Ir para conteúdo

GRAMÁTICA


Victor235

Recommended Posts

Nada disso de professor, só quis corrigir o erro porque muitas, muitas mesmo, pessoas confundem o "mais" (de adição) com o "mas" (conjunção adversativa, de oposição, contraste de ideias, assim como contudo, porém, no entanto, todavia, entretanto, não obstante).

Só pra exemplificar:

"O mundo precisa de mais amor" -> usa-se "mais", nenhuma ideia está opondo a anterior ou a próxima.

"Eu gosto do Chaves, mas odeio o SBT" -> usa-se "mas", porque, mesmo que você goste do Chaves, não é por isso que deve gostar também do SBT.

Editado por Victor235
Link para o comentário
  • Respostas 141
  • Criado
  • Última resposta

Usuários que mais postaram nesse tópico

  • Victor235

    42

  • Chandler

    20

  • Don_aCHiles

    15

  • Professor Baratinha

    7

Usuários que mais postaram nesse tópico

Nada disso de professor, só quis corrigir o erro porque muitas, muitas mesmo, pessoas confundem o "mais" (de adição) com o "mas" (conjunção adversativa, de oposição, contraste de ideias, assim como contudo, porém, no entanto, todavia, entretanto, não obstante).

Só pra exemplificar:

"O mundo precisa de mais amor" -> usa-se "mais", nenhuma ideia está opondo a anterior ou a próxima.

"Eu gosto do Chaves, mas odeio o SBT" -> usa-se "mas", porque, mesmo que você goste do Chaves, não é por isso que deve gostar também do SBT.

Eu só tava brincando :P

Link para o comentário

Em nenhum momento estou me achando, nem tenho razão para fazer isso. Só achei que estivesse ajudando em apontar um erro pro Luis. Se alguém não o fizesse, ele continuaria escrevendo errado até algum professor riscar suas provas.

Link para o comentário

agora começou a fazer drama...

Eu acho que a única pessoa que quer se aparecer por aqui é você, implicando com outras pessoas por opiniões que estão só na sua cabeça. É a segunda vez que você vem mexer com quem tá quieto.

Link para o comentário

"Quieto", corrigindo tudo e a todos, deve estar quieto mesmo. Não vou nem discutir, pessoas assim quebram a cara sozinhas...

Pelo menos não sou hipócrita. Onde já seu viu colocar na assinatura uma imagem zuando uma pessoa e vim falar de outra que tentou ajudar.

E desde quando o Luis é "tudo e todos"?

Editado por Victor235
Link para o comentário
Professor Baratinha

Calma rapazes... Talvez esse estres seja excesso de internet :P

Editado por Baratinha
  • Curtir 1
Link para o comentário
  • 6 meses depois...
Luiz Eduardo Sampaio

Pessoal, estou com uma dúvida. Vejam se está correta esta frase:

"Fomos nós quem apresentou a dança"

@Seu Furtado, estudei sobre a concordância verbal com o uso do pronome relativo quem como sujeito no ano passado. Tendo como base tais conhecimentos (além do que acabei de ler em minha Gramática :P), tentarei responder a sua dúvida e explicar mais sobre o assunto. Entretanto, gostaria logo de avisar que não tenho certeza se minha explicação está totalmente correta. :joinha:

No caso que você citou, quem é o sujeito da segunda oração (quem apresentou a dança) desse período composto. "Quando o sujeito é o pronome relativo quem, o verbo pode concordar com o antecedente do pronome ou com o próprio pronome (3ª pessoa do singular)"[1].

Logo, no seu exemplo, o verbo apresentar pode concordar tanto com o termo nós (ficando, assim, apresentamos), quanto com o próprio pronome relativo quem (ficando, assim, apresentou). Assim, nesse caso, as duas frases seguintes estão corretas:

1. Fomos nós quem apresentamos a dança.

2. Fomos nós quem apresentou a dança.

Portanto, a frase "fomos nós quem apresentou a dança" está correta, sim. :)

[1]ABAURRE, M. L. M.; PONTARA, M. Gramática — Texto: Análise e Construção de Sentido — Volume Único. São Paulo: Moderna, 2006.

Link para o comentário
  • 2 anos depois...
  • 1 mês depois...
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...