Ir para conteúdo

Relação realidade-diversão nos jogos


Chad'

Recommended Posts

Prefiro pensar que pesa muito na opinião de alguns sobre o assunto a questão do saudosismo, quando somos crianças tudo é novidade para nós e parece que tudo é divertido e fantástico, jogávamos aqueles jogos de 16 bits com cores saturadas satisfeitos porque realmente não sabíamos que podia ser melhor.

Mas, posso estar errado, talvez os jogos de antigamente realmente divirtam mais (pelo menos boa parte deles). Porque confesso que particularmente me gratifica mais uma jogatina de Donkey Kong Country 2 do que uma de Battlefield 3.

O que acontece é que o vídeo game foi cada vez mais ganhando reconhecimento como parte da nossa cultura, o que talvez tenha forçado a maioria das empresas a desviar o foco dos jogos lineares e convencionais pra começar a investir grandes lançamentos com histórias pesadas e aprofundadas, provavelmente daí tenha surgido títulos como Parasite Eve, Shenmue, Resident Evil, Silent Hill, Metal Gear, etc (sem citar os que vieram depois no PS2 como Rule of Rose e Shadow of Colossus). Não, eu não estou ignorando o fato de termos jogos com ótimas histórias e gráficos 16 bits, estou apenas dizendo que com o tempo acabaram virando prioridade. Se querem dizer que os jogos pararam de divertir a partir de algum momento da história, que seja a partir mais ou menos dessa época aí.

Editado por Bruce Dubber
Link para o comentário

Não cheguei o jogar todos, mas pelo que dizem Resident Evil foi uma série que foi ficando pior com o tempo. Até tem alguns que preferem o 1 (que tem versão remasterizada) do que o 5 e o 6.

Gostei mais do 3 e do 4, dos que foram lançados recentes. Tem gente inclusive que já detesta o 4 por conta do "jeito novo", o 5 e o 6 então nem se fala...

Alias, o Resident 1 é difícil pra carai. :lol:

Link para o comentário
  • 8 anos depois...

Vai ter um jogo em 2024 que promete ser um simulador de táxi.

Não sei como vai ser a jogabilidade, espero que seja bom.

Qualquer jogo, pra mim o mais importante é ter uma jogabilidade divertida.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Professor Inventivo

Estranho ver um tópico de 2015 que foi ressuscitado e não tem um comentário meu....
Acho que é pelo caso de eu não gostar de video-games. Aliás, fui moderador desta área nesse mesmo ano e não me lembro desse tópico.

O único video-game que joguei por um tempo na minha vida foram aqueles de 8 bits, isso lá pelo ano 2000. Eu nunca pedi um video-game aos meus pais, mas minha irmã tinha uns 8 anos e pediu um. Meu pai comprou o mais barato que tinha, uma replica do Nitendinho com jogos da década de 80. Acabei jogando o treco por um tempo, pois não durou muito.

Eu na época tinha uns 12 anos e o treco me divertia, mesmo eu sabendo que existia coisa mais moderna.
Gostava do Tetris, uns joguinhos de corrida, um outro com naves interplatenárias e um jogo de bilhar que tinha por lá. Além de alguns onde o personagem tinha que matar os vilões e seguir um caminho perigoso pra chegar a algum lugar.

Em 2004 eu comprei um PC usado e o antigo Dono deixou instalado uns jogos desses que tem a história e o personagem tem que completar as missões e tudo mais. Pela época já tinha umas coisas bem realistas nele, os cenários e os personagens eram bem feitos até. Sempre achei esse tipo de jogo estranho, nunca me fez sentido essa coisa de "realidade virtual". Não entendo a diversão disso, pois não me parece ter uma competitividade (que é algo divertido), o que tem no jogo é sobrevivência (igual a nossa vida real).

Entendo que as coisas vão pela época, quem é mais velho e pegou os jogos mais antigos se divertiram mais com eles, era outra pegada. E por causa da nostalgia criada, o sujeito ainda consegue se divertir com o treco mesmo depois de adulto.

Os mais novos vão pelo que se tem hoje e quando passar o tempo, acontece o mesmo que eu disse acima, mas por outro lado, se mostrar de início os jogos antigos a uma criança ela vai se divertir também caso ela não saiba que existe coisa mais moderna.
A questão é que existe a moda, ninguém quer ficar atrasado nas coisas. Quando eu estava jogando o video-game "antigo" citado ali em cima, até contei para os "amiguinhos" da escola na época, mas já fui contando em tom de deboche, pois já imaginei que poderia ser zoado. Na época falavam de Nintendo 64, PlayStation.

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Пауло Витор
Em 25/12/2023 às 17:54, E.R disse:

Vai ter um jogo em 2024 que promete ser um simulador de táxi.

Não sei como vai ser a jogabilidade, espero que seja bom.

Qualquer jogo, pra mim o mais importante é ter uma jogabilidade divertida.

Deve ser o primeiro jogo lançado do algo do tipo em relação ao gênero.

Link para o comentário

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Atividades

    1. Professor Inventivo
      136

      O FESTIVAL DA BURRICE (1974)

    2. Melchior CH
      136

      O FESTIVAL DA BURRICE (1974)

    3. Melchior CH
      127

      Dúvidas CH

    4. Melchior CH
      664

      Depósito de Bobagens

    5. Conde Fox Terrier
      664

      Depósito de Bobagens

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...