Ir para conteúdo

MATEMÁTICA


JoelJunior15

Recommended Posts

Tópico destinado à notícias, informações e comentários sobre a MATEMÁTICA (Não somente sobre a 'disciplina escolar', mas qualquer coisa ligada à matemática como ciência, em si). Vamos a uma notícia interessante! :)

--------

Computador prova teoria matemática de 400 anos:

ytI8Lpd.jpg?1

O matemático Johannes Kepler, que viveu nos séculos XVI e XVII, formulou uma teoria segundo a qual a forma mais eficiente de empilhar esferas, como as laranjas da foto, é colocá-las no formato de pirâmide. Embora tenha sido aceita em larga escala pelo comércio, a tese só foi provada no último domingo, 403 anos depois, por um computador.

O matemático responsável pelo projeto, Thomas Hayles, já havia criado uma prova matemática da teoria de Kepler em 1998, mas o resultado rendeu 300 páginas e levou quatro anos para ser revisado por 12 pessoas. Na época, apesar de todo o trabalho, o grupo disse ter 99% de certeza de que o trabalho estaria correto.

Em 2003, Hayles começou a traduzir os resultados da pesquisa para a forma computacional com o intuito de submetê-los aos softwares Isabelle e HOL Light, que teriam condições de dar respostas mais conclusivas ao problema.

http://olhardigital.uol.com.br/noticia/43563/43563

Link para o comentário

Para ver que a teoria feita a 400 anos está certa, sem artifício de computador nem nada, realmente, chega a surpreender, a 400 anos o autor da teoria viu isso tudo, e uma curiosidade é a utilização dessa teoria nas pirâmides que conhecemos, que mesmo com todos esses séculos ainda estão de pé

Link para o comentário

Odeio matemática. Esse ano, eu acho que até passo na matéria, raspando. O meu professor também não ajuda em nada, as provas dele são bem mais difíceis do que as outras...

Link para o comentário

Matemática no ensino médio é bem chata, pelo menos nesse bimestre estamos mexendo com fórmula de Bháskara que é mais fácil

Link para o comentário

Os únicos assuntos que eu nunca gostei em matemática (no Ensino Médio) foram: Funções e Logaritmos. Talvez não tenha tido um bom professor, mas o fato é que fiquei meio traumatizado com eles. O resto eu achava no mínimo interessante.

Link para o comentário

Tenho facilidade pra lidar com números, tanto que faço contabilidade, e também gosto de matemática. No 1º ano do ensino médio fiquei com 90 de média final, acredito que foi porque me identifiquei com o conteúdo, além da professora ser ótima nas explicações, acho que isso é o principal para se dar bem nessa matéria.

Link para o comentário

Gosto de Matemática o(*^▽^*)o

Mas meu raciocínio é ruim (-_-メ)

Mas ela esta presente na nossa vida, não tem como fugir.

E na Química, não é diferente. Notaçao científica FOREVER!Acho que terei que começar a estudar geometria analítica para ângulo de moléculas. E quem sabe logaritmo pra estudar sais ácidos.>_<

Editado por Biia*~*
Link para o comentário

Gosto de matemática tanto que quero trabalhar com algo que envolva parte dela :) mas da matemática do ensino médio a pior parte é a da trigonometria, muito abstrato..

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...