Ir para conteúdo

Chespirito critica a obra Guernica


FooCH

Recommended Posts

Mais uma notícia achada pelo Antonio Felipe e postada na CHBR News:

O ator e escritor Roberto Gómez Bolaños "Chespirito", de passagem por Bogotá, Colômbia, onde lançou suas obras na Feira do Livro de Bogotá, criticou a obra Guernica, do pintor espanhol Pablo Picasso, por considerá-lo "pouco sério em suas representações".

Chespirito disse que, em sua opinião, as formas e o fundo da pintura que representa a tragédia ocorrida em uma localidade espanhola não transmitem a dor do povo e sim o contrário.

"Parece que o vilarejo está festejando o ataque", comentou, em declarações que coincidiram com o 70º aniversário do ataque à Guernica, na Guerra Civil Espanhola, que ocorreu em 26 de abril de 1937.

"Quem tentar me convencer de que Guernica não é uma caricatura terá que fazer um grande esforço, por que ao vê-la detalhadamente, não parece outra coisa", disse o escritor.

Fonte: http://www.larepublica.com.pe/index.php?op...84&Itemid=0

Link para o comentário
  • Respostas 48
  • Criado
  • Última resposta

Usuários que mais postaram nesse tópico

  • Antonio Felipe

    6

  • Don Juan Thiago

    5

  • renan_geographer

    4

  • Gotta_Mateus

    3

Ah, sou fã de Chespirito, mas ele também não é Deus, analisando só a forma muitas pinturas são horríveis, mas há também que se analisar o conteúdo, o significado.

Para quem não conhece, a obra Guernica é esta:

guernica-784569.jpg

Link para o comentário
Prefiro a velha Chiforumpila!

ahuuhhauhaau

essa foi boa

auhauhaauhaua

Link para o comentário
Juleu Montesco CH
Prefiro o desenho de uma criança do C.A.! <_<

Como que essas coisas são chamadas de obra de arte? :huh:

Eu também! :P

Pra mim, eles chamavam muita coisa de "arte"... ;)

Prefiro uma 'Cholofômpila'. :lol:

Link para o comentário

Chespirito perdeu uma boa chance de ficar calado. [2]

Francamente, acho q msm q naum seja uma beleza admiravel a olhos, o conteúdo e o significado , pelo menos na minha humilde opinião conta mto, se o desenho eh feio , naum quer dizer necessariamente q tenha um conteúdo tb insignificante :)

Link para o comentário

Putz, povo não entende nada de arte e quer comentar...

Eu também não entendo patavinas :P

Mesmo assim, dá para ver que se trata de algo que deu trabalho para ser feito. Comparar com desenhos de crianças ou coisas do tipo é sacanagem...

E o Chespirito não disse que isso não é arte! Vocês estão confundindo, ele só disse que vê o significado do quadro de outra maneira! ;)

Link para o comentário
Prefiro o desenho de uma criança do C.A.! <_<

Como que essas coisas são chamadas de obra de arte? :huh:

Eu também! :P

Pra mim, eles chamavam muita coisa de "arte"... ;)

Prefiro uma 'Cholofômpila'. :lol:

Na minha opinião,o desenho da Cholofômpila ficou idêntico...digo..( :P ) Ficou muito mais bonito do que essa "obra de arte".E eu estou falando sério! ;)

Link para o comentário

Chespirito perdeu uma boa chance de ficar calado. [3]

Na verdade a obra de arte se encontra muito mais no plano subjetivo que na idéia inical do artista...se Chespirito não consegue identificar a profundidade da obra pelo menos deveria respeitar e ficar quieto.

Link para o comentário
Barril do Chavinho

Para a arte é um coisa fenomenal, porém para as pessoas "comuns" como Chespirito e nós, essa pintura é horrivel... =/

Link para o comentário

Melhor ler isso que ser cego. ._.'

Mas então, cabe aqui uma breve explicação. Guernica é a obra-prima fundamental de Pablo Picasso, e retrata o horror da Guerra Civil Espanhola, travada entre a Direita Católica Fascista (nacionalista e monárquica) e a Esquerda Popular , republicana e comunista.

Foi vencida pela Direita,que contou com a ajuda da Alemanha (Hitler -> nazifascismo), Itália (Mussolini -> fascismo) e da Igreja Católica (anti-comunista).

E Guernica retrata exatamente esse período de terror, de dor do povo espanhol. É o nome de um município espanhol, que foi bombardeado na época.

A obra é gigante (se não me engano, uns 25 m²), pintada em preto-e-branco. Diz-se que foi pintada assim porque Picasso ficou sabendo do ataque pelos jornais impressos, já que estava em Paris quando do acontecimento.

E eu tô sem saco algum pra dissertar sobre o cubismo, então encerro aqui.

E antes que digam, não, não quero me mostrar, mesmo porque não sei muito sobre essas coisas. Apenas tive aula sobre isso ontem, e vim repartir com vocês. =D E não falem tanto das coisas sem saber, beijomeliga.

edit: Aliás, a idéia da obra não é ser bonitinha, perfeitinha. É justamente a disformidade dos desenhos que mostra o caos gerado pela guerra, e a dor das famílias, e talz e pans e blém. Típico dos pintores da época.

Link para o comentário

Apenas por curiosidade, a Angelines Fernandez trabalhou em guerrilhas pelo exército popular durante a Guerra Civil espanhola. Obrigado Francisco Franco, que mandou ela pra nós. B)

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...