Ir para conteúdo

QUADRINHOS & GIBIS


Victor235

Recommended Posts

PD576-02_zpsipntnbdx.jpg

PD576-05_zps1bfhmla2.jpg

Na historinha: Mesmo que o gibi ainda seja dos anos 60, só eu que acho que agora faz sentido o Seu Madruga chamando aquele aparelho de câmara no episódio do fotógrafo?

Na tirinha: É impressão minha ou o antepenúltimo e o penúltimo quadrinhos estão invertidos?

Link para o comentário
  • Respostas 7.9k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários que mais postaram nesse tópico

  • Victor235

    3292

  • Ramyen Matusquela

    1228

  • E.R

    837

  • Usagi White

    803

Usuários que mais postaram nesse tópico

Também reparei nesse "câmara". Não sei se escreveram errado ou se na época usavam o termo também.

Realmente, esses quadrinhos com posições invertidas deixariam a tira melhor.

Link para o comentário
Professor Inventivo

Entre "Câmera" ou "Câmara" da no mesmo. Essa confusão existe porque "camera", assim sem acento é como os americanos (EUA) chamam a máquina fotográfica. Já a palavra "câmara" veio da Europa e significa quase o mesmo , se refere a compartimentos como: a câmara de gás, a câmara dos Deputados, a câmara de combustão (das máquinas)e a câmara obscura (das máquinas fotográficas antigas). Só que hoje em dia com tantos aparelhos importados e o Inglês cada vez mais presente no nosso ia a dia se adotou o termo inglês "Câmera" para as máquinas fotográficas e "Câmara" para os deputados.

Um dia desses me lembrei que aqui em casa tinha uma meia dúzia de gibis dos anos 70, nunca mais os vi. Tinha vontade de postá-los aqui no fórum também.

  • Curtir 2
Link para o comentário
mesdosquadrinhosFCH_zpsgglevysv.jpg

#11


A Abril resolveu tirar uma folga em 2009. Duas HQs de "Pato Donald Extra! 02" foram publicadas originalmente em uma mesma edição do Pato, o número #2170 (de 1999), e republicadas sem alterações nesta edição extra. Tudo bem que é repetida, mas nem pra pegarem uma de um número e outra de um mais distante. Coincidentemente, eu li essas edições com uns três, quatro dias de diferença, sem saber que o conteúdo delas é em sua maioria os mesmos.


Aliás, esta que saiu nessas duas vezes com o nome "A volta do Pato Donald" talvez poderia se chamar "A volta do Pato Patola". Eu acho que já vi outra HQ com esse personagem, apesar de no Inducks ele não estar marcado. Pra quem não sabe, o Patola é um ladrão muito parecido com o Donald, abrindo margens para confundirem um com o outro (o Donald chegou a ser preso).


Compare:


PD2170-03forum_zpsw2hismfx.jpg


PDEX02-04_zpstdpzmaqz.jpg


PD2170-05_zpskn9y1ksl.jpg


PDEX02-03_zpskqbnjtsy.jpg


----


PD2170-01_zps9o7s9aor.jpg


PD2170-06_zpss8t0digl.jpg


PD2170-07_zpsk9htnsxb.jpg


----


PDEX02-01_zps48viddew.jpg


PDEX02-02_zpstg5kuvyp.jpg

  • Curtir 2
Link para o comentário

Desviando um pouco o foco dos posts do Victor kkk:

Fiquei sem internet ontem durante boa parte do dia, aí peguei um gibi "Turma da Mônica" do meu irmão que está aprendendo a ler... E dei boas risadas até. kkkk

Fazia muito tempo que não lia, realmente é algo mais infantil do que gibis Disney... Por isso abandonei. Mas sim, são muito bons também. :)

Link para o comentário

Achei engraçado essa tirinha do tio patinhas :cleopatra:

Achiles,esse ano me deram duas revistas novas da turma da Mônica,eu não gostei,mas resolvi ficar com elas para tentar dar uma chance que fosse. Os traços estavam horríveis e parecia tudo muito computadorizado e as caras e bocas estavam sinistras. Mas algumas histórias e cenas, poucas,ainda salvam.

Tem gente que diz que dês de 2007 tá ruim,mas eu acho que as coisas ficaram horríveis assim que mudaram para a Panini.

Link para o comentário

Achei engraçado essa tirinha do tio patinhas :cleopatra:

Achiles,esse ano me deram duas revistas novas da turma da Mônica,eu não gostei,mas resolvi ficar com elas para tentar dar uma chance que fosse. Os traços estavam horríveis e parecia tudo muito computadorizado e as caras e bocas estavam sinistras. Mas algumas histórias e cenas, poucas,ainda salvam.

Tem gente que diz que dês de 2007 tá ruim,mas eu acho que as coisas ficaram horríveis assim que mudaram para a Panini.

Mais não foi nesse ano de 2007 que a Panini começou a publicar? :ponder:

Link para o comentário

Não apenas as semelhantes, como também as repetidas. Muitas capas que usam são idênticas a capas já usadas. As vezes mudam um pouco os traços e as cores, em outras só repetem sem mudar nada.

Link para o comentário

Esses erros são comuns, tenho um gibi que veio com a página que continha o final da HQ, sem ela, repetindo a página anterior.

Link para o comentário

mesdosquadrinhosFCH_zpsgglevysv.jpg

#10

Foi difícil ler a edição que comprei de "Disney Especial Reedição # 26 - Os Cientistas", de fevereiro de 1985.

A lombada do gibi estava danificada, corroída e por isso a cada virada de página elas iam esfacelando-se e descolando da lombada.

Eu não escaneio gibis grossos para não estragar a lombada (pois força-se ela, mesmo com a tampa do scanner aberta, o que a danifica e pode fazer as páginas soltarem). Porém, como as páginas desta edição já estavam assim (como se fossem um monte de gibis finos empilhados, e tudo solto dentro da capa), digitalizei as primeiras páginas e coloquei no Inducks, afinal o problema que poderia acontecer já tinha ocorrido e o gibi já estava frágil antes.

Seguem os scans, aproveitem porque é difícil encontrar scan desse título, justamente para preservar as edições:

DER26-01_zpso2jtsmeu.jpg

DER26-02_zpsnonewtjg.jpg

DER26-03_zpstrvw1ds5.jpg

(o resto dos números estava muito colado na próxima página)

DER26-04_zpsspfrpaem.jpg

DER26-05_zps3qsicnwk.jpg

DER26-06_zpste8b0auy.jpg

DER26-07_zpsuwalevsg.jpg

DER26-08_zpsarwasv5f.jpg

DER26-09_zpsys2e4phx.jpg

DER26-10_zpsuooiqdji.jpg

DER26-11_zps1bg1zrs7.jpg

DER26-12_zpseeafe9mb.jpg

DER26-13_zpssh211mgr.jpg

(muito boa)

DER26-14_zpsatdcwgrp.jpg

DER26-15_zpsoimf9zbp.jpg

DER26-16_zpsx2nt1dbe.jpg

DER26-17_zpsvolo3l8n.jpg

DER26-18_zpszfslrtpn.jpg

DER26-19_zps5rmoz84h.jpg

DER26-20_zps16yeh6ot.jpg

DER26-21_zpsaipxa5vy.jpg

DER26-22_zps7zeqom6b.jpg

DER26-23_zps4tnafbgx.jpg

DER26-24_zpsofkd1hnq.jpg

DER26-25_zpsctazpt4t.jpg

DER26-26_zpspianaedf.jpg

DER26-27_zpsedpls9ua.jpg

DER26-28_zpsxhuwbiy3.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário

Achei engraçado essa tirinha do tio patinhas :cleopatra:

Achiles,esse ano me deram duas revistas novas da turma da Mônica,eu não gostei,mas resolvi ficar com elas para tentar dar uma chance que fosse. Os traços estavam horríveis e parecia tudo muito computadorizado e as caras e bocas estavam sinistras. Mas algumas histórias e cenas, poucas,ainda salvam.

Tem gente que diz que dês de 2007 tá ruim,mas eu acho que as coisas ficaram horríveis assim que mudaram para a Panini.

Não prestei tanta atenção no desenho, mas não me apareceu mal.

E eu li um Almanaque, então por ser republicação talvez tenha sido por isso, terem pegos histórias boas e eu ter gostado. :P

Essas duas que você tem eram Almanaques?

Link para o comentário

mesdosquadrinhosFCH_zpsgglevysv.jpg

#09 - ESPECIAL DE NATAL

POST ESPECIAL DE NATAL

NDO1s-06_zpsiqkg9j69.jpg

O "Natal de Ouro Disney" (1s) # 06, de 1984, traz 19 histórias.

Porém, a seleção delas foi extremamente fácil de se fazer. Simplesmente 13 histórias foram republicações do "Disney Especial # 26 - Natal", de 1976. As outras 6 saíram do "Disney Especial # 20 - Natal", de 1975.

Ou seja, o gibi traz apenas republicações de "Disney Especial" (com o mesmo layout e tudo), ou seja, republicação de republicação.

Há também uma falha: "O velho álbum de recortes" (HQ que mostra que Vovó Donalda usava o nome de Pata Abigail quando jovem) sequer é uma história de Natal. Deveria estar numa coletânea sobre cinema ou algo do tipo.

Detalhe também para um concurso do Iô-iô. Todos os premiados fora de SP e RJ deveriam retirar os prêmios pessoalmente em São Paulo capital.

Voltando ao gibi, apesar das "reprises", valem muito a pena ler. Só histórias boas, criativas e com saídas diferentes.

NDO2s-06_zpsdlevskxx.jpg

Ao contrário do que acontece em "Natal de Ouro Disney" (2s) # 06, deste ano. Com uma leitura rapidíssima devido ao material de três tiras por páginas e sem muitos detalhes, as histórias, que são todas inéditas, por outro lado são geralmente sem graça e lotadas de clichês, alguém que aparece na trama se revela no final ser o Papai Noel, essas coisas que se mata a charada na segunda página.

Natal-Barks_zps6dkkkgtk.jpg

Uma outra edição de Natal, esta sim fantástica, é a coletânea com todas as histórias do tema escritas por Carl Barks. Três dessas histórias também estão no gibi que abre esse post. Uma outra saiu na primeira edição do "Almanaque Disney".

Como é de praxe, as traduções das histórias antigas foram alteradas, uma página como exemplo:

O%20trenzinho%20da%20alegria%20-%20tradu

O%20trenzinho%20da%20alegria%20-%20tradu

Tem coisas que não fazem diferença, porém algumas traduções novas fazem as originais perderem sentido. É óbvio que a preocupação do Tio Patinhas era perder uma bala, que custa dinheiro, e não o tiro em si. A tradução antiga nesse caso era melhor.

O%20trenzinho%20da%20alegria%20-%20tradu

  • Curtir 1
Link para o comentário
Professor Inventivo

Essas traduções e reprises, são idênticas aos casos que acontecem nos seriados CH. Acho bem interessantes essas observações.

  • Curtir 2
Link para o comentário

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...