Ir para conteúdo

Até quando vai a adolescência?


Seu Furtado

Recommended Posts

Esse é um conceito meio elástico. Cada um pensa de uma forma diferente.

Eu julgo que a adolescência vai dos 12 aos 20 anos, mas com fases distintas:

12-16 anos: extremamente imaturos, dependentes dos pais ainda para quase tudo e sem muita noção de mundo. Aqui se enquadram muitos daqueles adolescentes babacas que vemos em shoppings, etc.

16-18 anos: fase de transição, tanto de personalidade quanto intelectualmente. O período escolar já passou, chegou a faculdade, as responsabilidades aumentam.

18-20 anos: fase mais madura, agora a pessoa já está ciente de sua posição no mundo e que não é mais uma criança.

E ainda tem a juventude, que seria a "adolescência madura", que vai dos 20 aos 30 anos.

Nada disso é regra. Tem gente que parece nunca ter saído dos 15 anos.

Editado por Seu Furtado
Link para o comentário

A minha opinião é a mesma do aCHiles.

Link para o comentário

A questão da maturidade é extremamente relativa. Já vi casos de pessoas de aproximadamente 15 anos com um alto nível de maturidade, e outras de quase 30 agindo como criancinhas de jardim de infância quando ficam sem o brinquedo preferido.

  • Curtir 1
Link para o comentário

Não sei... Sempre tive a impressão de o período entre a pré e a adolescência de fato durar muito pouco, até por volta dos 16, quando muito dos 18.

De modo geral... Acho que, depois de fazer 18, a pessoa já está mais perto dos 20, no sentido de mentalidade e de se aproximar de uma fase mais "adulta", que, para mim, começaria a partir dos 20, mesmo que muito inicialmente, pouco segura e bem pouco amadurecida (coisas que só se consegue com a vivência).

Pode ser que sim, pode ser que não, mas o mais certo é: quem sabe?

Link para o comentário

Eu também trato esses conceitos de uma forma diferente.

Pra mim a adolescência vai até uns 18 a 20 anos.

Depois, considero a pessoa como jovem.

Adulto mesmo é depois dos 30.

E idosos após os 60 anos.

Isso não tem a ver com responsabilidade, um jovem de 20 anos já deve assumir suas responsabilidades, mas falando em terminologias eu levo em consideração esse esquema, apesar que é coisa minha.

Link para o comentário
João A pão de ló!

Pra mim adolescência meeeeeeeesssmooo é com 16...

15 anos (mesmo que as coisas já estejam tão adiantadinhas) ainda pra mim é imaturo. 15 é infância ainda gente... As pessoas estão muito adiantadas... :o Isso preocupa é muito , pois uma criança hoje não pensa na sua "infância" e já pensa em "namorar" pegar e as conversas que pra minha época (olha que tenho 17) kkk Tem meninos de 8 falando de sexo e outros assuntos que eu na minha idade não faria... (Caso Mc's que são crianças). Gente , criança é criança e tem que brincar, só isso... Mas a sociedade, né? :duh:

Adulto pra mim é com 18... Então seria assim:

0-15 Infância

16-18 Adolescentes

18-Ate o resto Adulto

Link para o comentário

Igual o companheiro ali falou, me julgo maduro e imaturo.

Isso vai um pouco também da convivência e influências de alguns. Como alguém vai ser maduro se só anda com barbados com mente de 12 anos?

Sociedade tacha maiores de 18 como adultos, sendo que mesmo assim tem muito maior fazendo mer** por aí.

E tenho algo em mente ultimamente: se os testes pra carteira de motorista fossem feitos com psicólogos de verdade, tinha muito cara de 15 dirigindo e uma cambada de 18 andando apé.

Editado por Ronaldo Lião
Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...