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Fórmula 1 - 2014


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NOTÍCIAS
Som dos V6 turbo não agrada fãs da F-1 em Melbourne: 'Mal dá para ouvir'

Após carros irem para a pista para os primeiros treinos livres, torcedores são quase unânimes ao preferirem o ronco dos antigos V8: 'Eram mais violentos e agressivos'

Por Felipe Siqueira
Direto de Melbourne, Austrália

Até o ano passado, quem comparecia ao Albert Park para acompanhar o GP da Austrália precisava de protetores de ouvido para não ficar surdo com o ronco dos antigos e “raivosos” motores V8 da Fórmula 1. Mas com a nova geração de motores V6 turbo, que estreiam nesse fim de semana, os protetores auriculares são artigos dispensáveis em Melbourne. Assim que os primeiros carros rasgaram a reta, começaram os comentários do público: o barulho dos novos motores é muito baixo. E a grande maioria do público parece que vai demorar um pouco a se acostumar com o novo som da F-1. Como bom fã de rock n’ roll, o inglês Robbie Fletch, de 49 anos, que acompanha a F-1 desde 1970 e está em seu quinto GP da Austrália, admitiu preferir um tipo de som mais poderoso:

- Mal dá para ouvir o barulho. Quando estava chegando, vi os carros no telão e nem acreditei que já estavam na pista. Preferia o som dos carros do ano passado. Eram mais violentos, mais agressivos – lamentou.

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O som dos novos motores V6 turbo 1.6 litro são mais graves que os V8 aspirados 2.4 litros, porém, mais baixos. A queda do volume se deve ao menor número de cilindros e de potência. São 600 hp, contra 740 hp dos V8, que empurraram os carros da F-1 de 2006 a 2013. Além disso, o giro caiu de 18 mil rpm para 15 mil rpm. O australiano Travis Smiths foi ainda mais no passado, e lembrou dos ainda mais altos V10, que foram usados de 1989 a 1994:

- São terríveis. Estão muito baixos. Todo mundo está comentando. Eu preferia mesmo era os V10. Eram mais barulhentos até que os V12 – disse o torcedor.

Sua companheira, Stacey Bucks, porém viu um lado positivo com o som mais baixo dos V6.
- É bom para o bebê! – brincou a torcedora, que nem precisou utilizar o fone protetor no pequeno Jenson, de apenas 5 meses, que, claro, está em seu primeiro GP da Austrália.

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Pouco depois de acabar o primeiro treino livre da F-1, os carros da V8 Supercars, a Stock Car australiana, foram para a pista. E assim que cortaram a reta com seus estrondosos motores, deixaram ainda mais evidentes o baixo som dos V6 turbo.

- Fiquei desapontado. Preferi o som desses carros de agora (V8 Supercars). São muito mais potentes – comparou o australiano Steven Davies, de 50 anos, que assiste a corrida da F-1 pela segunda vez em Melbourne.

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Resta saber se no domingo, quando os 22 carros rasgarem a reta na largada do GP da Austrália ao mesmo tempo, a sinfonia dos novos V6 turbo tire um pouco dessa primeira impressão dos torcedores. A corrida está marcada para as 3h (horário de Brasília) com transmissão ao vivo da TV Globo. Os treinos livres para o GP da Austrália seguem na madrugada de sexta para sábado, a partir das 0h00, com exibição do SporTV.

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Já era de se esperar, o som é mesmo mais baixo.

Não duvido que isso possa incomodar tanto os fãs, que possa até diminuir um pouco o público :ermm:

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Sobre a questão do calendário: podiam trocar essas pistas horríveis e cheias de cotovelos por pistas reais.

Opções faltam, mas a torneira com dinheiro não fica aberta então não tem como o Ecclestone espremer os países.

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Ricciardo ignora crise da RBR e ofusca pole de Hamilton; Massa é 9º do grid


Para uma equipe que percorreu apenas 319 voltas em 12 dias de testes da pré-temporada, o segundo lugar no grid de largada do primeiro GP do ano tem sabor de pole position. Com a torcida do Albert Park em êxtase, o feito de Daniel Ricciardo adquire proporções ainda maiores. No treino classificatório deste sábado, o australiano ignorou a crise do time austríaco, superou o companheiro de equipe Sebastian Vettel e beliscou a ponta do grid, perdendo a primeira posição para o inglês Lewis Hamilton, da Mercedes, apenas quando o cronômetro já estava zerado.

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Intruso? Daniel Ricciardo impediu a dobradinha da Mercedes e ofuscou a pole de Lewis Hamilton

- Quando a chuva caiu, foi a primeira vez que pilotamos no limite em pista molhada. Foi complicado, mas ao mesmo tempo divertido. É legal conseguirmos estar na batalha pela pole. Isso foi importante para mim e também para o time - comemorou o australiano de 24 anos, que estreou na F-1 em 2011, como piloto de testes da STR.

A Williams de Felipe Massa e Valtteri Bottas marcou presença no Q3, mas teve que se contentar com as duas últimas posições entre os 10 pilotos mais rápidos. A equipe inglesa foi prejudicada pela forte chuva que caiu no circuito de Albert Park, e não conseguiu acompanhar o ritmo das adversárias na pista molhada. O piloto brasileiro marcou apenas o 9º melhor tempo, enquanto o companheiro finlandês largará da 15ª posição, devido à punição por causa da troca de câmbio no terceiro treino livre.
- Com o carro que a gente tem, não foi tão positivo. Temos que melhorar algumas coisas no carro para condições como a pista de hoje, onde ele estava saindo de traseira. Mas amanhã, com pista seca, poderemos fazer um bom trabalho - avaliou Massa.

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Felipe Massa não se deu muito bem na pista molhada e larga apenas na 9ª colocação em Melbourne

Confira os resultados do treino classificatório do GP da Austrália:

1. Lewis Hamilton (Mercedes): 1m44s231
2. Daniel Ricciardo (RBR-Renault): 1m44s548
3. Nico Rosberg (Mercedes-Mercedes): 1m44s595
4. Kevin Magnussen (McLaren-Mercedes): 1m45s745
5. Fernando Alonso (Ferrari-Ferrari): 1m45s819
6. Jean-Eric Vergne (STR-Ferrari): 1m45s864
7. Nico Hulkenberg (Force India-Mercedes): 1m46s030
8. Daniil Kvyat (STR-Ferrari): 1m47s368
9. Felipe Massa (Williams-Mercedes): 1m48s079
10. Jenson Button (McLaren-Mercedes): 1m44s437
11. Kimi Raikkonen (Ferrari): 1m44s494
12. Sebastian Vettel (RBR-Renault): 1m44s668
13. Adrian Sutil (Sauber-Ferrari): 1m45s655
14. Kamui Kobayashi (Caterham-Renault): 1m45s867
15. Valtteri Bottas (Williams-Mercedes): 1m48s147*
16. Sergio Pérez (Force India-Mercedes): 1m47s293
17. Max Chilton (Marussia-Ferrari): 1m34s293
18. Jules Bianchi (Marussia-Ferrari): 1m34s794
19. Marcus Ericsson (Caterham-Renault): 1m35s157
20. Romain Grosjean (Lotus-Renault): 1m36s993
21. Pastor Maldonado (Lotus-Renault): sem tempo
22. Esteban Gutiérrez (Sauber-Ferrari): 1m35s117*

* Punidos com cinco posições no grid em razão da troca do câmbio

http://globoesporte.globo.com/motor/formula-1/noticia/2014/03/ricciardo-ignora-crise-da-rbr-e-ofusca-pole-de-hamilton-massa-e-9-do-grid.html
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Assisti o treino e foi muito bom. E acredito que a corrida será ainda melhor :)

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Rosberg sobra no GP da Austrália, e Massa tem estreia frustrada por Koba


Como já era previsto, o GP da Austrália provou a superioridade da Mercedes na primeira prova da temporada 2014 da Fórmula 1. O papel de protagonista da corrida disputada em Melbourne, entretanto, foi trocado em cima da hora. Em vez do pole position Lewis Hamilton, que abandonou após quatro voltas, coube a Nico Rosberg monopolizar as atenções no circuito de Albert Park. Após uma largada ousada, o alemão tirou a liderança do companheiro de equipe para sobrar na prova. Com o triunfo, Nico repete o feito do pai, Keke Rosberg, vencedor do GP da Austrália de 1985, realizado em Adelaide.

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Rosberg liderou a prova com folga e repetiu, 29 anos depois, feito do pai ao vencer na Austrália

Após colocar a RBR na primeira fila do grid e mostrar que a atual tetracampeã não está totalmente fora da disputa pelo campeonato, o "anfitrião" Daniel Ricciardo conseguiu deter a ofensiva do novato Kevin Magnussen, da McLaren, e assegurou o segundo lugar e sua estreia no pódio. A equipe austríaca só não teve mais motivos para comemorar porque Sebastian Vettel abandonou o RB10 ainda na quinta volta. Com o dinamarquês Magnussen em terceiro, a McLaren voltou a frequentar o pódio após um longo jejum de 19 corridas. De quebra, o time inglês emplacou Jenson Button na quarta posição e assumiu a liderança do campeonato, com 27 pontos.

Corrida de Massa termina na primeira curva

Uma trapalhada de Kamui Kobayashi frustrou as expectativas pela estreia de Felipe Massa na temporada 2014. O dia começou promissor para o piloto da Williams, já que a chuva não chegou ao Albert Park, e a pista seca poderia contribuir para um bom desempenho do novo carro. Na primeira curva, a Caterham do japonês acertou em cheio o FW36 do brasileiro, que saiu do cockpit inconformado com as circunstâncias do acidente. O “showman” se desculpou pelo episódio em um perfil nas redes sociais, mas Felipe ressaltou que pretende cobrar da FIA uma punição severa para o adversário. Entretanto, a direção da prova determinou que Koba não teve culpa, e avaliou que a batida foi ocasionada por uma falha no sistema de freios do carro.

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Na ausência de Felipe, a Williams apostou todas as fichas no finlandês Valtteri Bottas, que largou da 15ª posição por causa de uma punição por ter trocado o câmbio no treino classificatório. Conseguindo explorar bem a potência do motor Mercedes, Bottas já partia para cima da Ferrari de Fernando Alonso quando abusou da confiança e tocou a roda direita no muro, perdendo um pneu traseiro. A empolgação do companheiro de Felipe Massa lhe custou uma ida para os boxes e provocou a entrada do safety car na pista.
Mas o piloto de 24 anos foi para os boxes, trocou o pneu e iniciou uma bela escalada em busca dos primeiros pontos da Williams no campeonato. O finlandês voltou na 16ª posição e começou o ataque ferrenho aos adversários. Uma das ultrapassagens mais arriscadas foi sobre o compatriota Kimi Raikkonen, da Ferrari. O estilo aguerrido funcionou, e Bottas conseguiu chegar ao fim com um satisfatório sexto lugar.

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Após frustração com Massa, Williams apostou as fichas no finlandês Valtteri Bottas, 6º colocado

Confira o resultado do GP da Austrália:

1. Nico Rosberg (ALE/Mercedes): 1h32m58s710
2. Daniel Ricciardo (AUS/RBR-Renault): +24s525
3. Kevin Magnussen (DIN/McLaren-Mercedes): +26s777
4. Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes): +30s027
5. Fernando Alonso (ESP/Ferrari): +35s284
6. Valtteri Bottas (FIN/Williams-Mercedes): +47s639
7. Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes): +50s718
8. Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari): +57s675
9. Jean-Eric Vergne (FRA/STR-Renault): +1m00s441
10. Daniil Kvyat (RUS/STR-Renault): +1m03s585
11. Sergio Perez (MEX/Force India-Mercedes): +1m25s916
12. Adrian Sutil (ALE/Sauber-Ferrari): +1 volta
13. Esteban Gutierrez (MEX/Sauber-Ferrari): +1
14. Max Chilton (ING/Marussia-Ferrari): +2
15. Jules Bianchi (FRA/Marussia-Ferrari)*: +8
* Não se classificou

Não completaram:

Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault): 43 voltas
Pastor Maldonado (VEN/Lotus-Renault): 29
Marcus Ericsson (SUE/Caterham-Renault): 27
Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault): 3
Lewis Hamilton (ING/Mercedes): 2
Kamui Kobayashi (JAP/Caterham-Renault): 0
Felipe Massa (BRA/Williams-Mercedes): 0

Massa deu azar...

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Gostei da corrida, e dou destaque ao Bottas. Mostra que a Williams está muito bem! :D:) e se não fosse aquele erro, teria chegado no mínimo em 4º lugar.

E o Felipe Massa PQP, ele não tem muita sorte neste circuito de Albert Park :triste:

E o Alonso, conseguiu mais uma vez fazer "milagres" e ficou em 5º lugar.


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NOTÍCIAS
http://globoesporte.globo.com/motor/formula-1/noticia/2014/03/apos-festa-por-podio-direcao-decide-por-desclassificar-daniel-ricciardo.html

Após festa por pódio, direção de prova desclassifica Daniel Ricciardo

Segundo colocado, piloto era primeiro australiano a subir no pódio em casa. Mas FIA detecta irregularidade no sistema de fluxo de combustível de sua RBR

Por Felipe Siqueira
Direto de Melbourne, Austrália

Os australianos fizeram uma festa inesquecível neste fim de semana em Melbourne. No sábado, vibraram com o surpreendente desempenho de Daniel Ricciardo, que por pouco não fez a pole position. No domingo, celebraram a segunda colocação do piloto da RBR, novo xodó do país. Era o primeiro pódio de um australiano em casa na história da Fórmula 1. O sorridente piloto não escondia a felicidade ao subir no pódio pela primeira vez. Uma festa inesquecível, mas em vão.

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Uma hora depois do fim da prova, os comissários da FIA anunciaram que estavam investigando irregularidades no sistema de fluxo de combustível da RBR. Segundo o comunicado, a RB10 do australiano "excedeu consistentemente" o fluxo limite de 100kg de combustível por hora, novidade nas regras deste ano, infringindo os artgios 3.2 e 5.1.4 dos regulamentos esportivo e técnico, respectivamente.

Chistian Horner, chefe do time, e Adrian Newey, o projetista, foram chamados para dar esclarecimentos. O piloto, enquanto isso, jantava com os engenheiros. No circuito, arquibancadas vazias e luzes apagadas. O público foi para casa sem saber se seu novo xodó havia realmente chegado em segundo lugar. O próprio australiano perdeu a paciência e deixou o Albert Park sem saber da decisão final. Após mais de cinco horas depois do fim da prova, enfim, o veredicto: Ricciardo estava desclassificado.

Com isso, na prova vencida por Nico Rosberg, da Mercedes, o dinamarquês Kevin Magnussen passou para a segunda posição em sua estreia e seu companheiro de McLaren, Jenson Button, subiu para terceiro, somando um pódio a sua carreira, mesmo sem participar da cerimônia de premiação. Quem entrou na zona de pontuação foi o mexicano Sergio Pérez, da Force India.

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A escuderia austríaca prometeu apelar e divulgou um comunicado:

- Na sequência da decisão da FIA de que a RBR violou os artigos 3.2 e 5.1.4, a equipe comunica sua intenção de recorrer com efeito imediato. Inconsistências com o medidor de fluxo de combustível da FIA foram predominantes durante todo o fim de semana. A equipe e a Renault estão confiantes de que o combustível fornecido ao motor está em plena conformidade com os regulamentos.

Segundo a FIA, a RBR ignorou os pedidos de redução do fluxo de combustível no carro de Ricciardo durante o fim de semana. Após ser detectada inconsistência na leitura do fluxo, a equipe decidiu trocar o sensor para os treinos de sábado. Porém, a FIA instruiu a equipe a recolocar o sensor original, após o novo apresentar leituras "insatisfatórias". A entidade instruiu o time a compensar o fluxo, e aceitou uma variação entre os sensores. Porém, a RBR considerou o sensor ilegível e decidiu usar seu próprio sistema de leitura para a corrida. De acordo com a FIA, porém, o fluxo de combustível continuou muito rápido, apesar da compensação estabelecida.
Editado por chapolin
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Como sempre eu não "tive" como acordar de madrugada, pois o sono me possuiu , mas vi o VT da corrida de manhã no SporTV.

Pra mim, foi uma abertura de temporada sensacional - o carro da Williams indo muito bem, Vettel e Hamilton se dando mal ( :D), muitas ultrapassagens, erros - e se não fosse aquele acidente idiota que envolveu o Felipe Massa, teria sido perfeito.

É essa pista é muito bonita, tem um traçado gostoso de correr e uma vista linda do lago e da cidade ^_^

Editado por Gabriel Koller
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  • 2 semanas depois...

NOTÍCIAS
http://globoesporte.globo.com/motor/formula-1/noticia/2014/03/sob-chuva-na-malasia-lewis-hamilton-faz-pole-e-massa-e-eliminado-no-q2.html

Sob chuva na Malásia, Lewis Hamilton faz a pole e Massa é eliminado no Q2

Com Williams difícil de controlar na pista molhada, brasileiro não se classifica para a superpole e terá que largar em 13º. Vettel volta a brilhar e arranca segundo lugar

A típica chuva no abafado fim de tarde em Kuala Lumpur, na Malásia, resolveu cair com força neste sábado, tumultuando o treino classificatório que definiu o grid da corrida deste domingo, que será transmitida ao vivo da TV Globo a partir das 5h (horário de Brasília). Em uma atividade marcada pelo atraso em seu início, rodadas e até batidas, a série de imprevistos não impediu a Mercedes de comprovar seu favoritismo e mostrar que é a equipe a ser batida neste começo de temporada. Com uma atuação impecável, Lewis Hamilton anotou sua segunda pole position em duas etapas em 2014. Já seu companheiro Nico Rosberg, vencedor do GP da Austrália e líder do campeonato, acabou surpreendido por um inspirado Sebastian Vettel. Após os problemas na 1ª etapa, o tetracampeão da RBR voltou a brilhar, arrancando o segundo lugar no grid no Circuito Internacional de Sepang. Fernando Alonso, que por pouco não abandonou o treino após quebrar a suspensão de sua Ferrari ao bater na STR de Daniil Kvyat, conseguiu voltar à pista graças ao rápido trabalho do time italiano e ainda emplacou um quarto lugar.[/size]

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Em mais uma classificação disputada sob chuva, a Williams voltou a mostrar a instabilidade apresentada em Melbourne na pista molhada. Felipe Massa teve muitas dificuldades para controlar o FW36. Além disso, no Q2, uma escolha errada de pneus fez o piloto perder minutos preciosos. No fim, já com compostos de chuva extrema novamente, o brasileiro teve apenas mais uma tentativa de volta rápida, e não conseguiu passar do 13º tempo, ficando fora da disputa da superpole. Seu companheiro de equipe, Valtteri Bottas, fechou em 15º, evidenciando a limitação do carro britânico em condições adversas. O finlandês, no entanto, terá que largar em 18º, pois foi [/size]punido com a perda de três posições no grid por ter atrapalhado Daniel Ricciardo, da RBR, no Q2. E a dupla da Williams tem motivos de sobra para se preocupar para a corrida. Segundo a meteorologia, há grandes chances de novas tempestades em Kuala Lumpur para a hora da corrida.[/size]

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Grid de Largada:

1) Lewis Hamilton (ING/Mercedes) 1m59s431[/size]
2) Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) 1m59s486
3) Nico Rosberg (ALE/Mercedes) 2m00s050
4) Fernando Alonso (ESP/Ferrari) 2m00s175
5) Daniel Ricciardo (AUS/RBR-Renault) 2m00s541
6) Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari) 2m01s218
7) Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes) 2m01s712
8) Kevin Magnussen (DIN/McLaren-Mercedes) 2m02s213
9) Jean-Eric Vergne (FRA/STR-Renault) 2m03s078
10) Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes) 2m04s053
11) Daniil Kvyat (RUS/STR-Renault) 2m02s351 (Q2)
12) Esteban Gutiérrez (MEX/Sauber-Ferrari) 2m02s369 (Q2)
13) Felipe Massa (BRA/Williams-Mercedes) 2m02s460 (Q2)
14) Sergio Pérez (MEX/Force India-Mercedes) 2m02s511 (Q2)
15) Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault) 2m02s885 (Q2)
16) Pastor Maldonado (VEN/Lotus-Renault) 2m02s074 (Q1)
17) Adrian Sutil (ALE/Sauber-Ferrari) 2m02s131 (Q1)
18) Valtteri Bottas (FIN/Williams-Mercedes) 2m02s756 (Q2)*
19) Jules Bianchi (FRA/Marussia-Ferrari) 2m02s702 (Q1)
20) Kamui Kobayashi (JAP/Caterham-Renault) 2m03s595 (Q1)
21) Max Chilton (ING/Marussia-Ferrari) 2m04s388 (Q1)
22) Marcus Ericsson (SUE/Caterham-Renault) 2m04s407 (Q1)
* Valtteri Bottas (FIN/Williams-Mercedes) foi punido com a perda de 3 posições no grid de largada por atrapalhar Daniel Ricciardo (AUS/RBR-Renault) no Q2
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Hamilton vence de ponta a ponta, Massa se impõe sobre Bottas e é 7º

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Um problema banal, no chamado "cachimbo da vela" do motor, foi o responsável por tirar Lewis Hamilton da corrida anterior, na Austrália. Mas neste domingo, nada pôde deter o piloto da Mercedes no GP da Malásia. Largando da ponta, o britânico imprimiu um ritmo forte e, com uma atuação impecável, não foi ameaçado em momento nenhum pelos adversários, recebendo a bandeira quadriculada com 17 segundos de vantagem sobre seu companheiro de equipe, Nico Rosberg, que lidera o campeonato com 43 pontos. O tetracampeão Sebastian Vettel se recuperou do abandono em Melbourne com uma atuação consistente que o levou ao pódio no Circuito Internacional de Sepang. Foi o 23º triunfo de Hamilton na carreira, igualando o brasileiro Nelson Piquet na 11ª posição do ranking de maiores vencedores da história da Fórmula 1.

Massa ignora Williams e segura Bottas

Partindo de 13º, Felipe Massa se beneficiou da ausência da chuva e conseguiu fazer uma corrida de recuperação para chegar na sétima colocação. O brasileiro passou três na largada, ganhou outras posições durante a prova e nas voltas finais, foi avisado pelo rádio: "Valtteri está mais rápido que você. Não o segure (...) Ele tem pneus melhores. Precisamos deixá-lo ir. Não o segure”. Uma mensagem que inevitavelmente remeteu ao famoso episódio do “Fernando está mais rápido que você”, do GP da Alemanha de 2010 quando o brasileiro precisou ceder a vitória a Fernando Alonso na Ferrari. Mas dessa vez, o fim da história foi diferente. O brasileiro não respondeu pelo rádio, e sim na pista: pisou fundo, conteve as investidas do finlandês e assegurou o sétimo lugar. A intenção do time era liberar o finlandês para brigar pelo sexto lugar com Jenson Button, da McLaren. Felipe defendeu sua atitude na pista: 'Fiz o correto'. O clima na Williams neste domingo esteve tão quente quanto o da abafada cidade de Kuala Lumpur. Massa e Bottas já haviam se estranhado no início da corrida. O finlandês exagerou ao atacar o brasileiro, que reclamou pelo rádio: "Vocês viram o que ele fez? Ele me tocou!".

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Confira o resultado final do GP da Malásia:

1) Lewis Hamilton (ING/Mercedes) 1m40m25s974
2) Nico Rosberg (ALE/Mercedes) + 17s313
3) Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault) + 24s534
4) Fernando Alonso (ESP/Ferrari) + 35s992
5) Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes) + 47s199
6) Jenson Button (McLaren-Mercedes) + 1m23s691
7) Felipe Massa (BRA/Williams-Mercedes) + 1m25s076
8) Valtteri Bottas (FIN/Williams-Mercedes) + 1m25s537
9) Kevin Magnussen (DIN/McLaren-Mercedes) + 1 volta
10) Daniil Kvyat (RUSSTR-Renault) + 1 volta
11) Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault) + 1 volta
12) Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari) + 1 volta
13) Kamui Kobayashi (JAP/Caterham-Renault) + 1 volta
14) Marcus Ericsson (SUE/Caterham-Renault) + 2 voltas
15) Max Chilton (ING/Marussia-Ferrari) + 2 voltas

Abandonaram:

Daniel Ricciardo (AUS/RBR-Renault) 49 voltas
Esteban Gutiérrez (MEX/Sauber-Ferrari) 35 voltas
Adrian Sutil (ALE/Sauber-Ferrari) 32 voltas
Jean-Eric Vergne (FRA/STR-Renault) 18 voltas
Jules Bianchi (FRA/Marussia-Ferrari) 8 voltas
Pastor Maldonado (VEN/Lotus-Renault) 7 voltas
Sergio Pérez (MEX/Force India-Mercedes) 0 voltas

http://globoesporte.globo.com/motor/formula-1/noticia/2014/03/hamilton-vence-de-ponta-ponta-massa-segura-bottas-e-fecha-em-7.html

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Eu penso que o Massa deveria ter cedido, pois a partir da sua desobediência ele poderá não ser bem visto pela equipe.

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Eu penso que o Massa deveria ter cedido, pois a partir da sua desobediência ele poderá não ser bem visto pela equipe.

Aí sempre a equipe vai favorecer o Bottas. Pra mim ele está certo, se fosse última corrida decidindo campeonato, dava pra ceder. Mas início de temporada, não tem muita lógica fazer isso.

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Gostei muito dessa etapa. O que eu achei que seria uma corrida fraca, sem muitas disputas, acidentes, trocas de pneus, agitação, foi tudo ao contrário :lol:

Aí sempre a equipe vai favorecer o Bottas. Pra mim ele está certo, se fosse última corrida decidindo campeonato, dava pra ceder. Mas início de temporada, não tem muita lógica fazer isso.

Concordo contigo cara. Ainda se fosse fazer muita diferença no final da corrida <_< Tem que fazer igual a Mercedes esse ano, deixar os pilotos duelarem nas pistas.

Lembrando que essa situação foi igual a do Vettel e o Webber há uns dois anos atrás, em que o Vettel não deixou passar e, a partir daquela corrida, ele começou a evoluir bastante :)

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Eu também acho que o Massa fez o certo. Valendo um 7º lugar é apenas a segunda corrida do ano.

Gostei muito dessa etapa. O que eu achei que seria uma corrida fraca, sem muitas disputas, acidentes, trocas de pneus, agitação, foi tudo ao contrário :lol:


Concordo contigo cara. Ainda se fosse fazer muita diferença no final da corrida <_< Tem que fazer igual a Mercedes esse ano, deixar os pilotos duelarem nas pistas.

Lembrando que essa situação foi igual a do Vettel e o Webber há uns dois anos atrás, em que o Vettel não deixou passar e, a partir daquela corrida, ele começou a evoluir bastante :)

Foi ao contrário. A RBR pediu para o Vettel não ultrapassar o Webber, ele desobedeceu e venceu a corrida.

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