Jump to content
Sign in to follow this  
Lucas de Brito

Séries de Chespirito, infantis?

Recommended Posts

Lucas de Brito

Olá, pessoal! Posto aqui minha primeira coluna exclusiva para o Portal FUCH. Como disse o Marcos Alexandre: Essa é minha primeira coluna, portanto não me matem! :P

NOTÍCIAS

Olá pessoal do FUCH e do Portal FUCH. Sou Lucas_CH e venho com a minha primeira coluna exclusiva para o Portal. Espero que se divirtam.

Séries de Chespirito, infantis?

Certeza absoluta que alguém já disse isso para você: "Chaves? Programa besta, feito para crianças.". O mesmo para Chapolin e outros. Mas afinal, são mesmo feitos para o público infantil?

Muitos sabem que quando Chaves e Chapolin foram criados no começo dos anos 70 por Chespirito, o foco deles era o público adulto. Adulto, lê-se não com palavreado ou gestos obscenos (diferente do que a dublagem brasileira no SBT do Clube do Chaves fez com a série, por exemplo, do Dom Caveira). Porém, as séries conseguiram atingir o público infanto-juvenil ao decorrer dos anos de produção, até o seu final crítico, de todas elas, em 1995.

Consolidou-se então o sucesso supremo das séries nos anos 70, com o público tanto adulto, que era o alvo primário, e o infanto-juvenil, que acabou atingindo por acaso. Mas o que as séries fazem para ser considerada pelo público de vários países, e até as emissoras, como um programa destinado ao público infantil?

É óbvio falar que o tema das séries (digo Chaves e Chapolin) iria facilmente atingir esse público. Um menino órfão que vive em uma vila cheia de pessoas cativantes e meio malucas e um super-herói totalmente atrapalhado que consegue resolver ou tentar dos jeitos mais inusitados possíveis. Digo que considero entre partes em serem classificadas para o público infantil. Texto simples, dinâmico, e engraçado, com palavreado livre para todos os públicos.

Acho também que as séries serem classificadas como infantis foram uma consequência do sucesso das mesmas com o público não alvo na época, afinal, as séries CH não seriam o mesmo sem o sucesso que é feito entre os pequenos e os grandes, não é mesmo?

Nos vemos na próxima coluna, nesse mesmo portal e nessa mesma seção.

Portal FUCH

• Like 2

LuisEnrique

Muito boa a coluna, parabéns! :D

Raphael

Primeiramente o parabenizo pela coluna.

Aproveito pra acrescentar minha visão: Realmente no período de 1970 à 1975 Chespirito não tinha a intenção de fazer uma série para o público infantil, esse período eu considero que ele tentou fazer histórias com situações para agradar o público adulto, mas de 1976 adiante houve uma amenização nas histórias que acabaram conquistando também ao público infantil.

Isso que eu digo é me referindo sobre a intenção de RGB na época, mas hoje em dia como os tempos são outros e certas coisas mudaram, consideramos CH livre para todos os públicos, independente do episódio ou temporada que é exibida.

Don_aCHiles

Parabéns Lucas. :joia:

Realmente, em 1972 era mais pro público adulto, podemos até dizer que era mais "violento", como no episódio "Brincando de Carpinteiro - Versão 1".

Marcos Albino

Que ótima coluna, que maravilhosa, que ideota. :D

Marcelo Cazangi

Parabens Lucas,

exelente coluna, muito boa mesmo, tema abordado tudo muito bom

Seu Mundinho

Hoje em dia todas séries tem palavreado pra adulto. Até os Simpsons que é desenho é mais adulto que chaves. Adultos fazendo papeis de crianças também é um motivo. É por isso que chaves é uma série "pra crianças".

Sobre o fato da violência, nem quer dizer se é pra criança ou adulto. 1972 deixa qualquer um com nostalgia de tanta pancada.

Deixo claro que não é pra ofender CH, é só um ponto de vista.

Don CHelipe

Hoje em dia todas séries tem palavreado pra adulto. Até os Simpsons que é desenho é mais adulto que chaves. Adultos fazendo papeis de crianças também é um motivo. É por isso que chaves é uma série "pra crianças".

Sobre o fato da violência, nem quer dizer se é pra criança ou adulto. 1972 deixa qualquer um com nostalgia de tanta pancada.

Deixo claro que não é pra ofender CH, é só um ponto de vista.

desculpa vizinho, mas seu argumento nao tem fundamento!!! até piadinhas de duplo sentido existem nas séries, fora situações comicas que tem uma levada para o tema sexualidade! Adultos se vestirem de criança não tem nada a ver, essa foi simplesmente uma ideia do mestre Bolaños para um humor diferente, não apelativo, mas que pode ser visto e é adaptado para todas as idades.... CH não é um humor voltado exclusivamente para o publico infantil, é um humor para qualquer um... o desenho sim, voc pode considerar para o publico infantil...

Seu Mundinho

Até as piadas de duplo sentido são mais inocentes que umas aí em séries EUA... E eu disse o que dá a entender que CH é infantil.

Marcelo Cazangi

desculpa vizinho, mas seu argumento nao tem fundamento!!! até piadinhas de duplo sentido existem nas séries, fora situações comicas que tem uma levada para o tema sexualidade! Adultos se vestirem de criança não tem nada a ver, essa foi simplesmente uma ideia do mestre Bolaños para um humor diferente, não apelativo, mas que pode ser visto e é adaptado para todas as idades.... CH não é um humor voltado exclusivamente para o publico infantil, é um humor para qualquer um... o desenho sim, voc pode considerar para o publico infantil...

estou contigo, não pelas piadas e tao como você falou, mas de todos os anos que assisto sempre considerei tanto para crianças quanto para adultos, a intenção de Bollanos sempre foi unir a familia por isso não tem idade foco

Fbdooito

Mas é Bolaños. :rolleyes:

Marcelo Cazangi

inventei mais um L no nome dele :assobiando:

Don CHelipe

Até as piadas de duplo sentido são mais inocentes que umas aí em séries EUA... E eu disse o que dá a entender que CH é infantil.

vizinho analisa a epoca que foi rodado CH e a época que é rodada as atuais séries... e outra, quer dizer que se um programa tem menos piadas de duplo sentido ele é considerado infantil? kkkkkkkk

CH & CH tem mensagens espetaculares, algumas só podem ser compreendidas por pessoas mais velhas, é só comparar um programa infantil/teen com CH.... voce vai ver a nitida diferença do que é um programa voltado para um publico especifico.

Seu Mundinho

Eu quis dizer que as piadas de duplo sentido são 10% do humor. Isso pode não significar pra quem vê CH como infantil. Entendeu agora?

Marcelo Cazangi

acho que com a genialidade de Bolanos ele não quis dar uma classificação etária de suas series, ele sempre fala em entrevistas que foi escrevendo para divertir a família, ele encaixa piada para adulto entender com todo respeito as crianças e tambem entrete as crianças com sua humildade e inocência que os adultos tambem adoram, faz os adultos pensarem sobre o mundo em que vivem, e ensina bons costumes as crianças, não há nenhum tipo de censura ou faixa etária para as series Ch