Ir para conteúdo

CORPUS CHRISTI


Victor235

Recommended Posts

  • Respostas 35
  • Criado
  • Última resposta

Usuários que mais postaram nesse tópico

  • Victor235

    11

  • Clark Kent

    3

  • Tony Nelson

    2

  • SâmaraCH

    2

Usuários que mais postaram nesse tópico

Aqui na minha cidade é uma comemoração tradicional e popular. Mesmo que a cidade é pequena (80.000), vem muita gente de fora (além dos próprios habitantes) prestigiar o evento. São os tapetes de rua, que vistos do céu formam uma cruz, Missas e a Procissão. Outros eventos paralelos acontecem no mesmo dia, como feiras e exposições. A cidade é referência na região e no Brasil neste feriado.

NOTÍCIAS
Milhares de fiéis acompanham Corpus Christi de Matão, SP

Chuva atrapalhou e reduziu número esperado de participantes na festa.

Cerca de 40 mil pessoas compareceram e seguiram missa e procissão.

Fabio Rodigues

Do G1 Araraquara e Região

A procissão de Corpus Christi em Matão (SP) reuniu milhares de fieis nas ruas da cidade no fim da tarde desta quinta-feira (7). A estimativa era de que 80 mil pessoas comparecessem à 64ª edição do evento mais tradicional do município, mas o mau tempo contribuiu para um número mais reduzido.

Segundo o diretor de Segurança do Trânsito e da Defesa Civil, José Milton Dantas, aproximadamente 40 mil foram à festa. “A chuva atrapalhou muito este ano. Em outras edições, tivemos até 30 ônibus vindos de outras cidades, mas hoje não. Entretanto, saiu tudo dentro do planejado e nenhum incidente foi registrado”, disse.

De acordo com as estimativas do diretor do departamento de Cultura, Wilson Cardoso, o movimento na região central da cidade foi de 60 mil pessoas durante todo o período da festa.

Após a celebração da missa das 16h ao ar livre em frente à Igreja Matriz do Senhor Bom Jesus, os fieis percorreram as 12 quadras que foram decoradas desde cedo por cerca de 800 pessoas, entre voluntários, estudantes e artistas.

interna4.jpg

Público enfrente dia chuvoso e frio para prestigiar Festa de Corpus Christi em Matão (Foto: Fabio Rodrigues/G1)

O trajeto começou defronte à matriz, na Rua José Bonifácio, e seguiu pela Avenida 28 de Agosto, Rua Rui Barbosa, Avenida 15 de Novembro, Rua Prudente de Moraes, Avenida 7 de Setembro e, novamente, pela Rua Rui Barbosa, Avenida Siqueira Campos e Rua José Bonifácio, retornando ao ponto de partida.

Para o motorista Henrique de Araújo Silva, de 60 anos, o evento religioso é marcante. “É um momento de extrema fé. Só essa parte da festa me interessa”, disse. O prensista José Porfírio Neto, de 61 anos, concorda. “Me dá uma alegria imensa estar aqui, num evento tão bonito como este”. A costureira Nadir de Oliveira e Silva, de 55, ressaltou que nem o mau tempo atrapalhou que ela saísse para acompanhar o ato de devoção.

tapete620x465.jpg

http://s2.glbimg.com...pete620x465.jpg

Logo que o evento terminou, o serviço de limpeza recolheu os restos de materiais utilizados na confecção do tapete e as 12 ruas que estavam interditadas foram liberadas para o trânsito.

A confecção dos desenhos da festa deste ano foram baseadas nos temas “Eucaristia” e “Que a saúde se difunda sobre a terra”, da Campanha da Fraternidade 2012. O feriado de Corpus Christi em Matão ainda teve outros atrativos, como uma exposição com quase 100 espécies de flores.

Na Casa da Cultura, o destaque foi uma exposição sobre o luar do sertão com telas do artista Washington Magueta, de Taquaritinga (SP).

mg_3178.jpg

Procissão de Corpus Christi em Matão (Foto: Fabio Rodrigues/G1)

G1

corpus-christi2010.jpg

E de repente começaram vender um brinquedinho dos anos 70 (bolim bolacho), que do nada voltou a ser febre. Estou ouvindo esses tatatatata na rua o dia inteiro desde ontem. Já tem até senhor de 80 passando na rua brincando.

Editado por Victor235
Link para o comentário

Normal uma procissão e missa.

Mas eu queria mesmo é ver esses tapetes de perto, acho uma arte magnifica.

Editado por JoãoNeto RGB
Link para o comentário

Normal uma procissão e missa.

Mas eu queria mesmo é ver esses tapetes de perto, acho uma arte magnifica.

Aqui também tem missa,mas eu não tenho certeza se esse ano colocaram tapetes(acho que eu já vi tapetes desse jeito aqui)choveu bastante por aqui.

Eu queria ver o tapete lá daquele cidade do Rio de Janeiro q eu esqueci o nome.

Link para o comentário

Montzo, sem flood, poste isso em outro lugar, isso não tem nada a ver com o tema discutido.

Por mim tudo bem ele postar aqui, afinal isso que "ocupou" o feriado dele.

Link para o comentário

Por mim tudo bem ele postar aqui, afinal isso que "ocupou" o feriado dele.

Ah bom, é que eu não tinha entendido porquê ele foi colocar isso... :lol:

Link para o comentário
  • 11 meses depois...
NOTÍCIAS

Tapetes de Corpus Christi em Matão devem atrair cerca de 70 mil turistas
29/05/2013 07h51 - Atualizado em 29/05/2013 17h47
Prefeitura espera que chuva não atrapalhe a tradicional celebração nesta 5ª.
No total,12 quarteirões serão enfeitados; saiba como ficará o trânsito no dia.
Do G1 São Carlos e Araraquara


Matão (SP) faz os últimos preparativos para a montagem dos tradicionais tapetes de Corpus Christi. O município espera receber cerca de 70 mil turistas para a festa, que será realizada nesta quinta-feira (30), nos arredores da Igreja Matriz do Senhor Bom Jesus e da Praça Doutor Leônidas Calígola Batista.

No total, 12 quarteirões serão enfeitados. “Tem praça de alimentação, feira de artesanato, exposições culturais e artísticas e a programação religiosa, que acontece o dia todo, encerrando com a procissão”, disse Wilson Cardoso, diretor do Departamento de Turismo.

A tradição de 65 anos é mantida com a colaboração de voluntários. O professor Clóvis Siqueira doa vidro para ajudar a enfeitar a celebração. “Uma vez jogado nas vias públicas pode causar um acidente, então, aqui tem um bom uso”, contou.

Depois de triturado, o material é peneirado. Durante décadas, o vidro foi a principal matéria-prima da decoração, mas, de uns anos para cá, perdeu espaço para a dolomita, um calcário usado na agricultura e na construção civil.

A dolomita é mais fácil de ser tingida que o vidro. A areia, que é usada no acabamento mais fino, também recebe coloração. O serralheiro Luiz Carlos Enge prepara os moldes de aço que serão usados para dar formas aos tapetes. “Não é fácil. Papel e lápis é uma coisa, mas no aço e na solda é difícil”, contou.

serralheiro.jpg
Moldes de aço são usados para a montagem dos tapetes de Matão (Foto: Reginaldo dos Santos/EPTV)

Chuva
Segundo Cardoso, a festa é preparada com a expectativa de que não chova. “Está tudo sendo feito, preparado, mas se no dia estiver chovendo muito forte vai atrapalhar. Mas estamos esperando que na quinta-feira a chuva dê uma trégua. Se estiver chovendo de madrugada, a orientação é aguardar amanhecer para verificar o tempo”, declarou.

Trânsito
Na quarta-feira (29), a Rua Rui Barbosa, entre as Avenidas 15 de Novembro e 7 de Setembro, será interditada, a partir das 6h, para a instalação da praça de alimentação. No mesmo dia, a partir das 7h, a Rua Daniel Antonio de brito, onde estarão os vendedores ambulantes, também será interdita.

As ruas que compõem o trajeto das ornamentações estarão com o estacionamento proibido no horário comercial e, a partir das 18h30, serão fechadas totalmente para a preparação dos enfeites.O trânsito voltará a funcionar normalmente na quinta-feira (30), após a limpeza das ruas, por volta das 23h.

dolamita.jpg
Dolomita é tingida para decorar os tradicionais tapetes de Matão (Foto: Reginaldo dos Santos/EPTV)

G1 SÃO CARLOS E ARARAQUARA
Link para o comentário

E vejam só, após chover ontem praticamente o dia todo, inclusive de madrugada, logo pela manhã parou de chover e hoje não choveu mais nada, sendo assim os festejos de Corpus Christi ocorreram normalmente.

Quem é meu amigo no Facebook pode ver algumas fotos (quem quiser me adicionar fique a vontade): https://www.facebook.com/media/set/?set=a.212272165524166.54134.100002241518792&type=1

Link para o comentário

Terei aula na sexta e no sábado.

:headscratch:

----------------------------------------------------

Eu também. Só folguei hoje, sexta e sábado tenho que me escravizar trabalhar.

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Atividades

    1. E.R
      2135

      NOVELAS

    2. E.R
      202

      MasterChef Brasil

    3. E.R
      97

      Vai e Vem do Futebol 2024

    4. E.R
      7915

      QUADRINHOS & GIBIS

    5. E.R
      51

      The Witcher

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...