Ir para conteúdo

QUADRINHOS & GIBIS


Victor235

Recommended Posts

NOTÍCIAS

a9Zju.md.jpg

a9742.md.jpg

Em Mickey # 186, de abril de 1968, há outro clássico de Paul Murry: "A cidade perdida de Atlântida", na qual ele é mais um quadrinista a dar sua versão para o mito do continente perdido e seus habitantes.

Na página 10, não entendi porque Mickey perguntou "Que história é essa de Operação Gafanhoto, chefe?". O nome era "Operação Lebre", ou seja, não havia motivo para o personagem ter se confundido com este outro bicho. A não ser que a situação tenha graça em inglês.

Os personagens diferentes que aparecem na história:

• Creso Midas (J. P. Green)
a9POj.jpg

• Dafne (Daphne from W MM 115-01)
aksIP.jpg

• Médico-chefe (Chief physician from W MM 115-01)
akDiG.jpg

a9Hp9.md.jpg

Em "Curto-circuito" (nunca republicada), Patinhas pede para Professor Pardal fazer instalações elétricas de modo correto e técnico. O inventor, porém, puxa os cabos das tomadas pelo próprio fio...

a9Bvf.md.jpg

a9a3g.md.jpg

Em "O mistério da ilha do nevoeiro" (nunca republicada), é citada uma planta fictícia ("ginka gigante") que teria destruído um continente inteiro há 30 mil anos. Será outra referência (esta indireta) à Atlântida?

Na história, Professor Flôres mostra a Lâmpada G, invento que acelera o crescimento das plantas em mil vezes. Totalmente aceitável. Agora, isso fazer as plantas crescerem sem ser no chão e sem terra por perto, nem em ficção, né?

Outro "exemplo" despreocupado da época: lixo? Jogue direto ao mar :v

a95al.md.jpg

a9x7U.md.jpg

Em "O pato da caverna" (nunca republicada), conheci o termo "homem de cro-magnon"

Ainda tem essa tira (na qual colocaram um quadro a mais em relação à tira de jornal americana - compare: https://inducks.org/story.php?c=YD+61-10-24 ) e uma HQ dos Metralhas (nunca republicada):

a9miX.md.jpg

@Usagi chan

a9rI8.md.jpg

  • Curtir 2
Link para o comentário
  • Respostas 7.9k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários que mais postaram nesse tópico

  • Victor235

    3292

  • Ramyen Matusquela

    1228

  • E.R

    837

  • Usagi White

    803

Usuários que mais postaram nesse tópico

PÁGINA 300!

16 horas atrás, Ramyen Chapatin disse:

Procurei mesmo assim e ainda consegui achar algumas edições que não tinha. Da outra vez que fui lá, já não achei tantos gibis, mas fuçando bem no fundo achei pelo menos uns 6 gibis. Inclusive um daqueles "Coleção Espaçonaves". Nunca tinha visto um em sebos. Se ninguém os levou, ainda estão lá. Agora é aquela coisa. Com certeza, tem algum gibi perdido da Disney no meio dos da Mônica, se bobear até alguma raridade. Vou ver se passo lá e te falo melhor.

Às vezes, numa fuçada dessas, você acha uma raridade maior do que as expostas.

A coleção série espaçonaves eu tenho completa.

Link para o comentário
Ramyen Matusquela

Muito bom. Chegamos a página 300. :P

Embora seja uma HQ, não deixa de ser estranho o Tio Patinhas e o Pardal entrarem na casa do Donald sem ele saber.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Em 06/08/2017 at 02:38, Victor235 disse:
NOTÍCIAS


Imagem

Naquela época ainda não existiam as atuais mochilas.

Curioso que no anúncio tá escrito "bossa"; atualmente, costumamos usar a palavra "moda". Não sei se esta palavra ainda não existia na época, pra usar a outra pra indicar a moda daquele tempo.

------------------

Chico Bento nº 126, Editora Globo - Novembro de 1991

Scan0025.jpg

Scan0032.jpg

As historinhas

Chico Bento e a prometida

Scan0026.jpg

Scan0027_2.jpg

Chico Bento - No fim do arco-íris

Scan0028.jpg

20170722_101330.jpg

Essa medida no canto será que é a largura desse quadrinho?

Papa-Capim - Quem é o selvagem?

Scan0030_horz.jpg

Chico Bento - Pobre Mula-sem-cabeça

Scan0031.jpg

Anúncios e Propagandas

Scan0026_2.jpg

Scan0028_2.jpg

Scan0029.jpg
  • Curtir 2
Link para o comentário
Ramyen Matusquela
Em 27/05/2016 at 22:56, Victor235 disse:

TP607-08_zpsiy7k22qd.jpg

Tio Patinhas parafraseia Marx na HQ "Mina no espaço":

TP607-09_zpsdqi45n8e.jpg

(via Tio Patinhas # 607, de janeiro de 2016):

TP607-01_zpsg9dqxr1k.jpg

Outras HQs desta edição:

TP607-03_zpstu7uszow.jpg

TP607-04_zpsfzhcqpie.jpg

=

TP607-05_zpsiegrgoga.jpg

TP607-06_zpsd52k8axo.jpg

(continuação de roteiro inacabado de Carl Barks)

TP607-07_zpsih0c0wnw.jpg

-----

TP607-02_zpsrkodl2o3.jpg

Achei esse gibi ontem no Sebo da Nove. Gostei muito da HQ "O Carnaval Está na Mesa". Fui aos risos de fato nela. :lol: Não aguentei quando o Tio falou que seus familiares eram blogueiros chantagistas. :lol::lol:

Na Página 7, Batista fala em "Despensa". Jurava que esse termo estava errado, mas aprendi que não. 

Boa também essa HQ final, e essa de Barks inacabada. 

Link para o comentário
NOTÍCIAS

gZn0g.md.jpg

O gibi de hoje é Mickey # 189, de julho de 1968. Com exceção da primeira história, todas as demais deste número nunca foram republicadas. Um dos destaques da edição é uma HQ de 16 páginas com os raros e sumidos Juca & Mário.

Nessa edição, podemos ler outro clássico de Paul Murry (este só foi republicado no Brasil uma vez), "Os piratas de Tabasco". Nesta história, aparece um tio de Mickey que tem nome engraçado, Marmaluco. O corsário escocês Capitão Kidd é referenciado na história. Ela ainda é uma fonte para aumentarmos nosso vocabulário: aboletar, atopetado, escaler, cordame, tombadilho, etc.

Nesta HQ, Pateta também diz "Obacho!" em vez de "Iac!". Em outro quadro, dá uma de caipira e diz "O capitão quer falar c'ocê". Aproveito para perguntar uma dúvida: claro que não há um ano definido, são formas que vão mudando com o tempo e em vários lugares, mas, de modo geral, quando "você" começou a ser mais utilizado no lugar de "vossa mercê", "vosmecê", etc? Hoje em dia, já é muito usado na linguagem oral "cê", não tendo mais o que reduzir.

Acabei achando um erro também, mas de "digitação" (no caso, escrita). Na página 9, acabaram escrevendo "tbabalho" em vez de "trabalho".

Em "Promessa é dívida", a editora recordou os anos 50 ao colocar tiras de propagandas coloridas embaixo das páginas: "No Mickey de agosto sai o novo álbum de figurinhas!"

Na propaganda dos lápis de cera Albion, me chamou a atenção o termo que usaram para compará-los aos lápis de madeira: "Albion tem 10 vezes a matéria escrevente dos lápis comuns".

Editado por Victor235
Link para o comentário
17 horas atrás, Ramyen Chapatin disse:

Embora seja uma HQ, não deixa de ser estranho o Tio Patinhas e o Pardal entrarem na casa do Donald sem ele saber.

Também reparei nisto.

Se bem que ele é o dono da casa, e a aluga para Donald.

16 horas atrás, Ramyen Chapatin disse:

Achei esse gibi ontem no Sebo da Nove. Gostei muito da HQ "O Carnaval Está na Mesa". Fui aos risos de fato nela. :lol: Não aguentei quando o Tio falou que seus familiares eram blogueiros chantagistas. :lol::lol:

Na Página 7, Batista fala em "Despensa". Jurava que esse termo estava errado, mas aprendi que não. 

Boa também essa HQ final, e essa de Barks inacabada. 

Lembro de tê-lo visto lá.

Caso viu uma pilha de gibis da Turma da Mônica embaixo da mesa, eu chequei um por um se não tinha algum da Disney no meio (encontrei uns 5) e empilhei de volta :P

Como achou que fosse o termo?

Editado por Victor235
Link para o comentário
Professor Inventivo
1 hora atrás, Victor235 disse:

Aproveito para perguntar uma dúvida: claro que não há um ano definido, são formas que vão mudando com o tempo e em vários lugares, mas, de modo geral, quando "você" começou a ser mais utilizado no lugar de "vossa mercê", "vosmecê", etc? Hoje em dia, já é muito usado na linguagem oral "cê", não tendo mais o que reduzir.

Isso aí não dá pra saber por causa das diferenças de linguagens de várias regiões tanto do Brasil quanto de Portugal. O que se sabe é que esses pronomes, títulos e etc foram criados no século XVI em Portugal, e as formas alternativas começaram a aparecer por aqui no final do século XVIII e século XIX com a chegada dos negros africanos que falavam outros idiomas e a maior interação com o povo indígena.

Suponho que "você" tenha aparecido na primeira metade do século XX e "cê" na segunda metade.

Quando eu era pequeno a maioria das pessoas falavam "Você"

  • Curtir 1
Link para o comentário

Lote é cultura!

Nos gibis dos anos 60, colocam uma abreviação "V.", daí fiquei em dúvida: será que o "você" ainda não era popular naquela época?

Link para o comentário
Professor Inventivo
5 minutos atrás, Victor235 disse:

Nos gibis dos anos 60, colocam uma abreviação "V.", daí fiquei em dúvida: será que o "você" ainda não era popular naquela época?

Sim, eu já vi esse "V." nas escritas antigas. Penso que seja apenas uma abreviação de "você" mesmo, da mesma forma que hoje muitos abreviam como "vc".

Minha avó que veio do Nordeste dizia que sempre falavam Senhor ou Senhora a maioria das vezes, no lugar do você é "tu", pois se usa até hoje.

  • Curtir 1
Link para o comentário

@Maylene Essa história do papa capim deveria ser republicada pelo menos uma vez por ano, tem uma baita lição de moral.

O que adianta ter um colchão lindo com estampa maravilhosa se ela vai ficar sempre tampado com um lençol em cima?

Link para o comentário
Em 19/07/2017 at 22:27, Ramyen Chapatin disse:

- O Pato Donald # 1838, 1983, 1985 (queria ter achado a sequência completa para ler a saga), 2172

Poxa, comprei o #1984 lá semana passada. Logo posto sobre ele.

Não consegui localizar seu post falando sobre o #1985.

Editado por Victor235
Link para o comentário

Não reparei se haviam esses gibis da Turma da Mônica lá. Foi você que deixou tudo arrumadinho? 

Achei que fosse "Dispensa". :P

Puxa, quando fui não achei o # 1984. Não cheguei a fazer o post sobre o # 1985, justamente por não ter lido a saga toda. 

Link para o comentário
24 minutos atrás, Ramyen Chapatin disse:

Não reparei se haviam esses gibis da Turma da Mônica lá. Foi você que deixou tudo arrumadinho? 

Achei que fosse "Dispensa". :P

Puxa, quando fui não achei o # 1984. Não cheguei a fazer o post sobre o # 1985, justamente por não ter lido a saga toda. 

Sim, no que mexi, deixei tudo arrumado depois. Os da Disney que estavam no meio da TdM e não levei, inclusive, agora estão nos montes certos.

Então vamos fazer o seguinte: prepare um post do #1985 e eu farei do #1984. Me avise antes pras postagens saírem sequenciais.

Até pedi pro Arthur adicionar personagens. Se tiver mais algum diferente na terceira parte, peça lá.

Link para o comentário

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...