Jump to content
Sign in to follow this  
Victor235

Operadoras brasileiras são acusadas de ajudar espionagem americana

Recommended Posts

Victor235
NOTÍCIAS
Operadoras brasileiras são acusadas de ajudar espionagem americana
olhard_zpscf0e4e26.jpg
Por Redação Olhar Digital - em 07/08/2013 às 11h00

http://img1.olhardigital.uol.com.br/area_logada/imagem.php?id=295474
Gleen Greenwald
(Foto: Reprodução)


Em depoimento no Congresso Nacional nessa terça-feira, 6, o jornalista do britânico The Guardian Gleen Greenwald, responsável por publicar os documentos que revelam a espionagem americana, disse que operadoras brasileiras trabalham com uma empresa que repassa informações à Agência Nacional de Segurança dos Estados Unidos (NSA, em inglês).

Eles têm acordos com empresas de telecomunicações brasileiras grandes, e com esses acordos eles têm acessos ao sistema, e a empresa americana está coletando os dados e dando para a NSA. A questão para os brasileiros é quais empresas brasileiras estão trabalhando com essas empresas, afirmou Greenwald segundo a Agência Brasil.

A denúncia de cooperação contraria o posicionamento do Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal (SindiTelebrasil), segundo o qual as empresas do setor só quebram o sigilo dos usuários mediante a ordem judicial prevista na lei brasileira.

Segundo a Agência Brasil, as comissões de Relações Exteriores do Senado e da Câmara vão chamar as teles para prestar esclarecimentos acerca da denúncia. Nós estamos convidando, e quero crer que é uma oportunidade que essas empresas não estarão perdendo, sobretudo em razão da transparência e da credibilidade, analisou o senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES), presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado.

Os requerimentos foram aprovados para ouvir empresas que operam com internet e telecomunicações, especialmente as que têm parceria com companhias norte-americanas. Foram citadas as gigantes Facebook, Google, Twitter e Microsoft.
OLHAR DIGITAL

Share this post


Link to post
Guest
This topic is now closed to further replies.
Sign in to follow this  

  • Recently Browsing   0 members

    No registered users viewing this page.

×
×
  • Create New...