Ir para conteúdo

Como explicar o sucesso de Chaves?


Marcos Albino

Recommended Posts

É isso mesmo: série simples, humor que todos entendem e se igualam aos personagens. Sucesso sobretudo nos paises de 3º mundo, onde a situação é semelhante. Sempre fará sucesso!



O mesmo é com o Chapolin: heroi do terceiro mundo, sem as frescuras dos herois dos EUA, e nos mostra que todos podemos ser herois sem poderes.



Uma coisa em especial são as lições do velho lobo do mar: levando tudo da vida numa boa!



Humor com bundas? :lol:

Link para o comentário

Gostei da coluna Marcos, parabéns!

Sem dúvida o sucesso do Chaves se deveu à genialidade que Bolaños desenvolveu em coisas aparentemente simples!

Link para o comentário

Também gostei da coluna.

Não vou nem dizer se tem erro de português pq não tenho moral para dizer isso :assubiando: :D

Ah e eu acho q tudo mundo já disse o pq dessa série fazer sucesso.

Mas acho q não tem como explicar o sucesso.

Eu acho q não existe realmente uma formula certa para uma série fazer sucesso.As vezes o publico alvo acaba não gostando do programa q foi feito diretamente para ele.

E acho q o que me faz continuar vendo CH não é só o humor inteligente e bom,também não é só a simplicidade do sériado,mas também por me causar uma certa nostalgia,eu cresci vendo essa série e ela é uma das fontes da juventude.

As vezes vc vendo se sente jovem ainda.:D

Editado por Pópis-Iara
Link para o comentário

Parabens pela coluna Marcos

se essa foi a primeira e ja foi otima, quero ver as outras que virão

Link para o comentário
Professor Girafales

Muito boa a Coluna! Parabéns Marcos Alexandre!

Eu acho que boa parte do sucesso do Chaves está em seu humor limpo e em sua simplicidade.

Link para o comentário

Eu desenvolvo um estudo científico na universidade sobre o sucesso de chaves como seriado de TV.

Pelo ponto de vista sócio-econômico e cultural, tendo como base ideologias de weber e alguns toques Marxistas...

Quem sabe um dia passe para que tu leia =)

Link para o comentário

Eu desenvolvo um estudo científico na universidade sobre o sucesso de chaves como seriado de TV.

Pelo ponto de vista sócio-econômico e cultural, tendo como base ideologias de weber e alguns toques Marxistas...

Quem sabe um dia passe para que tu leia =)

Será um prazer. :D

Link para o comentário

Muito boa sua coluna! Pela produção original do programa, foi essa mesma a fórmula do sucesso.

Agora, no Brasil, a cereja do bolo para que o sucesso ser visivelmente maior do que muitos outros países da América Latina, foi o excelente trabalho de dublagem realizado pela Maga/Marshmellow. Na minha opinião, a adaptação feita pelo estúdio não só traduziu, mas "complementou" e "aperfeiçoou" a obra do Chespirito.

Exemplifico: criação de novos roteiros (aulas de "história do Brasil" no lugar do México), novos nomes ("Seu Madruga"), reedição das músicas (Que bonita sua roupa, Jovem Ainda...), inserção de BGMs (trilhas incedentais mais cativantes que as originais), novos bordões ("Seria melhor ver o filme do Pelé"), enfim. O trabalho transformou a versão brasileira de Chaves numa versão sui generis.

Eu fico imaginando se o Chaves fosse dublado pela primeira vez hoje, em 2013, e o estúdio que coordenasse a dublagem fizesse tudo no "procedimento padrão". Teríamos todas as músicas em espanhol legendadas, o Seu Madruga chamaria "Seu Ramón", talvez o Chaves chamaria o "Menino do Barril" ou "Garoto", as BGMs seriam as mesmas que as originais (mais fracas e apagadas), não teríamos a música tema "Aí Vem o Chaves, Chaves, Chaves...", mas sim a original "The Elephant Never Forgets".

Agora imaginem nós, usuários desse fórum, quando assistimos Chaves pela primeira vez, se nos deparássemos com uma versão como a que acabo de descrever. Garanto que não acharíamos a mesma graça e talvez não teríamos nos transformado em tão fãs como somos hoje.

Tanto que, a regra padrão, numa dublagem ou adaptação é "ser fiel à obra original". No Chaves, as novas dublagens esquecem a obra original e tentam "ser fiel à dublagem da Maga".

Por isso, vale a reflexão.

  • Curtir 2
Link para o comentário
  • 6 anos depois...

Primeiramente, ótima coluna :joinha:

E o sucesso sim, obviamente foi pelo humor simples, mas inteligente.

Link para o comentário
10 minutos atrás, Gabriel CH disse:

Primeiramente, ótima coluna :joinha:

E o sucesso sim, obviamente foi pelo humor simples, mas inteligente.

Mais Denovo meu consagrado. Kkkkk merece o cargo de viver tópicos :P

  • Curtir 1
Link para o comentário

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Atividades

    1. E.R
      361

      Sonic The Hedgehog

    2. E.R
      181

      TURISMO

    3. E.R
      100

      Vai e Vem do Futebol 2024

    4. E.R
      123

      Futebol Português

    5. E.R
      17

      Copa Sul Americana 2024 e Recopa Sul Americana 2024

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...