Ir para conteúdo

7 de Setembro - Dia da Independência do Brasil


Professor Baratinha

Recommended Posts

Professor Baratinha

Independencia-brasil.jpg

História da Independência do Brasil

A Independência do Brasil ocorreu em 7 de setembro de 1822. A partir desta data o Brasil deixou de ser uma colônia de Portugal. A proclamação foi feita por D. Pedro I as margens do riacho do Ipiranga em São Paulo.

Causas:

- Vontade de grande parte da elite política brasileira em conquistar a autonomia política;

- Desgaste do sistema de controle econômico, com restrições e altos impostos, exercido pela Coroa Portuguesa no Brasil;

- Tentativa da Coroa Portuguesa em recolonizar o Brasil.

Dia do Fico

- D. Pedro não acatou as determinações feitas pela Coroa Portuguesa que exigia seu retorno para Portugal. Em 9 de janeiro de 1822, D. Pedro negou ao chamado e afirmou que ficaria no Brasil.

Medidas pré independência:

Logo após o Dia do Fico, D. Pedro I tomou várias medidas com o objetivo de preparar o país para o processo de independência:

- Organização a Marinha de Guerra

- Convocou uma Assembleia Constituinte;

- Determinou o retornou das tropas portuguesas;

- Exigiu que todas as medidas tomadas pela Coroa Portuguesa deveriam, antes de entrar em vigor no Brasil, ter a aprovação de D. Pedro.

- Visitou São Paulo e Minas Gerais para acalmar os ânimos, principalmente entre a população, que estavam exaltados em várias regiões.

A Proclamação da Independência

Ao viajar de Santos para São Paulo, D. Pedro recebeu uma carta da Coroa Portuguesa que exigia seu retorno imediato para Portugal e anulava a Constituinte. Diante desta situação, D. Pedro deu seu famoso grito, as margens do riacho Ipiranga: “Independência ou Morte!”

Pós Independência

- D. Pedro I foi coroado imperador do Brasil em dezembro de 1822;

- Portugal reconheceu a independência, exigindo uma indenização de 2 milhões de libras esterlinas;

- Em algumas regiões do Brasil, principalmente no Nordeste, ocorreram revoltas, comandadas por portugueses, contrárias à independência do Brasil. Estas manifestações foram duramente reprimidas pelas tropas imperiais.

  • Curtir 2
Link para o comentário

Legal o tópico. :)

Mas, vou falar uma coisa, o brasileiro nem comemora esse dia, nos EUA, o dia 4 de Julho, todo mundo de casa tem uma bandeira, e realmente vão as ruas comemorar com a bandeira dos Estados Unidos.

Já aqui, ninguém tem bandeira, e pouca gente sai, achando que é um feriado qualquer, decepcionante.

Link para o comentário
Professor Girafales

Independência ou Morte???

Bem legal,ontem na escola teve várias recitações das crianças foi bem legal.

O Brasileiro não comemora pois tem que aproveitar o feriado. :P

Link para o comentário

Não temos a tradição da independencia porque não lutamos por ela. Foi tudo realizado pela elite, a massa da população só ficou olhando mesmo.

------------------------------------------

Se bem que, hoje pessoal vai se unir para ver a Seleção Brasileira jogar.

Editado por Vinicius Maux
Link para o comentário

Infelizmente por aqui eles tratam o feriado como qualquer um. Vão viajar ou assistir o jogo. Mas em alguns lugares pode haver manifestações.

E sobre a história, achei interessante.

Link para o comentário

Pois é, galera. Acho a ideia de discutir, ou simplesmente relembrar, a Independência do Brasil muito válida. :joinha:

Ainda que tenha sido um processo muito diferente da independência de outras nações, é parte importante da nossa história e, portanto, não deve ser esquecido ou legado a uma memória perdida no tempo, esquecida e sem importância.

Então, vou dar minha contribuição.

Fiz este post há dois anos num blog que eu mantinha, mas agora está parado.

Não sei se já postei aqui, mas espero que os ajude a ver outros ângulos deste acontecimento importante, e porque não, fascinante, de nossa história.

http://barracodoleon...ao-foi-bem.html

Link para o comentário

Pois é, galera. Acho a ideia de discutir, ou simplesmente relembrar, a Independência do Brasil muito válida. :joinha:

Ainda que tenha sido um processo muito diferente da independência de outras nações, é parte importante da nossa história e, portanto, não deve ser esquecido ou legado a uma memória perdida no tempo, esquecida e sem importância.

Então, vou dar minha contribuição.

Fiz este post há dois anos num blog que eu mantinha, mas agora está parado.

Não sei se já postei aqui, mas espero que os ajude a ver outros ângulos deste acontecimento importante, e porque não, fascinante, de nossa história.

http://barracodoleon...ao-foi-bem.html

Parabéns pelo texto, Leonardo! Acabei de ler tudo e achei sensacional! Bela reconstrução da Independência e da figura de D. Leopoldina. :)

  • Curtir 1
Link para o comentário

Parabéns pelo texto, Leonardo! Acabei de ler tudo e achei sensacional! Bela reconstrução da Independência e da figura de D. Leopoldina. :)

Obrigado, Furtado.

É um tema que me agrada muito, e a figura de Leopoldina me encanta. Foi um prazer compartilhar um pouquinho do que descobri em minhas pesquisas.

Link para o comentário

Obrigado, Furtado.

É um tema que me agrada muito, e a figura de Leopoldina me encanta. Foi um prazer compartilhar um pouquinho do que descobri em minhas pesquisas.

Também gosto da época do Império, tem passagens e figuras muito interessantes nesta fase. É onde também são cometidos os piores erros, o principal deles: Dom João medroso e compulsivo comedor de coxinhas...

Pena que a maioria não gosta de estudar esta fase e a história do Brasil em geral.

Link para o comentário

Também gosto da época do Império, tem passagens e figuras muito interessantes nesta fase. É onde também são cometidos os piores erros, o principal deles: Dom João medroso e compulsivo comedor de coxinhas...

Pena que a maioria não gosta de estudar esta fase e a história do Brasil em geral.

Se fôssemos conversar sobre essas figuras, você ia se surpreender com coisas que nem imagina sobre elas... :D

Link para o comentário

Não sei,mas na minha opinião agente devia ser um pouco patriota sim,mas não exatamente ao extremo como os Americanos são.

Se é q vocês me entendem.

Editado por Pópis-Iara
Link para o comentário

Não sei,mas na minha opinião agente devia ser um pouco patriota sim,mas não exatamente ao extremo como os Americanos são.

Se é q vocês me entendem.

Americanos não são patriotas ao extremo, é que aqui as pessoas são bem menos e portanto na visão daqui eles parecem ser patriotas demais.

Link para o comentário

Americanos não são patriotas ao extremo, é que aqui as pessoas são bem menos e portanto na visão daqui eles parecem ser patriotas demais.

Não sei que exemplo melhor dar USA ou China.

Mas em algumas situações eles tampam muito o sol com a penera,meu professor do curso disse que uma vez fizeram um filme sobre os hospitais dos Estados Unidos mas o produtor foi avisado que poderia ser preso por causa disso(acho que se volta-se para os Estados Unidos).

Em parte o Bush foi culpado de me fazer ter uma visão ruim dos EUA.Mas se fosse para morar em algum outro pais,eu os States e a Europa seria um dos últimos lugares que eu iria querer morar.A China também nunca quis visitar,ela é poluida demais mesmo sendo bem organizada,mas a lei do filho único faz ela ser bem cruel nesse sentido com crianças,principalmente meninas.

No mais o Brasil tem seus defeitos,mas os outros paises também tem graves,violência,crise econômica e...

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Atividades

    1. E.R
      729

      FAMOSOS

    2. E.R
      782

      SBT

    3. E.R
      183

      Futebol Alemão

    4. E.R
      16

      Copa Sul Americana 2024 e Recopa Sul Americana 2024

    5. E.R
      8

      Campeonato Brasileiro 2024 - Série B

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...