Ir para conteúdo

O mundo está moralizante?


Victor235

Recommended Posts

Este tópico é para discutirmos se o status quo vigente atualmente está sendo mais moralizante que em épocas passadas.

Apesar de cada vez termos mais liberdade de expressão, sobretudo em filmes, músicas, etc., que podem falar de tudo abertamente, parece que há uma cobrança maior que prioriza padrões que são considerados certos, um critério que aliás muitas vezes é subjetivo.

Antigamente, ia ao ar na TV filmes de terror no período da tarde. Ninguém ficava achando um horror se uma música falava sobre sexo (apesar que não gosto das que fazem isso explicitamente, no mal sentido).

Hoje em dia, até histórias da Turma da Mônica são reescritas para impedir que crianças leiam frases como "Você tá dizendo que eu tô roubando?", que certamente não causariam dano algum. Parece que querem esconder das crianças coisas da vida, que nem perigosas são, e que seria bom terem contato antes por um livro ou gibi do que na vida.

Não se pode mais usar frases como "Nego chega atrasado" que dizem que é preconceito, ainda que você só quis dizer que um cara se atrasou. Me repreenderam alegando que fui racista quando disse a frase "Esse muleque nem sabe jogar bola", e detalhe que a pessoa era branca.

O que acham disso tudo?

  • Curtir 2
Link para o comentário

São os efeitos da postura politicamente correta, que surgiu nos anos 90, e é responsável por coisas como a classificação indicativa, o Estatuto do Desarmamento, entre outras bobagens.

No fundo, é a reprodução do velho ditado: "Faça o que eu digo, não faça o que eu faço".

Link para o comentário

Na verdade o mundo ficou bem mais careta isso sim, e o grande responsável por isso tudo e o publico conservador, isso eu falo as pessoas que se doem por qualquer coisa, voce citou filmes por exemplo, agora vou citar um programa de TV, um grande exemplo de humor que nos anos 80 era normal, e que hoje em dia seria visto com olhos maldosos seria os trapalhões, se o humor deles fosse feito nesse tempo de agora, eles seriam comparados ao pessoal no panico.

Link para o comentário

O que falta é bom senso; aquela coisa de saber dosar o que for falar (ou fazer), para não "pecar" por falta ou por excesso. É por isso que eu gosto da palavra "equilíbrio". Tem certas coisas que acontecem por aí que são de um falso moralismo ridículo. Se a maioria das pessoas fossem "equilibradas" no agir e no falar o mundo seria um pouco melhor de se viver. :like:

  • Curtir 2
Link para o comentário

Certissimo a liberdade de espressão aumenta e também diminue acho que se trata de nosso pais ser meio liberal

Liberal? O Brasil é um dos países menos liberais do mundo, isto é, em termos de liberdade econômica e política. Há certa liberdade de credo e cultural, ainda assim, estamos longe do panorama dos Estados Unidos, por exemplo, onde até mesmo há um símbolo representando a liberdade de seu povo, a Estátua da Liberdade, em Nova York.

Link para o comentário

Pergunte pra algum morador do sul dos Estados Unidos o que ele pensa sobre casamento gay pra ver o que é liberdade.

O sul dos EUA é muuuuuito conservador.

E quanto a pergunta do tópico: é falta do que fazer.

Link para o comentário

Pergunte pra algum morador do sul dos Estados Unidos o que ele pensa sobre casamento gay pra ver o que é liberdade.

O sul dos EUA é muuuuuito conservador.

E quanto a pergunta do tópico: é falta do que fazer.

Sim, mas não se esqueça que os Estados Unidos funcionam de uma forma diferente da nossa. Lá, os estados compõem um país, mas tem certa autonomia em relação ao poder de Washington. Historicamente, o Sul americano é conservador em questões culturais, ainda assim, o livre mercado também está presente lá. No Brasil, os estados são subordinados à União, compondo uma federação.

Link para o comentário

Porém, justamente pelo caráter de República Federativa, os estados brasileiros também tem certa autonomia em relação à União.

Como pequenos exemplos, a lei anti-fumo e a lei que proíbe a venda de bebidas alcoólicas no dia da eleição, cada estado regula isso por si.

Link para o comentário

Vi um vídeo recentemente de humor que abordava isso, onde um cara ia pro futuro e lá não podia fazer nada, falar nada por todos estarem presos as regras, as questões de fala e tudo o mais.

Enfim, creio que está sim, as pessoas estão perdendo certa liberdade de se expressar por tudo parecer afetar alguém, e por tudo ser uma afronta.

Link para o comentário

Enfim, creio que está sim, as pessoas estão perdendo certa liberdade de se expressar por tudo parecer afetar alguém, e por tudo ser uma afronta.

Concordo, viu. Está desse jeito.

Link para o comentário

Mas nos Estados Unidos eles são muito cautelosos quando se fala dos indígenas norte americanos. Houveram casos de times de esportes que mudaram escudos e mascotes por causa disso. Não me lembro se houve manifestação.

Os americanos são tão liberais que ainda não conseguem controlar o racismo e as armas. E nas escolas americanas eles valorizam muito o negocio de popularidade. Eu ia citar a educação rígida,mas os asiáticos são mais rígidos que os americanos.

Claro que, quando eu entrei no deviantart.com(site de fanarts) eu me senti acolhida lá, as pessoas não tinham preconceito com o que eu gostava. Isso eu nunca irei me esquecer.

Mas o que eu quero dizer é que todos os países tem seus lados ruins,seus problemas, até mesmo os desenvolvidos.

Tá bom eu acho que eu falei muita bobagem.

Eu já disse que concordo com a classificação indicativa, no entanto acho bobagem cortar cigarro,armas,socos e tapas - especialmente pq alguns filmes necessitam disso para uma mínima cena de ação.

Sobre a turma da Monica, vcs devem até achar que não tem nada a ver, mais a minha opinião é que, hoje em dia os pais estão mais ausentes, infelizmente,dos filhos, sendo assim eles esperam que a criança tenha algo educativo, de qualidade e nada vulgar para ler e ver, para acompanhar eles. Não sei se vcs me entendem,

Lembrei agora de um caso de um cara lá da Pixar. Em 1989 ele havia feito um curta daquele boneco de neve dentro de um globo de neve que quer sair e vê uma boneca sereia te chamado. O caso é que essa boneca tinha digamos um "busto" grande,então...quando esse curta foi posto na coletânea de DVDs mudaram o design dela. O argumento era que o cara havia sido pai e provavelmente não queria que os filhos vissem isso.

  • Curtir 1
Link para o comentário

A moral que deveriam ter não tem, que é o respeito ao casamento, aos pais, o amor ao próximo e a honestidade. Agora essa questão de não poder falar nada é uma baita besteira, querem fazer graça e isso para mim é ridículo. Não há nada de errado em usar ''Nego'' na frase ou ''moleque''. Essa proteção toda com gays também pra mim é exagerada.

  • Curtir 1
Link para o comentário

A moral que deveriam ter não tem, que é o respeito ao casamento, aos pais, o amor ao próximo e a honestidade. Agora essa questão de não poder falar nada é uma baita besteira, querem fazer graça e isso para mim é ridículo. Não há nada de errado em usar ''Nego'' na frase ou ''moleque''. Essa proteção toda com gays também pra mim é exagerada.

Acredite, proteção exagerada com gays é só na internet, meu caro.

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Atividades

    1. Professor Inventivo
      136

      O FESTIVAL DA BURRICE (1974)

    2. Melchior CH
      136

      O FESTIVAL DA BURRICE (1974)

    3. Melchior CH
      127

      Dúvidas CH

    4. Melchior CH
      664

      Depósito de Bobagens

    5. Conde Fox Terrier
      664

      Depósito de Bobagens

  • Quem Está Navegando   0 membros estão online

    • Nenhum usuário registrado visualizando esta página.
×
×
  • Criar Novo...