Ir para conteúdo

Qual é o seu tipo de moradia?


Ronaldo Lião

Recommended Posts

Você mora em casa? Apartamento? Com os pais? Sozinho? Gosta do lugar ou não? Comente aqui.

Procura pelo 'primeiro apê' cresce entre os jovens de Araraquara
Segundo construtora, faixa etária representa 26% do total de vendas; em 2011, eram 4,5%

A procura pelo primeiro imóvel entre os jovens de até 25 anos já representa 26% das vendas em Araraquara, seguindo tendência de crescimento nacional. De acordo com dados da MRV Engenharia, essa faixa de público era responsável por apenas 4,5% dos clientes em 2011. O salto no período é de quase cinco vezes.

Exemplos como o do auxiliar administrativo Luís Fernando de Lima Bersi, de 23 anos, que está comprando um apartamento para morar com a mulher, Érika Bersi, 26, com quem é casado há um ano. Os dois esperam um filho, Arthur, que deve nascer em agosto.

“Nós moramos de aluguel por seis meses, mas ficou pesado no orçamento. Voltamos a morar com a minha sogra e resolvemos investir no apartamento o dinheiro que economizamos”, diz o jovem.
O processo de compra do imóvel, no Jardim Universal, começou no mês passado e a previsão de lançamento é para o final de 2015. O financiamento pelo “Minha Casa, Minha Vida” já foi aprovado pelo banco e resta a assinatura do contrato, nos próximos dias.

Para Luís Fernando, o jovem tem chance de cursar uma faculdade, ter um bom emprego e comprar sua casa própria. “Se batalhar, ir atrás, consegue. Hoje está mais fácil para todo mundo, o ‘Minha Casa’ ajuda muito”, afirma.

Investimento
O coordenador regional de vendas da MRV, Eduardo Geanne, afirma que o modelo de apartamento mais adquirido na construtora é o simples, de 47m² a 49m², que vale R$ 115 mil, limite para entrar no programa do Governo Federal.

São dois quartos, sala, cozinha, banheiro, lavanderia, além de garagem, área de lazer e playground disponíveis no condomínio. Mas também existem modelos maiores e mais caros, com preço em torno de R$ 220 mil. Além de garantir a casa própria, diz o coordenador, a aquisição de um imóvel também é um investimento. Ele cita, como contraponto, um veículo que perde valor assim que sai da concessionária.

“Os imóveis dão mais retorno e são possíveis de se comprar com um capital baixo. Depois dá para vender ou alugar e ter esse rendimento por anos. Um imóvel comprado na planta vale, em média, 30% a mais depois de dois anos, quando ficar pronto”.

Segundo Geanne, muitas vezes, a compra é o primeiro compromisso financeiro do jovem, orientado pelos pais. “Às vezes, eles dividem o pagamento. Ou o pai paga a entrada e o filho, as parcelas.”
Esses jovens que investem, na maioria dos casos, têm salários de pelo menos R$ 1,6 mil e estão namorando ou pretendem se casar.

Facilidade
Segundo o economista do Sincomércio, Jaime Vasconcellos, o crescimento do intereesse de jovens no mercado imobiliário se deve a fatores sociais e econômicos que possibilitaram um boom imobiliário nos últimos anos, intensificado por facilidades no crédito.

“Muita gente consegue renda mais jovem, porque se forma na graduação ou entra no mercado de trabalho cedo e consegue comprar um imóvel, em vez de pagar aluguel. Deixa de pagar para morar e passa a pagar por um bem”, afirma.
Link para o comentário

Moro num sobrado desde os 2 anos. Antes morava numa casa normal (só o térreo). E com meus pais...

Link para o comentário

até 2012 morava numa casa media com 5 peças e um patio grande, atualmente moro numa casa de 2 pisos com 2 patios e sacada(que pertence a meu quarto *www*) e moro com meus pais e irmão e gosto bastante do lugar, da pra ter uma linda vista de poa *ww* principalmente agora nas festas de fim de ano

Link para o comentário

Moro numa casa com 4 quartos,banheiro,duas salas,cozinha e dois pátios,com os pais,mas querendo achar um apartamento só pra mim o quanto antes.

Link para o comentário

Moro em 3 cômodos com meus pais numa casinha de fundo. Espero um dia comprar minha casa e ter meu quarto.

Link para o comentário

Moro numa casa mesmo, tamanho mediano, com minha mãe. Pretendo ter meu próprio lugar (seja alugado ou comprado) só daqui alguns anos, antes disso tenho outras metas a alcançar.

Link para o comentário
João A pão de ló!

Moro numa vila, dentro de um barril, sou órfão :oops: História errada... HSAUSHAU Moro numa casa normal, com meus pais e irmãos! É melhor que nada...kkkkkkkkkkkk

Link para o comentário

Eu morava em casa até os meus 7 anos, depois comecei a morar em prédios, e sempre com a família, embora exista a possibilidade de ano que vem eu voltar pro RJ e dividir um apartamento com meu irmão.

Link para o comentário

Moro numa casa normal com 3 quartos, cozinha, sala, banheiros, área, despensa e quintal grande cimentado e gramado. Adoro minha casa e o lugar onde vivo. Não moro com meus pais, mas também não moro sozinha. :)

Link para o comentário
  • 4 semanas depois...

Casa no estilo da vila do Chaves, pequena, um quarto e o banheiro da casa dentro do mesmo, cozinha e sala juntas , entre duas casas, a do meu tio e a da minha avó (Vila familiar). Antes de ter mudanças nas nossas vidas, vivemos por quase 10 anos em uma casa de ''classe C'' comum, com 2 quartos.

Link para o comentário

Em uma casa de tamanho mediano desde 2003 com meus pais e irmãos. Há a remota possibilidade de que caso eu passe pra Engenharia, ir dividir um apartamento com meu irmão na cidade do curso que fazemos. Mas é ruim de meu pai querer pagar.

Link para o comentário

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Atividades

    1. E.R
      2927

      Pica Pau

    2. E.R
      581

      A Praça é Nossa

    3. E.R
      7899

      QUADRINHOS & GIBIS

    4. E.R
      176

      Futebol Alemão

    5. E.R
      192

      CARLOS VILLAGRÁN

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...