Ir para conteúdo

GIFs completam 25 anos


Victor235

Recommended Posts

Mesmo com o avanço da tecnologia e surgimento de novas extensões para fotos, essas imagens sobreviveram e continuam populares pelo mundo
15 de Junho de 2012 | 17:06h

20120615171706.jpg
Nyan Cat

Hoje é uma data importante para o mundo das imagens. Isso porque o Graphics Interchange, ou apenas GIF, comemora 25 anos de existência nesta sexta-feira (15/06). A extensão foi desenvolvida primeiramente pela CompuServe, com o objetivo de criar uma imagem leve e de qualidade, e é capaz de suportar animação e até 256 cores diferentes.

Mesmo com o avanço da tecnologia e surgimento de novas extensões para fotos, essas imagens sobreviveram e continuam populares pelo mundo, principalmente no formato animado. Mas qual é o motivo disso?

Nos primórdios da web, os GIFs animados ganharam espaço em sites pessoais com animações de "em construção", "bem-vindo", bandeiras de países se movendo, entre outros. Aos poucos, esses sites foram evoluindo e abandonaram os GIFs, mas isso não foi o fim do formato.

Patrick Davison, do MemeFactory, explica que a popularidade do formato voltou a crescer nos últimos anos. "Lá para 2007 ou 2008 as pessoas perceberam que podem usar GIFs para diversas coisas. Por isso temos tantos GIFs hoje, e eles são usados para vários fins", explicou.

Já TopherChris, do Tumblr, acha que as cenas rápidas geradas pelos GIFs animados têm influência na sua popularidade. "Humanos realmente gostam de repetição, e às vezes quanto mais você assiste alguma coisa, mais ela fica engraçada", disse. Para ele, é isso que faz com que o formato seja tão usado na web mesmo com 25 anos de idade.

Recentemente, GIFs animados ganharam um tom artístico. O Cinemagraph, por exemplo, criado por Kevin Burg e Jamie Beck, é uma série de fotografias com pequenos movimentos. "Acho que existem oportunidades para mostrar coisas que as pessoas nunca viram antes, de mostrar momentos que podem existir para sempre", contou Burg.

Todas essas entrevistas podem ser vistas no documentário Animated GIFs: The Birth of a Medium. Produzido pelo grupo PBS Arts, o vídeo conta um pouco da história da extensão.

Entre os Tumblrs brasileiros que mais fazem sucesso usando GIFs estão o Como eu me sinto quando e o Jornalices. O primeiro expõe situações um tanto... constrangedoras do nosso dia a dia, para mostrar como as pessoas realmente se sentem diante delas. Já o segundo retrata como jornalistas se sentem em alguns momentos. Ambos os blogs, claro, são bem engraçados.

OLHAR DIGITAL Editado por Victor235
Link para o comentário

Boa curiosidade mesmo, Victor. Não achei nada inútil

E uau, eu não sabia que os gifs eram tão antigos assim. Bem legal

Link para o comentário

Também achei interessante.E assim como o Alan não sabia que os gifs eram tão velhos.

Link para o comentário

Interessante. Um exemplo da maior utilidade dos Gif's animados está na assinatura do Victor: publicidade.

E uma das outras utilidades está na sua.

Link para o comentário

E uma das outras utilidades está na sua.

Só não sei se o meu tem grande ultilidade :P XD

Editado por Pópis-Iara
Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Atividades

    1. E.R
      2927

      Pica Pau

    2. E.R
      581

      A Praça é Nossa

    3. E.R
      7899

      QUADRINHOS & GIBIS

    4. E.R
      176

      Futebol Alemão

    5. E.R
      192

      CARLOS VILLAGRÁN

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...