Ir para conteúdo

Chineses descobrem como gravar 1TB em um DVD


Clark Kent

Recommended Posts

xxeb.jpg

Três cientistas chineses descobriram uma forma de compactar 1TB em um DVD, que teoricamente permite armazenar apenas 4,7GB.

Explicando em poucas palavras essa mágica:

A limitação do DVD é criada pelo tamanho do laser que grava os dados na mídia.

O Blu-ray, por exemplo, diminuiu o tamanho desses lasers, com raios de luz azuis, que são menores. E isso faz com que a mídia armazene mais dados.

Os pesquisadores descobriram uma forma de quebrar esses lasers em partículas menores. Usando dois raios de luz, sendo que um cancela o outro. O que faz aumentar significativamente a capacidade de armazenamento na mídia.

jmx5.jpg

Essa tecnologia, porém, tem muita pesquisa pela frente até que chegue aos consumidores. Um dos fatores a serem descobertos, por exemplo, é como ler esses dados gravados no disco.

Mas tudo isso não deixa de ser empolgante, já que DVD's e Blu-Rays poderão no futuro armazenar ainda mais arquivos.

Vocês acham que essa tecnologia poderia fazer o DVD voltar a ter destaque no mercado?

Fonte: Engenharia é

Link para o comentário

Há dois anos deixei de utilizar DVDs. Meu negócio agora é HD externo, muito mais prático e capaz de armazenar muitas coleções de vídeos e músicas, podendo ser ativado a qualquer momento na minha televisão :)

Mas ainda sim, essa ideia dos chineses é inovadora, ainda mais se tratando de 1TB de arquivos :D

Link para o comentário

Há dois anos deixei de utilizar DVDs. Meu negócio agora é HD externo, muito mais prático e capaz de armazenar muitas coleções de vídeos e músicas, podendo ser ativado a qualquer momento na minha televisão :)

Até que ele queime e você perca tudo :assobiando:

Um dos fatores a serem descobertos, por exemplo, é como ler esses dados gravados no disco.

Só isso? :wacko:

:D

Link para o comentário

Até que ele queime e você perca tudo :assobiando:

Ou sem querer alguma mula o formate e ir tudo pro beleléu :assobiando:
Link para o comentário

Só podia ser ideia de asiático mesmo... :P Mas aposto que se essa ideia chegar ao comércio não vai continuar custando tão barato um DVD virgem.

Eu também prefiro HD externo, inclusive essa semana vou comprar um porque o do meu notebook já tá entupido.

  • Curtir 1
Link para o comentário

Super interessante, mas duvido que chegue ao mercado consumidor tão cedo... :headscratch:

Link para o comentário

mas pra que usar uma mídia antiga em uma tecnologia moderna?

Apesar de antiga, não considero o DVD como uma mídia ultrapassada. Tenho minha preferência pelo HD externo pela praticidade, mas como já disseram aqui o DVD ainda é um excelente meio de armazenamento e evita perdas quando bem conservado. Com a capacidade de armazenamento ampliada, pode ser uma mão na roda. Até mesmo eu voltaria a utilizar, somente para manter arquivadas minhas coleções com segurança :)

Até que ele queime e você perca tudo :assobiando:

Ou sem querer alguma mula o formate e ir tudo pro beleléu :assobiando:

Os senhores calem-se!

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Atividades

    1. E.R
      2927

      Pica Pau

    2. E.R
      581

      A Praça é Nossa

    3. E.R
      7899

      QUADRINHOS & GIBIS

    4. E.R
      176

      Futebol Alemão

    5. E.R
      192

      CARLOS VILLAGRÁN

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...