Ir para conteúdo

Plágios e coincidências musicais


Victor235

Recommended Posts

Tópico para comentarmos qualquer tipo de plágio ou semelhança musical, sejam confirmadas ou apenas algo que ouvimos e nos soou parecido com outra música. Não poste versões e covers neste tópico, apenas roubos autorais, cópias, coincidências e semelhanças entre músicas (seja na letra ou no arranjo).

Para começar, um roubo descarado que finalmente foi julgado:

NOTÍCIAS
Justiça restabelece autoria de As Mocinhas da Cidade

Decisão judicial devolve para a família de Nhô Belarmino e Nhá Gabriela a clássica canção que tinha sido usurpado por banda baiana de forró

14170490.jpg

Ivan Graciano, filho de Nhô Belarmino e Nhá Gabriela

Maior clássico da música paranaense, a canção As Mocinhas da Cidade foi resgatada por uma decisão judicial pela família Graciano, herdeira do espólio da obra da dupla Nhô Belarmino & Nhá Gabriela que fez sucesso no pais inteiro entre as décadas de 1940 e 1980.

A canção havia sido usurpada há cerca de dez anos pela banda baiana de forró Arriba Saia. Com o nome de Enche Bailão, a canção teve a letra original de Salvador Graciano (nome real do Nhô Belarmino) alterada e foi editada como sendo de autoria de Roney Brasil líder da banda de forró.

A música foi gravada no disco Libera o Toim de 2005 e se tornou um grande sucesso no circuito de shows do Nordeste. A notícia do furto da canção chegou em 2006 aos ouvidos do musico Ivan Graciano, (filho de Nhô Belarmino) através de fãs da música de seu pai.

As pessoas viajaram para o Nordeste e ouviram e me ligavam. Este pessoal simplesmente pegou a música do meu pai, modificou a letra colocando alguns versos de mau gosto. E fizeram muito sucesso, conta Graciano. Em parte, tinha um lado benéfico, pois fez o povo cantar novamente a música. Se eles tivessem me procurado, eu teria autorizado com prazer como fiz nas outras diversas gravações da música, observa. Mas não foi isso que aconteceu, eles omitiram a autoria do meu pai e isso é inaceitável, ainda mais uma música como essa que não é pertence só ao Nhô Belarmino, o aos seus herdeiros, mas ao estado inteiro, concluiu.

Belarmino.jpg

Nhô Belarmino e Nhá Gabriela

Em 2007, o advogado José Alexandre Saraiva entrou com uma ação na 20ª Vara Cível de Curitiba e conseguiu uma decisão liminar que impedia o grupo baiano de continuar tocando a música e s gravadoras a retirar os CDs que contêm a música de todas as lojas e rádios. Depois de nove anos de tramites processuais, na última segunda-feira saiu a a sentença definitiva da ação condenando o Roney Brasil a pagar uma indenização por danos morais à família Graciano.

Eles editaram a música como própria de uma maneira brutal, deturpando o lirismo original que a colocou no imaginário de várias gerações, observa Saraiva.

Ele conta que esta ação foi uma das que lhe deu maior alegria em toda a carreira pois resgata um patrimônio cultural paranaense e uma espécie de hino popular do estado.

Saraiva disse que pretende recorrer da decisão, pois a sentença não inclui a gravadora como corresponsável apenas o musico usurpador. Ele explica ainda que a decisão a estipulou o valor do dano moral (cerca de R$ 40 mil), mas os danos materiais serão calculados durante a fase de liquidação da sentença. Na época do lançamento do disco, a banda deu declarações públicas que vendeu mais de 1,5 milhão de cópias e isto foi comprovado nos autos, ressalta.

Para Ivan Graciano, a indenização vale menos do que o acerto de contas com a memória do pai. Para nós da família, o mais importante é dar uma resposta para os fãs de Belarmino e Gabriela de que há uma sentença judicial decidindo a questão, afirma. Para Graciano, que é presidente da Ordem dos Músicos do Paraná, a sentença também pode servir como base legal para outros casos semelhantes.

Serve para restabelecer uma relação de respeito que deve existir no mercado musical. Meu pai me ensinou que música é um trabalho sério como qualquer outro e é preciso ser feito com responsabilidade, disse.

Sucesso nacional quase não foi gravado

As Mocinhas da Cidade, maior sucesso da dupla Nhô Belarmino e Nhá Gabriela quase não foi gravada. Esta música foi composta por ele ainda no tempo de solteiro (Salvador e Julia Graciano se casaram em 1939). O pai já a cantava antes formar a dupla com a mãe quando ainda se apresentava como Belarmino e sua trupe, explica Ivan Graciano.

Ele conta que o pai considerava a música muito simples poeticamente e achava que ela cabia melhor nos espetáculos de circo que eles faziam. Tanto que apesar de estar no reportório de Belarmino há anos, a música não entrou nas primeira gravação feitas por eles na antiga RCA no Rio de Janeiro no início dos anos 1950.

A música só foi registrada por insistência da Nhá Gabriela em 1959 como lado B da moda Paranaguá. Em 1961, a música foi incluída no primeiro LP da dupla e desde então é o seu maior sucesso projetando o nome dos dois em todo o Brasil. A musica era perfeita para o tipo de show humorísticos que eles faziam em dupla e virou uma referencia da musica paranaense desde então.

Anos depois, Belarmino compôs uma resposta à canção chamada As mocinhas do sertão. As Mocinhas da Cidade já teve mais de cem gravações inclusive em países como Alemanha, Portugal, Paraguai e Argentina.

Escute abaixo a versão original de As Mocinhas da Cidade e e a versão roubada do grupo de forró Arriba Saia com as respectivas letras:

As mocinhas da cidade (Nhô Belarmino)

As mocinhas da cidade

São bonitas, dançam bem

Eu dancei uma vez com uma moreninha

E já fiquei querendo bem

Embora seu pai não queira

Que eu me case com você

Só depois de nós casado

Ele vai nos compreender

Fui na casa da morena

Pedir água pra beber

Não é sede, não é nada, moreninha

Eu vim aqui só pra te ver

E o sol já vai entrando

E a saudade vai atrás

Vou casar com aquela linda moreninha

Pra nós dois viver em paz

https://www.youtube.com/watch?v=w_i3t3paoEY

Enche Bailão

Arriba Saia, meu bem

Arriba Saia

Arriba Saia tá gostoso pra danar

Arriba Saia, meu bem

Arriba Saia

Arriba Saia que o forró vai começar

As mocinhas da cidade

São bonitas e dançam bem

Eu dancei com uma linda moreninha

Já fiquei querendo bem

Fui na casa da morena

Pedi água pra beber

Não é sede, não é nada, moreninha

Vim aqui só pra te ver

Embora seu pai não queira

Que eu me case com você

Eu te levo pra Bahia, moreninha

Lá eu caso com você

Estava eu e ela só, no jardim do amor

Eu beijava a boquinha dela, quando o pai dela chegou

E ela então me disse, não me beije mais

Olhe para o lado, que lá vem meu pai

Eu fiquei nervoso, meio atrapalhado

Quando eu queria correr, o velho já tinha chegado

Rosa, Maria e Aurelina, eu vou dançar com essas três meninas

Arriba Saia, meu bem

Arriba Saia

Arriba Saia tá gostoso pra danar

Arriba Saia, meu bem

Arriba Saia

Arriba Saia que o forró vai começar

GAZETA DO POVO
  • Curtir 1
Link para o comentário
  • Respostas 55
  • Criado
  • Última resposta

Usuários que mais postaram nesse tópico

  • Victor235

    23

  • Professor Inventivo

    7

  • SâmaraCH

    7

  • JoelJunior15

    5

Usuários que mais postaram nesse tópico

A ideia do tópico é boa,mas tem que ser só sobre música? Podia mostrar plágios com outras produções.

Uma vez eu ouvi falar sobre uma escritora sendo processada (algo assim) pq sua história foi considerada plágio de Harry Potter.

  • Curtir 1
Link para o comentário
  • 1 mês depois...

Esta música me lembra alguma internacional, talvez da Katy Perry, mas não sei dizer com certeza:

Sim, é o mesmo sample de Last Friday Night:

E ainda não entendi nada da música que copiou a Katy Perry

  • Curtir 1
Link para o comentário
  • 2 semanas depois...

Apesar de uma música não ter nada a ver com a outra, nem mesmo no ritmo, por alguma razão o primeiro minuto dela me lembra muito o Bruno Mars:

Link para o comentário

Tem quem diga que a musica boa noite vizinhança se baseia na musica good night dos beatles:

Ps: Não estou dizendo que Chespirito plagiou a musica mais sim que ele acabou tendo alguma influencia dos beatles na hora de compor

Editado por gustavo lins
Link para o comentário

A mais famosa do Led Zeppelin, "Stairway to Heaven", já foi acusada de plágio mas não me lembro com qual música.

Link para o comentário

A mais famosa do Led Zeppelin, "Stairway to Heaven", já foi acusada de plágio mas não me lembro com qual música.

O Led Zeppelin abria alguns show com essa banda em 1969, poucos anos antes do lançamento de Stairway to Heaven.

Várias canções da banda são alegadamente plágios. Whole Lotta Love, por exemplo. Por ironia, o Robert Plant, ex-vocalista da banda, recentemente acusou o Pearl Jam de copiar a canção “Going To California”. Isso se ela já não for um plágio de mais alguém por aí.

  • Curtir 1
Link para o comentário

A maior coincidência que conheço é justamente da minha banda preferida, Metallica.

O guitarrista solo nos primórdios da banda era o Dave Mustaine que é atual vocalista e guitarrista base do Megadeth. James Hetfield (cantor e guitarrista base do Metallica) teve uma briga com o Mustaine, expulsando-o da banda e por isso uma música em especial "The Mechanix" de total composição e arranjo do Mustaine foi modificada por Hetfield, ele disse que não se sentia bem tocando uma música composta pelo ex-integrante da banda e por isso refez a letra e nomeou agora "The Four Horsemen" e Kirk Hammet, guitarrista solo desde o segundo álbum, adicionou solos e principalmente uma parte lenta na música fazendo ela se diferenciar de "The Mechanix". Música esta lançada no primeiro álbum do Megadeth.

Até para aqueles que não curtem o estilo musical, sugiro que escutem o começo. A coincidência é enorme (até a letra mesmo modificada, coincide algumas rimas):

https://www.youtube.com/watch?v=rAuYaeQjBXc

A partir de 0:30

A do Megadeth é mais rápida, até porque essa banda é mais Thrash Metal do que Heavy Metal, apesar do primeiro álbum do Metallica ser também completamente Thrash Metal.

Eu, como todo fã do Metallica prefiro "The Four Horsemen" apesar de "The Mechanix" também ser muito boa. :)

Link para o comentário

Só comento que minha cachorra está deitada aqui do lado e levantou as orelhas quando apertei o play do vídeo.

Será que ela gostou, Victor?! ^^

Link para o comentário

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Atividades

    1. Lucas Fernando
      44

      [INÉDITO] UMA INVESTIGAÇÃO PERIGOSA (1973)

    2. Пауло Витор
      44

      [INÉDITO] UMA INVESTIGAÇÃO PERIGOSA (1973)

    3. Lucas Fernando
      2926

      Pica Pau

    4. Raphael
      2926

      Pica Pau

    5. E.R
      1778

      CINEMA

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...