Ir para conteúdo

Morre o ator José Wilker


Lucas Fernando

Recommended Posts

NOTÍCIAS

Morre o ator José Wilker
Suspeita é que ele tenha sofrido um infarto.
A última participação do ator em novelas foi em 2013, em "Amor à Vida".


dfi30krqz7tozkvquo1pah97g.jpg


O ator José Wilker morreu na manhã deste sábado (5) em sua casa no Rio de Janeiro. Ainda não há informações oficiais sobre a causa da morte, mas suspeita-se que ele tenha morrido por infarto.

A última participação do ator em novelas foi em 2013, em "Amor à Vida", de Walcyr Carrasco, na qual interpretou o médico Herbert. Em 2012, ele esteve no remake de "Gabriela", baseado no livro "Gabriela Cravo e Canela", de Jorge Amado. Wilker interpretou o coronel Jesuíno, que matou a esposa e o amante a tiros após descobrir a traição. Em 2008, na novela Duas Caras, o ator fez o papel do professor Fernando Macieira..

Personagens conhecidos

Wilker tem em seu currículo personagens memoráveis, como o jovem Rodrigo, protagonista da novela Anjo Mau (1976), de Cassiano Gabus Mendes. Em 1985, viveu Roque Santeiro, personagem central da trama homônima escrita por Dias Gomes e Aguinaldo Silva. Em 2004 interpretou o ex-bicheiro Giovanni Improtta, de Senhora do Destino, de Aguinaldo Silva, um personagem com diversos bordões como “felomenal” e “o tempo ruge e a Sapucaí é grande”.

Na Globo, dirigiu o humorístico Sai de Baixo (1996) e as novelas Louco Amor (1983), de Gilberto Braga, e Transas e Caretas (1984), de Lauro César Muniz. Durante uma rápida passagem pela extinta TV Manchete, acumulou direção e atuação em duas novelas: Carmem (1987), de Gloria Perez, e Corpo Santo (1987), de José Louzeiro.

Com grande paixão pelo cinema, o ator participou de filmes como Xica da Silva (1976) e Bye Bye, Brasil (1979), ambos de Cacá Diegues, e foi o personagem Antônio Conselheiro em Guerra de Canudos (1997), de Sérgio Rezende.

Wilker ambém se destacou em minisséries como Anos Rebeldes (1992), de Gilberto Braga; Agosto (1993), adaptada da obra de Rubem Fonseca; e A Muralha (2000), escrita por Maria Adelaide Amaral e João Emanuel Carneiro. Em 2006, interpretou o presidente Juscelino Kubitschek na minissérie JK, de Maria Adelaide Amaral e Alcides Nogueira.

Começo

José Wilker de Almeida nasceu em Juazeiro do Norte no dia 20 de agosto de 1946 e se mudou com a família, ainda criança, para o Recife. A mãe, Raimunda, era dona de casa e o pai, Severino, caixeiro viajante.

Sua carreira no teatro começou no Movimento Popular de Cultura (MPC) do Partido Comunista, onde ele dirigiu espetáculos pelo sertão e realizou documentários sobre cultura popular.

Em 1967, Wilker foi para o Rio para estudar Sociologia na PUC, mas abandonou o curso para se dedicar exclusivamente ao teatro.

Em 1970, após ganhar o prêmio Molière de Melhor Ator pelo espetáculo O Arquiteto e o Imperador da Assíria, de Fernando Arrabal, foi convidado pelo escritor Dias Gomes o para o elenco de Bandeira 2 (1971), sua primeira novela.

Wilker interpretou o primeiro protagonista em 1975, em "Mundinho Falcão em Gabriela", adaptação de Walter George Durst do romance de Jorge Amado, um marco na história da teledramaturgia brasileira.

G1 globo.com


Parece que 2014 é o ano das despedidas :byecry:

Quanta gente veterana está nos deixando...
Link para o comentário

PQP!

E ele tava no Vídeo Show esses dias. Meio que serviu como despedida.

Que descanse em paz. Grande ator. :cry2:

Link para o comentário

Fiquei pasmo quando vi a notícia, ano passado chegou a fazer a novela das 9 e a algumas semanas atrás foi no Video Show e tudo...

Sem dúvida mais uma grande perda pra televisão brasileira, que descanse em paz :(

Link para o comentário

Caramba, realmente perdemos um excelente ator, que descanse em paz. :sunglasses_unhappy:

Link para o comentário

C.aralho, notícia surpreendente. Eu lembro de já ter visto esse ator em várias novelas, descanse em paz

:byecry:

Editado por Alan1509
Link para o comentário

Caraca mano! To sem palavras, pego de surpreso aqui mano! Igual a galera falou, ele tava no Vídeo Show esses dias e tals. Não parecia que ele tinha algum problema.

Serin, até arrepiei aqui. Que descanse em paz! :(

Link para o comentário

Nossa eu fiquei surpresa quando uma amiga minha me disse.

Era um excelente ator.

Descanse em paz.

Link para o comentário

Tá todo mundo morrendo agora. Já acompanhei muitas novelas com ele quando eu era criança. Ótimo ator. Que descanse em paz.

Link para o comentário

Puxa, uma pena que se foi... :triste:

Era um excelente ator.

Link para o comentário
Ramyen Matusquela

Minha mãe preveu sua morte quando assistia "Amor a Vida". Uma grande perda, que descanse em pança! :(

Link para o comentário

Minha mãe preveu sua morte quando assistia "Amor a Vida". Uma grande perda, que descanse em pança! :(

Estou prevendo uma mentira

Link para o comentário
Ramyen Matusquela

Não é mentira, ela disse:

"O José Wilker não está muito bem, ele parece meio cansado, acho que não vai longe."

Link para o comentário

Nossa!

Também fui pega de surpresa com esta notícia! Gostava muito dele! José Wilker atuou em novelas famosíssimas como Roque Santeiro e Gabriela... É impossível não se lembrar dele em algum papel. Infelizmente, o time de atores globais ultimamente está muito fraco, e os atores clássicos, os que encaram de verdade seus papéis, infelizmente estão falecendo.

E todos nos trouxeram momentos muito bons, nos alegraram, divertiram, emocionaram, e marcaram presença na teledramaturgia brasileira.

Link para o comentário

Um excelente ator, sem dúvida fará uma enorme perda pro elenco brasileiro. :(

E ele estaria na nova novela do Aguinaldo fazendo um papel super diferente do que ele está acostumado, um homossexual. Uma pena que o último papel dele tenha sido um lixo (não pela sua atuação, e sim pelo o que o autor escrevia pro personagem).

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...