Ir para conteúdo

Agora foi longe demais: Roberto Carlos proíbe suas letras em sites de letra de música


Victor235

Recommended Posts

Já conhecemos diversas excentricidades de Roberto Carlos e outros cantores e gravadoras, nacionais e internacionais.

Já não bastasse não poder publicar um vídeo usando um trecho de alguma música, ou fazer alguma referência, ainda que divulgando a canção, alguns tem ido longe demais.

Roberto Carlos, conhecido por não liberar suas canções pra ninguém regravar, salvo raras exceções (como especiais da Globo), e conhecido por processar quem usa alguma coisa de sua imagem, conseguiu se superar.

Roberto%20Carlos%20pede%20para%20tirar%2

Duvida? http://letras.mus.br/roberto-carlos/esse-cara-sou-eu/

Roberto%20Carlos%20pede%20para%20tirar%2

Duvida? http://www.cifraclub.com.br/roberto-carlos/esse-cara-sou-eu/

É difícil de imaginar uma coisa desta, mas agora, por questões de direitos autorais, você não pode mais sequer ler as letras das músicas do Roberto Carlos!

A internet, um meio democrático, onde há vários conteúdos e obras artísticas. Uma ferramenta que divulga o artista novo e não deixa o antigo morrer. Mas não, ele quer as músicas só pra ele de forma que não se pode mais nem ler ou ver as cifras de suas músicas pela internet.

"Isso é um negócio, não é questão de censura, justifica o empresário de Roberto Carlos.

O que você acha disso?

NOTÍCIAS
Roberto Carlos e Ana Carolina: sem letras em sites

Roberto-Carlos-e-Ana-Carolina-dest.jpg

Desde o ano passado, os usuários que procuram letras de músicas de Roberto Carlos e Ana Carolina na internet vem encontrando dificuldades para encontrá-las. Isso acontece porque os detentores dos direitos dessas obras pediram sua retirada à Studio Sol, empresa responsável pelos sites CifraClub e Letras.mus.

No caso das músicas de Roberto Carlos, o comunicado foi feito em setembro, pela Sony / ATV. Alguns meses antes, Ana Carolina já havia feito o mesmo pedido. Cada artista alega um motivo diferente para a ação. Contudo, ambos negam tratar-se de censura. Algumas letras têm peso comercial, como Esse Cara Sou Eu. Não temos interesse em disponibilizá-la. Isso é um negócio, não é questão de censura, justifica Dody Sirena, empresário de Roberto Carlos.

Já o assessor de Ana Carolina, Horácio Brandão, alega que o pedido para retirada do ar ocorreu por uma questão de qualidade. Segundo ele, a ação visa evitar que o material seja publicado com alterações.

De qualquer forma, tanto Roberto Carlos, quanto Ana Carolina mantém parte de seu catálogo disponível nos sites. Ao pesquisar a música O Portão, lançada por Roberto em 1974, constatamos que a letra ainda está lá. O mesmo não acontece com Esse Cara Sou Eu que, no lugar da letra, exibe o comunicado: Essa música foi removida em razão de solicitação do(s) titular(es) da obra. O Letras.mus.br está trabalhando para obter o licenciamento desse conteúdo. O advogado da Sony/ ATV, José Diamantino, explica que é necessário esperar a autorização do próprio Roberto para que uma letra seja publicada.

Segundo a responsável pelo conteúdo dos sites, Rosi Benini, as letras são autorizadas por meio de um convênio com a Ubem (União Brasileira de Editoras de Música). A cada mês, eles recebem uma lista com as composições de gravadoras e editoras filiadas à Ubem.

PORTAL SUCESSO Editado por Victor235
  • Curtir 1
Link para o comentário

E o que dizer do Disco Louco Por Você (1961) que por ele estar cantando Bossa Nova ao invés de MPB ele censurou, mandava seus assistentes sondar os sebos paulistanos e cariocas para quebrá-los na frente dos vendedores ??

O disco não saiu sequer em Cd por direitos autorais.

"Cada um com suas manias"

Link para o comentário

Affs, fala serio! Até que ponto chegou esse cara. E a trupe da Globo ainda se humilha fazendo especiais pra um cantorzinho de quinta. Ser cantor nao é ser só bom de canto, deve ser , começando por ser simpatico, nao se tratar com exclusividade,ou seja, tudo o que ele nao é. Desculpem-me,se tem algum fã dele,mas pra mim cara assim que tem um rei na Barriga não presta.

  • Curtir 1
Link para o comentário

Primeiro queria proibir biografias não autorizadas dele, agora o Roberto Carlos quer proibir letras de suas músicas! É mais um desrespeito com seus fãs, ou até mesmo com aqueles que não são seus fãs! Roberto Carlos tá indo longe demais.

Mas será que isso não tem dedo da Florinda Meza? Só falta ela colocar seguranças particulares e câmeras no túmulo dele também, quando ele morrer.

Link para o comentário

Não vejo motivo para bloquear os sites de usarem as letras, mas é um direito dele como autor tomar essa decisão e nada tem a ver com democracia da internet que o Victor se referiu.

As letras são propriedades intelectuais dele, assim como um autor de um livro pode não autorizar sua publicação na internet, um produtor audiovisual pode solicitar a remoção de um vídeo que o pertence, um fotografo pode solicitar a remoção de sua foto, etc, porque um músico não poderia?

Vocês sabiam, por exemplo, que não é permitido uso comercial de fotografias noturnas da torre Eiffel?: http://www1.folha.uol.com.br/turismo/2014/11/1547781-fazer-fotos-noturnas-da-torre-eiffel-pode-render-multas-a-turistas.shtml

  • Curtir 1
Link para o comentário

Que frescura! A Ana Carolina até dá pra entender, sobretudo porque ela põe as cifras das músicas no site dela.

Link para o comentário

Não consigo entender qual o prejuízo comercial para um cantor se um site posta as letras de suas músicas. O próprio site do Roberto Carlos tem as letras de todas as músicas dele. Quero ver o que vai acontecer com as editoras que ainda publicam aquelas revistas de letras cifradas.

Link para o comentário

Não consigo entender qual o prejuízo comercial para um cantor se um site posta as letras de suas músicas. O próprio site do Roberto Carlos tem as letras de todas as músicas dele. Quero ver o que vai acontecer com as editoras que ainda publicam aquelas revistas de letras cifradas.

mas não seria exatamente por isso? ele pode querer fazer as pessoas entrarem mais no site dele

Affs, fala serio! Até que ponto chegou esse cara. E a trupe da Globo ainda se humilha fazendo especiais pra um cantorzinho de quinta. Ser cantor nao é ser só bom de canto, deve ser , começando por ser simpatico, nao se tratar com exclusividade,ou seja, tudo o que ele nao é. Desculpem-me,se tem algum fã dele,mas pra mim cara assim que tem um rei na Barriga não presta.

A globo não se humilha fazendo especiais dele.. ele é um produto da rede globo, o canal vende ele é completamente diferente..

Link para o comentário

Mesmo assim, pra mim a Globo e o Roberto Carlos são da mesma laia. Ambos se aproveitam da popularidade pra fazer suas exigencias pra se dar destaque.

Editado por Anderson silva
  • Curtir 1
Link para o comentário

Só uma coisa: Pra quê?

Que frescura! A Ana Carolina até dá pra entender, sobretudo porque ela põe as cifras das músicas no site dela.

Exato. Alias eu até tava tentando pegar uma música dele http://www.cifraclub.com.br/roberto-carlos/como-grande-meu-amor-por-voce/ Felizmente, essa eu ainda não saiu do site. Já tirei print e salvei aqui, qualquer coisa. :lol:

Link para o comentário

E o que dizer do Disco Louco Por Você (1961) que por ele estar cantando Bossa Nova ao invés de MPB ele censurou, mandava seus assistentes sondar os sebos paulistanos e cariocas para quebrá-los na frente dos vendedores ??

O disco não saiu sequer em Cd por direitos autorais.

"Cada um com suas manias"

Não conhecia essa história. O cara grava um CD inteiro, se envergonha de seu passado e manda quebrar? Que absurdo.

Não vejo motivo para bloquear os sites de usarem as letras, mas é um direito dele como autor tomar essa decisão e nada tem a ver com democracia da internet que o Victor se referiu.

As letras são propriedades intelectuais dele, assim como um autor de um livro pode não autorizar sua publicação na internet, um produtor audiovisual pode solicitar a remoção de um vídeo que o pertence, um fotografo pode solicitar a remoção de sua foto, etc, porque um músico não poderia?

Vocês sabiam, por exemplo, que não é permitido uso comercial de fotografias noturnas da torre Eiffel?: http://www1.folha.uol.com.br/turismo/2014/11/1547781-fazer-fotos-noturnas-da-torre-eiffel-pode-render-multas-a-turistas.shtml

Não é bem assim. Se estivessem pirateando suas músicas (o que inclui melodia e letra), seria uma coisa. Se estivessem plagiando canções e trechos de letras em outras músicas, seria outra coisa. Postando vídeos ou áudios usando as músicas, também poderia ser um problema.

Agora, uma plataforma que serve para as pessoas lerem o que fala na música, uma vez que a música já foi gravada e registrada, não há problema nenhum com a letra ficar disponibilizada. Uma vez que ele cantou e lançou a música, é evidente que as pessoas vão conhecer a letra dela. Qual o problema em deixar disponibilizada no site?

Onde já se viu a letra da música ser conhecida só por quem tem CDs originais, sendo que a música toca no rádio, na novela, no show?

Não consigo entender qual o prejuízo comercial para um cantor se um site posta as letras de suas músicas. O próprio site do Roberto Carlos tem as letras de todas as músicas dele. Quero ver o que vai acontecer com as editoras que ainda publicam aquelas revistas de letras cifradas.

Pois é. Até parece que alguém vai pensar: "Vou comprar o CD dele no Submarino, esperar 8 dias para chegar, aí quando chegar eu pego o encarte e descubro se nesta música que não entendi muito bem um verso qual a palavra que ele diz. Aí quando eu quiser consultar outra letra, compro outro CD, e fico procurando no armário cada música que quiser ler a letra, aí só não vou ficar sabendo letra de disco censurado".

Essas revistas estão falidas faz tempo. Folheei algumas na banca e são tudo copiadas do Cifraclub, inclusive cheias de erros!

Link para o comentário

Não conhecia essa história. O cara grava um CD inteiro, se envergonha de seu passado e manda quebrar? Que absurdo.

Disco de Vinil, hoje com menos de 100 exemplares circulados. Avaliados em torno de 3 mil reais.

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...