Ir para conteúdo

Fórmula 1 - 2013


Marcos Albino

Recommended Posts

NOTÍCIAS
f1_grand_prix_logo.jpg

Tópico destinado a temporada 2013 da Fórmula 1, poste aqui tudo relacionado a temporada 2013.


NOTÍCIAS
GP de Nova Jersey é adiado para 2014, informa Bernie Ecclestone

p-20120815-00011_hires_jpeg_24bit_rgb.jpg

O GP de Nova Jersey de Fórmula 1, inicialmente previsto para estrear na próxima temporada, foi adiado para 2014. No calendário oficial divulgado no mês passado pela FIA, a etapa – prevista para 16 de junho – era a única marcada com um asterisco, indicando que não havia confirmação. Problemas com financiamento e o conseqüente atraso nas obras no circuito de rua planejado para as margens do Rio Hudson com vista para Nova York, nos Estados Unidos, foram os principais motivos do adiamento. A demora incomodou Bernie Ecclestone, dono dos direitos comerciais da Fórmula 1.

- Eles passaram do tempo. Tiveram um chamado para despertar, mas veio tarde demais. Eles têm todas as permissões. Tudo foi feito, estava tudo bem, mas depois eles perderam um pouco o barco com relação a financiamentos. Tudo estava ajustado, mas agora é tarde demais para terminar a tempo – declarou o chefão da categoria ao site inglês “BBC”.

Descrente com o cumprimento dos prazos e dos serviços a tempo da data combinada, Ecclestone preferiu optar pela não realização da prova em 2013.

- Não vai acontecer no ano que vem. Se eles viessem com o contrato e nós ficássemos satisfeitos, eles conseguiriam realizar o trabalho em seis meses? O inverno de Nova York não é bom – disse ao diário online "Eurosport”.

Marcado para 16 de junho, o GP de Nova Jersey seria disputado uma semana após o GP do Canadá, em uma dobradinha para aproveitar a viagem da F-1 à América do Norte. Seria a segunda corrida nos EUA na mesma temporada (o país conta com uma prova em Austin, que estreia este ano).

Ecclestone ainda não definiu se fará alterações na programação para 2013 em razão do adiamento. Caso nenhum outro circuito entre no lugar, a F-1 terá 19 etapas no próximo ano, uma a menos que em 2012. Especula-se que o chefão da categoria esteja interessado no retorno do GP da Turquia ao calendário.

Confira o calendário oficial para a temporada 2013:

17 de março - GP da Austrália
24 de março - GP da Malásia
14 de abril - GP da China
21 de abril - GP de Bahrein
12 de maio - GP da Espanha (Barcelona)
26 de maio - GP de Mônaco
09 de junho - GP do Canadá
16 de junho - GP de Jersey (Nova York) * (ADIADO PARA 2014)
30 de junho - GP da Inglaterra
14 de julho - GP da Alemanha
28 de julho - GP da Hungria
25 de agosto - GP da Bélgica
08 de setembro - GP da Itália
22 de setembro - GP de Cingapura
06 de outubro - GP da Coreia do Sul
13 de outubro - GP do Japão
27 de outubro - GP da Índia
03 de novembro - GP de Abu Dhabi
17 de novembro - GP dos EUA (Austin)
24 de novembro - GP do Brasil
Editado por Marcos Alexandre
Link para o comentário
  • Respostas 39
  • Criado
  • Última resposta

Usuários que mais postaram nesse tópico

  • Barbirotto

    24

  • Marcos Albino

    4

  • Chapolin

    3

  • Don_aCHiles

    3

Usuários que mais postaram nesse tópico

NOTÍCIAS
Fim da novela: Felipe Massa renova com a Ferrari para a temporada 2013


felipe_massa_-_podio.jpg


Foram meses de incertezas e muitas especulações, mas Felipe Massa, enfim, garantiu sua vaga na Ferrari em 2013. O brasileiro se reuniu nesta terça-feira com o presidente da escuderia italiana, Luca di Montezemolo, e renovou seu contrato por mais uma temporada. O acerto vem no momento em que Massa vive sua melhor fase na temporada. Emplacou uma sequênciade cinco belas exibições: Inglaterra, Itália, Cingapura, Japão e Coreia do Sul, com direito ao fim de um jejum de pódios de quase dois anos com o segundo lugar em Suzuka. O brasileiro é o segundo piloto com mais pontos após as férias de agosto da Fórmula 1. Nesse período, marcou 56 pontos (mais que nas 11 primeiras provas), ficando somente atrás do novo líder, Sebastian Vettel (RBR), que anotou 93, e 11 à frente do companheiro Fernando Alonso. No campeonato, entretanto, encontra-se em nono, com 81 pontos.

O locutor da TV Globo Galvão Bueno revelou ao vivo, no fim da transmissão do amistoso entre Brasil e Japão, que o próprio piloto lhe mandou uma mensagem de celular dizendo que havia acabado de renovar contrato para o ano que vem. Minutos depois, a Ferrari fez o anúncio oficial. Na última sexta-feira, o comentarista do SporTV, Lito Cavalcanti, assegurou que Massa assinaria o contrato nesta terça, na sede da equipe, em Maranello.

- Fala, pessoal. Renovamos 2013 com a Ferrari!! Feliz e motivado como nunca!!! Obrigado a todos pela torcida! De coração - comemorou piloto, pelo twitter.

felipe_massa_no_gp_da_coreia_do_sul.jpg

pós um início de ano abaixo do esperado, Massa quase chegou a ser considerado carta fora do baralho do time italiano para a próxima temporada. Dentre rumores, boatos e chutes, não faltaram nomes estampados nos jornais como candidatos para substituí-lo. Sergio Pérez, Mark Webber, Kimi Raikkonen, Heikki Kovalainen, Paul di Resta, Nico Hulkenberg e até Michael Schumacher foram alguns deles. De certo mesmo é que a Ferrari chegou a conversar com Webber, informação confirmada pelo próprio australiano antes de renovar com a RBR.

Porém, com a confiança recuperada, Felipe reagiu no campeonato. Com belas exibições nos últimos GPs, recuperou também a confiança da equipe italiana e garantiu seu lugar no próximo ano, dando continuidade a um “casamento” de longa data. Será a oitava temporada de Massa como piloto titular da Ferrari, a quarta como companheiro de Fernando Alonso, que fez lobby para a continuidade do parceiro.

Grande defensor da permanência de Massa, Alonso celebrou o fim da novela.

- Como estou feliz de seguir mais um ano com Felipe Massa como companheiro. Estou seguro de que formamos a melhor equipe - disse Alonso.

Com 116 GPs disputados, o paulista de 31 anos é o segundo piloto que mais defendeu a escuderia (atrás apenas de Michael Schumacher, 180), e o quarto com mais vitórias pela mais tradicional equipe da Fórmula 1. Ao todo, foram 11 triunfos, atrás apenas de Schumi, Niki Lauda e Alberto Ascari.


GloboEsporte Editado por Marcos Alexandre
Adicionar notícia ao fórum.
Link para o comentário
  • 1 mês depois...

COM A ALMA LAVADA

109673_CSD261112D002F06.jpg

O piloto brasileiro Felipe Massa não conseguiu controlar a emoção após conseguir o terceiro lugar no GP do Brasil de Fórmula 1, ontem, no circuito de Interlagos, em São Paulo. Ele chegou a chorar no pódio, ao lembrar do difícil começo de temporada que teve em 2012 e da recuperação conseguida na reta final do campeonato, culminando com o bom resultado em casa. "Tive um começo de ano muito difícil. Fui criticado demais. Depois que passou agosto, eu pensei: "Ou vai ou não vai". Então comecei a me divertir nas corridas e esse é o jeito. Tudo melhorou", contou Massa, que termina a temporada em sétimo lugar no Mundial de Pilotos, com 122 pontos - seu companheiro na Ferrari, o espanhol Fernando Alonso, foi o segundo colocado, com 278. Até o fim de agosto, Massa pontuou em apenas cinco das 11 primeiras corridas - o melhor resultado foi o quarto lugar no GP da Inglaterra, em Silverstone. "A primeira parte do ano foi um desastre e depois passei a render o que posso", lembrou o brasileiro, que subiu duas vezes ao pódio nas últimas nove etapas da temporada e esteve sempre entre os primeiros colocados. A falta de bons resultados chegou a colocar em risco a renovação do contrato de Massa com a Ferrari. Mas a recuperação do brasileiro convenceu a equipe italiana de que ele pode garantir uma performance de alto nível. Para completar, também ajudou Alonso na luta pelo título. Assim, assegurou a permanência em Maranello por mais uma temporada, até o final de 2013. Massa chegou a dizer ontem que essa recuperação no final da temporada já serve como um treino para

o campeonato de 2013. "Isso é só uma preparação para o ano que vem. Quero um ano diferente, um ano melhor, é tudo que eu quero", avisou o piloto, que, ainda no pódio, agradeceu o carinho que recebeu dos torcedores brasileiros em Interlagos. "Não existe torcida igual". A boa fase e a ajuda dada ao companheiro nas últimas provas rendeu um elogio público de Alonso

ao brasileiro. "Tenho a máxima confiança no trabalho de Felipe Massa, que tem me ajudado nas corridas", afirmou o espanhol, que na prova de ontem, por exemplo, "herdou" o segundo lugar do companheiro para tentar chegar ao título da Fórmula 1 - o campeão, porém, foi o alemão Sebastian Vettel.

Fonte: Jornal Cruzeiro do Sul

Link para o comentário

Também aquele carro da Ferrari ele e o Alonso levaram nas costa, estou com uma boa expectativa para a temporada de 2013.

Link para o comentário
Williams dispensa Bruno Senna e confirma Bottas e Maldonado em 2013


brunosenna-afp.jpg

Fim da linha para Bruno Senna na Williams. A equipe inglesa anunciou, nesta quarta-feira, Pastor Maldonado e Valtteri Bottas como pilotos titulares na temporada 2013. Com isso, o brasileiro precisará procurar um outro cockpit para permanecer na categoria no próximo ano. Bruno tem conversas com Force India, Caterham e Marussia e revelará seus planos na Fórmula 1 em breve. Há também vagas na Lotus e na HRT.


Globo Esporte
Link para o comentário
  • 1 mês depois...

Lewis Hamilton aparece pela primeira vez com uniforme da Mercedes

hamilton-mercedes-div-22.jpg

Grande esperança da Mercedes para, enfim, se tornar uma potência na Fórmula 1, o britânico Lewis Hamilton apareceu pela primeira vez com o uniforme de sua nova escuderia. O ex-piloto da McLaren fez uma visita à fábrica da montadora, na cidade Affalterbach, ao sul da Alemanha. O campeão mundial de 2008 conheceu as instalações da Mercedes-AMG, discursou para funcionários e também visitou o museu da Mercedes-Benz em Stuttgart.

Aos 28 anos, Hamilton chega a Mercedes em 2013 para o lugar do heptcampeão Michael Schumacher que se aposentou das pistas pela segunda vez na carreira no fim do ano passado. Após seis anos na McLaren, o piloto britânico fará dupla com o alemão Nico Rosberg, amigo dos tempos de kart. O piloto visitou a fábrica da equipe de F-1 da Mercedes, que fica em Brackley, Inglaterra, no início de dezembro, mas não pôde vestir o uniforme porque ainda estava sob contrato com seu ex-time.

GE

Link para o comentário
  • 3 semanas depois...
NOTÍCIAS
Massa faz melhor tempo da pré-temporada e lidera manhã em Jerez

Oitavo colocado dos treinos de pré-temporada da Fórmula 1 na última quarta-feira, Felipe Massa andou em um ritmo mais veloz nesta quinta. Ao fim desta manhã de trabalhos no circuito espanhol de Jerez de la Frontera, o brasileiro da Ferrari liderou a tabela de tempos, com 1min17s879.

O tempo marcado por Massa é o melhor desde o início da pré-temporada da F1, que começou em Jerez de la Frontera na última terça-feira. O britânico Jenson Button, da McLaren, e o francês Romain Grosjean, da Lotus, haviam liderado os dias anteriores respectivamente com as marcas de 1min18s861 e 1min18s218. O comparativo é prejudicado pelas diferenças nas condições da pista de uma sessão para a outra, pela quantidade de combustível nos carros e pelo modelo dos pneus, que podem variar.

Na quarta-feira, o brasileiro havia figurado no oitavo lugar ao cravar como melhor tempo 1min19s914. Comentando esse desempenho, ele disse que usou o dia para avaliar o desempenho aerodinâmico do F138, novo carro da Ferrari. Na ocasião, ele cumpriu longas sequências de voltas e não se dedicou a virar voltas rápidas.

A manhã desta quinta foi marcada por um acidente envolvendo o britânico James Rossiter. Piloto de testes da Force India, ele errou o ponto de frenagem e atropelou um mecânico da equipe quando retornava aos boxes após completar sua volta de instação no circuito. O funcionário foi levado para se submeter a exames médicos, mas não teve ferimentos graves - apenas arranhões.

O dia serviu ainda para o alemão Sebastian Vettel fazer sua estreia no novo carro da Red Bull, o RB9. O tricampeão mundial assumiu o volante e até as 13h locais (10h de Brasília) era o sexto colocado. Nos dois dias anteriores em Jerez, o australiano Mark Webber havia pilotado o modelo.

O circuito de Jerez recebe até sexta-feira a primeira série de treinos oficiais da pré-temporada da Fórmula 1. Depois, as equipes trabalharão duas vezes em Barcelona: de 19 a 22 de fevereiro e de 28 de fevereiro a 3 de março. O campeonato será aberto no Grande Prêmio da Austrália, em Melbourne, em 17 de março.

Fonte: Terra Brasil

Editado por Billy Drescher
Alterar formatação do texto.
Link para o comentário
  • 1 mês depois...
Raikkonen vence o GP da Austrália na estratégia, e Massa fica em 4º


Depois de largar apenas em sétimo lugar, Kimi
Raikkonen contou com a estratégia para sair com
a vitória no GP da Austrália, a primeira corrida da
temporada de 2013 da Fórmula 1. O finlandês da
Lotus fez apenas duas paradas nos boxes, e
mesmo assim colocou 12 segundos de vantagem no segundo colocado Fernando Alonso. Sebastian
Vettel completou o pódio, e Felipe Massa chegou
na quarta colocação. Entre os primeiros colocados, Raikkonen foi o
único que optou por fazer apenas duas paradas, e
acabou deixando os favoritos para trás. O
finlandês chegou às últimas voltas com Alonso
ensaiando uma pressão atrás dele, mas viu a
bandeirada com folga. O espanhol fez três pit stops, mas parou na hora certa, e por isso deixou
Vettel e Massa para trás. Para o brasileiro, ficou a sensação de que o pódio
era possível. Ele saltou da quarta para a segunda
posição na largada e se posicionou logo à frente
do companheiro de equipe nas primeiras voltas.
Alonso pressionou, mas desta vez Massa não
cedeu. O espanhol só ganhou a posição por ter parado antes em seu segundo pit stop. Massa liderava a prova, mas ficou três voltas a mais
com pneus gastos, e acabou perdendo tempo.
Depois do seu pit stop, ele voltou atrás de Alonso e
Vettel, perdendo as posições que tinha
conquistado na largada. Prejudicado pela
estratégia, ele chegou a reclamar com seu engenheiro Rob Smedley pelo rádio: "E agora, o
que fazemos?". Outro que se sobressaiu na tática foi o alemão
Adrian Sutil, da Force India. Assim como
Raikkonen, ele parou apenas duas vezes e chegou
a liderar a prova. Pelo regulamento, ele precisou
fazer outro pit stop, mas ainda assim ficou na
sétima posição. Seu companheiro Paul di Resta teve a mesma estratégia e ficou em oitavo. Sutil precisou terminar a prova com os pneus
supermacios, que se esfarelaram e facilitaram a
ultrapassagem de Hamilton, que ficou em quinto. O
inglês largou em terceiro, mas não teve um bom
ritmo de corrida. A Mercedes se frustraria ainda
mais com o abandono de Nico Rosberg.que teve problemas eletrônicos. Nos treinos, a equipe de
Ross Brawn brigava para ser a segunda força atrás
da Red Bull. Para a equipe tricampeã, a corrida também foi
decepcionante. Vettel perdeu posições por ter
parado tarde demais para trocar pneus. Já Mark
Webber, mesmo correndo em casa, largou muito
mal, caindo de segundo para sétimo. Acabou
ficando com a sexta posição após deixar Sutil para trás nas últimas voltas. Pior ainda foi para a McLaren, que confirmou o
pessimismo dos treinos e se consolidou como a
quinta força do grid, atrás da Force India. Jenson
Button chegou apenas em nono, e Sergio Perez em
11º. Ambos fizeram três paradas. A previsão do tempo chegou a apontar ameaça de
chuva no circuito de Melbourne, o que pôs as
equipes em alerta. Afinal, o treino de classificação
chegou a ser interrompido por um temporal. Mas
deu tempo para Raikkonen assegurar a sua 20ª
vitória da carreira, a segunda na Lotus, com direito à volta mais rápida da prova. Seu companheiro
Romain Grosjean ficou apenas em décimo.

Fonte: Uol Esporte

Link para o comentário
Vettel vence GP da Malásia


O alemão Sebastian Vettel (Red Bull) venceu neste
domingo o Grande Prêmio da Malásia, ficando à
frente de seu companheiro de equipe, o australiano
Mark Webber. O brasileiro Felipe Massa (Ferrari),
que largou na segunda posição, chegou em quinto.
O finlandês Kimi Raikkonen (Lotus), vencedor na semana passada, em Melbourne, ficou em sétimo e
passa agora a ocupar a segunda posição do
Mundial de pilotos, com 31 pontos atrás de Vettel,
novo líder, com 40.

Disputa dentro da escuderia

O circuito de Sepang viu um vibrante duelo entre os
dois Red Bull. Depois de várias voltas nas quais se
alternaram entre si e lutaram pela liderança sem
fazer uso de qualquer tipo de estratégia, acabou
predominando o talento de Vettel. O campeão do mundo, que conseguiu sua 27a.
vitória na Fórmula 1, ultrapassou de vez Webber
com uma perigosa manobra que lhe custou uma
bronca do diretor da equipe, Christian Horner.
"Tudo foi muito apertado, é difícil, mas se tem algo
que preciso dizer, devemos fazer isso internamente", comentou Vettel no pódio, ante o
olhar de Webber, que não deu parabéns por seu
triunfo. "Eu também podia ter vencido. Depois da última
parada (quando liderava), nos disseram que a
corrida havia acabado, que cuidássemos do carro,
do motor e dos pneus. 'Seb' (Vettel) tomou sua
própria decisão e isso é arriscado", afirmou o
australiano, falando sobre a manobra de seu companheiro.

Problemas e abandonos

Em uma corrida cheia de contratempos, o
companheiro de Massa, o espanhol Fernando
Alonso, teve de abandonar a prova por problemas
técnicos. Alonso teve a asa do carro danificada na
largada. Mas, ao invés de ir para os boxes trocá-la,
o espanhol insistiu em continuar na disputa. Na segunda volta se viu obrigado a abandonar a
corrida depois de sair da pista. Fernando Alonso deixa a pista após problema na
asa do carro.
Alonso, que ganhou o GP da Malásia em 2012 e
neste domingo comemorava sua 200ª corrida na
Fórmula 1, se mostrou muito contrariado pelo
abandono. "Dei azar hoje. Mas, ao longo de 19 corridas, dá para compensar, pronto para
recuperar pontos na próxima", escreveu em seu
Twitter, antes mesmo do fim da prova. Além do abandono de Alonso, o britânico Jenson
Button (McLaren) deixou a prova a apenas duas
voltas da final da corrida. O campeão do mundo de 2009 pagou pelo erro de sua equipe, que não
apertou de maneira correta o pneu dianteiro, que
se soltou. Melhor para seu companheiro de equipe, o mexicano Sergio Pérez, que conseguiu seus primeiros dois pontos com a McLaren ao finalizar na nona posição. A próxima corrida, a terceira do Mundial, será disputada em 14 de abril, em Xangai.
Classificação do GP da Malásia:

1. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault)
2. Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault)
3. Lewis Hamilton (GBR/Mercedes)
4. Nico Rosberg (ALE/Mercedes)
5. Felipe Massa (BRA/Ferrari)
6. Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault)
7. Kimi Raikkonen (FIN/Lotus-Renault)
8. Nico Hülkenberg (ALE/Sauber-Ferrari)
9. Sergio Pérez (MEX/McLaren-Mercedes)
10. Jean-Eric Vergne (FRA/Toro Rosso-Ferrari)
11. Valtteri Bottas (FIN/Williams-Renault)
12. Esteban Gutiérrez (MEX/Sauber-Ferrari)
13. Jules Bianchi (FRA/Marussia-Cosworth)
14. Charles Pic (FRA/Caterham-Renault)
15. Giedo van der Garde (NED/Caterham-Renault)
16. Max Chilton (GBR/Marussia-Cosworth)
17. Jenson Button (GBR/McLaren-Mercedes) 18. Daniel Ricciardo (AUS/Toro Rosso-Ferrari)


Fonte: Band Esportes
Link para o comentário
  • 3 semanas depois...
Alonso vence GP da China; Massa é o sexto


O espanhol Fernando Alonso venceu o Grande
Prêmio da China e voltou a subir ao lugar mais alto do pódio após 12 corridas. A vitória começou a se desenhar na metade da prova, quando o piloto foi aos boxes e colocou pneus médios, parando antes dos concorrentes. Kimi Raikkonen, em segundo, e Lewis Hamilton, em terceiro, completaram o pódio em Xangai.

O brasileiro Felipe Massa não conseguiu repetir os
bons desempenhos que teve durante todo o fim de semana e terminou em sexto. O piloto chegou a assumir a segunda posição no início da prova, mas não conseguiu manter o ritmo e ficou para trás.

Após largar dos boxes, Mark Webber teve mais um problema "doméstico". Após tocar no carro de Jean-Éric Vergne, da Toro Rosso, equipe de base da Red Bull, o australiano perdeu a roda do carro quando tentava voltar aos boxes para solucionar o problema na asa dianteira, abandonando o GP da China. Por conta do incidente, após a corrida a Federação Internacional de Automobilismo (FIA)
puniu o australiano com a perda de três posições
no grid do GP do Bahrein.

Sergio Pérez e Kimi Raikkonen também se tocaram. O finlandês da Lotus, que terminou na segunda posição, não escondeu a irritação por conta do toque do adversário. O resultado manteve Sebastian Vettel, da Red Bull,
na liderança do campeonato com 52 pontos. O
alemão, porém, passou a ser seguido de perto pelo finlandês Kimi Raikkonen, da Lotus, com 49.
Fernando Alonso é o terceiro, com 43 pontos.

Veja como ficou a classificação da prova:

1. Fernando Alonso (Ferrari) 1m36m26s945
2. Kimi Raikkonen (Lotus-Renault) + 10s1
3. Lewis Hamilton (Mercedes) + 12s3
4. Sebastian Vettel (Red Bull-Renault) + 12s5
5. Jenson Button (McLaren-Mercedes) + 35s2
6. Felipe Massa (Ferrari) + 40s8
7. Daniel Ricciardo (Toro Rosso-Ferrari) + 42s6
8. Paul di Resta (Force India-Mercedes) + 51s0
9. Romain Grosjean (Lotus-Renault) + 53s4
10. Nico Hulkenberg (Sauber-Ferrari) + 56s5
11. Sergio Pérez (McLaren-Mercedes) + 63.8
12. Jean-Eric Vergne (Toro Rosso-Ferrari) + 72s6 13. 16. Valtteri Bottas (Williams-Renault) + 93s8
14. Pastor Maldonado (Williams-Renault) + 95s4
15. Jules Bianchi (Marussia-Cosworth) + 1 volta
16. Charles Pic (Caterham-Renault) + 1 volta
17. Max Chilton (Marussia-Cosworth) + 1 volta
18. Giedo van der Garde (Caterham-Renault) + 1 volta

Não completaram

Nico Rosberg (Mercedes)
Mark Webber (Red Bull-Renault)
Adrian Sutil (Force India-Mercedes)
Esteban Gutierrez (Sauber-Ferrari)


Fonte: Band Esporte
Link para o comentário
Sebastian Vettel vence o Grande
Prêmio do Bahrein de Fórmula 1


O piloto Sebastian Vattel, da Red Bull, venceu o
Grande Prêmio do Bahrein de Fórmula 1, disputado neste domingo, 21. O alemão ultrapassou Nico Rosberg na terceira volta e dominou a prova. Kimi Raikkonen, Lotus, cruzou a linha de chegada em segundo e seu companheiro de equipe, Romain
Grosjean, foi o terceiro colocado.

O espanhol Fernando Alonso, da Ferrari, terminou a prova em 8º. Obrasileiro Felipe Massa, também da Ferrari, foi prejudicado por dois pneus furados e ficou em 15º.


Fonte: Estadão
Link para o comentário
  • 3 semanas depois...

Alonso dá show, quebra jejum e vence na Espanha; Massa fica em 3º

Fernando Alonso estava certo ao se mostrar otimista para o GP da Espanha, realizado neste domingo no circuito de Montmelò. Para delírio do público, o piloto espanhol voltou a vencer em casa após longo jejum e quebrou uma 'tradição'. Felipe Massa também teve um dia muito bom: ficou em terceiro e subiu ao pódio pela primeira vez nesta temporada. O 'intruso' entre as Ferraris foi Kimi Räikkönen, segundo colocado.

As posições no grid indicavam uma situação complicada para a Ferrari na corrida, que abre a série de provas no continente europeu. Alonso saiu na quinta posição e Massa, punido por bloquear a Red Bull de Mark Webber durante o treino de classificação, largou em nono. O espanhol, porém, demonstrou confiança no ritmo de corrida dos dois carros e exibiu confiança. Acertou em cheio.

Alonso vencera pela última vez no circuito de Montmelò em 2006. Outro 'tabu' foi quebrado pelo piloto da Ferrari. A última vez na qual o vencedor do GP da Espanha não largou na primeira fila havia sido em 1996, com Michael Schumacher, que largou em terceiro naquele ano. A dupla da Mercedes (Nico Rosberg e Lewis Hamilton), que saiu nas duas primeiras posições, confirmou que a equipe sofre demais com o desgaste excessivo de pneus e o fraco ritmo de prova em relação aos demais concorrentes.

Na largada, Rosberg se manteve na primeira posição. Seu companheiro de equipe, porém, não teve a mesma sorte. Hamilton foi ultrapassado por Vettel e Alonso e caiu para quarto. Massa largou bem e ganhou duas posições logo de cara. Após pressionar Sergio Pérez, o brasileiro também superou o piloto da McLaren e subiu para sexto.

Líder, Rosberg segurou o pelotão nas primeiras voltas, em uma tentativa de amenizar o alto desgaste de pneus da Mercedes quando comparado aos carros de outras equipes. Na nona volta, Massa foi o primeiro piloto do bloco dos mais bem colocados na prova a parar nos boxes. O brasileiro foi para a quinta posição.

Alonso se deu bem no pit stop e ganhou a segunda posição de Vettel. O espanhol partiu para cima de Rosberg e o ultrapassou na 13ª volta, para delírio do público. O piloto da Mercedes, que até então havia resistido à pressão dos rivais, também foi ultrapassado por Vettel e Massa.

Com um forte ritmo, Alonso abriu vantagem de 4s sobre Vettel na ponta. As Ferraris pararam pela segunda vez nos boxes um pouco antes dos rivais. Räikkönen, ao contrário dos primeiros colocados, mantinha bom ritmo de corrida usando pneus médios – os demais pilotos optaram por largar com pneus médios e trocaram pelos duros.

Com as paradas de Vettel e Räikkönen, Massa assumiu a segunda posição. Na 33ª volta, após intensa briga, o finlandês superou o atual tricampeão mundial e assumiu o terceiro lugar. Enquanto isso, as Ferraris abriam vantagem e mostravam consistência. Os carros vermelhos foram para a terceira parada e colocaram pneus médios.

Räikkönen assumiu a ponta, mas foi ultrapassado por Alonso na 39ª volta. O piloto da Lotus fez seu último pit stop na 46ª volta. A dúvida na parte final da prova era se as Ferraris conseguiriam voltar à frente do finlandês quando fizessem sua quarta parada. Alonso se deu melhor e partiu para a vitória; Massa ficou mesmo em terceiro.

A próxima etapa da temporada será realizada no dia 26 deste mês, quando os pilotos disputam o GP de Monte Carlo no circuito de rua em Mônaco.

Veja a classificação final do GP da Espanha:

1. Fernando Alonso (ESP/Ferrari) – 1h39min16s596
2. Kimi Räikkönen (FIN/Lotus) – a 9s338
3. Felipe Massa (BRA/Ferrari) – a 26s049
4. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull) – a 38s273
5. Mark Webber (AUS/Red Bull) – a 47s963
6. Nico Rosberg (ALE/ Mercedes) – a 1min08s020
7. Paul di Resta (ESC/Force India) – a 1min08s988
8. Jenson Button (ING/McLaren) – a 1min09s506
9. Sergio Pérez (MEX/McLaren) – 1min21s738
10. Daniel Ricciardo (AUS/Toro Rosso) – a 1 volta
11. Esteban Gutiérrez (MEX/Sauber) – a 1 volta
12. Lewis Hamilton (ING/Mercedes) – a 1 volta
13. Adrian Sutil (ALE/Force India) – a 1 volta
14. Pastor Maldonado (VEN/Williams) – a 1 volta
15. Nico Hulkenberg (ALE/Sauber) – a 1 volta
16. Valtteri Bottas (FIN/Williams) – a 1 volta
17. Charles Pic (FRA/Caterham) – a 1 volta
18. Jules Bianchi (FRA/Marussia) – a 2 voltas
19. Max Chilton (ING/Marussia) – a 2 voltas

Não completaram:

Jean-Éric Vergne (FRA/Toro Rosso)
Giedo van der Garde (HOL/Caterham)
Romain Grosjean (FRA/Lotus)

Fonte: http://esporte.uol.com.br/f1/ultimas-noticias/2013/05/12/alonso-da-show-quebra-jejum-e-vence-na-espanha-massa-fica-em-3.htm

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Atividades

    1. Professor Inventivo
      129

      O FESTIVAL DA BURRICE (1974)

    2. Professor Inventivo
      28

      A MAGA não era perfeita, quais episódios foram prejudicados?

    3. E.R
      25

      Olimpíadas de Paris

    4. E.R
      16

      Copa do Brasil 2024

    5. E.R
      95

      Aberturas de novelas

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...