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BEBIDAS


Seu Furtado

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https://exame.com/seu-dinheiro/brasil-tem-uma-das-cervejas-mais-barata-do-mundo-veja-ranking/

O Brasil está na lista dos países com a cerveja mais barata do mundo.

Uma pesquisa realizada pela Numbeo e divulgada pela plataforma de desconto online Cuponation apontou que o Brasil ocupa a 71ª posição no ranking de preços.

A pesquisa calculou o preço do produto tendo como base 0,5 litro.

No Brasil, meio litro da bebida custa US$ 1,02, aproximadamente 5,45 reais.

O levantamento destaca que o valor é uma média de todos os estados brasileiros. Na grandes capitais, os preços podem chegar a ser o dobro ou até mais pelo mesmo ml do produto.

Entre os países com a cerveja mais barata estão Uzbequistão (US$ 0,57) Irã (US$ 0,59) e Bósnia (US$ 0,69).

Já entre os com meio litro da bebida mais cara estão o Catar (US$ 9,00), e a Jordânia (US$ 5,50).

Segundo um levantamento anterior realizado pelo Cuponation, os brasileiros consomem cerca de 6 litros de cerveja mensais. Supondo que o valor a ser avaliado com este dado seria o de um salário de R$1.045,  foi registrado que os brasileiros gastam em média 6,26% do salário mínimo com a cerveja nacional. 

A situação pode mudar. Com a alta do dólar, que acumula ganhos de mais de 30% desde janeiro, os produtores de cervejas podem reajustar os preços. O grupo Heineken, por exemplo, será um deles. Em live realizada pela EXAME, o presidente da companhia, Maurício Giamellaro explicou que cerca de 70% dos insumos usados na produção da cerveja são precificados em dólar, como malte e lúpulo, principais ingredientes das cervejas do grupo, e até o vidro das embalagens. 

Além da alta do dólar, outro fator que pode impactar nos preços  é a quarentena, que impactou na procura no consumo de bebidas em casa. Isso acarretou uma demanda por latas de alumínio superior à produção da matéria-prima.

Apesar do retorno do comércio, o volume de garrafas de vidro retornáveis ainda segue em baixa nos estoques. Os comentários foram feitos por um relatório divulgado pelo Credit Suisse nesta semana. O banco acredita que a cerveja pode subir 5% no mês de setembro. 

 

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  • 3 semanas depois...
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A Coca-Cola vai lançar a bebida alcoólica Topo Chico em outubro de 2020 no Brasil.

A bebida chegará nos sabores Lima-Limão, Abacaxi e Morango-Goiaba.

O preço sugerido para o produto é de R$ 4,99.

 

Editado por E.R
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  • 2 semanas depois...
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https://www1.folha.uol.com.br/colunas/painelsa/2020/10/falta-de-cerveja-em-supermercado-e-a-mais-alta-em-dois-anos.shtml

O consumidor de cerveja que foi ao supermercado nos últimos meses sentiu falta de algumas marcas nas prateleiras.

A ruptura do produto, que é o indicador da ausência de algum item no varejo, está no nível mais alto dos últimos dois anos, segundo a Neogrid, que monitora pontos de venda.

Robson Munhoz, presidente da empresa Neogrid, atribui a dificuldades na cadeia de produção. “O problema está no fornecimento de lata e vidro. Se falta embalagem, não tem como produzir”, diz ele.

O índice de ruptura, que rondava os 9,5% a 10% entre julho e agosto do ano passado, neste ano superou os 16% no mesmo período. 

A escassez da bebida não é generalizada, porém, ficou mais frequente entre algumas marcas em diferentes momentos.

A situação começa a alertar o varejo na região Norte. A instabilidade no fornecimento de cervejas em lata apareceu no mês passado, segundo Adem Araújo, presidente da Asa (Associação de Supermercados do Acre) e dono da rede Araújo.

O presidente da Asa afirma que a ruptura da Heineken chamou a atenção no estado, mas também há dificuldades com Ambev e Petrópolis.

Ele diz ter recebido justificativas, informalmente, dos gerentes de vendas e vendedores mencionando falta de embalagens.

Em São Paulo, a Apas (Associação Paulista de Supermercados) afirma que já recebeu algumas reclamações de redes associadas sobre o desabastecimento de cervejas em lata, mas as queixas ainda são pontuais.

Procurada pela coluna, a Ambev afirma que não registra falta de produto e as entregas estão normais.

A Petrópolis diz que não há desabastecimento em nenhum estado.

E a Heineken, que trabalha para atender à crescente demanda e que seu processo produtivo leva cerca de 28 dias.

 

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  • 2 semanas depois...
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O ESTADO DE S.PAULO

O governo federal editou decreto que torna permanente o benefício fiscal de 8% do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) concedido a concentrados de refrigerante produzidos na Zona Franca de Manaus.

O benefício consiste numa devolução feita pelo governo às empresas do setor em crédito pelo pagamento de IPI.

Com o novo decreto, a taxa de 8% se tornará definitiva, passando a vigorar daqui quatro meses.

O decreto do presidente Jair Bolsonaro está publicado no Diário Oficial da União de ontem. A decisão é uma vitória parcial do setor de concentrados.

 

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On 9/30/2020 at 10:30 PM, E.R said:
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A Coca-Cola vai lançar a bebida alcoólica Topo Chico em outubro de 2020 no Brasil.

A bebida chegará nos sabores Lima-Limão, Abacaxi e Morango-Goiaba.

O preço sugerido para o produto é de R$ 4,99.

 

Com certeza vou comprar uma de cada para provar todas... A Coca-Cola tem credibilidade...

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https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2020/10/producao-global-de-vinho-sofre-reducao-por-crise-do-coronavirus.shtml

A produção global de vinho continuará abaixo da média de cinco anos em 2020, puxada pelos baixos volumes da América do Sul e pelo limites de produção da União Europeia, depois que a crise do coronavírus fez as vendas caírem.

Em estimativas iniciais sobre a produção mundial de vinho deste ano, a Organização Internacional de Vinícolas e Vinhos (OIV) calculou algo entre 253,9 milhões e 262,2 milhões de hectolitros (mhl).

Trata-se do segundo ano consecutivo em que a produção global de vinho fica abaixo da média depois de alcançar altas quase recordes em 2018, informou a organização sediada em Paris.

Na Europa, os vinhedos se beneficiaram das condições climáticas boas, mas a produção continuou abaixo da média porque produtores e governos a limitaram para se contraporem ao impacto negativo da pandemia, disse a OIV.

No Hemisfério Sul, estima-se que a produção total de 2020 recuará 8% na comparação com 2019 e ficará em 49 mhl, principalmente por causa das quedas acentuadas na Argentina (-17% em relação a 2019) e Chile (-13%).

 

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https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2020/11/02/nescafe-mira-mercado-premium-e-abre-loja-conceito-em-sao-paulo.htm

De olho no crescimento do consumo de cafés considerados "especiais", que possuem 100% do grão tipo arábica, a Nescafé inaugurou neste mês sua primeira loja conceito, em São Paulo.

Chamado de A Ventana, o espaço, na zona oeste da capital, pretende "amplificar o conhecimento sobre café de qualidade" e oferecer uma "imersão sensorial" no universo cafeeiro.

A loja é um misto de cafeteria, restaurante e bar, e funciona das 12h às 23h.

 

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https://exame.com/revista-exame/tipo-exportacao/

Graças a uma empresa brasileira, a Ásia, a Europa e os Estados Unidos estão provando sucos de frutas tropicais, como manga e goiaba.

Criada há seis anos por Ricardo Ermírio de Moraes, herdeiro do grupo Votorantim e ex-presidente da Citrosuco, a maior exportadora de suco de laranja do Brasil, a Natural One está apostando nas exportações para impulsionar sua expansão.

Hoje, as vendas para 13 países representam 15% da receita; o plano é chegar a 18 países até o final de 2020.

Crescendo cerca de 25% anualmente, a Natural One tem como meta faturar acima de 500 milhões de reais em 2021. “Apresentamos uma diversidade de sabores que não existe no mundo”, diz o ex-diretor da Ambev Rafael Ivanisk, que é presidente e sócio da Natural One.

A empresa acaba de dobrar sua capacidade produtiva na fábrica em Jarinu, interior de São Paulo, para processar 200 milhões de litros de suco por ano.

O fundo de investimento Gávea também é sócio no negócio, que desde o início foca os sucos 100% naturais. Se na época da fundação da empresa esse segmento representava 5,6% do mercado, agora já está em 20%, segundo a Euromonitor.

Para conservar a bebida sem aditivos químicos, a Natural One usa o método da pasteurização. Assim, o suco pode ficar até oito meses na prateleira do supermercado, o que permitiu à empresa alcançar outros continentes.

O esforço para agradar ao consumidor estrangeiro levou a um sistema sofisticado de rastreabilidade. Por meio de um código QR nas garrafas, dá para acessar páginas na internet de todos os fornecedores, com nome e endereço catalogados pela Natural One em um trabalho que demorou dois anos.

São apenas três produtores no caso da laranja, já que é necessário separar as frutas em silos diferentes na fábrica para manter o rastreamento das garrafas. A manga é de uma variedade específica, ubá, encontrada apenas no interior de Minas Gerais.

Os legumes e verduras que também são usados em alguns sucos, como capim-santo, beterraba, hortelã e couve, vêm de pequenos produtores familiares, segundo a empresa.

No Brasil, a distribuição está aumentando. Presente em 20.000 pontos de venda em 2017, agora o suco está em 42.000, com dez sabores. Nos planos está ainda um suco de açaí — pedido dos chineses — e a empresa estuda usar frutas menos conhecidas, como graviola, seriguela e umbu.

 

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https://veja.abril.com.br/blog/radar/venda-de-vinhos-deve-crescer-ate-40-durante-a-black-friday/

O e-commerce de vinhos Evino registrou até setembro deste ano um faturamento de R$ 300 milhões.

O valor é 72% a mais do que no mesmo período do ano passado.

E tende a crescer ainda mais, a depender da das vendas na Black Friday, estendidas para todos os dias do mês de novembro de 2020.

Em 2019, 15% do faturamento anual veio de vendas realizadas durante a Black Friday. Agora, a projeção do e-commerce é vender mais de 1,3 milhão de garrafas e acessórios, crescendo 40% em relação a 2019. 

“Considerando apenas este ano, temos 500 mil pessoas que compraram em nosso site. Nossa estimativa é que no dia da Black Friday o site receba aproximadamente 1.500 compras por hora”, antecipa Ari Gorenstein, co-CEO da Evino.

Para manter o atendimento aos consumidores neste período, a Evino contratou 12 funcionários temporários para atuar no SAC, um reforço de 33 % do time fixo.

 

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https://geekpublicitario.com.br/54610/vinho-em-lata-becas/

ponto-nero-becas-vinho-em-lata-geek-publ

A Ponto Nero, empresa de espumantes do Grupo Famiglia Valduga, acaba de apresentar ao mercado um lançamento que promete agradar aos consumidores modernos de vinhos : a sua marca “Becas”, focada em vinhos frisantes em lata.

A empresa lançou 3 versões para a sua marca “Becas” : Joy Blanc, Fun Rosé e Sweet Moscato. 

O Becas Joy Blanc é uma opção de vinho meio seco, com características refrescantes e descontraídas. 

O Becas Fun Rosé um vinho meio seco e que traz todo o frescor do vinho rosé em notas delicadas e democráticas.

Já o Becas Sweet Moscato é um vinho frisante doce, muito aromático e convidativo.

 

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https://valor.globo.com/empresas/noticia/2020/11/19/dona-da-maguary-cresce-17-e-amplia-portfolio-de-bebidas.ghtml

A Britvic Brasil, dona de marcas como Maguary, Dafruta e Bela Ischia, quer deixar de ser conhecida pelos sucos concentrados para se firmar como uma indústria de bebidas diversificadas.

A companhia passou a competir em novas categorias, como água tônica e bebidas vegetais e planeja trazer ao país marcas europeias. 

A meta é dobrar o volume de vendas no país em cinco anos e triplicar o lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização.

A Britvic registrou no primeiro semestre fiscal, encerrado em março, lucro global de 38,9 milhões de libras, em alta de 11,5% em relação ao mesmo intervalo do ano anterior. 

No Brasil, a Britvic teve alta de 17,3% na receita no primeiro semestre fiscal, para 128,6 milhões de libras.

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  • 2 semanas depois...
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https://exame.com/economia/seca-no-brasil-tende-a-pressionar-precos-de-cafe-arabica/

Tradings de café começam a ter ideia da extensão dos problemas climáticos no Brasil, já que as perspectivas para a colheita do próximo ano pioram com o calor e a seca.

Os grãos arábica tiveram pouco alívio em novembro de 2020, com chuvas abaixo das expectativas e os preços pagos aos cafeicultores brasileiros perto de níveis recordes, segundo a Cooxupé.

“As chuvas têm acontecido bem abaixo da média”, disse o diretor comercial da Cooxupé, Lucio Dias, acrescentando que o impacto pode se estender até a temporada de 2022. “A situação é muito preocupante”, disse em entrevista.

A estimativa já era de queda da produção brasileira após o recorde deste ano.

Além disso, os pés de arábica entram na metade de menor produtividade do ciclo bienal, mas a seca pode agravar a redução antes de uma possível recuperação do consumo, levando o mercado a um déficit.

Um aperto da oferta do maior produtor mundial pode começar a causar impacto no final do próximo ano.

“Vemos uma alta dos preços do café”, disse Carlos Alberto Fernandes Santana, diretor da Empresa Interagrícola, unidade da trading Ecom Agroindustrial. “A queda da safra brasileira ainda não foi totalmente precificada.”

As estações meteorológicas da Cooxupé mostram condições mais secas do que o normal desde maio.

As áreas em Alfenas, município no cinturão de café do país, tiveram chuva acima de 2 milímetros em apenas 12% dos 210 dias até 29 de novembro.

 

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