Ir para conteúdo

GRAMÁTICA


Victor235

Recommended Posts

  • Respostas 141
  • Criado
  • Última resposta

Usuários que mais postaram nesse tópico

  • Victor235

    42

  • Chandler

    20

  • Don_aCHiles

    15

  • Professor Baratinha

    7

Usuários que mais postaram nesse tópico

Sim, mas está no futuro do indicativo ;)

Em nem sei muito bem esses nomes.

Quase nem tivemos aulas de gramática pura no colegial. No lugar delas, Interpretação de Textos e conversas sobre assuntos diversos, o que por sinal, foi bem mais interessante do que decorar formas verbais.

Link para o comentário

Em nem sei muito bem esses nomes.

Quase nem tivemos aulas de gramática pura no colegial. No lugar delas, Interpretação de Textos e conversas sobre assuntos diversos, o que por sinal, foi bem mais interessante do que decorar formas verbais.

[2]

Esses nomes só aprendi na 3, 4ª série. Depois esqueci tudo kk surfing.gif

Link para o comentário

Em nem sei muito bem esses nomes.

Quase nem tivemos aulas de gramática pura no colegial. No lugar delas, Interpretação de Textos e conversas sobre assuntos diversos, o que por sinal, foi bem mais interessante do que decorar formas verbais.

O pouco que aprendi de português foi no 2° e 3° colegial onde tive uma professora muito boa que ensinava em curto período de tempo tanto gramática como literatura e redação

Link para o comentário

O pouco que aprendi de português foi no 2° e 3° colegial onde tive uma professora muito boa que ensinava em curto período de tempo tanto gramática como literatura e redação

Na minha escola tivemos um caso peculiar. O professor quase não ensinava a matéria. Mas eu gostava e o defendia. Porque sem seguir muito um livro, ele nos ensinou muitas outras cosias mais importantes do que o que estava nos livros.

As aulas deles eram verdadeiros debates sobre os mais variados assuntos. As vezes ele começava a aula, lia o enunciado de um exercício e ficava 1h30 comentando sobre assuntos relacionados à pergunta.

Aí é complicado: ele atrasa a programação, mas a aula fica muito mais chamativa e aprendemos também. Os alunos ficam mais incentivados a participar. E são comentados vários assuntos que nos ajudam a escrever melhor depois. Porém, as aulas que ele deveriam dar ficavam atrasadas.

Aí sempre tem a galera que adora falar mal dele por causa disso. Prefiro aproveitar o professor do jeito que ele é.

Esse meu professor é um dos caras mais gente boa que conheço.

Link para o comentário

Nesse caso é só conjugarmos o verbo demolir no presente do indicativo:

eu demulo

tu demoles

ele/ela demole

nós demolimos

vós demolis

eles/elas demolem

Logo vemos que o correto é demole

Regras para o uso do hífen:

1. LETRA H

Com qualquer prefixo, usa-se sempre o hífen diante de palavra iniciada por H:

anti-higiênico, eletro-hidráulico, extra-horário, macro-história, mini-hotel.

Atenção:

Não se usa, no entanto, o hífen em formações que contêm em geral os prefixos des- e in- e nos quais o segundo elemento perdeu o h inicial:

desumano, desumidificar, inábil, inumano, etc.

2. VOGAL + VOGAL IGUAL

Deve-se empregar o hífen nas formações em que o prefixo termina na mesma vogal com que se inicia o segundo elemento:

Anti-ibérico, contra-almirante, infra-axilar, micro-onda, semi-interno, auto-observação, etc.

Atenção:

Nas formações com o prefixo co-, esse aglutina-se em geral com o segundo elemento mesmo quando iniciado por o:

coobrigação, cooperação, coordenar, etc.

3. VOGAL, M, N

Emprega-se o hífen nas formações com prefixos circum- ou pan- quando o segundo elemento iniciar por vogal, m ou n (além de h, conforme item 1):

circum-escolar, circum-murado, circum-navegação, pan-africano, pan-americano, pan-mágico, etc.

4. LETRA R

Como na regra anterior ao Acordo, os prefixos hiper-, inter- e super- formam palavras com o hífen se o segundo elemento iniciar por h ou r:

hiper-requintado, inter-resistente, super-revista.

5. PREFIXOS COMUNS

O hífen será mantido com os seguintes prefixos:

pré: pré-vestibular;

pró: pró-reitor;

pós: pós-graduação;

além: além-túmulo;

aquém: aquém-mar;

recém: recém-nascido;

ex: ex-professor;

vice: vice-governador.

SEM HÍFEN

Os prefixos que formam palavras por aglutinação devem ser empregados sem o hífen quando:

1. VOGAL + S ou R

Quando o prefixo termina em vogal e a segunda palavra começa com S ou R, a consoante é duplicada, e a palavra é grafada sem hífen:

antirracismo, contrarregra, semirreta, ultrassom, etc.

2. VOGAL + VOGAL DIFERENTE

O hífen deixa de ser usado quando o prefixo termina em vogal e a segunda palavra começa com vogal diferente:

autoescola, extraoficial, infraestrutura, semianalfabeto, etc.

:o

Foi você mesmo que escreveu isso?

____

Gente, qual é o vocábulo da palavra poliglota? :headscratch:

Link para o comentário

:o

Foi você mesmo que escreveu isso?

Não, achei na internet :P

____

Gente, qual é o vocábulo da palavra poliglota? :headscratch:

Como assim? :headscratch:

Editado por Baratinha
Link para o comentário
  • 2 semanas depois...

Gente, na minha aula de Português hoje, a minha professora colocou um vídeo sobre figuras de linguagem, mais especificamente, sobre Pleonasmo, que é esse:

Muito engraçado ele. ^^

E vendo esse vídeo acabo percebendo o quão esses dois ótimos humoristas, perdem tempo na mer** daquele programa que passa na Globo. Sem comentários. -_-

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Atividades

    1. Lucas Fernando
      44

      [INÉDITO] UMA INVESTIGAÇÃO PERIGOSA (1973)

    2. Пауло Витор
      44

      [INÉDITO] UMA INVESTIGAÇÃO PERIGOSA (1973)

    3. Lucas Fernando
      2926

      Pica Pau

    4. Raphael
      2926

      Pica Pau

    5. E.R
      1778

      CINEMA

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...