Ir para conteúdo

Racismo no futebol


Emerson Gomes

Recommended Posts

  • Respostas 82
  • Criado
  • Última resposta

Usuários que mais postaram nesse tópico

  • chavesmaniaco1002

    26

  • JoelJunior15

    9

  • Bruce Dubber

    9

  • William Desley

    5

Triste ver um gesto desses partir de um latino como a gente... Tomara que seja processado, e tenha que pagar uma boa granada. Que motivos ele tinha pra fazer isso? :ponder:

Link para o comentário

Após insultar Aranha, torcedora gremista quer se tornar símbolo contra o racismo, mas vítima e entidade veem insucesso:

patricia-moreira-torcedora-gremista-raci

Após sua vida virar de cabeça para baixo por conta do insulto ao goleiro Aranha, do Santos, num jogo contra o Grêmio pela Copa do Brasil, a torcedora Patrícia Moreira quer virar símbolo contra o racismo. Em entrevista ao jornal “Zero Hora”, a gremista voltou a se dizer arrependida do que fez com o jogador do Peixe e disse que se “sente prisioneira”. Sem vida social, sem emprego e sem poder sair de casa, a jovem garantiu que apenas quer mostrar ao Brasil que agiu por impulso e servir de exemplo para que isso não ocorra com outros torcedores.

– Hoje me sinto uma prisioneira, não tenho mais casa, minhas coisas estão um pouco em cada lugar. Eu quero, não só dentro da Arena, mas em outros estádios, na vida social, ser um símbolo contra o racismo. Pretendo mudar essa imagem. Ser um exemplo que englobe todos os times, torcidas. Não vale a pena mesmo, tem que pensar antes de falar qualquer coisa – disse ao “Zero Hora”.

No entanto, a vontade de Patrícia de se tornar símbolo do racismo não é vista com bons olhos por defensores dos direitos raciais. Ivonete Silva de Mendonça, presidente do Conselho Estadual dos Direitos do Negro do Rio de Janeiro (Cedine), garantiu que a torcedora nunca será exemplo. O fato de ela ter insultado Aranha já mostra que é racista, na visão de Ivonete.

– Ela não pode ser tomada como exemplo. A resposta da sociedade contra o que ela fez é que foi significativa e isso sim é que vai fazer a diferença, não ela. Eu sou totalmente contra as agressões que ela sofreu, porque esse tipo de atitude não contribui em nada. Mas não acredito em arrependimento de racista. Se acreditasse não estaria lutando contra eles – afirmou a presidente do Cedine.

O mesmo pensamento é compartilhado por Jeovânio, ex-volante do Grêmio e que foi vítima de racismo quando atuava pelo clube. Em 2006, durante o Campeonato Gaúcho, o zagueiro, Antônio Carlos, do Juventude, esfregou os dedos no braço enquanto olhava para o Jeovânio.

– De coração, ela não será símbolo de nada. O mundo só focou numa pessoa, nesse caso só nela, mas o brasileiro tem memória curta. Dificilmente perdoamos as que fazem esse tipo de coisa. Será impossível ela fazer algo para mudar, porque não tem força para nada. É triste o que ela vive. Hoje, se voltasse tudo, acho que ela pensaria trinta segundos antes e não faria nada – disse.

Fonte: Extra

http://extra.globo.com/esporte/apos-insultar-aranha-torcedora-gremista-quer-se-tornar-simbolo-contra-racismo-mas-vitima-entidade-veem-insucesso-13964030.html

Editado por chavesmaniaco1002
Link para o comentário

"– Ela não pode ser tomada como exemplo. A resposta da sociedade contra o que ela fez é que foi significativa e isso sim é que vai fazer a diferença, não ela. Eu sou totalmente contra as agressões que ela sofreu, porque esse tipo de atitude não contribui em nada. Mas não acredito em arrependimento de racista. Se acreditasse não estaria lutando contra eles – afirmou a presidente do Cedine."

Duas coisas realmente tristes nesse comentário: A primeira é ela afirmar ser contras as agressões porque não "contribuem". Ou seja, dane-se o ser humano e a injustiça, o que vale são seus interesses ideológicos. A segunda é ela dar a entender que luta contra pessoas, não contra o racismo. É a típica atitude de grupos ideológicos de combater preconceito com ódio.

É claro que a torcedora agiu muito mal, mas o que a imprensa e as pessoas fizeram não está nem perto de ser justo.

Editado por Monchito
  • Curtir 1
Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Atividades

    1. E.R
      2927

      Pica Pau

    2. E.R
      581

      A Praça é Nossa

    3. E.R
      7899

      QUADRINHOS & GIBIS

    4. E.R
      176

      Futebol Alemão

    5. E.R
      192

      CARLOS VILLAGRÁN

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...