Ir para conteúdo

Campeonato Brasileiro Série A - 2013


Marcos Albino

Recommended Posts

Que vergonha pros Fluminenses. Acho que eles devem ter parado até de discutir sobre futebol com os amigos. Tô com vergonha alheia dos caras.

Link para o comentário
  • Respostas 566
  • Criado
  • Última resposta

Usuários que mais postaram nesse tópico

  • Barbirotto

    186

  • JoelJunior15

    101

  • Andy

    88

  • Don_aCHiles

    46

Usuários que mais postaram nesse tópico

O cara é advogado da Lusa.

Isso não quer dizer que ligou pra avisar da sentença.

Ligar pra dizer que dormiu com a musa da Lusa é que não foi :assobiando:

[l][/l]

NOTÍCIAS
CBF teria oferecido R$ 4 milhões para Lusa desistir de ações e jogar Série B

Valor seria de adiantamento e teria de ser pago de volta pela Lusa em 2015. Informações são da ESPN, e presidente 'não confirma e nem desmente'

heverton-marcosbezerra-fut_1.jpg

Héverton teria jogado de forma irregular (Foto: Marcos Bezerra / Futurapress)

Um documento supostamente enviado pela CBF à Portuguesa é o novo ingrediente do imbróglio que envolve o Campeonato Brasileiro do ano passado. Segundo informações veiculadas no programa "Sportscenter", da ESPN Brasil, a entidade teria oferecido um empréstimo de R$ 4 milhões ao clube para que ele desista de qualquer tentativa de alterar a decisão do STJD, que tirou quatro pontos pela escalação irregular do meia Héverton, e dispute a Série B.

Em uma das cláusulas do documento, a CBF determina dez datas para que a Lusa pague esse empréstimo somente no ano de 2015, em parcelas iguais de R$ 400 mil. Ou seja, sem juros. A entidade também trata o dinheiro como um adiantamento.

Ainda segundo a emissora, que exibiu o documento, a diretoria da Portuguesa não estaria disposta a aceitar a oferta. Em rápido contato com a reportagem do GloboEsporte.com, o presidente Ilídio Lico não quis comentar o assunto:

- Não confirmo e nem desminto, me desculpe.

Lico disse ainda que iria esperar uma posição do departamento jurídico. O diretor dessa área não atendeu às ligações da reportagem.

Dois dos tópicos do documento mostrado pela ESPN apontam:

- A Portuguesa renuncia de forma irrevogável e irretratável seu direito a questionar junto ao Poder Judiciário ou ao Tribunal Arbitral do Esporte (Suíça), obedecendo o que dispõe o § 2 do artigo 52 da Lei 9.615/98 (nota da Redação: Lei Pelé*), da decisão proferida pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva - STJD.

- A Portuguesa renuncia de forma irrevogável e irretratável ao direito de disputar o Campeonato Brasileiro da Série A de 2014, como qualquer decisão do Poder Judiciário ou qualquer outro Tribunal venha a lhe conceder esse direito por decisão de qualquer natureza, inclusive liminar, antecipação de tutela ou por decisão tramitada em julgado.

Entenda o caso

No fim do ano passado, o STJD tirou quatro pontos da Portuguesa e do Flamengo por terem escalado Héverton e André Santos em condições irregulares, contra Grêmio e Cruzeiro, respectivamente. Esse cenário salvou o Fluminense, que havia caído para a Série B, e rebaixou o clube paulista. Uma série de liminares em ações impetradas por torcedores tem alterado a classificação do campeonato e incomodado a CBF.

* Obs: o trecho da Lei Pelé a que se refere o texto do documento diz que "o recurso ao Poder Judiciário não prejudicará os efeitos desportivos validamente produzidos em conseqüência da decisão proferida pelos Tribunais de Justiça Desportiva".

FONTE

Link para o comentário

Quanta palhaçada... E isso que a CBF fez, de algum modo não é algo errado (ou ilegal)? :headscratch:

Link para o comentário

Já sei que o argumento que irão usar, se comprovar, é de que o campeonato deste ano pudesse ocorrer normalmente, sem qualquer risco de interrupção, para não atrasar o cronograma.

Link para o comentário

E a ESPN está querendo botar lenha fogueira, distorcendo o fato. Anunciou que a CBF tinha oferecido um empréstimo de 4 Mi a Lusa, mas escondeu a informação de que foi a Lusa quem fez o pedido a CBF:

NOTÍCIAS
Após pedir dinheiro à CBF, presidente da Lusa se revolta com exigência

Mandatário da Portuguesa se diz indignado com a cláusula que determina que o

clube desista de ações na Justiça comum para evitar queda: 'Contrato indecente'

idilo.jpg

Ilídio Lico, presidente da Lusa, confirma pedido à CBF (Foto: Wagner Méier/Agif/Agência Estado)

Após a divulgação do documento em que a CBF supostamente exigia da Portuguesa a desistência das ações na Justiça para não ser rebaixada em troca de R$ 4 milhões (em reportagem da emissora ESPN Brasil), o presidente do clube, Ilídio Lico, deu uma nova versão do caso. Segundo ele, foi a Portuguesa que pediu um empréstimo à CBF garantido por cotas de TV logo após o fim do Campeonato Brasileiro de 2013. A entidade aceitou emprestar o dinheiro, mas incluiu no contrato cláusulas determinando que a Lusa não acionasse a Corte Arbitral do Esporte nem a justiça comum para tentar evitar seu rebaixamento à Série B. O Ministério Público vai investigar o documento em questão.

- Eu vou fazer o que for melhor para a Portuguesa. Todos sabem da situação financeira que o clube passa, e pedimos um adiantamento à CBF. Precisamos de ajuda - explicou Lico, em conversa com a produção do Globo Esporte, no início da manhã.

Após falar à TV Globo em tom bem mais ameno sobre o pedido de garantia da CBF, o mandatário deu entrevistas às rádios CBN e Guaíba. Para esta última, mostrou-se indignado com a situação imposta pela entidade.

- Fiquei revoltado com a proposta feita pela CBF. Eu tenho que falar a verdade, tenho que abrir o jogo. O contrato é indecente. Ainda tenho que devolver o dinheiro em 2015. Acharam que eu assinaria aquilo. A minha plataforma é transparente. Falei com pessoas, mostrei o contrato, e tudo isso foi divulgado. Infelizmente essa é a realidade.No momento, não gostei (de o documento ter vazado). Poderíamos usar esse contrato, mostrar ao Ministério Público. A injustiça que estão fazendo conosco é muito grande. A Portuguesa vai morrer com dignidade, porque isso nós temos - afirmou em entrevista à Rádio Guaíba.

Para a Rádio Brasil, Lico ressaltou que a Portuguesa não esgotou as tentativas de disputar a Primeira Divisão do Brasileirão em 2014, mesmo que seja com uma mudança de regulamento e na forma de disputa da competição.

- Estou indignado com essas denúncias, os amigos da Lusa ficam chateados. Não tenho rabo preso com ninguém, estou à vontade para falar que não estamos envolvidos em nada disso. Se tiver que disputar (o campeonato) com 24 clubes, eu até aceitaria. O importante é estarmos na Serie A, pois o prejuízo financeiro é muito grande com a queda. Os valores são muito diferentes, e não podemos abrir mão até quando for possivel - disse ele, esperançoso de um acordo com a CBF. - Estarei na eleição (para a presidência da Federação Paulista de Futebol). O Marin sempre me atendeu bem, e acho que não tem por que mudar. Vou lá para conversar, como sempre fiz.

Na versão do dirigente da Lusa, a nova diretoria do clube, que havia acabado de ser eleita e assumiria o comando em 2014, entrou em contato com a CBF e pediu o empréstimo. Ilídio Lico esteve na sede da entidade, no Rio de Janeiro, no dia 9 de dezembro. A CBF aceitou o pedido. Mas com o surgimento do caso Héverton (no dia 10 de dezembro) a quantia a ser adiantada se tornou incerta, pois dependeria da divisão em que o clube jogaria (a garantia do empréstimo é o recebimento das cotas de TV, e a cota de cada clube varia de acordo com a divisão). Com a queda do clube, o empréstimo foi fixado precisamente no valor da cota a que o clube terá direito na Série B: R$ 4 milhões.

Como a confirmação da queda da Lusa só veio em 27 de dezembro, quando o departamento jurídico da CBF já estava em recesso, o documento de adiantamento só foi redigido no início de 2014. E neste documento após os julgamentos no STJD foram incluídas as cláusulas citadas na reportagem da ESPN Brasil. Para conceder o empréstimo, a CBF exigiu o compromisso da Portuguesa de que jogaria a divisão que foi determinada, no caso a Série B, e também a desistência de buscar alterar a decisão do STJD na Justiça comum. A CBF, por meio de seu departamento de comunicação, disse que por enquanto não vai emitir nota oficial sobre o caso.

Entenda o caso

No fim do ano passado, o STJD tirou quatro pontos da Portuguesa e do Flamengo por terem escalado Héverton e André Santos em condições irregulares, contra Grêmio e Cruzeiro, respectivamente. Esse cenário salvou o Fluminense, que havia caído para a Série B, e rebaixou o clube paulista. Uma série de liminares em ações impetradas por torcedores tem alterado a classificação do campeonato e incomodado a CBF.

FONTE

Link para o comentário

:assobiando:

[l][/l]

NOTÍCIAS
Mais um torcedor da Lusa consegue decisão judicial favorável ao clube

Juiz de São José do Rio Preto acatou pedido na Justiça comum para anular decisão do STJD que tirou pontos e rebaixou o clube paulista à Série B do Brasileirão

envolvendo a polêmica punição à Portuguesa pela escalação irregular de Heverton na última rodada do Brasileirão 2013. A Lusa foi punida com a perda de quatro pontos e rebaixada à Série B para este ano.

montagem.jpg

Héverton e André Santos, escalados de forma irregular na última rodada do Brasileirão 2013 (Foto: Montagem sobre foto da Agência Estado)

O juiz Cristiano de Castro Jarreta Coelho, do Juizado Especial Cível da cidade, acatou o pedido do torcedor Cristiano Abdanur São Bento e anulou a decisão do STJD. A sentença anula também a punição ao Flamengo, que escalou André Santos também em situação irregular no encerramento do campeonato.

O juiz argumenta que a Justiça deve acompanhar o que está previsto no Estatuto do Torcedor, e que a punição aos clubes só foi publicada no dia 9 de dezembro, um dia após o encerramento do Brasileirão, o que invalidaria a sentença. Agora, a CBF tem 15 dias para recorrer da decisão.

Desde o final do Campeonato Brasileiro, em dezembro do ano passado, vários torcedores já entraram na Justiça comum e conseguiram liminares, favoráveis tanto à Portuguesa quanto ao Fluminense. Nesta semana, a polêmica ganhou ainda mais força, com a revelação de que a CBF teria oferecido um adiantamento de verbas de R$ 4 milhões á Lusa. Em troca, o clube teria que desistir de todas as ações judiciais e aceitar o rebaixamento em 2014.

FONTE

O mengão saiu do rebaixamento :)
Link para o comentário
  • 2 semanas depois...
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Atividades

    1. Lucas Fernando
      44

      [INÉDITO] UMA INVESTIGAÇÃO PERIGOSA (1973)

    2. Пауло Витор
      44

      [INÉDITO] UMA INVESTIGAÇÃO PERIGOSA (1973)

    3. Lucas Fernando
      2926

      Pica Pau

    4. Raphael
      2926

      Pica Pau

    5. E.R
      1778

      CINEMA

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...