Jump to content
Sign in to follow this  
Don_aCHiles

Você acha que a Constituição de 88 ainda é a ideal para a atual sociedade?

Recommended Posts

Don_aCHiles

Com certeza não. Essa constituição merece uma repaginada faz tempo, principalmente com relação a pena de morte.

Marcos Albino

Eu acho que sim!

Algumas reformulação pequenas devem ser feitas, mas como a nossa democracia é nova, a constituição está apta ao atual momento do país.

Victor235

O problema não é o documento e sim a forma que o seguem.

Professor Inventivo

Continua sim.

Ultrapassada está a Constituição americana, feita no século XVIII, particularmente no que se refere à Segunda Emenda, que garante aos cidadãos o direito de portar armas.

A constituição americana é velha, mais funciona melhor que a nossa.

O problema da constituição brasileira é que foi feita de maneira errada. Tem algumas leis que só atrapalham em vez de ajudar.

• Like 1

Marquês de Sade

O problema da constituição brasileira é que foi feita de maneira errada. Tem algumas leis que só atrapalham em vez de ajudar.

Sim, mas lei não é constituição. As leis estão subordinadas a ela.

iago83

Eu acho que precisa ser mais moderna, não só a constituição como também o Código Penal, que é da década de 40. A Constituição Brasileira deveria ser criada semelhantemente à constituição francesa e americana, que são modernas e que funcionam de verdade. Também, acho que o parlamento deveria ser unicameral (apenas uma câmara) e não bicameral. Isso facilitaria a produção legislativa, em um país grande como o Brasil.

Edited by iago83

Victor235

O PSTU e o PCB, se não me engano, também defendem o fim do Senado.

Será que isso seria efetivo? O Senado representa os Estados, já as Câmaras e Assembleias os eleitores.

Marquês de Sade

Eu acho que precisa ser mais moderna, não só a constituição como também o Código Penal, que é da década de 40. A Constituição Brasileira deveria ser criada semelhantemente à constituição francesa e americana, que são modernas e que funcionam de verdade. Também, acho que o parlamento deveria ser unicameral (apenas uma câmara) e não bicameral. Isso facilitaria a produção legislativa, em um país grande como o Brasil.

O que você acha que precisa ser modernizado no nosso Código Penal?

Se já existe corrupção com um parlamento bilateral, o uniteralismo seria a condição perfeita para falcatruas.

Senado representa os estados, Câmara os cidadãos (por isso é o presidente da câmara que assume em caso de morte ou impossibilidade de Presidente e vice, pois ele é o representante do povo).

Particularmente, acho que as pessoas deveriam pensar menos em reforma política, pois, como eu já disse, os políticos não nascem em árvore; eles são brasileiros e reflexo da nossa sociedade. As pessoas precisam melhorar a si mesmas para ter um governo correto, pois se você tem uma sociedade repleta de pessoas ignorantes e incompetentes, estes serão seus líderes.

Lucas Fernando

Particularmente, acho que as pessoas deveriam pensar menos em reforma política, pois, como eu já disse, os políticos não nascem em árvore; eles são brasileiros e reflexo da nossa sociedade. As pessoas precisam melhorar a si mesmas para ter um governo correto, pois se você tem uma sociedade repleta de pessoas ignorantes e incompetentes, estes serão seus líderes.

Eu acredito que no atual sistema, não faz a menor diferença quem está ou não no poder. Como eu disse, a política de hoje é um joguinho de troca de favores entre partidos, e os interesses públicos sempre ficam em último plano. É muita gente mamando nos cofres públicos para pouco resultado.

E concluo: Uma nova reforma política e constitucional está demorando até demais...

Marquês de Sade

não faz a menor diferença quem está ou não no poder. Como eu disse, a política de hoje é um joguinho de troca de favores entre partidos, e os interesses públicos sempre ficam em último plano. É muita gente mamando nos cofres públicos para pouco resultado...

Essa é a definição da política. Não importa quem está "lá", tudo sempre permanece igual.

iago83

A Constituição Mexicana também é bem velha, é de 1917, e funciona que é uma beleza. A constituição mexicana é bastante anticlerical, liberal e nacionalista, ela reduz fortemente o poder da Igreja.

Eu acho que o Brasil deveria se inspirar nos Estados Unidos, na França e no México.

Sou a favor de uma constituição em que haja:

- Maioridade penal de 16 anos

- Prisão perpétua (sou contra a pena de morte, exceto em crimes de guerra)

- Fim do senado (unicameralismo)

- Fim da reeleição para cargos executivos

- Democratização da mídia

Edited by iago83