Ir para conteúdo

Cotas raciais


Gabriel Maciel

Recommended Posts

Cotas raciais são reservas de vaga em certas faculdades, universidades disputadas e cursos, para que se haja, pelo menos, uma certa quantidade da etnia na instituição, quase sempre isto é direcionado aos negros, o que gera muita polêmica. Por parte se dizem que é bom, pois o negro ganha um certo mérito de sua história da escravidão, outros se dizem que é frescura, e que todos somos iguais perante á lei.

Você é a favor ou contra das cotas raciais?

Link para o comentário

Contra, pra mim isso é uma demonstração de racismo. Entretanto, sou a favor de cotas pra escolas públicas.

Link para o comentário

Contra, pra mim isso é uma demonstração de racismo. Entretanto, sou a favor de cotas pra escolas públicas.

Mas como assim, é contra ou a favor? Porquê nesse caso se posiciona a favor?

Link para o comentário

Mas como assim, é contra ou a favor? Porquê nesse caso se posiciona a favor?

Sou a favor de cotas sociais, não de cotas raciais.

Link para o comentário

Sou a favor de cotas sociais, não de cotas raciais.

Ah sim, achei que você estava se referindo ás cotas raciais na escola.

Link para o comentário

Na minha visão, todos nascemos seres-humanos, independente da etnia, logo somos todos "iguais". Entretanto, nem todos tem condição de se formar em escola particular, e o ensino público brasileiro está longe de ser bom, com raras exceções. Sou contra cotas raciais, mas pelo fato de nem todos terem tido a mesma qualidade na formação, sou a favor das cotas sociais.

Link para o comentário

Sou totalmente contra, acho que este ''afro coitadismo'' não tem nada a ver, vejamos bem, os negros foram escravizados? Foram, claro que foram, mas isto foi á SÉ-c*-LOS. Hoje somos todos iguais, não temos mais escravidão e muitos negros não tem nem antecedentes familiares escravizados. Isso que o governo faz é hipocrisia! Todos somos iguais, se eles não ligam para a cor, porquê então se preocupam tanto com as cotas? Sem dúvida isto é racismo, opinião a favor chega a ser hipocrisia. Os negros sofrem discriminação? Sim. Aí entra a porta da educação, que se aprende em casa. Isto que o governo faz é reparar os danos da educação primária que no mínimo deveria ser aceitável e não nas condições que encontramos hoje em dia. Se quer ser a favor dessas cotas, você perdeu todo a sua moral de falar quer todos somos iguais, porquê se todos somos iguais, temos de ter os mesmo direitos e deveres. Se você é negro, você é igual á todo mundo, e não precisa de um presentinho do governo para mostrar o quanto você é inteligente pra se destacar na vida.

OBS: Acabaram censurando sem querer a segunda sílaba da palavra século. :lol:

Editado por Gabriel CH
Link para o comentário

Contra, de forma que não entendo o uso da palavra "raciais". O ser humano não é dividido em raças, há uma só, a espécie humana proveniente do homem sapiens sapiens. Somos, então, todos iguais. Leiam o texto abaixo, a título de curiosidade:

------------

Humano tem raça?

Muitas pessoas acham que o ser humano deve ser catalogado por raças. Mas você acha que isso é uma coisa a ser aceita?

O humorista Danilo Gentili postou a seguinte piada no seu Twitter

“King Kong, um macaco que, depois que vai para a cidade e fica famoso, pega uma loira. Quem ele acha que é? Jogador de futebol?”

A ONG Afrobras se posicionou contra: “Nos próximos dias devemos fazer uma carta de repúdio. Estamos avaliando ainda uma representação criminal”, diz José Vicente, presidente da ONG. “Isso foi indevido, inoportuno, de mau gosto e desrespeitoso. Desrespeitou todos os negros brasileiros e também a democracia. Democracia é você agir com responsabilidade” , avalia Vicente.

Alguns minutos após escrever seu primeiro “twitter” sobre King Kong, Gentili tentou se justificar no microblog

“Alguém pode me dar uma explicação razoável por que posso chamar gay de veado, gordo de baleia, branco de lagartixa, mas nunca um negro de macaco?” (Genial) “Na piada do King Kong, não disse a cor do jogador. Disse que a loira saiu com o cara porque é famoso. A cabeça de vocês é que têm preconceito.”

danilo-gentili.jpg

Danilo Gentili é um humorista, escritor, cartunista, repórter, empresário e apresentador brasileiro

Veja a reposta genial

“Se você me disser que é da raça negra, preciso dizer que você também é racista, pois, assim como os criadores de cachorros, acredita que somos separados por raças. E se acredita nisso vai ter que confessar que uma raça é melhor ou pior que a outra, pois, se todas as raças são iguais, então a divisão por raça é estúpida e desnecessária. Pra que perder tempo separando algo se no fundo dá tudo no mesmo?

Quem propagou a ideia que “negro” é uma raça foram os escravagistas. Eles usaram isso como desculpa para vender os pretos como escravos: “Podemos tratá-los como animais, afinal eles são de uma outra raça que não é a nossa. Eles são da raça negra”.

Então quando vejo um cara dizendo que tem orgulho de ser da raça negra, eu juro que nem me passa pela cabeça chamá-lo de macaco, mas sim de burro.

Falando em burro, cresci ouvindo que eu sou uma girafa. E também cresci chamando um dos meus melhores amigos de elefante. Já ouvi muita gente chamar loira caucasiana de burra, gay de v***** e ruivo de salsicha, que nada mais é do que ser chamado de restos de porco e boi misturados.

Mas se alguém chama um preto de macaco é crucificado. E isso pra mim não faz sentido. Qual o preconceito com o macaco? Imagina no zoológico como o macaco não deve se sentir triste quando ouve os outros animais comentando:

- O macaco é o pior de todos. Quando um humano se xinga de burro ou elefante dão risada. Mas quando xingam de macaco vão presos. Ser macaco é uma coisa terrível. Graças a Deus não somos macacos.

Prefiro ser chamado de macaco a ser chamado de girafa. Peça a um cientista que faça um teste de Q.I. com uma girafa e com um macaco. Veja quem tira a maior nota.

Quando queremos muito ofender e atacar alguém, por motivos desconhecidos, não xingamos diretamente a pessoa, e sim a mãe dela. Posso afirmar aqui então que Darwin foi o maior racista da história por dizer que eu vim do macaco?

Mas o que quero dizer é que na verdade não sei qual o problema em chamar um preto de preto. Esse é o nome da cor não é? Eu sou um ser humano da cor branca. O japonês da cor amarela. O índio da cor vermelha. O africano da cor preta. Se querem igualdade deveriam assumir o termo “preto” pois esse é o nome da cor. Não fica destoante isso: “Branco, Amarelo, Vermelho, Negro”?. O Darth Vader pra mim é negro. Mas o Bill Cosby, Richard Pryor e Eddie Murphy que inspiram meu trabalho, não. Mas se gostam tanto assim do termo negro, ok, eu uso, não vejo problemas. No fim das contas, é só uma palavra. E embora o dicionário seja um dos livros mais vendidos do mundo, penso que palavras não definem muitas coisas e sim atitudes.

Digo isso porque a patrulha do politicamente correto é tão imbecil e superficial que tenho absoluta certeza que serei censurado se um dia escutarem eu dizer: “E aí seu Preto, senta aqui e toma uma comigo!”. Porém, se eu usar o tom correto e a postura certa ao dizer “Desculpe meu querido, mas já que é um afrodescendente, é melhor evitar sentar aqui. Mas eu arrumo uma outra mesa muito mais bonita pra você!” Sei que receberei elogios dessas mesmas pessoas; afinal eu usei os termos politicamente corretos e não a palavra “preto” ou “macaco”, que são palavras tão horríveis.

Os politicamente corretos acham que são como o Superman, o cara dotado de dons superiores, que vai defender os fracos, oprimidos e impotentes. E acredite: isso é racismo, pois transmite a ideia de superioridade que essas pessoas sentem de si em relação aos seus “defendidos”

Agora peço que não sejam racistas comigo, por favor. Não é só porque eu sou branco que eu escravizei um preto. Eu juro que nunca fiz nada parecido com isso, nem mesmo em pensamento. Não tenham esse preconceito comigo. Na verdade, Sou ítalo-descendente. Italianos não escravizaram africanos no brasil. Vieram pra cá e, assim como os pretos, trabalharam na lavoura. A diferença é que escrava isaura fez mais sucesso que terra nostra.

Ok. O que acabei de dizer foi uma piada de mau gosto porque eu não disse nela como os pretos sofreram mais que os italianos. Ok. Eu sei que os negros sofreram mais que qualquer raça no Brasil. Foram chicoteados. Torturados. Foi algo tão desumano que só um ser humano seria capaz de fazer igual. Brancos caçaram negros como animais. Mas também os compraram de outros negros. Sim. Ser dono de escravo nunca foi privilégio caucasiano, e sim da sociedade dominante. Na África, uma tribo vencedora escravizava a outra e as vendia para os brancos sujos.

Lembra que eu disse que era ítalo-descendente? Então. Os italianos podem nunca ter escravizados os pretos, mas os romanos escravizaram os judeus. E eles já se vingaram de mim com juros e correção monetária, pois já fui escravo durante anos de um carnê das Casas Bahia.

Se é engraçado piada de gay e gordo, por que não é a de preto? Porque foram escravos no passado hoje são café com leite no mundo do humor? É isso? Eu posso fazer a piada com gay só porque seus ancestrais nunca foram escravos? Pense bem, talvez o gay na infância também tenha sofrido abusos de alguém mais velho com o chicote.

Se você acha que vai impor respeito me obrigando a usar o termo “negro” ou “afrodescendente” , tudo bem, eu posso fazer isso só pra agradar. Na minha cabeça, você será apenas preto e eu, branco, da mesma raça – a raça humana. E você nunca me verá por aí com uma camiseta escrita “100% humano”, pois não tenho orgulho nenhum de ser dessa raça que discute coisas idiotas de uma forma superficial e discrimina o próprio irmão.”

Link para o comentário

Genial a resposta do Danilo Gentilli, concordo plenamente com ele. Se em uma novela alguma personagem diz "preto" ou "crioulo", se referindo a um afro-descendente, é processo ao autor em menos de 24 horas. Agora, já vi falaram "viado", "bicha" (essa palavra foi dita ontem mesmo em "Avenida Brasil"), "boiola" e outros nomes em novelas, e nada foi comentado. Depois eles vêm dizer que todos devem ser tratados igualmente pois são todos humanos, mas por que os afro-descendentes são, digamos, mais protegidos do que os outros?

Se fosse assim deveriam inventar o termo "euro-descendentes" para os outros, e chamar de racista quem os chamar de brancos

Editado por Alan1509
Link para o comentário

Sou contra qualquer tipo de cota. Nesse caso, das cotas para as pessoas "pretas", se oficializa um tipo de discrimanação, pois esse sistema consiste na classificação dos cidadãos em cores. Isso qualquer pessoa de bom censo percebe que é arbitrário já que a prórpia declara a sua "cor" (o cadastro único do governo tem esse ítem, de preenchimento obrigatório!). Outro ponto é que o aluno que entre na universidade através de cota vai ter sempre sua capacidade questionada. Essa pessoa mesmo que não admita vai ser estigmatizada como "aquela que só está ali por causa da cota" ou "aquela que é privilegiada pelo governo" ou "a pessoa que teve que se esforçar menos pra conseguir a vaga", e por aí vai.

Além do mais, a verdade é que o ser humano não tem raça. Somos apenas uma única espécie toda diferença é supercial. Acho incrível com tanta gente que se diz instruída acredita no conceito de raça. Seria o mesmo que dizer algumas pessoas tem pedigree como os cachorros, o que biologicamente e historicamente é absurdo. Se fóssemos fazer uma reparação histórica baseada na ascendencia então cada brasileiro teria que ser castigado pelo menos duas vezes por si mesmo: Uma pelo índio que foi escravizado pelos portugueses, outra pelo africano escravizado no século XIX. Mesmo assim iria ser cometida muita injustiça. E ainda estaríamos ignorando os italianos, japoneses e outras etnias chegaram a ser escravizadas em nossa país.

O que me entristece é que ao se inflar os ânimos nas tribunas públicas para defender esse ação, políticos e militantes ignoram completamente a miséria educacional de que o Brasil padece. Se o cidadão da periferia tem menos oportunidades é porque o sistema político em si dificulta o preparo dessas pessoas. É um círculo vicioso: As crianças de áreas desfavorecidas não são bem educadas porque os pais não foram educados e não tiveram condições de dar uma base. Essas crianças crescem e tornam iguia aos seus pais. O ponto em que quero chegar é se carência educacional é estimulada pelo próprio sistema político (que prefere dar dinheiro a que tem filho ao invés de porporcionar um ensino de qualidade e facilitar o acesso as escolas), um cidadão não deve ser privilegiado em detrimento do outro dito "dominante". Essa desigualdades de direitos só corrobora para termos um país de população cada vez ignorante e acomodada.

(Acho que me alonguei demais... É que esse assunto me deixa indignado, desculpas pelo jornal! :sweat: )

Link para o comentário

Sou contra, o Mundo tá muito chato, se brinca com um amigo, é bullying, se chamamos um amigo de negão é racista, se não gostamos dos homonexuais somos Homofóbico, mais pera aí, até Jesus foi criticado, por que o gay não pode? por isso e outros motivos o mundo tá muito chato e se enquadra aí a questão das cotas. Eu se fosse negro não aceitaria, se você aceita por exemplo vagas na faculdade por cota, demostra que você não tem capacidade de competir com o branco, por isso sou contra.

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...