Ir para conteúdo

O mundo vai acabar no próximo dia 21?


Victor235

Recommended Posts

Uma notícia para começar a discussão:

NOTÍCIAS
Cientista da Nasa explica por que o mundo não vai acabar em 2012

Para Don Yeomans o dia 21 de dezembro será como qualquer outro – confira seus argumentos

por Redação Galileu

Editora Globo

0,,67981858,00.jpg

Crédito: Reprodução12-21-2012 Just Another Day

A Nasa divulgou um vídeo de resposta às várias teorias que se popularizaram sobre o fim do mundo em dezembro de 2012. Nele, o cientista do Laboratório de Propulsão de Jatos Don Yeomans discorre sobre cada uma das hipóteses mais conhecidas e explica por que elas não se concretizarão.

Primeiro, Yeomans explica que toda essa comoção em volta do dia 21 de dezembro de 2012 começou com o calendário Maia, que terminaria neste dia. Mas, segundo o cientista, o que está indicado no calendário é o fim de um ciclo e o início de outro, não o apocalipse. Ele o compara com a forma em que nós contamos os anos – todos os dias 31 de dezembro um ciclo termina, para outro começar no dia 1 de janeiro.

Depois o especialista da Nasa fala sobre Nibiru, um planeta que seria quatro vezes maior do que a Terra, também conhecido como “Planeta X”. Segundo outra teoria do apocalipse, esse astro estaria em uma rota de colisão com a Terra. Para Yeomans, é impossível que ninguém tenha detectado Nibiru se aproximando, se isso realmente estiver acontecendo.

“Tem gente que acredita que a Nasa está escondendo essas informações. Mas existem milhares de astrônomos fora da organização que olham para os céus todas as noites. Com certeza, eles teriam notado essa movimentação”, argumenta o cientista.

Outra hipótese é a de uma grande tempestade solar que aconteceria no dia 21 de dezembro seria a razão do fim do mundo. Este tipo de evento, como já explicamos em outro artigo, realmente está se tornando mais frequente – isso porque o Sol passa por ciclos e seu período de maior atividade está previsto para o fim deste ano e o começo de 2013.

O argumento de Yeomans é que, na verdade, a máxima solar irá acontecer apenas em maio do ano que vem e que, mesmo assim, a atividade não deverá ser tão intensa. Basicamente, não há evidências de que tempestades solares, como as que aconteceram durante o início de março, possam ocorrer novamente.

Para quem acredita que o apocalipse será causado pelo alinhamento dos planetas, que geraria uma mudança catastrófica nas marés, a resposta do cientista da Nasa é direta: não há nenhum alinhamento previsto para o fim de 2012. Mesmo que houvesse uma movimentação do gênero, outros planetas não poderiam afetar as marés. Os únicos corpos celestes capazes de fazer isso são a Lua, como aprendemos nas aulas de geografia, e o Sol.

Também existe o boato de que, de alguma forma, os pólos magnéticos da Terra irão se inverter. Isso simplesmente não pode ocorrer por causa da Lua – nosso satélite estabiliza a rotação do planeta e não permite que a rotação dele mude de uma hora para a outra. Os pólos podem, sim, mudar, mas fazem isso aos poucos, demorando milhares de anos até que eles se invertam.

Yeomans conclui seu vídeo lembrando-se das inúmeras previsões para o fim do mundo que já foram feitas, causaram pânico e não se cumpriram. “Ainda estamos aqui”, declara.

Via Forbes

Revista Galileu

E você, o que pensa sobre o fim do mundo?

Link para o comentário
  • Respostas 52
  • Criado
  • Última resposta

Usuários que mais postaram nesse tópico

  • Victor235

    8

  • JoelJunior15

    7

  • Professor Baratinha

    3

  • Fbdooito

    3

Usuários que mais postaram nesse tópico

Também estão dizendo que "Gangnam Style" foi um sinal do apocalipse, alguém ouviu falar disso?

Link para o comentário

Favor adicionarem uma interrogação no final do título :joinha:

A intenção é discutir, não fazer sensacionalismo, mas esqueci do sinal de interrogação.

Link para o comentário

Por favor né, tem gente que ainda acredita numa besteira dessas? PQP!!!!!!!!!!!!!!!

Mas se acabar, só espero que não seja de madrugada, aí não vou puder ver. -q

-

E Alan, sim, também ouvi falar sobre isso. :what: A música é tão ruim que acabaram comparando com o Apocalipse. :nana:

Link para o comentário

Eu também não acredito que o mundo acabará nessa data.

E já fizeram tantas previsões incorretas antes... Daqui a pouco vou acreditar mais naquela do Homer Simpson :P

E aquele relógio que mostra "quanto falta para o fim do mundo"? Sempre zera e não acontece nada...

Link para o comentário

Não acredito, e nem tenho interesse em um fim do mundo. Mas se acabar, poderia ser bem no meio da minha prova de cálculo.

Além disso, se não estou enganado, segundo os maias dia 21/12/2012 não seria o fim do mundo, mas apanas o início de um novo ciclo.

Link para o comentário
E Alan, sim, também ouvi falar sobre isso. :what: A música é tão ruim que acabaram comparando com o Apocalipse. :nana:

Bem, faltam 8 dias para o novo ciclo do Calendário Maia. Dentre pessoas – por n-motivos – sem conhecimento acerca dos assuntos e pseudos desejosos intimamente por catástrofes, existem àqueles que encaram com naturalidade a proximidade desta data, assim como aqueles que simplesmente criam frases e cenários não-reais fazendo alusões à tal.

Um exemplo recente deste último é com relação a uma postagem no fórum do tal Projeto Avalon feita por um usuário deste, dia 03/12/12. Inclusive, o sítio TECMUNDO abordou com (bom) humor tênue sobre esta "notícia".

De acordo com um dos membros do tal fórum, o sucesso atual deste simpático cidadão de coreografia galopante acima fora predito há mais de 400 anos por Michel de Nostradamus:

From the calm morning, the end will come

When of the dancing horse

the number of circles will be 9″

No campo dos comentários em alguns sítios em que esta “notícia” foi divulgada, vê-se, em sua maior parte, a correta análise das pessoas como sendo apenas uma brincadeira criada por alguém devido à proximidade da data 21/12/2012. Contudo, vê-se também jovens já um tanto preocupados com algo sem pé-nem-cabeça.

Faz-me lembrar de outro hoax que surgiu logo após os atentados de 11 de setembro – criado por um estudante canadense:

“In the City of God there will be a great thunder,

Two brothers torn apart by Chaos,

while the fortress endures,

the great leader will succumb”

Para ver de onde surgiu a recente “profecia”, clique aqui.

(deixo o link apenas como fonte. Para os leitores(as) que, neste momento, ainda não possuem uma sólida base científica, não é recomendável navegar pelos assuntos pseudocientíficos que são tratados como reais pelo Projeto já supracitado)

- A Superficialidade das Profecias

Quem estuda de modo mais aprofundado ou simplesmente lê as profecias de Nostradamus (enfim…), sabe que este médium francês classificava suas previsões em Centúrias compostas por Quadras. Na suposta profecia acima aludida ao Nostradamus, não se tem nenhuma referência à estas. Porém, mesmo se tivesse sido criada por tal, estas não possuem qualquer base científica. Quaisquer profecias, sejam estas escritas em qualquer lugar (ou oriundas de qualquer religião – pior, com data marcada), me deixam com uma pulga atrás da orelha. A História nos mostra que estas sempre se dão ao erro. Por outro lado, para fins de comparação, temos as probabilidades da ciência. Na ciência observacional – como a Astronomia, por exemplo – tem-se estudos baseados em observações que são oriundos de evidências concretas/reais. No campo da Economia, por exemplo, economistas teóricos dispõem-se de determinadas variáveis para preverem o comportamento do mercado e o crescimento econômico de um dado país. Na ciência experimental – como a Química, por exemplo – “profetizamos” (expressão esta para efeitos de comparação), um novo elemento químico baseado nas propriedades físico-químicas dos anteriores. A probabilidade do acerto, portanto, ao contrário das profecias (que tratam de possibilidades), aumenta exponencialmente.

Ninguém “acerta” qualquer evento futuro se este não estiver contido em base científica.

FONTE

Texto: hulmilde - fórum oficial do Brasfoot

Enfim, isso é uma bela prova de que essa teoria de "x" música vai prever o fim do mundo.

---

Sobre o tópico, duvido que o fim do mundo realmente irá acontecer. Se acontecer muita coisa até o dia 19, posso talvez mudar meu pensamentos. Porém, acredito que essa ideia foi difundida por causa daquele filme ridículo.

Editado por Chad Little #94
Link para o comentário

Há alguns anos atrás teve essa mesma notícia que o mundo ia acabar, e passava direto no SBT uns caras se sacrificando, chicoteando suas

próprias costas, isso era matéria no SBT, teve um povo sei lá que religião era que tinha sítio, plantações etc, e eles comeram o máximo que podiam

comer pra estufar, acho que era pra não morrer de barriga vazia, e eles mesmos destruiram suas plantações. No dia seguinte o mundo não acabou.

Acho que deu uma baita indigestão neles. Eu rachei de rir quando vi essa matéria, também era muito novo.

Tinha uns vizinhos que acreditavam nisso, minha prima nem foi pra escola, rs.

Alguém lembra disso? Foi lá por volta de 99/2000.

Link para o comentário

Acho que o mundo já acabou vezes demais... :assobiando:

Aí depois acontece o mesmo que a história do Pedrinho e o Lobo... Quando o mundo realmente acabar, ninguém vai levar fé :rolleyes:

  • Curtir 2
Link para o comentário

Eu acho que o mundo vai acabar quando ninguém estiver esperando, não com tudo já previamente dito.

Agora, se tiver um trovão de 21.... Eu me gago todo. 153p9o4.png

Editado por Marcos Alexandre
EU SOU UMA MULA
Link para o comentário

Tinha cair um baita temporal pra dar uma assustada geral na galera. Se bem que eu já sobrevivi a uns 3 ou 4 fins do mundo... O ruim é que gostaria de celebrar meu aniversário em fevereiro, mas não vou poder fazer isso...

Editado por William Desley
Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Atividades

    1. Professor Inventivo
      136

      O FESTIVAL DA BURRICE (1974)

    2. Melchior CH
      136

      O FESTIVAL DA BURRICE (1974)

    3. Melchior CH
      127

      Dúvidas CH

    4. Melchior CH
      664

      Depósito de Bobagens

    5. Conde Fox Terrier
      664

      Depósito de Bobagens

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...