Ir para conteúdo

29 anos de CH no Brasil: Não contavam com sua astúcia


Lucas Fernando

Recommended Posts

  • Respostas 33
  • Criado
  • Última resposta

Usuários que mais postaram nesse tópico

  • Lucas Fernando

    10

  • ViniCH

    6

  • Raphael

    3

  • Clark Kent

    3

Usuários que mais postaram nesse tópico

Muito bom esse artigo de homenagem, parabéns pelo texto e que venha o restante :joia:

  • Curtir 1
Link para o comentário

Então somos dois, depois de eu gravar novas cenas para Os Lunáticos, essa semana, a gripe me pegou. Hoje eu fiquei mais tempo na cama, quase não parei na net hoje.

Link para o comentário

Parabéns! 29 anos de CHuCHeCHos (Eu to parecendo a Xuxa). E que venham mais de 29 anos,que venham mais 40,35,78,emfim,todos anos mais. :D

Link para o comentário

Parabéns pelo texto Lucas Fernando, ficou muito bom. Ainda sonho com o dia que as series CH terão o tratamento que merecem aqui no Brasil... São 29 anos de alegrias, e ao mesmo tempo de decepções e frustrações por conta do descaso do sbt com as séries que por muitas vezes, serviram pra alavancar a audiencia dessa emissora medíocre... Sem mais.

  • Curtir 1
Link para o comentário

Texto muito bom!

Incrível que um projeto ousado de alguns responsavéis resultou em 29 anos de exibição e cultuação no Brasil.

Á espera dos 30 anos, para ver se soltam alguma novidade. :P

  • Curtir 1
Link para o comentário

Já repararam que...

- Chaves começou no SBT em 84

- Chespirito, atualmente, tem 84 anos

84 rules!!


Texto muito bom!

Incrível que um projeto ousado de alguns responsavéis resultou em 29 anos de exibição e cultuação no Brasil.

Á espera dos 30 anos, para ver se soltam alguma novidade. :P

Provavelmente, aos 30 anos, vão lançar as novas dublagens! :jumpy:

  • Curtir 1
Link para o comentário

São 29 anos de CH no Brasil que não serão esquecidos tão cedo e certamente vão continuar por muitos e muitos anos fazendo a alegria de crianças, jovens e "adulteros".

Espero que no ano que vem, 30 anos de Chaves & Chapolin em nosso país, o SBT nos dê o presente que tanto queremos e merecemos, os tão sonhados episódios que ainda faltam exibir.

E parabéns pelo maravilhoso texto Lucas Fernando, você é um cara que realmente sabe escrever, cada palavra valeu muito a pena. Estou à espera da segunda parte.

Link para o comentário

Hoje estou um pouquinho mais são, e estou conferindo novamente o texto acima, corrigindo eventuais erros que cometi. Estava tão mal ontem que sequer tive condições de revisar o que escrevi :D

Link para o comentário

Excelente texto Lucas, parabéns. Já estamos chegando nos 30 anos, e como citaram, tomara que venha algo especial por aí.

E eu me cadastrei no FUCH, justamente no dia 24 de agosto, e hoje faço 2 anos. Coincidência?!

Link para o comentário

Ótimo texto, Lucas Fernando! Continue assim! :)

E que trajetória que Ch tem eim! Que venha mais e mais história, e claro, que essa história seja escrita com mais alegrias para nós fãs! :D

Link para o comentário

29 anos de CH no Brasil: Não contavam com sua astúcia - Parte 2

Em janeiro de 2012, o SBT colocaria definitivamente um ponto final na polêmica Episódios Perdidos e Semelhantes. Fãs e admiradores de Chaves & Chapolin finalmente poderiam rever ou assistir pela primeira vez episódios que haviam sumido da televisão brasileira sem explicação. O catálogo de “novos episódios”, exibidos com um selo de identificação, era enorme. Evidentemente, o fato mais inusitado desta “bondade” da emissora de Silvio Santos se deu na aparição de uma grande quantidade de episódios até então inéditos, algo considerado surreal, levando-se em conta que o material intacto encontrava-se na emissora dublado e em perfeitas condições desde 1988. Algo que também chamou a atenção dos CHmaníacos foi a aparição dos sketchs que faziam parte de alguns episódios das primeiras temporadas, e que sempre foram tratados como descartáveis pelos diretores da emissora. Finalmente as novas gerações teriam a oportunidade de conhecer, ou rever, os clássicos personagens Beterraba e Carne-Seca - Chómpiras e Peterete, no original - e outros quadros cômicos escritos e protagonizados por Chespirito nas mais variadas épocas e situações. Através do twitter, funcionários da emissora envolvidos no processo de restauração dos episódios perdidos declararam que alguns episódios infelizmente não poderiam ser recuperados devido ao estado avançado de deterioração das fitas. 4 episódios perdidos - sendo 2 não mais distribuídos pela Televisa - não voltaram nesta nova leva de episódios, além de 4 sketchs que acompanhavam episódios que voltaram. Apesar do retorno e estréia de inúmeros episódios em 2012, o pesadelo dos desaparecimentos parece não ter de fato terminado com seu final feliz, sendo que alguns episódios reaparecidos na primeira metade do ano, novamente tornaram a desaparecer meses mais tarde, sem explicações.

Em 2013, é a vez de Chapolin voltar à grade com episódios perdidos e inéditos. Do dia 18 de fevereiro ao dia 09 de março, foram exibidos 11 episódios perdidos e 16 episódios inéditos. Somente 2 episódios perdidos não voltaram, sendo que um não é mais distribuído pela Televisa. Infelizmente, ao contrário do ocorrido em 2012, os sketchs que acompanhavam alguns episódios não apareceram nas exibições, gerando uma nova revolta dos CHmaníacos. Em represália a insatisfação dos “fãs chatos” - adjetivo gentilmente dado por um dos funcionários da emissora no twitter - Chapolin deixa novamente a grade após apenas 3 semanas de uma exibição irregular.

Oh! E agora o que iremos assistir?

Como já mencionado, a partir do século XXI Chapolin passa a ter seu destino incerto na emissora de Silvio Santos, outro pesadelo na vida dos CHmaníacos cansados de tanto descaso. Em 2000, após 16 anos ininterruptos de exibição desde a estréia, pela primeira vez Chapolin diz adeus a grade de programação do SBT para ceder seu horário a propaganda eleitoral gratuita. Após o término do período eleitoral, sem prévio aviso ou satisfação, a série “Um Maluco no Pedaço” aparece no lugar antes ocupado pelo Polegar Vermelho.

A partir daí, iniciaram-se os primeiros movimentos de fãs na internet pedindo a volta do Chapolin. Em 2001, o herói da América Latina retorna aos sábados, sendo novamente cancelado semanas depois. Em dezembro do mesmo ano, o retorno do Vermelhinho é novamente anunciado pela emissora, que para variar, mais uma vez cancela o programa dois meses depois, em fevereiro de 2002. No sábado do dia 7 de dezembro de 2002, o SBT exibe “Chapolin Especial” às 21h20, trazendo duas histórias clássicas, porém incompletas: “Romeu e Julieta” e “Branca de Neve”. No sábado seguinte, a atração é convertida em “Chaves Especial”. Ainda em dezembro de 2002, Chapolin volta a ser exibido diariamente às 17h30, horário onde a disputa por audiência passa a ser acirrada. Perdendo forças, a série passa a ser encaixada em seu antigo e tradicional horário a partir de janeiro de 2003, sendo enfim cancelado pela quarta vez em julho do mesmo ano.

Em setembro de 2005, após 2 longos anos de descanso, o Polegar Vermelho volta a ser exibido aos sábados, no horário do almoço, dando início a era das novidades. Como também enfatizado anteriormente, neste período reapareceram diversos episódios vistos pela última vez nas décadas de 80 e 90, ao mesmo tempo em que novos episódios eram exibidos pela primeira vez. Em março de 2007, nosso herói novamente é mandado para a geladeira, retornando em junho de 2008, de segunda a sábado, trazendo mais novidades. Neste período, se confirmam o desaparecimento de alguns episódios exibidos até julho de 2003. Em março de 2009, um novo cancelamento.

Em janeiro de 2011, Chapolin retorna de segunda a sábado, trazendo os mesmos 120 episódios exibidos entre 2005 e 2008. Em abril, a atração ganha um novo horário nas manhãs de domingo, exibindo três episódios em sequência. No mês seguinte, o horário passa a ser preenchido por episódios de Chaves. Em junho, o horário de sábado ganha uma exibição dupla, até que em setembro a série passa a ser exibida somente de segunda a sexta. No final do ano os CHmaníacos recebem a má notícia de que Chapolin não estaria na programação de 2012, e a série tem sua última exibição em 31 de dezembro de 2011. Em 2013, Chapolin retorna com episódios perdidos e inéditos, sendo novamente cancelado três semanas depois. Esta última experiência nos faz refletir na possibilidade da série nunca mais retornar a grade, já que atualmente os ânimos entre a dupla CH e o SBT não são os melhores.

“Quando vem um rapazinho de qualidade, eles o agarram e espremem, espremem... Até que ele se acaba.”

A frase dita por Seu Madruga no episódio “Como Treinar um Novo Campeão” tem sido a realidade do Sistema Brasileiro de Televisão. Chaves deixou de ser um programa tradicional para virar objeto de saturação e apelo por audiência, abalando a fórmula do sucesso. Após o primeiro cancelamento de Chaves após 19 anos de exibições regulares e ininterruptas, em 2004 a atração retorna trazendo uma grande quantidade de episódios por dia em um mesmo horário. A partir daí, a emissora iniciou um terrível processo de saturação de episódios, em que determinadas ocasiões, eram somados quase 30 episódios exibidos por semana. Consequentemente, o método passou a gerar muitas reprises, resultando em perda de audiência, mudanças de horários e cancelamentos. Atualmente, Chaves é ridiculamente exibido às 06h de sábado com dois episódios, e às 09h de domingo, com 6 episódios. Mesmo sendo exibido somente aos finais de semana, o programa ainda soma mais episódios semanais que somaria com uma exibição diária de segunda a sábado.

Apesar de tantos erros cometidos pelo SBT, ainda é indiscutível sua ligação profunda com a trajetória de Chaves & Chapolin no Brasil. Agora, milhões de fãs aguardam ansiosos a contagem regressiva para a comemoração dos 30 anos de exibição, esperando confiantes de que a emissora auto-intitulada “TV mais feliz do Brasil” não deixe a data Passar em branco. Espera-se para a data que, no mínimo, que tanto Chaves quanto Chapolin estejam em exibição de forma digna e regular, como merecem. E não cometendo os mesmos erros do passado, enfatizados nesta matéria, seria o maior presente que a emissora poderia dar aos seguidores, que há quase 30 anos, fazem dos programas Chaves & Chapolin uma das maiores apostas já feitas pelo Sistema Brasileiro de Televisão.

Elaborado por @Lucas Fernando

  • Curtir 1
Link para o comentário

ótimo texto! E quem foi a "pessoa simples de nobre coração que vai todos os dias ao Twitter xingar os CHvesmaniacos" que xingou a gente pelo Twitter? Quero processá-lo!

Editado por Rodrigo370
Não dê quotes gigantescos e desnecessários
Link para o comentário

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Atividades

    1. E.R
      518

      YOUTUBE

    2. E.R
      329

      MULHERES

    3. Melchior CH
      42

      [INÉDITO] UMA INVESTIGAÇÃO PERIGOSA (1973)

    4. E.R
      26

      Pessoas que só você acha parecidas

    5. E.R
      138

      Final Fantasy

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...