Ir para conteúdo

Como você canta "Parabéns pra você"?


Victor235

Recommended Posts

Este tópico pode parecer inútil, mas faz muito sentido e tem curiosidades que muitos não sabem.

A música mais cantada em todas as festas do mundo tem autoria e já teve diversas versões.

A versão em português foi traduzida por uma mulher que ganhou o concurso de uma rádio.

Até hoje, a família dela ganha direitos autorais do ECAD por causa da música que se tornou um hino e virará domínio público em 2017.

A música parece até "Ai se eu te pego", pelo tanto de autores e modificações que cada um foi fazendo.

A original dizia "Good morning to all" repetidas vezes, depois usaram a mesma melodia para cantar "Happy birthday to you".

No Brasil, virou "Parabéns a você", que as pessoas cantam errado (é "a você" e "muita felicidade", no singular).

O segundo verso é ainda mais emblemático: segundo o G1, foi escrito por uma outra pessoa, que produziu um disco infantil na década de 1970 e queria gravar a canção, mas como a letra era curta ele pediu autorização à editora para completá-la e foi informado que deveria firmar um acordo com a então autora da música. O segundo verso então ficou sendo "A você muito amor / E saúde também / Muita sorte e amigos / Parabéns, parabéns"

Mas eu canto "Nesta data ditosa
Dia dos anos teus
Que tu sejas feliz
Nós pedimos a Deus"

Lembro que meu pai me falou que na época dele cantavam esse verso de forma diferente, e agora tudo faz sentido!

E vocês, cantam como?

Outra coisa é que alguns idosos só ficam cantando "Parabéns pra você, parabéns pra você" (em loop), o que também faz muito sentido pois a versão original da música só fica repetindo "Happy Birthday to you"!

O mais bizarro é que quem está ganhando mais dinheiro a cada vez que cantam "Parabéns pra você" não é nem as americanas nem essa tradutora, e sim a gravadora Warner! :what:

Referências:

http://g1.globo.com/sp/vale-do-paraiba-regiao/musica/noticia/2014/03/o-pessoal-canta-errado-letra-diz-neta-da-autora-do-parabens-voce.html

http://oglobo.globo.com/cultura/familia-briga-por-direitos-autorais-da-cancao-parabens-voce-3192830

http://www.portalsucesso.com.br/noticias/ecad-divulga-musicas-mais-tocadas-primeiro-semestre

Editado por Victor235
Link para o comentário
  • Respostas 48
  • Criado
  • Última resposta

Usuários que mais postaram nesse tópico

  • Victor235

    10

  • Usagi White

    5

  • João H. Saraiva

    4

  • Lucas Fernando

    3

Usuários que mais postaram nesse tópico

Normal como? "A você muito amor", "Nesta data ditosa" ou outro?

Que coisa estranha, o Google só achou quatro resultados para a forma que me ensinaram cantar: https://www.google.com.br/webhp?sourceid=chrome-instant&ion=1&espv=2&ie=UTF-8#q=%22nessa%20data%20ditosa%22

Mas se você vier na minha cidade 90% cantará assim junto com você. Da onde isso saiu?

Link para o comentário

Aí já está errado, pois é no singular.

Mas a questão maior é o segundo verso, como você canta? Quero saber porque todo mundo da minha cidade canta "Nessa data ditosa" e no resto do Brasil não.

Link para o comentário

Parabéns pra você

Nesta data querida

Muitas felicidades

Muitos anos de vida

Hoje é dia de festa

Dentro de nossas almas

Para o (nome da pessoa)

Uma salva de palmas

É pique! é pique! É pique, é pique, é pique!

É hora, é hora, é hora é hora é hora

Rá! Tim! Bum!

(Nome da pessoa, nomes da pessoa)

Link para o comentário

Não sei porque, mais esse tópico me lembrou o episódio de Apenas um Show: Concurso de Canções de Aniversário da 6ª temporada :ponder:

------------------------------------

Bom, aqui é desse jeito que se canta: (Ou se cantava, não sei se mudaram :headscratch: ).

Parabéns pra você, nesta data querida!
Muitas felicidades, muitos anos de vida!

Parabéns pra você, nesta data querida!
Muitas felicidades, muitos anos de vida!

E para "fulano* " nada... tudo! Então como que é? (Alguns dizem também "Comê que é").

É pique! é pique! É pique é pique é pique!
É hora, é hora, é hora é hora é hora!
Rá! Tim! Bum!

E aí diz o(s) nome(s) do(s) aniversariante(s).

*Aonde usei a palavra "fulano" seria o(s) nome(s) do(s) aniversariante(s).

Link para o comentário

Aqui no RS, (bem mais no interior, mas também se canta na Capital) além do "Parabéns" tradicional, cantam também uma versão gaúcha:

"Parabéns! Parabéns!

Saúde e felicidade,

Que tu colhas sempre todo o dia
Paz e alegria na lavoura da amizade!"

Editado por Seu Furtado
Link para o comentário

Como eu canto parabéns? com a minha voz é claro. :lol::muttley:

Editado por Giovani Santos
Link para o comentário

E respondendo o título do tópico, aqui agente canta da forma que o ViniCH postou, mas sem a estrofe do meio.

Eu também, sempre ouvi e canto dessa forma. Além da famosa música da Xuxa :lol:

Legal essas curiosidades,eu não sabia que havia outras formas para se cantar o parabéns.

Uma vez, pelo que eu entendi, eu descobri que lá nos Estados Unidos cada vez que essa música é cantada em algum programa tem que pagar a pessoa que criou,ou a família dela.

A "versão" que eu sabia era um pouco diferente:

Parabéns pra você

Eu só vim pra comer

O presente que é bom, esqueci de trazer...

E o resto deixa pra lá, não irei escrever :P:lol:

Eu também conheço essa versão. A primeira vez que eu vi foi numa revista do Cebolinha - a Magali cantou para ele pois o garoto era o aniversariante.

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Atividades

    1. E.R
      729

      FAMOSOS

    2. E.R
      782

      SBT

    3. E.R
      183

      Futebol Alemão

    4. E.R
      16

      Copa Sul Americana 2024 e Recopa Sul Americana 2024

    5. E.R
      8

      Campeonato Brasileiro 2024 - Série B

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...