Ir para conteúdo

Os restos mortais do Fome Zero


Seu Furtado

Recommended Posts

Os restos mortais do Fome Zero se espalham pela cidade onde nasceu


Coluna do Augusto Nunes

Concebido pelo presidente Lula, o Programa Fome Zero nasceu em 3 de fevereiro de 2003 num palanque armado na única praça de Guaribas, interior do Piauí. Morreu dois anos depois sem ter saído do berço, mas nunca teve sepultamento cristão. Ninguém providenciou o velório, o atestado de óbito não foi expedido. Só existe a certidão de batismo, assinada pelo governador Wellington Dias e por quatro ministros que, na festa eleitoreira promovida há sete anos e meio, enxergaram no recém-nascido a cara do Brasil-Maravilha inventado pelo maior governante de todos os tempos.

Depois da discurseira do governador, depois do falatório dos ministros Ciro Gomes (Integração Nacional), Benedita da Silva (Assistência e Promoção Social), José Graziano (Segurança Alimentar) e Olívio Dutra (Cidades), os quase 5 mil habitantes souberam como seria, no máximo até dezembro de 2006, a vida de quem tivera a sorte de vir ao mundo no lugarejo promovido por Lula a Capital do Fome Zero. Um vidaço de Primeiro Mundo.

Em um ano, todos teriam direito a três refeições por dia. Em dois, a cidade seria premiada com médicos, um hospital, postos de saúde, uma farmácia, escolas, esgoto, água, luz, telefone, calçamento, um hotel, uma estrada asfaltada de 53 quilômetros, um programa de fortalecimento da agricultura familiar, outro de capacitação profissional. Quem não ganhasse dinheiro no campo prosperaria na cidade como artesão ou costureira. Uma empresa do governo, Emgerpi, seria criada na semana seguinte para cuidar exclusivamente do mundaréu de canteiros de obras. E para administrar com especial carinho o Memorial do Fome Zero, colosso arquitetônico destinado a eternizar a lembrança do dia em que tudo mudou.

As coisas se arrastaram até 2005, quando o governo Lula descobriu que o Bolsa-Família era bem mais simples e rendia muito mais votos, matou o Fome Zero de inanição e tentou sumir com o corpo. Não conseguiu, comprovou há um mês a jornalista Tânia Martins, da Tribuna do Piauí. A reportagem publicada em julho expôs o cadáver em decomposição da fantasia oportunista. Espalhados pela cidade iludida, os restos mortais do Fome Zero fazem de Guaribas uma prova contundente de que a visão do Brasil real é obscurecida por um país do faz-de-conta que só existe na propaganda oficial.

Lula repete no comício de todos os dias que os miseráveis não existem mais. Dilma Rousseff recita desde o começo da campanha que os pobres foram transferidos para a classe média. Se no país do presidente e da candidata as guaribas sumiram, no Brasil verdadeiro continuam assoladas pelas carências de sempre. E flageladas pela mesma fome crônica que segue assombrando a capital do Fome Zero.
Passados sete anos e meio, há em Guaribas, além da multidão faminta, um posto de saúde, um médico, nenhum hospital, três enfermeiros, nenhuma farmácia, três escolas, cinco telefones públicos, uma lanchonete, uma mercearia, uma agência do Bradesco. As calçadas são contadas em metros, as ruas continuam sem pavimentação, só existe água em poucas casas, falta energia elétrica, um vasto arquipélago de fossas negras denuncia a inexistência de rede de esgoto no aglomerado de 942 residências, incluídos os casebres miseráveis que o governador e os ministros prometeram erradicar.

O programa de capacitação profissional parou nas máquinas de costura que enferrujam perto da praça. A agricultura familiar nunca desceu do palanque: neste ano, a safra se resumiu a um punhado de sacos de milho. A estrada não foi pavimentada. A construção do memorial ficou no esqueleto. Esquecido pelo PAC, que entre o que não vai construir incluiu até um trem-bala, o monumento virou ruína sem ter sido inaugurado.

Como as 805 bolsas-família são insuficientes, a fome aumentou e a população diminuiu. “As pessoas estão indo embora em busca de trabalho”, lamenta o secretário de Administração da prefeitura, Edmilson Pereira Maia, que atribui o fiasco do Fome Zero ao descaso do governo federal. “Eles montaram aqui uma administração paralela e depois abandonaram tudo”, informa. O escritório ocupado pela Emgerpi está com as portas lacradas há mais de ano. Manoel Gomes, dono do imóvel, avisa que só vai devolver a mobília e os objetos que reteve quando receber o aluguel atrasado.

Lula prometeu visitar Guaribas duas vezes. Nunca deu as caras por lá, mas viu as caras dos crédulos quando mandou importar alguns nativos para uma audiência em Brasília. Carmelita Rocha, hoje com 70 anos, foi embarcada com a comitiva. Jamais soube exatamente o que foi fazer na capital, mas garante que viveu os melhores momentos da vida. Viajou de avião, comeu bem, dormiu num quarto de hotel, passeou em carros de luxo. Foi a primeira vez que viu como é a vida longe da miséria. E a última.

Viúva há três meses, sustenta a própria família e a da irmã, que também enviuvou recentemente, com os R$ 400 da aposentadoria que herdou do marido, enterrado na cova rasa com o corpo envolvo numa rede. “Compro um saco de arroz, café, açúcar, massa de milho, sabão e só”, diz Carmelita. “Não estamos passando fome rachada, mas são vários dias que não temos o que comer”. Ela recorda nitidamente do comício que lhe prometeu três refeições por dia. Se conseguisse uma, Carmelita ficaria muito feliz.

http://veja.abril.co...asceu/#comments


Sugiro que vejam umas imagens da cidade na internet. Promessa é dívida, Lula... coitados dos pobres moradores da cidade que acreditaram nas palavras populistas. Editado por Seu Furtado
Link para o comentário

Depois que Lula assumiu, quantas pessoas de classe baixa puderam ter acesso a veículos próprios? Quantos jovens de família de baixa a média renda tornaram-se micro-empreendedores? Entre outras coisas que eram apenas utopia na ocasião de seus antecessores. Claro, que ele prometeu mais do que poderia cumprir, afinal, para fazer tudo o que falou, precisaria de no mínimo exterminar 50% da população do país ou conseguir uma varinha de condão, mas ele fez muito. Concursos públicos? Anets, era um a cada "dez anos". Quantas pessoas tornaram-se funcionárias públicas a partir de seu governo? Foram concursos a rodo, com cargos de altos ganhos. Enfim...

Link para o comentário

Ficar reduzindo IPI é uma tática para aquecer mercado, não se tem intenção nenhuma de ajudar o pobre. O governo do Lula foi o plano de fundo para quadrilha do PT roubar. Funcionarios públicos ganham desnecessariamente dinheiro que poderia alimentar muita gente, as pessoas não tem saúde adequada, não tem educação adequada. Pão e circo, ele deu bolsa familia, mas não deu capacitação, ou seja, deu o peixe e não ensinou a pescar,.

Ele foi sem dúvida o pres. mais inútil da historia republicana e democrática desse país, ele que começou o movimento dos retardados que temos na politica.

Editado por Vinicius Maux
Link para o comentário

Em vez de dar tantas bolsas aos pobres, deveriam é gerar mais emprego. O que é mais importante, dar casas aos pobres ou gerar empregos para que eles mesmos comprem suas casas?

Link para o comentário

O que é pior: dar o bolsa família, ter funcionários públicos ganhando bem (talvez acima do que merece) ou ver essas mesmas pessoas passando fome como era nos governos anteriores?

Quanta gente saiu da linha de miséria no governo Lula!? Nos anteriores, não tinha "Bolsa Esmola" como vcs dizem, mas tb não tinha nada (nem emprego). As mesmas pessoas que hoje recebem o "Bolsa Esmola", há dez anos atrás não tinham nem o que comer. E sim, nos oit anos do governo Lula foram gerados mais empregos que em qualquer outra gestão anterior. Votar no Alckmin ou Serra seria a maldição da volta de FHC.

E o mais foda: livrou o país da maior dívida da História e hoje empresta ao invés de pedir.

Link para o comentário

Lula só pegou o terreno preparado pelo FHC, Lula é aproveitador, é inteligente. Sabia que se convencesse os pobres, ganharia a maioria absoluta. Bolsa Esmola, asida para o governo dizer que "estava" erradicando a miséria.

A divida externa vinha desde a Ditadura, com o pelo desenvolvimento do Brasil seria sanada por qualquer presidente que estivesse no poder, Lula estava no lugar certo, na hora certa. Ouso dizer até que Collor foi melhor que ele.

E essa Dilma ? O que fez além de ficar discursando ? O Brasil esta PARADO, o desenvolvimento esta estagnando aos poucos, e essa mulher desgraçada com a conversa de erradicar a pobreza, redução de juros ? Marketing, por trás de tudo isso tem alguém ganhando. Se não gerar emprego já errado, imagine então dar o Bolsa Esmola.

Posso dizer que depois de uma pesquisa feita na internet por um Instituto, Serra ganharia com folga, pois os jovens que frequentam a rede, sabem o que há por trás da politicagem do PT.

Imagine se não existisse o povo humilde e iludido do Nordeste ? Qualquer outro candidato (a) venceria, menos os do PT, pois ninguém concorda mais com essa politica falsa de erradicar a miséria, mesmo assim há aquele para dizer que o Lula é o melhor, é o revolucionário, ele talvez tenha sido um dia, na época da militância politico-partidária na ditadura, ideias e ações muito boas, mas ele conheceu o outro lado da moeda e viu que não era tão fácil por em pratica o que queria, apelou para as falsas campanhas. Parabéns, Brasil é mesmo um pais de todos!

Link para o comentário

Vinicius,

desculpa, mas a contagem de votos da última eleição, deixou CLARO que mesmo que o Nordeste não existisse, Dilma teria ganho. Ela não foi maioria somente lá. Quanto ao Lula sinceramente não lembro, mas a Dilma foi eleita por maioria distribuída pelo país e não pelo Nordeste.

Link para o comentário

Valette, de quê adianta desenvolvimento social sem ter educação? Bolsa Família é uma porta sem saída, as pessoas nunca se livram desse benefício. E é uma grande máquina de votos, afinal é uma espécie de suborno: vota em mim que eu te dou comida (bolsa). E mais: o Brasil tem uma dívida interna de bilhões de reais, o funcionalismo público suga muito.

E o tal "Bolsa Família" nada mais é que o programa Comunidade Solidária, que tinha Bolsa-Escola, Vale Gás, etc., criado pela dona Ruth Cardoso no governo Fernando Henrique. O PT se apropriou desta ideia.

O país está parado, a Dilma é uma zeladora.

E ela irá se reeleger. Pode escrever.

Infelizmente. Não me surpreendo se o PT instaurar uma ditadura por aqui.

Editado por Seu Furtado
Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...