Ir para conteúdo

Racismo


Seu Furtado

Recommended Posts

  • Respostas 104
  • Criado
  • Última resposta

Usuários que mais postaram nesse tópico

  • Victor235

    20

  • Don CHelipe

    9

  • Marcelo Cazangi

    9

  • Usagi White

    8

Usuários que mais postaram nesse tópico

Acho que as pessoas que comentaram no Youtube não entenderam bem a mensagem do vídeo.

Entendo que o foi passado é que o racismo não é algo aceito pela maioria dos brancos como grupos ativistas costumam afirmar.

Link para o comentário
  • 3 meses depois...
NOTÍCIAS
William Bonner diz que 'Globo tomará medidas' após Maju ser alvo de racismo
Purepeople

http://img-s-msn-com.akamaized.net/tenant/amp/entityid/AAcxyxi.img?h=373&w=624&m=6&q=60&o=f&l=f&x=497&y=272
William Bonner diz que 'Globo vai tomar medidas cabíveis' após racismo a Maria Júlia Coutinho, e chama internautas de 'criminosos''
© Reprodução, TV Globo

William Bonner afirmou durante o "Jornal Nacional" desta sexta-feira (3) que a Globo vai "tomar medidas cabíveis" contra internautas que fizeram comentários racistas direcionados à jornalista Maria Júlia Coutinho, a Maju, na página oficial do telejornal no Facebook. A repórter foi alvo de comentários discriminatórios e ganhou o apoio da equipe do "JN" e de muitos famosos nas rede sociais.

Após chamar a moça do tempo para falar sobre o clima, o editor-chefe, disse com veemência, que o caso não ficará impune. "Hoje, a página do Jornal Nacional no Facebook recebeu comentários de uns cinquenta criminosos sobre Maria Julia. Que os criminosos sejam punidos. A Globo está tomando as medias cabíveis", disse o jornalista.

Durante o telejornal, a repórter, que tem ganhado destaque e já recebeu elogios de Bonner e Renata Vasconcellos, também falou sobre os comentários racistas. "Muita gente pensou que eu estava nos corredores chorando pelos cantos, mas já lido com esta questão há muito tempo. Cresci em uma família militante e não perco o ânimo", disse Maju. "Agora, eu quero me manifestar sobre ter recebido as milhares de mensagens, de emails. A militância que eu faço é com o meu trabalho, sendo competente", disse, concluindo em seguida: "Os preconceituosos ladram, mas a Majuzinha passa". Bonner e Renata concluíram o assunto relambrando a frase "Todos somos Maju" que virou um dos assuntos em destaque no Twitter.

Gloria Maria manifesta apoio: 'Não desista'

Apelidada carinhosamente de Maju por William Bonner, a jornalista, na Globo desde 2007, que se sente à vontade na parceria com Bonner e Renata, ganhou o apoio de vários famosos, como Gloria Maria. Primeira repórter negra da TV brasileira, Gloria já sentiu na pele os efeitos da discriminação racial. "O que eu digo para Maju é que ela vá em frente e não desista nunca, porque é isso que os racistas querem, que a gente fraqueje e desista. Mas que ela fique mais forte com essa experiência e siga adiante", disse a apresentadora do 'Globo Repórter' em entrevista ao colunista Bruno Astuto da revista "Época".

Gloria contou ainda foi vítima de racismo nos 10 anos em que apresentou o "Fantástico", de 1998 a 2007. "Essa é a prova do que eu sempre disse, que o racismo nunca vai acabar. O que ela está passando hoje, eu vivi no Fantástico. Recebia os comentários por cartas e, depois, por e-mails. Não era uma declaração pública e vinha diretamente a mim, atingia a minha alma e meu coração. Hoje atinge o Brasil. A diferença é essa. Eu tinha que aguentar o tranco sozinha. Isso que ela está vivendo é a normalidade do brasileiro. Mas nunca fraquejei, nunca desisti".

(Por Juliana Sousa)
MSN ENTRETENIMENTO / PUREPEOPLE
Link para o comentário
  • 1 mês depois...
  • 1 mês depois...
  • 4 meses depois...
NOTÍCIAS
Grife carioca é acusada de racismo nas redes
Estadão

A loja Reserva do Riosul Shopping, no Rio de Janeiro, foi acusada na internet nessa segunda-feira, 1, de praticar racismo ao utilizar manequins pretos pendurados no teto, de cabeça para baixo, em suas vitrines. A grife passou a ser alvo de protesto de internautas que começaram a compartilhar nas redes sociais uma foto dos manequins com críticas à postura da Reserva, que estaria, segundo eles, ofendendo os negros e remetendo à tortura e à escravidão.

Em comunicado oficial, a marca afirmou que os manequins na cor preta são padrão em todas as filiais há mais de nove anos e que, no período de liquidação, é costume colocar tudo da loja, incluindo letreiros, manequins e peças expostas, de ponta cabeça. Não é a primeira vez que a Reserva é acusada de crimes sociais. Em 2015, a campanha "Faça como os animais, não julgue" foi acusada de ser homofóbica, machista e racista.

Leia a íntegra do posicionamento da Reserva:

Em relação à Liquidação De Cabeça Para Baixo, a Reserva esclarece que:

1- Toda identidade visual da Reserva é preta e vermelha, sendo seus manequins na cor preta, há mais de nove anos.

2- Como de costume, nos períodos de liquidação a marca transforma o visual da loja, colocando tudo de cabeça para baixo, incluindo o letreiro da fachada, manequins e peças expostas, não havendo qualquer intenção ou traço de racismo na estratégia de marketing.

3- Nossa política de compromisso com a igualdade de gêneros e raça é uma das bandeiras que carregamos com mais afinco. O que se pode conferir em ações sociais e de inclusão, como o Rebeldes com Causa, selo AR para o Afroreggae, marca 40076 - sem fins lucrativos - voltada para geração de renda para projetos sociais, filosofia de trabalho com licença-paternidade de um mês, concedida a todos os novos pais da empresa, sejam biológicos ou adotivos, heterossexuais ou homossexuais, mesma quantidade de funcionários homens e mulheres e com paridade salarial, contratação de pessoas com mais de 60 anos, entre outras ações."
MSN NOTÍCIAS / ESTADÃO
Link para o comentário

O caso dos Manequins eu entendi, agora,o caso da campanha ter sido Homofobica,machista e racista,eu não entendi.

Link para o comentário
  • 2 meses depois...
NOTÍCIAS
Luis Miranda desabafa no Facebook após ter sido confundido com garçom
Veja São Paulo
Tiago Faria
5 horas atrás

http://img-s-msn-com.akamaized.net/tenant/amp/entityid/BBryoWp.img?h=180&w=270&m=6&q=60&o=f&l=f
© VIP luisbilhete

Um cliente de um restaurante no Rio de Janeiro viveu uma situação inusitada envolvendo o ator Luis Miranda – e decidiu compartilhar o caso em um desabafo no Facebook. A confusão ocorreu após o ator ter sido confundido com um garçom de uma casa japonesa na Barra da Tijuca.

No Facebook, um cliente relatou que, ao chegar ao restaurante com uma amiga, na terça passada, ela teria perguntado ao ator da Globo se havia mesa para duas pessoas disponível no salão interno do estabelecimento. O cliente, identificado como Leandro Cerqueira Leite, disse que a amiga fez a pergunta por um motivo simples: o ator a teria cumprimentado enquanto ela subia a pequena escada de entrada do restaurante.

Luis teria ficado incomodado com o caso e elevado a voz: “Sou negro, mas nem por isso sou garçom aqui! Minha camisa parece de garçom, né?”, teria perguntado o ator. “Só porque sou negro tenho que ser o garçom, né? Não trabalho aqui não”, teria continuado.

Segundo o post, a amiga de Leandro teria pedido desculpa e se dirigido a uma mesa próxima. Sentados, eles perceberam que o homem era o ator Luís Miranda. “Entendi claramente que ele estava extremamente frustado por não ter sido reconhecido. Até porque, no mundo ‘hipocritamente correto’ de hoje, não reconhecer um ator deve ser um crime gravíssimo passível de pauta no Congresso e punição”, ironizou Leandro no relato.

“Eu jamais me ofenderia se fosse confundido com um funcionário de qualquer estabelecimento em que estivesse presente, como já fui confundido com vendedor, ou com qualquer profissional de qualquer profissão lícita”, escreveu. “Por acaso é algum demérito a profissão de garçom? Confundir uma pessoa que tenha outra profissão com um garçom tira sua honra ou dignidade?”, questionou.

A situação não terminou aí. Segundo o cliente, a atriz Dani Calabresa, que estava acompanhada de Luis Miranda, deixou um bilhete para o casal: “Não sou garçom, assim como você também não é. Sou cliente, assim como você, mas existem coisas que me diferem, como, por exemplo, o seu preconceito. Não poderia ir embora sem te mandar tomar no c…”, dizia.

bilhetes_1624913.jpg
© Fornecido por Abril Comunicações S.A. bilheteluis

Em entrevista ao site Buzzfeed Brasil, o ator confirmou a história: “Fui ao banheiro e uma mulher me confundiu com o garçom. Eu fiquei p* porque ela nem pediu desculpas”, disse. Contou que, antes de ir embora, fez questão de “mandar um bilhete um pouco desaforado”. “As pessoas precisam observar antes de qualificar, não se entra em um lugar e pede uma mesa para quatro pessoas [para qualquer pessoa]. Não é assim que a banda toca”, disse.

No Facebook, o ator escreveu um desabafo sobre o caso:

“Não é aqui o caso de gente recalcada e com problemas de aceitação sou bem nascido bem formado e muito bem educado pra distinguir gente sem noção que entra nos lugares sem se dar conta do ambiente,não observa a quem deve se dirigir e ao julgar pelas cores impregna os ambientes com sua empáfia burguesa de que todos estão ali para servi-los, sem se dar conta que existe, boa noite. entram nos ambientes sem observar ao redor diz: mesa pra dois!!! Não há um por favor nos pedidos não existe boa noite!!! Eu e milhares de negros estamos familiarizado com esse ar incrédulo de alguns que julgam o a escravidão não acabou. Não se trata aqui de ser o garçom, o faxineiro pedreiro ou limpador de privada de gente sem noção pra limpar a própria mer** que faz ,e se acostumaram com os serviçais a sua disposição!!! Aqui quem fala é um cidadão que independente da sua profissão se levanta e diz!!!!

SEM NOÇÃO:SE LIGA E VAI TOMAR…. QUE HOJE AQUI NÃO TEM NEGÃO PRA PEGAR MESA PRA VOCÊS,HOJE O PATRÃO SOU EU MEU BEM!!!! Pago meus impostos ganho minha grana honestamente. E não se trata de ser confundido mais de colocar no lugar gente sem noção de que os tempos são outros e que nunca mais vão colocar em mim e no meu povo uma corrente e não vão julgar o que somos pela nosso tom de pele.

ALGUÉM AI QUER MAIS UM CHOPP”
MSN NOTÍCIAS / VEJA SÃO PAULO
Link para o comentário
Ramyen Matusquela

A maioria dos garçons que conheço são brancos, e isso não interfere em nada. O negro que assim como esse cara não aceita a sua cor, e no fundo não queria ter nascido dessa cor é o verdadeiro racista.

Link para o comentário
  • 1 ano depois...
  • 4 meses depois...
AAyymZI.img?h=410&w=728&m=6&q=60&o=f&l=f

Paulo Henrique Amorim é condenado por racismo contra Heraldo Pereira
O processo corre nos tribunais desde 2009 – época em que foi feita a tal declaração. Na ocasião, o comunicador havia citado o profissional como “um homem negro de alma branca” e “sem nenhum talento”.
Tudo havia sido publicado no site “Conversa Afiada”. Além disso, Paulo Henrique também criou rivalidade ao afirmar que Heraldo “não conseguiu revelar nenhum atributo para fazer tanto sucesso, além de ser negro e de origem humilde”.
https://www.msn.com/pt-br/tv/noticias/paulo-henrique-amorim-é-condenado-por-racismo-contra-heraldo-pereira/ar-AAyypeF

Editado por Victor235
Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Atividades

    1. E.R
      183

      Futebol Alemão

    2. E.R
      16

      Copa Sul Americana 2024 e Recopa Sul Americana 2024

    3. E.R
      8

      Campeonato Brasileiro 2024 - Série B

    4. E.R
      202

      Futebol Francês

    5. E.R
      7916

      QUADRINHOS & GIBIS

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...