Ir para conteúdo

Humor Tadela voltará ao ar até julho


Seu Furtado

Recommended Posts


São Paulo - O empresário e analista de sistemas Sérgio Tadela, 54 anos, criador do famoso site de diversão Humortadela, revelou à INFO que o portal de humor voltará ao ar em no máximo dois meses. Nesta conversa, Sérgio explica as razões que o fizeram desistir do site que ele mesmo criou em 1995, critica a pirataria na web e conta seu plano para colocar todo o acervo do Humortadela de volta ao ar.



Por que o Humortadela, um site de enorme audiência e público, saiu do ar?


Nós tiramos o site do ar porque ele não tinha modelo de negócios. Acumulei tantos prejuízos com ele que, um dia, decidi que era hora de parar.

Você nunca ganhou dinheiro com o Humortadela?
Sim, ganhei durante algum tempo. Na verdade, o site foi criado de maneira despretensiosa em 1995 quando meu objetivo era apenas estudar programação, HTML e desenvolvimento de sites. Meu slogan no começo era “Humortadela, atualizado de vez em quando”. Eu tinha um emprego como qualquer trabalhador em 95 e me dedicava ao site apenas nos finais de semana, até que em 99 ele tornou-se minha principal ocupação.

Em 99 você recebeu um investimento da StarMedia?
Sim, exatamente. Era uma época em que sobrava dinheiro no mercado de internet e a StarMedia fez um projeto ambicioso para atrair uma rede de parceiros que lhe assegurasse grande audiência. Com os investimentos, o site tinha uma equipe de 23 pessoas e a audiência cresceu muito. As charges animadas que a gente produzia tinham uma aceitação incrível, repercutiam em toda internet. Até a Veja fez matéria sobre o Humortadela.

Mas aí veio o estouro da bolha da web...
Com o fim da bolha, em 2001, a Starmedia encerrou seu contrato com todos seus parceiros e perdemos nossa principal fonte de receita. Eu tentei várias alternativas, como associar o shopping a serviços de e-commerce e buscar parceiros publicitários, mas ficou cada vez mais difícil manter nossa estrutura.

É difícil monetizar um site de humor?
Com publicidade, sim. Pois o humor trabalhar muitas vezes com o palavrão, com uma brincadeira mais ousada, fala mal dos políticos, coisas que nem sempre são bem aceitas pelo mercado publicitário. Na verdade, a gente seguiu crescendo, mesmo com poucos investimentos. Em 2006, a gente tinha 4,5 milhões de usuários únicos, 40 milhões de page views, uma enormidade, mas pouco faturamento. Nessa época, nosso site foi invadido por crackers, o que me causou um grande prejuízo financeiro, ficamos fora do ar por vários dias. Nesse momento comecei a refletir se valia mesmo a pena manter o serviço no ar.

O fato de seu site ser pirateado contribuiu para seu desânimo?
Um pouco, pois afetou nossa audiência. Quando o YouTube se tornou a tecnologia predominante para vídeos, os usuários transformavam nossas animações em vídeo e as publicavam no YouTube. Não há como lutar contra isso, é uma característica da web. Todos esses problemas somados (cópia de conteúdo, perda de audiência, invasão cracker e baixas receitas) foram me desanimando.

Quando você decidiu que era hora de parar?
Em maio de 2011. Foi uma decisão muito difícil pois eu tenho uma ligação afetiva com o Humortadela. As pessoas me encontram na rua e perguntam do site, me mandam e-mails pedindo para voltar a publicar conteúdo... isso mexe comigo. Mesmo assim, fazendo as contas na ponta do lápis, percebi que financeiramente não dava pé seguir em frente e parei.

No que você trabalha atualmente?
Faço freelas de desenvolvimento, programação. Montei minha fábrica de software e contrato mão de obra na China, no Leste Europeu e desenvolvo projetos para terceiros. Tenho alguns projetos próprios, como um engine que busca links quebrados no site de terceiros e outro que ensina as pessoas a jogar xadrez online.

Está nos seus planos colocar o Humortadela de volta ao ar?
Fechei um contrato com uma empresa que comprou os direitos de usar todo o acervo do Humortadela. Em até dois meses, o site estará de volta ao ar. As charges, as piadas, todo o conteúdo poderá ser visto novamente pelos fãs.

Que empresa é essa?
No momento, não posso revelar. Foi um pedido deles manter isso em sigilo. Mas quando for a hora, todos saberão!

http://info.abril.co...0052012-2.shl?2



Adorava esse site, que bom que vai voltar!
Link para o comentário

aeeeeeee porrrrrraaaaaaaaaaa :surfing: :surfing: :surfing: :surfing: :surfing:

Vai ser massa assistir "Azmuié e Uzomi" de novo

Era foda mesmo! E também tinha o Cachaça e Manguaça!

Foi bizarro, após um tempo sem acessar, num domingo à noite de 2011 voltei a acessar o Humor Tadela. Quando virou a meia noite, apareceu aquele anúncio de que tinha acabado. Eu não entendi bulhufas na hora

Editado por Seu Furtado
Link para o comentário

http://humortadela.com.br/

Não foi no 3º dia, mas o HumorTadela ainda pode ressuscitar.

Curtindo nossa página no Facebook você irá nos ajudar, pois ao alcançar 100 mil fãs o HumorTadela voltará, para alegria de muitos e desespero de outros. Precisamos de você!

Vamo curti a pagina aeeeee

Link para o comentário
  • Atividades

    1. E.R
      102

      Vai e Vem do Futebol 2024

    2. Baixinho
      46

      Libertadores 2024

    3. Baixinho
      732

      FAMOSOS

    4. E.R
      46

      Libertadores 2024

    5. Raphael
      2952

      Pica Pau

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...