Ir para conteúdo

Rede Manchete


Gabriel Maciel

Recommended Posts

Nesse tópico, queria resgatar um pouco dessa emissora tão querida pelo público brasileiro. Como todos sabemos, a Manchete faliu em 1999, e em seu lugar entrou a Rede TV!

Porém, a emissora teve uma longa trajetória de sucesso nos anos 80 e 90 no Brasil, prometendo trazer para a TV Brasileira, um conteúdo novo, vivo e dinâmico, com jornalismo claro e objetivo, e entretenimento de qualidade.

OBS: Sim, o membro ''Seu Furtado'' já tinha criado um tópico sobre o fim da Rede Manchete, mas aqui eu queria reunir tudo sobre a emissora, não só o fato da falência.

Link para o comentário
  • Respostas 63
  • Criado
  • Última resposta

Usuários que mais postaram nesse tópico

  • Usagi White

    25

  • Gabriel Maciel

    16

  • Marcos Albino

    4

  • Monchito

    3

Usuários que mais postaram nesse tópico

Tenho um site que pode ajudar a quem quiser saber mais da trajetória da emissora:

http://redemanchete.net/

A Manchete foi marco na TV,ela trouxe os seriados japoneses e fez eles se tornarem febre nos anos 80.

Além de exibirem animes como Cavaleiros dos Zodíacos se tornarem grandes fenômenos.

Graças a ela eu conheci Sailor moon,se não conhece-se provavelmente teria visto outros animes.

Liderou a audiência com Pantanal.

Me lembro pouco dela,o que me marcou mais além de sailor moon foi vinhetas como essa:

Editado por Pópis-Iara
Link para o comentário

Eu não sei muito sobre animes e nem gosto tanto mas eu sei que a Manchete foi importante pro desenvolvimento deles no Brasil.

Link para o comentário

Eu não sei muito sobre animes e nem gosto tanto mas eu sei que a Manchete foi importante pro desenvolvimento deles no Brasil.

Eu só somente uma fã não uma grande Otaku.

Pena que a Manchete teve muitas dificulades para se manter por causa de greves de funcionários.

Mas a emissora até hoje tem muitos fãs.

Queria achar algum plantão completo e marcante da emissora.

Link para o comentário

Pena que a Manchete teve muitas dificulades para se manter por causa de greves de funcionários.

Mas a emissora até hoje tem muitos fãs.

Queria achar algum plantão completo e marcante da emissora.

Infelizmente, a crise da Manchete chegou em um ponto tão grande, que os funcionários barravam o sistema transmissor da emissora, e transmitiam panfletos e protestos para que eles paguem o salário. Mas a dívida era muito grande, e a Manchete, entrou em 1999 num processo de transição com a TV! (antigo nome da Rede TV), tanto que a Rede TV, por um tempo, ainda usava trilhas, gráficos e vinhetas feitas pela Manchete.

Link para o comentário

Claro que a crise maior foi um pouco antes do fechamento dela,mas ouveram outras em meados de 80 e 90 acho.

O mais engraçado é que antigamente eu pensava que aquele programa no Sérgio Reis "Do tamanho do Brasil" era exibido pelo SBT,até que quando eu fui achar uns comerciais da Manchete e perceber que eu estava errada XD

Link para o comentário

Claro que a crise maior foi um pouco antes do fechamento dela,mas ouveram outras em meados de 80 e 90 acho.

A crise da Manchete ocorreu logo depois dela voltar ao ar, em 1993, lá por 1995 já estavam entrando na crise, mas ela só foi começar a ''provocar os agiotas'' em 1998.

Quem foi mais prejudicado, foram os trabalhadores mais pobres, faxineiros, motoristas...

Link para o comentário

A crise da Manchete ocorreu logo depois dela voltar ao ar, em 1993, lá por 1995 já estavam entrando na crise, mas ela só foi começar a ''provocar os agiotas'' em 1998.

Quem foi mais prejudicado, foram os trabalhadores mais pobres, faxineiros, motoristas...

É verdade.Mas surstentar uma TV numa época dificil para o Brasil não era molesa,principalmente para emissoras muito novas como ela.

Mas não vamos lembrar dela só por causa das crises né? :)

http://www.youtube.com/watch?v=Y7CfCnxU0wo&feature=related

Editado por Pópis-Iara
Link para o comentário

Acho que se a Rede TV continuar assim, vai falir igual a Manchete, pois está perdendo muita audiência e grandes patrocinadores para bancar todo aquele dinheirão que a emissora gastou. Diferente da Manchete, a Rede TV gastou muita coisa nestes últimos anos.

  • Curtir 1
Link para o comentário

Acho que se a Rede TV continuar assim, vai falir igual a Manchete, pois está perdendo muita audiência e grandes patrocinadores para bancar todo aquele dinheirão que a emissora gastou. Diferente da Manchete, a Rede TV gastou muita coisa nestes últimos anos.

A Manchete gastou 98 principalmente por que apostou tudo em "Brida"(segundo o site que citei anteriormente).

A Rede TV sinceramente a única coisa que me fez gostar do canal foi por causa de Betty,a feia e só,depois disso nunca mais assisti nada na Rede TV.a não ser um seriado Japonês q eu não me lembro o nome mais mas passava lá,não sei se ainda passa,na TV Kids.

Link para o comentário

A Manchete gastou 98 principalmente por que apostou tudo em "Brida"(segundo o site que citei anteriormente).

A Rede TV sinceramente a única coisa que me fez gostar do canal foi por causa de Betty,a feia e só,depois disso nunca mais assisti nada na Rede TV.a não ser um seriado Japonês q eu não me lembro o nome mais mas passava lá,não sei se ainda passa,na TV Kids.

Na verdade, ''Brida'' tinha até poucos gastos, os cenários e figurinos, era tudo meio que na base do improviso.

A Rede TV já foi uma boa emissora, mas agora só serve pra dona de casa desocupada...

Link para o comentário

Na verdade, ''Brida'' tinha até poucos gastos, os cenários e figurinos, era tudo meio que na base do improviso.

A Rede TV já foi uma boa emissora, mas agora só serve pra dona de casa desocupada...

Mas se investiu muito com tecnologia e colocaram mais cenas fortes para almentar a audiência sem sucesso.

E será que os direitos pelo livro do Paulo Coelho no qual foi a base para a novela também não tem algo haver?

Então aquele site me enganou ou tava errado.

Sabe acho que nem se a Globo tentar fazer um Remake da novela iria conseguir,Eterna Magia também falava de magia,bruxas...e não teve boa audiência.

Link para o comentário

Pra quem é um fã da Manchete como eu recomendo o livro "Rede Manchete: Aconteceu Virou História" de Elmo Francfort. É excelente.

A Manchete faliu porque tinha uma grande divida com o Governo, mas Adolpho Bloch tinha boas relações em Brasília e conseguia administrar essa divida. Quando Adolpho morreu em novembro de 95, essa administração da divida deixou de existir e com isso foi gerando um rombo cada vez maior. E também houve muita roubalheira dentro do Grupo Bloch após a morte dele.

A crise da Manchete ocorreu logo depois dela voltar ao ar, em 1993, lá por 1995 já estavam entrando na crise, mas ela só foi começar a ''provocar os agiotas'' em 1998.

Quem foi mais prejudicado, foram os trabalhadores mais pobres, faxineiros, motoristas...

Na realidade, a Manchete sempre esteve em crise. Em julho de 92 foi vendida pelo Adolpho Bloch ao empresário Hamilton Lucas de Oliveira, do grupo IBF. Os salários começaram a atrasar em outubro. Se pensava que era efeito do impeachment de Collor, já que a iBF tinha relações com PC Farias e cia. Hamilton não pagou a última parcela da compra, pois dizia que Bloch tinha mentido em relação ao montante da divida da emissora. Adolpho Bloch recorreu na Justiça e retomou a emissora em 23 de abril de 1993.

A emissora deu uma boa retomada entre 94 e 1997, produzindo sucessos como Xica da Silva e trazendo os grande fenomenos que são os animes.

Mas se investiu muito com tecnologia e colocaram mais cenas fortes para almentar a audiência sem sucesso.

E será que os direitos pelo livro do Paulo Coelho no qual foi a base para a novela também não tem algo haver?

Então aquele site me enganou ou tava errado.

Sabe acho que nem se a Globo tentar fazer um Remake da novela iria conseguir,Eterna Magia também falava de magia,bruxas...e não teve boa audiência.

Pópis, a novela Brida tinha uma produção simples. Porém, todos os recursos da emissora foram gastos na novela, que tinha um contrato com os anunciantes que se Brida não desse 5 pontos, eles iriam retirar os patrocínios. Brida deu 2 pontos.

Editado por Seu Furtado
Link para o comentário

Pópis, a novela Brida tinha uma produção simples. Porém, todos os recursos da emissora foram gastos na novela, que tinha um contrato com os anunciantes que se Brida não desse 5 pontos, eles iriam retirar os patrocínios. Brida deu 2 pontos.

Era exatamente isso q eu ia dizer...ou o que eu quis dizer.

Link para o comentário

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Atividades

    1. Melchior CH
      1

      Ramón Valdés pode ganhar projeto biográfico

    2. Melchior CH
      2928

      Pica Pau

    3. Melchior CH
      193

      CARLOS VILLAGRÁN

    4. E.R
      2928

      Pica Pau

    5. E.R
      581

      A Praça é Nossa

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...