Ir para conteúdo

BEBIDAS


Seu Furtado

Recommended Posts

  • Respostas 786
  • Criado
  • Última resposta

Usuários que mais postaram nesse tópico

  • E.R

    138

  • Usagi White

    110

  • Victor235

    97

  • JoelJunior15

    53

Usuários que mais postaram nesse tópico

Professor Inventivo

Isso sim, me refiro a esta marca especificamente.

Sim, tanto é que se o refrigerante for de tutti-fruti chamam de tubaína do mesmo jeito, sem se importar com a marca. Pelo menos aqui na capital é assim.
Link para o comentário
  • 1 mês depois...
  • 4 semanas depois...
Marca da Coca-Cola desde 2001, Guaraná Jesus vira aposta 'premium'
19/06/2016 08h00 - Atualizado em 19/06/2016 08h20
Darlan Alvarenga
Do G1, em São Paulo

Bebida cor-de-rosa folclórica deixa de ser restrita à região do Maranhão.
Com 'preço de importado', bebida chega a outros estados e mira classe A.

Imagem
Ícone do Maranhão, Guaraná Jesus faz parte do portfólio da Coca-Cola desde 2001 (Foto: Divulgação)

Criado em 1927, só neste ano refrigerante começou a ser distribuído oficialmente fora do Nordeste

Ícone do Maranhão e com uma legião de fãs na internet, o Guaraná Jesus ensaia uma ampliação do seu alcance para outras regiões do país com um apelo “premium” – como são chamados produtos mais sofisticados ou diferentes do usual e que, por serem mais caros, costumam ser mais consumidos pelo público de classe A.

Comprada pela Coca-Cola em 2001, a marca do refrigerante cor-de-rosa de nome instigante sempre foi tratada como marca regional pela gigante mundial de bebidas, com comunicação discreta e sem qualquer divulgação nacional.

Na página da Coca-Cola Brasil na internet, por exemplo, o Guaraná Jesus sequer aparece listada entre as marcas da empresa sob a justificativa que não se trata de um produto com distribuição nacional.
Passados 15 anos da aquisição da marca, a Coca-Cola decidiu, porém, que o Guaraná Jesus "não é mais restrito ao estado do Maranhão".

Produto deixa de ser restrito ao Maranhão
Por iniciativa de fabricantes franquiados do sistema Coca-Cola, o Guaraná Jesus começou este ano a ser distribuído oficialmente nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Paraná e no Distrito Federal.

A Brasal Refrigerantes, começou a fabricar o Guaraná Jesus em abril, distribuindo a bebida apenas dentro da sua área de atuação, no Distrito Federal. Até então, o produto era produzido exclusivamente em São Luís pela Solar e encontrado apenas em municípios do Maranhão, Piauí e parte do Tocantins.

Em maio, a Coca-Cola FEMSA, a maior fabricante de refrigerantes do país, anunciou o início da distribuição do Guaraná Jesus em pontos de venda selecionados em cidades de Minas Gerais, São Paulo e Paraná.

Questionada pelo G1 sobre a estratégia da companhia para o Guaraná Jesus e possibilidade do refrigerante vir a ganhar distribuição nacional, a Coca-Cola informou que decidiu iniciar um plano de expansão da marca.

"O Guaraná Jesus é um produto diferenciado e de forte tradição, que merece ser conhecido em todo o país. Por isso, não é mais restrito ao estado do Maranhão. O plano de expansão contempla praças onde há potencial de consumo, o que nos levou, neste momento, a iniciar a distribuição em São Paulo, Minas e Paraná. No entanto, a médio prazo, novos mercados podem ser incluídos, a partir de decisão tomada em conjunto pela Coca-Cola Brasil e pelo fabricante", disse a companhia.

Imagem
No YouTube, fãs do Guaraná Jesus e "sommeliers de refrigerante” ajudam a estimular a curiosidade sobre o refrigerante (Foto: Reprodução/YouTube)

'Importado' de São Luís
Na área de atuação da Coca-Cola FEMSA não haverá produção própria neste primeiro momento. O refrigerante está sendo 'importado' do Maranhão. “Por enquanto, estamos apenas distribuindo. Mas foi uma demanda nossa puxar esse produto. Tendo uma boa saída, aí sim a gente começaria a produzir. E, pela escala que temos obviamente pode estourar também em outras franquias [do sistema Coca-Cola], afirma o gerente de marketing da Coca-Cola FEMSA Brasil, George Silva Leite.

Segundo o executivo, o que motivou trazer o refrigerante para a região Sudeste foi o próprio interesse manifestado por consumidores nas redes sociais. Nos últimos anos, o nome curioso e a cor peculiar têm despertado curiosidade e simpatia Brasil afora. No YouTube, fãs entusiasmados e "sommeliers de refrigerante” publicam vídeos com brincadeiras e primeiras impressões sobre a bebida que traz como slogan "O sabor de viver o Maranhão".

Dobro do preço
Com a distribuição do Guaraná Jesus, a Coca-Cola FEMSA busca ampliar a oferta dos chamados produtos premium e diferenciados na região Sudeste.

“O mix de inovação no mercado está crescendo muito. Da mesma forma que aconteceu no mercado de cerveja e café, essa tendência está vindo também para o mercado de refrigerantes”, diz Leite. “Estamos trazendo o produto como uma inovação, como um produto de nicho, para aqueles consumidores que gostam de experimentar novas marcas e sabores”, completa.

Com o mercado de refrigerantes em baixa – em 2015, as vendas no país caíram 5,9% na comparação com o ano anterior – e sob a mira das campanhas contra a obesidade, o setor tem apostado na diversificação do portfólio para garantir a manutenção das receitas.

O Guaraná Jesus está sendo distribuído em SP, MG e PR apenas na versão em lata de 350ml, com preço sugerido de R$ 4,65 – praticamente o dobro do que custa os refrigerantes tradicionais da empresa – e será posicionado ao lado de refrigerantes importados como Coca-Cola Cherry e Coca-Cola Vanilla.

No Maranhão, o refrigerante costuma ser vendido pelo mesmo preço dos tradicionais. "Na região do Maranhão, o Guaraná Jesus tem um mix de volume próximo ao da venda de Coca-Cola, por isso o preço é menor", justifica o gerente da Coca-Cola FEMSA.

Imagem
Verso da lata informa que produto é uma marca da Coca-Cola; bebida tem aroma de cravo e canela, mas fórmula exata também é misteriosa (Foto: G1)

Criador do refrigerante era ateu, tinha fama de comunista e foi excomungado pela Igreja
O folclórico refrigerante foi criado em 1927 num laboratório de fundo de quintal em São Luís, pelo farmacêutico Jesus Norberto Gomes. A logomarca foi inspirada na assinatura do seu inventor.

A história difundida pela família ao longo dos anos diz que o objetivo inicial do farmacêutico era produzir uma espécie de magnésia fluída, um remédio que estava na moda na época. O negócio acabou não dando certo, mas evoluiu para um xarope que agradou muito aos netos. Nascia o Guaraná Jesus.

A bebida cor-de-rosa, muito mas muito doce e com traços de cravo e canela teria 17 ingredientes básicos, mas a fórmula exata também é tratada com áura de mistério. Por décadas, o slogan estampado nos rótulos foi "Guaraná Jesus, o sonho cor-de-rosa".

O criador do refrigerante, quem diria, era ateu, tinha fama de comunista e foi excomungado pela Igreja Católica depois de uma briga com um padre. A família conta que, depois de ser exorcizado, Jesus mandou trazer da Alemanha uma série de caras de Fausto (personagem de Goethe que vende a alma ao demônio) e as colocou nas entradas da farmácia, somente para alimentar a lenda. Jesus Norberto Gomes morreu em 1963, sem retornar à Igreja.

O negócio saiu das mãos da família de Jesus em 1980, quando a marca foi vendida à antiga Companhia Maranhense de Refrigerante, na época franqueada da Coca-Cola no estado. Em 2001, o Guaraná Jesus virou notícia nacional ao ser adquirido pela Coca-Cola Brasil, passando a fazer parte do portfólio de marcas da multinacional.

Em 2008, o refrigerante realizou a primeira grande renovação da sua identidade visual, cujo desenho foi escolhido por votação popular. A embalagem atual é inspirada nos azulejos coloniais portugueses de São Luís e ganhou medalha de ouro de melhor estratégia de marketing no Prêmio Internacional de Excelência em Design (IDEA).

No Maranhão, é comercializada desde 2011 também uma versão Zero Caloria do Guaraná Jesus, e o refrigerante é vendido também em garrafas de vidro e em garrafas PET de até 3 litros.

Imagem
Com publicidade apenas regional, divulgação do Guaraná Jesus Brasil afora é feito no boca a boca (Foto: Divulgação/Coca-Cola)
G1 ECONOMIA
Link para o comentário
  • 3 semanas depois...

Vídeo de 2013 mostra que o Guaraná Taí ainda existe (ou ainda existia). Que coisa, achei que a fabricação tinha parado lá pra 2003.

 

Link para o comentário

Eu nunca mais vi esse Guaraná Taí, acho que realmente parou de ser fabricado :ponder:

Pô, queria experimentar esses sabores de Fanta do Paraguai :lol:

Editado por Chapolin
Link para o comentário

Sobre o guaraná Taí, também me surpreendi. Eu me lembro muito pouco desse guaraná,se bem que eu nunca tomei ou vi alguém tomando,pelo menos não me lembro.

Estranho ele de repente aparecer, tô achando que são guaranás que não venderam e tão ali talvez com alteração de validade XD não sei...eu e a minha imaginação fértil. 

Também existia um guaraná chamado Brahama. Esse eu nunca ouvi falar,até ver as inúmeras propagandas dele em gibis antigos e recentemente vi um trecho do comercial dos anos 90. CARAMBA COMO NÃO ME LEMBRO DESSE GUARANÁ?!

Eu até entendo o Victor, em parte, a única coisa de bebidas que eu acho que adoro ver é propaganda e comerciais de achocolatado :lol:

Editado por Usagi chan
Link para o comentário

Eu já tomei. Apesar de ser um acontecido de 2001, me lembro que um professor de Educação Física levou uma garrafa deste guaraná (Taí) para nós na primeira série!

Pópis, se fosse assim, já estariam vencidos há décadas :P

Já tomei o Guaraná Brahma também. Pesquisei fotos e consegui recordar qual a fase/latinha que peguei:

lata-guarana-brahma-3622.jpg?itok=i-nPQ7 

Isso deve ter sido bem próximo à descontinuação do produto.

Link para o comentário
Professor Inventivo
15 horas atrás, Chapolin disse:

Eu nunca mais vi esse Guaraná Taí, acho que realmente parou de ser fabricado :ponder:

Pô, queria experimentar esses sabores de Fanta do Paraguai :lol:

O guaraná Taí, mudou de nome para Kuat, e mudou o gosto também, foi uma tentativa da Coca-Cola imitar o famoso Guaraná Antarctica. O mais curioso que em algumas cidades do Brasil ainda existe o Guaraná Taí.

Eu também queria saber como é essa Fanta de Abacaxi.

3 horas atrás, Usagi chan disse:

Sobre o guaraná Taí, também me surpreendi. Eu me lembro muito pouco desse guaraná,se bem que eu nunca tomei ou vi alguém tomando,pelo menos não me lembro.

Estranho ele de repente aparecer, tô achando que são guaranás que não venderam e tão ali talvez com alteração de validade XD não sei...eu e a minha imaginação fértil. 

Também existia um guaraná chamado Brahama. Esse eu nunca ouvi falar,até ver as inúmeras propagandas dele em gibis antigos e recentemente vi um trecho do comercial dos anos 90. CARAMBA COMO NÃO ME LEMBRO DESSE GUARANÁ?!

Eu até entendo o Victor, em parte, a única coisa de bebidas que eu acho que adoro ver é propaganda e comerciais de achocolatado :lol:

Desse eu via bastante, tinha uma garrafa de vidro transparente toda desenhada. Logo no início das garrafas Pet de 2L ainda tinha dele em uma garrafa de plástico marrom (cor de garrafa de cerveja), depois sumiu.

Outras marcas diferentes de Refrigerante que eu nunca mais vi são: Guaraná Maracanã, Crush (só tinha sabor Laranja e deixava a boca avermelhada de tanto corante :lol:),  Guaraná Bacana (tinha de laranja também), Toy e RC cola(esses eram horríveis, vendia na escola) e tinha também o 7UP (se pronuncia Seven UP e só vi em garrafas de vidro). Tanto que é possível ver uma garrafas dessas na caixa de refresco do Chaves.

 

Editado por Professor Inventivo
  • Curtir 1
Link para o comentário

Eu estava mesmo pensando em marcar o Lote pra comentar aqui.

Desses, já tomei o Guaraná Bacana (este ano) e no passado já vi para vender o 7UP.

Não lembro se cheguei a tomar. Nem é mais fabricado. O curioso é que o H2OH!, da Ambev (Pepsi, Antarctica), se vocês olharem no rótulo o crédito da fabricação é dado à 7UP!!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Professor Inventivo
19 minutos atrás, Victor235 disse:

Isso deve ter sido bem próximo à descontinuação do produto.

Bem isso mesmo, essa latinha aí deve ser de 97 ou 98. Era da época que apareceram aquelas máquinas de colocar moedas e sair o refrigerante.

Outro que tinha também era o Gini, vinha em uma garrafa de vidro verde e sempre de sabor Limão (tinha uma cor parecida com a do Schwepps Citrus)

13 minutos atrás, Victor235 disse:

Eu estava mesmo pensando em marcar o Lote pra comentar aqui.

Sim, coisa velha é comigo mesmo! :lol:

Link para o comentário

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Atividades

    1. E.R
      729

      FAMOSOS

    2. E.R
      782

      SBT

    3. E.R
      183

      Futebol Alemão

    4. E.R
      16

      Copa Sul Americana 2024 e Recopa Sul Americana 2024

    5. E.R
      8

      Campeonato Brasileiro 2024 - Série B

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...