Ir para conteúdo

ENEM 2013


Don_aCHiles

Recommended Posts

Fiz o exame desse ano por experiência, que por sinal foi muito cansativo. Vi o resultado e fiquei confusa. Não sei se isso é bom ou ruim. Vou escrevendo como fui.

Em Ciências da Natureza, acertei umas dez questões e tirei quatrocentos e tantos pontos;

em Humanas e Linguagens, em ambos acertei mais de vinte e tirei quinhentos e tantos pontos;

em Matemática, acertei menos que esses dois e tirei seiscentos e tantos pontos;

e tirei 620 em Redação.

Depois vou dar uma conferida no Sisu para ver se consegui tirar pontos o suficiente ou preciso tirar mais pontos para ingressar no curso que decidi; para que no próximo exame, eu possa conseguir esses pontos para poder ingressar numa faculdade pública, dependendo também desse cálculo maluco de percepção para chegar ao resultado.

Um dos motivos para a confusão é aquela lógica compensatória, chamada de cálculo da casualidade, por exemplo, você acertar questões difíceis e errar questões fáceis faz o sistema descontar pontos porque isso pode indicar chutes, entre outras coisas.

Link para o comentário

Você estava ótima em Matemática então, Biaaa *O* 620 foi muito excepcional >_< A nota mesmo é você somar todas essas notas e dividir por 4 acho que já sabe . E é cansativo mesmo, só se pode usar caneta preta,mas ainda bem que não precisamos passar fome >_< Quando eu fiz, a minha ansiedade de ir embora era maior que qualquer coisa >_< E o nível da prova realmente evoluiu e muito, mas acho que a principal arma continua sendo a interpretação de texto

Desejo boa sorte a cada um de vocês *O*

Todas as notas incluindo a da redação?

Também vi que essa prova é cansativa. Nessa primeira vez, no 1º dia, não sabia que podia levar lanche, que fiz questão de levar no 2º dia. Também costumo fica um pouco nervosa, principalmente quando resta 1 hora de prova, do qual ainda não tinha terminado. Foi assim no 2º dia, que demorei um pouco para responder questões de Linguagens e Matemática; principalmente essa que demorei um pouco para resolver as questões, que acabei chutando as questões finais quando restava aproximadamente 30 minutos (tempo mínimo do pessoal levar as provas e ir embora).

Sobre o nível da prova, tinha ouvido falar que aumentou de nível. Até ouvi que as provas anteriores estavam mais fáceis. Achei difícil principalmente nas questões de Ciências da Natureza; mas como fiz por experiência, vi que muitas questões podem ser estudadas no 3º ano. Tinha ouvido falar que as faculdades tinham consciência de que estão entrando gente despreparada, algo assim; que até então, resolveram aumentar o nível das questões.

Um dos motivos para a confusão é aquela lógica compensatória, chamada de cálculo da casualidade, por exemplo, você acertar questões difíceis e errar questões fáceis faz o sistema descontar pontos porque isso pode indicar chutes, entre outras coisas.

Tinha lido um artigo sobre como calcular uma nota do ENEM e não tinha entendido muito bem. Mas acho que a sua explicação está me ajudando a entender um pouco. É como se um candidato não soubesse responder ou queria terminar logo com a prova, algo assim. Isso pode significar que pode conseguir mais pontos, caso o candidato resolvesse questões mais fáceis, e chutar questões difíceis, com essas duas possibilidades (tanto de acertar quanto de errar). É isso mesmo?

Link para o comentário

Achei esse Enem o mesmo nível de dificuldade dos outros anteriores. Me saí bem em Matemática e suas Tecnologias e esperava ter ido um pouco melhor na redação.

Nos dois dias eu fui com os bolsos cheios de chocolate, huehuehue e no segundo tava meio de ressaca, fiquei com medo de vomitar ou ficar com dor de cabeça na hora da prova, até porque nem tinha almoçado, mas tudo se saiu bem. :)

Me inscrevi no SISU, para engenharia química, embora não esteja muito esperançoso, mas...

Se eu não conseguir ingressar no ensino superior agora, vou tentar de vez no segundo semestre de 2014. Pretendo fazer vestibular para algumas universidades privadas daqui da região e também se inscrever novamente para o SISU (se é que vai ter, na metade do ano).

Link para o comentário
  • 2 semanas depois...

Ganhei uma bolsa parcial (50%) pelo Prouni. :lol:

Ciências Contábeis.

Parabéns cara, já ajuda e muito... Então, você vai começar a Faculdade nesse primeiro semestre do ano mesmo?

Link para o comentário

Valeu Joel e Vini. Sim, vou começar nesse primeiro semestre de 2014.

Como eu gosto de lidar com números e não consegui engenharia civil (também faria engenharia química se conseguisse) por ser muito disputado, resolvi fazer isso. E também, é uma área muito bem paga. :)

O site do Prouni só liberou os resultados hoje pela manhã, sendo que ontem a partir da meia noite dava bug, fiquei até altas horas acordado tentando ver. <_<

Link para o comentário

Valeu Joel e Vini. Sim, vou começar nesse primeiro semestre de 2014.

Como eu gosto de lidar com números e não consegui engenharia civil (também faria engenharia química se conseguisse) por ser muito disputado, resolvi fazer isso. E também, é uma área muito bem paga. :)

O site do Prouni só liberou os resultados hoje pela manhã, sendo que ontem a partir da meia noite dava bug, fiquei até altas horas acordado tentando ver. <_<

Parabéns cara! Eu tbm curso Ciências Contábeis com bolsa parcial 50%. Vc vai como ajuda mtu essa bolsa. Parabéns!! E espero que se apaixone pela área assim como eu.

P.S. como sugestão, já comece a ler o livro Contabilidade Básica, do Marion :lol:

  • Curtir 1
Link para o comentário

Valeu Aquiles.

O Prouni funciona assim: o candidato deve ter realizado o último Enem e obtido nota acima de 450 pontos para poder concorrer a uma bolsa integral ou parcial (50%) em instituições privadas. Para concorrer às bolsas integrais o candidato deve ter renda familiar de até um salário mínimo e meio por pessoa. E para bolsas parciais a renda mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa. Esse ano foram ofertadas mais de 191 mil bolsas, disputadas por mais de 1,2 milhão de candidatos em todo o Brasil.

E quem ganha 50% também pode financiar os outros 50% através do FIES.

  • Curtir 1
Link para o comentário

Eu tenho um colega que faz medicina pelo ProUni, e como ele mesmo diz, foi praticamente uma bênção pra ele que não tinha condições de pagar um curso tão caro. Infelizmente, o número de bolsas é pouco mais de 10% do ideal, fora aqueles que fraudam e obtém a bolsa, tendo condições de pagar.

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...