Ir para conteúdo

Dúvidas sobre computadores e internet


Clark Kent

Recommended Posts

Professor Inventivo
31 minutos atrás, Victor235 disse:

E se for um problema de contato na "entrada" do HD, e não nos cabos que a gente pluga nele?

Pode ser também, e agora já sabemos que não é defeito na entrada da placa mãe (igual já aconteceu comigo antes).

Link para o comentário
  • Respostas 356
  • Criado
  • Última resposta

Usuários que mais postaram nesse tópico

  • Victor235

    72

  • Luciano Junior

    54

  • Professor Inventivo

    39

  • Enzitodel8

    25

Usuários que mais postaram nesse tópico

Em 17/07/2017 at 16:44, Professor Inventivo disse:

Pode ser também, e agora já sabemos que não é defeito na entrada da placa mãe (igual já aconteceu comigo antes).

Se for um problema de contato na "entrada" do HD, só se revolve trocando ele inteiro?

Em 18/07/2017 at 07:01, José Antonio disse:

Achou a opção que eu falei?

Já tentou desativar o Legacy Option Rom?

Não encontrei. Tenho algumas novidades:

Ontem, consegui ligar a máquina (é muito imprevisível). Fiz a verificação sugerida pelo @Luciano Junior:

ujswHkf.jpg

O HD se encontra funcionando corretamente:

irtdJ9X.jpg

A propósito, há só esta partição, que se encontra com este espaço preenchido:

ssZ8mRY.jpg

Quando fui desligar, a chave do problema parece ter aparecido. O Windows deu "tela azul" e enfim me informou o código do erro (CRITICAL_PROCESS_DIED):

P3uUhSw.jpg

A solução, como já apontaram, seria fazer uma reparação com o DVD do Windows. Contudo, ele já veio instalado na máquina, e a Dell me enviou apenas esse disco na época:

M7SDkQB.jpg

Estou procurando soluções alternativas para abrir este painel de reparo. Espero que não seja necessário perder os arquivos e programas do HD outra vez.

Outra coisa que me chamou a atenção foi esta luz interna da CPU. Ela demora a apagar após o desligamento do computador. Retirei até o cabo de força para fazer um teste e ela continuou acesa uns dez minutos. Isso é normal?

cG4yURh.jpg

Link para o comentário

Nunca vi. Parece que alguma peça do PC acumula energia dentro dela. :blink:

Victor, você tem outro computador ou notebook com Windows 10, e um DVD virgem? Dá para gravar uma imagem de recuperação nele.

E essa tela azul aí é porque algum programa fechou um processo importante do sistema. Tanto é que se você fechar o o processo crsss.exe ele vai dar a temida tela azul.

Link para o comentário

Há em casa, irei tentar fazer o teste ;) 

Gozado que apareceu essa tela ao desligar o computador. Antes dela eu já tinha terminado de usá-lo, e tudo funcionou.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Em 18/07/2017 at 07:01, José Antonio disse:

Já tentou desativar o Legacy Option Rom?

Fucei aqui nas configurações e encontrei "Load Legacy OPROM". Deve ser isto.

Está ativada. O que a desativação causará?

Link para o comentário
Professor Inventivo
7 horas atrás, Victor235 disse:

Se for um problema de contato na "entrada" do HD, só se revolve trocando ele inteiro?

Nem sempre. Por falar nisso, quando trocou o cabo azul pelo laranja você também trocou o maior que tem fios vermelhos e amarelos?

7 horas atrás, Victor235 disse:

Outra coisa que me chamou a atenção foi esta luz interna da CPU. Ela demora a apagar após o desligamento do computador. Retirei até o cabo de força para fazer um teste e ela continuou acesa uns dez minutos. Isso é normal?

Meio estranho, mas é normal.

6 horas atrás, Luciano Junior disse:

Nunca vi. Parece que alguma peça do PC acumula energia dentro dela. :blink:

Não parece, tem mesmo.
Se chamam Capacitores, é uma espécie de bateria. Servem para manter a energia elétrica constante.

  • Curtir 1
Link para o comentário
5 horas atrás, Victor235 disse:

Está ativada. O que a desativação causará?

Desativando essa opção fará com que o modo de Boot Legacy seja desativado e apenas o modo UEFI será usado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Em 19/07/2017 at 20:46, Professor Inventivo disse:

Nem sempre. Por falar nisso, quando trocou o cabo azul pelo laranja você também trocou o maior que tem fios vermelhos e amarelos?

Um que tem cinco fios? Sim.

23 horas atrás, José Antonio disse:

Desativando essa opção fará com que o modo de Boot Legacy seja desativado e apenas o modo UEFI será usado.

Desativei, José.

Ao fazer isso, a tecla "F1" perdeu efeito.

Ou seja, ao invés dela reiniciar o sistema e a) ligar tudo ou b) voltar à tela pedindo para para se apertar F1, o que acontece com o "Legacy OPROM" desativado é que a tecla F1 não faz nada, sequer sai da tela pedindo para ela ser teclada.

Link para o comentário
10 horas atrás, Victor235 disse:

Ou seja, ao invés dela reiniciar o sistema e a) ligar tudo ou b) voltar à tela pedindo para para se apertar F1, o que acontece com o "Legacy OPROM" desativado é que a tecla F1 não faz nada, sequer sai da tela pedindo para ela ser teclada.

Como você usa UEFI no Windows 10, o modo Legacy não precisa estar habilitado, mas se não deu diferença pode habilitar novamente.

O que falta você tentar então é usar o DVD do Windows 10 e fazer alguma recuperação do boot.

Já tentou dar boot utilizando esse disco que a Dell te enviou, só por tentar mesmo? Pode ser que ele tenha alguma opção de Recovery.

  • Curtir 1
Link para o comentário

Bom, após dois dias tentando, consegui ligar o computador hoje :what:. Estou mexendo nele, aliás.

Tentei algumas vezes à tarde, e não deu certo. À noite, porém, inicializou normalmente na terceira teclada de F1.

Isso é muito imprevisível, vai saber de modo definitivo o que está acontecendo.

José, eu consegui uma pessoa que tem o DVD original do Windows. Vou pegar emprestado domingo para testar a opção de reparo.

Link para o comentário
  • 2 semanas depois...

Eu estava conseguindo ligar razoavelmente o computador. Estava dando mais certo do que errado, e na maioria do dias que não comentei aqui consegui ligá-lo em no máximo 3 a 5 tentativas.

Hoje, porém, não vai nem com reza braba. Tentei diversas vezes, sejam sequenciais ou com esperas, e não ligou.

Consegui emprestado um DVD do Windows 8.

O sistema do PC, porém, é o 8.1 atualizado para Windows 10, o qual não existe mídia. Se fizer o reparo com o DVD do 8 vai dar mel, né?

Editado por Victor235
Link para o comentário

@Victor235 Acho que sim pois o gerenciador de boot foi atualizado ao longo das versões.

Tentou fazer o que eu falei?

Editado por Luciano Junior
Link para o comentário

Ainda não, justamente porque estava atrás do DVD. Como não serve, o próximo passo é tentar fazer isso de gravar a imagem.

Ontem ligou de primeira. Hoje ele não ligou de maneira alguma. Coisa mais maluca.

Editado por Victor235
Link para o comentário

Baixei a ferramenta de criação de mídia oficial do Windows 10, gravei a imagem ISO num DVD seguindo os procedimentos oficiais dos site da Microsoft e as configurações da máquina a ser reparada, abri-a pelo boot e testei as opções de reparo. Após uma verificação, apareceu a mensagem: "Reparo de Inicialização não pôde reparar seu computador".

Acho que a última coisa que posso fazer é reinstalar o Windows e correr o risco de perder minhas coisas. Aliás, nem isso é garantia de que a tela de F1 vá sumir e o PC ligar direto, mas simplesmente não há mais o que fazer. Já fiz de tudo. Um dia liga, outro não, e assim vou indo nesta imprevisibilidade com um PC em perfeito estado mas que só liga quando quer.

EDIT: antes, tentei entrar no Prompt de Comando das opções de reparo via DVD, mas se digito "C", "C:" ou "C:\", escreve "O dispositivo não está pronto".

@Professor Inventivo @José Antonio @Luciano Junior

EDIT 2: comando "sfc /scannow" no Prompt de Comando checada: "A proteção de recursos do Windows não encontrou nenhuma violação de integridade".

Editado por Victor235
Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...