas de duração, e tinha diversos temas. 5 minutos do programa eram protagonizados por Chespirito, Ramón Valdés, Maria Antonieta de Las Nieves e Ruben Aguirre com a esquete '' Los Supergênios de La Mesa Cuadrada ''.

1970 - 1971: Los Supergênios de La Mesa Cuadrada faz um grande sucesso e vira um programa. Agora, além dessa esquete também há os quadros '' Os Louquinhos '', '' Os Ladrõezinhos '', '' Chapolin Colorado '' e '' Chespirito - aqueles quadros sem personagens fixos e especiais ''. Depois, o programa passa a se chamar '' Chespirito y La Mesa Cuadrada '' e depois em 1971 vira só '' Chespirito ''. Ruben Aguirre sai do programa para fazer outro programa, e sem ele fazendo o Lucas, é encerrado o quadro dos louquinhos. Assim, Chespirito substitui pelo quadro '' O Chaves do Oito ''.

1972 - 1979: Chaves e Chapolin fazem grande sucesso e viram dois programas próprios. Acaba o programa Chespirito, mais as esquetes dos ladrõezinhos, do Doutor Chapatin e de Chespirito continuam nos dois programas. Em 1973, surge a Televisa, união de vários canais mexicanos, e Chaves e Chapolin continuam. Em 1979, acaba o Chapolin e surge '' La Chicharra ''. Mais tarde, acaba o Chaves também.

Aqui ta a esquete de 1971, dentro do programa Chespirito, dos louquinhos que inclusive acho que foi o Ecco que achou:

Link para o comentário

Lendo essas coisas sobre a Televisa, me lembra como as TVs antigamente não tinham o Costume de ter arquivos.

A Globo mesmo, é uma emissora que até os anos 70, não preservava o seu acervo, apenas programas especiais. Várias emissoras preservaram seus arquivos em fitas VHS.... acreditem....

Um exemplo da Globo: Eu tenho uma fita de video em forma de documentário da banda Queen. Essa fita é americana. A fita tem 2 horas de duração, e tem uma parte do documentário que mostra os shows que eles fizeram em tours mundiais. Advinhem qual é a pior "iBagem" ????

Tem o famoso trecho da Glória Maria entrevistando o Fredie, nesta, por estar claro a imagem está menos pior, mas ainda assim, dá pra notar no rodapé o tracking do VHS ¬¬...........

E quanto a Televisa, creio que por ter gravado os primeiros episódios em Quadruplex, provavelmente (SUPOSTAMENTE) alguns episódios podem terem sidos perdidos por descuido mesmo na emissora por simplesmente não botar fé no próprio produto e só começou a arquivar quando realmente começou a fazer sucesso no próprio méxico. Assim como a Globo, não creio que na década de 70 essas emissoras pensavam em exportar seus programas.

Quanto aos aparelhos reprodutores de Quadruplex, somente existem dois no Brasil. Um na TV Cultura de São Paulo e outro na Globo do Rio.

A Globo perdeu parte de seu acervo feito antes de 1976 por causa do incêndio que teve em seus estudios. Nesse vídeo da pra ver funcionários carregando fitas na mão:

http://www.youtube.com/watch?v=PqZ0qyvpguY

tem também também

Link para o comentário

O que jogaram fora foram as máquinas de reproduzir mídia quadruplex.

La Chicharra foi feito somente em 1979 para substituir Chapolin. E o que tem a ver Los Supergênios de La Mesa Cuadrada, finalizado em 1971 com Chaves e Chapolin?

As esquetes fazem parte do episódio, eram gravados como parte do episódio. A esquete que você viu só pode ser Os Gesseiros, que é de 1971, não de 1973.

Gustavo-CH, só para você ter uma ídeia dos tempos, olhe:

1955 - 1967: Cômicos y Canciones, primeiro programa escrito e atuado por Chespirito. Nasce aí o quadro '' El Ciudadano Gómez ''. Era um programa que tinha como estrelhas Viruta e Capulina.

1968 - 1969: Sábados de La Fortuna, com a esquete '' Los Supergênios de La Mesa Cuadrada ''. Este programa da Tv Tim tinha 8 horas de duração, e tinha diversos temas. 5 minutos do programa eram protagonizados por Chespirito, Ramón Valdés, Maria Antonieta de Las Nieves e Ruben Aguirre com a esquete '' Los Supergênios de La Mesa Cuadrada ''.

1970 - 1971: Los Supergênios de La Mesa Cuadrada faz um grande sucesso e vira um programa. Agora, além dessa esquete também há os quadros '' Os Louquinhos '', '' Os Ladrõezinhos '', '' Chapolin Colorado '' e '' Chespirito - aqueles quadros sem personagens fixos e especiais ''. Depois, o programa passa a se chamar '' Chespirito y La Mesa Cuadrada '' e depois em 1971 vira só '' Chespirito ''. Ruben Aguirre sai do programa para fazer outro programa, e sem ele fazendo o Lucas, é encerrado o quadro dos louquinhos. Assim, Chespirito substitui pelo quadro '' O Chaves do Oito ''.

1972 - 1979: Chaves e Chapolin fazem grande sucesso e viram dois programas próprios. Acaba o programa Chespirito, mais as esquetes dos ladrõezinhos, do Doutor Chapatin e de Chespirito continuam nos dois programas. Em 1973, surge a Televisa, união de vários canais mexicanos, e Chaves e Chapolin continuam. Em 1979, acaba o Chapolin e surge '' La Chicharra ''. Mais tarde, acaba o Chaves também.

Aqui ta a esquete de 1971, dentro do programa Chespirito, dos louquinhos que inclusive acho que foi o Ecco que achou:

Parabéns pelo post, Matheus. Tinha coisas aí que eu não sabia, por exemplo que o Chaparron já existia em 1970... Pensei que ele só tivesse estreado no programa Chespirito dos anos 80

Link para o comentário

Parabéns pelo post, Matheus. Tinha coisas aí que eu não sabia, por exemplo que o Chaparron já existia em 1970... Pensei que ele só tivesse estreado no programa Chespirito dos anos 80

Não sabia mesmo victor? :blink:

Eu já sabia disso faz tempo, mas nunca vi um episódio.

Valeu pelo video matheus. :joinha:

O chaparron era mais anão ainda do que na decada de 80, nao acham? :P

Link para o comentário

interessantíssima a discussão neste tópico.

eu acredito que não sejam tantos os episódios que a televisa perdeu/cancelou. até a década de 80, as emissoras de tv na América Latina não tinham uma política de conservação de sua própria história - como já foi aqui dito sobre a globo, por exemplo. a televisa certamente não fica de fora. Entretanto, a Televisa, diferentemente da Globo, sempre teve uma forma de produção industrial (maior quantidade do que qualidade), enquanto a Globo sempre preferiu produzir menos e com maior qualidade. A Televisa é um conglomerado mostruoso que domina a comunicação mexicana e desde os primórdios exporta seus produtos para todo o mundo. Por esta razão a Televisa deve ter quase tudo o que produziu em seu arquivo. Por razões de ordem técnica da mídia usada para a gravação na época (fitas de rolo aberto quadruplex) e certamente descuido da Televisa, trechos de episódios acabaram ficando danificados, explicando os cortes mundiais, como o do episódio que o chaves fica louco, o da falta d'agua, catapora da chiquinha, festa da boa vizinhança, recordações, etc.. Tanto que apenas o SBT exibe determinadas cenas, pois possui a cópia da master da Televisa importada nos anos 80 (eṕoca em que a Televisa devia exportar as fitas no estado em que estavam, mesmo com defeito).

Minha teoria para a maioria desses perdidos mundiais é que a fita pode ter se danificado em um trecho grande do episódio e/ou trecho indispensável para a compreensão do mesmo e, por este motivo, a Televisa optou por não mais distribuí-lo, dando preferência na distribuição do respectivo "semelhante" ao episódio cancelado.

Como o SBT não pede novas cópias das fitas e opta por remasterizar o que têm (mesmo com defeito)ele é o único a exibir algumas cenas perdidas mundialmente como o "a vida nos dá cada surpresa" e o começo do episódio da falta d'agua. O episódio "errar é humano" é um bom exemplo. Ele veio para o SBT quando provavelmente a Televisa ainda distribuia as fitas no estado em que estavam e ficou lá guardado (provavelmente por estar com a qualidade péssima). Aí lá pros idos de 99/2000 resolveram passar a exibí-lo no lugar da versão anterior, memso com os defeitos na imagem e assim prossegue até hoje, sendo a única exibição comprovada no mundo já que a Televisa cancelou sua distribuição. Creio que a última atualização nos arquivos do SBT aconteceu em 1991/92, quando veio o último lote dublado pela Maga. Em 92 já se usavam fitas Betacam (que possuem qualidade ainda compatível com a tecnologia das tvs de hoje) e não se deterioram tanto. Por isso o SBT, quando quer, vai lá na original beta de 92, passa um filtro e põe no ar umas exibição com imagem melhor (como ocorreu em 2003).

Já em 92, a Televisa devia ter algum critério de seleção nos cortes de cenas danificadas. Isso explicaria o sumiço mundial de cenas como a apresentação da Pópis e Nhonho no festival e o famoso corte do episódio da Catapora (que eram exibidos nos anos 80 e depois sumiram).

Enfim, existem mil razões, assim como as crianças não deverem brincar na rua, para que a Televisa tenha deixado de distribuir alguns episódios e creio que dificilmente saberemos. O que podemos fazer é ficar aqui teorizando e tentando ver qual hipótese faz mais sentido, nos valendo das informações que temos. Não acho que essas conjecturas sejam inúteis, é que se faz quando se faz quando não se tem muitas informações sobre determinado assunto, paciência. Acho até que é possível afirmarmos que a maioria dos episódios que a televisa não distribui mais é por problemas na fita original. Mas creio que existam outras razões também. O episódio "ser pintor é uma questão de talento" creio que seja um dos maiores mistérios. A fita master do SBT (importada na década de 90) está com excelente qualidade. Nada explica que a fita da televisa tenha se deteriorado tanto nos anos mais recentes que inviabilize a sua exportação. Outro mistérios são as sagas descontinuadas. Alguma razão misteriosa faz a Televisa reter algumas delas.

O fato é que estes perdidíssimos existem, acho que não chegam a 100, mas como estamos falando de toda a década de 70, eu chutaria uns 25. E outra, se alguém um dia tiver acesso ao acervo do SBT, tenho certeza que há mais preciosidades do que se imagina.

Link para o comentário

A Globo perdeu parte de seu acervo feito antes de 1976 por causa do incêndio que teve em seus estudios.

Bem lembrado! A Record e a Bandeirantes tiveram incêndios em seus acervos e por isso também tem pouca coisa dos anos 70/80.

O que eu achei incrível é apenas a Cultura e a Globo terem reprodutores de Quadruplex!

O SBT então provavelmente deve ter pago a Cultura pra remasterizar esses 9 episódios perdidos exibidos em agosto? ou Remasterizaram de uma Betacam?

Link para o comentário

Não sabia mesmo victor? :blink:

Eu já sabia disso faz tempo, mas nunca vi um episódio.

Valeu pelo video matheus. :joinha:

O chaparron era mais anão ainda do que na decada de 80, nao acham? :P

Eu também não sabia. D:

Link para o comentário

Bem lembrado! A Record e a Bandeirantes tiveram incêndios em seus acervos e por isso também tem pouca coisa dos anos 70/80.

O que eu achei incrível é apenas a Cultura e a Globo terem reprodutores de Quadruplex!

O SBT então provavelmente deve ter pago a Cultura pra remasterizar esses 9 episódios perdidos exibidos em agosto? ou Remasterizaram de uma Betacam?

Não, esses 9 episódios não estavam no Arquivo e sim entre os episódios comuns. Tanto que um fã a algum tempo atrás fez uma cópia da fita do SBT do episódio dos espíritos zombeteiros.

Link para o comentário

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Atividades

    1. Professor Inventivo
      136

      O FESTIVAL DA BURRICE (1974)

    2. Melchior CH
      136

      O FESTIVAL DA BURRICE (1974)

    3. Melchior CH
      127

      Dúvidas CH

    4. Melchior CH
      664

      Depósito de Bobagens

    5. Conde Fox Terrier
      664

      Depósito de Bobagens

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...