Ir para conteúdo

O que você pensa a respeito do voto obrigatório?


Don_aCHiles

Recommended Posts

Felipe, eu estava concordando com você, respondendo ao fernento. É evidente que existem mecanismos contrários à democracia e quem se omite de participar dela também é um problema.

Link para o comentário
  • Respostas 33
  • Criado
  • Última resposta

Usuários que mais postaram nesse tópico

  • Victor235

    7

  • Marquês de Sade

    4

  • Don CHelipe

    3

  • chavesmaniaco1002

    3

Usuários que mais postaram nesse tópico

O voto ser obrigatório em um país que é chamado de democracia é uma contradição. E pior ainda, com o contra-senso que é o cidadão votar sob um regime de coação do Estado. Nas propagandas do TSE estão evitando mencionar mas, por lei, quem não votar e não der uma satisfação ao tribunal eleitoral além de pagar multa perde todos os seus diretos civis. Isso deveria ser admissível em uma nação de fato democrática. Eu acho um absurdo a mídia chamar o voto de direito quando na verdade é uma imposição.

Os políticos em geral rejeitam a idéia de voto ser facultativo justamente porque sendo o obrigatório o peso maior é da maioria analfabeta funcional, altamente manipulável. É claro que se fosse facultativo no eleitorado votante predominaria os mais esclarecidos, não sendo assim tão fácil de manipular como é atualmente. Ninguém se enganem com a história de "nós colocamos os políticos no poder". A mídia e o dinheiro decidem quem chegará ao poder.

Link para o comentário

Mas nem sempre o sufrágio foi aberto... Você achava que nos tempos de voto de cabresto o Brasil era mais democrático? Lá os analfabetos não votavam...

Link para o comentário

Mas eu não falei sobre o voto ser indireto. O ideal seria ser direto e facultativo.

Voto de cabresto, coronelismo ainda existe. Só não nas metrópolis não se vê mais isso mas no interior continuamos no mesmo regime da época de Arena x MDB.

E de que valem os votos dos analfabetos se o que não é comprado é anulado.

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Atividades

    1. Chapolin
      132

      O FESTIVAL DA BURRICE (1974)

    2. Homessa
      661

      Depósito de Bobagens

    3. Homessa
      2420

      Fotos CH

    4. Conde Fox Terrier
      24

      [INÉDITO] O ANEL MÁGICO (1974)

    5. Conde Fox Terrier
      18

      [INÉDITO] UM GIRO COM O VAMPIRO (1978)

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...