Ir para conteúdo

Lembranças das Copas do Mundo passadas


Usagi White

Recommended Posts

Eu lembrei que na copa de 2002 não lembro se em 2006 teve isso, tinha umas ruas que colocaram aquelas banderinhas de São João verde e amarelo e algumas com a bandeira do Brasil até.

 

E lembrei também que pintavam o meio fio da calçada em verde e amarelo e acho que tinha algumas que pintavam de azul também (achava legal isso) na Copa de 2002 também, 2006 não lembro se fizeram isso  :ponder:

 

Em 2010 e 2014 não teve isso, pelo menos não aqui onde moro.

Link para o comentário
  • Respostas 73
  • Criado
  • Última resposta

Usuários que mais postaram nesse tópico

  • E.R

    14

  • Chapolin Gremista

    11

  • Usagi White

    9

  • Professor Inventivo

    7

Usuários que mais postaram nesse tópico

Aqui geralmente há um muro, um tanto famoso que em cada copa eles pintam alguma coisa, colocam desenhos de bandeiras,mascotes, carcatoras de jogadores e afins. Em 2014 foi menas coisas que fizeram. E fica aquelas pinturas até a próxima copa. Se não me engano,algumas coisas que fizeram em 94 deixaram em 98. 

 

Geralmente onde eu moro em vez de colar bandeiras de festa junina se cola tiras de pepel numa corda grande e amarrar nos postes,as vezes brilhante, mas sempre é verde e amarelo.

Editado por Usagi chan
Link para o comentário

Nasci em 2002, mas só um mês depois da Copa.

Em 2006, eu não ligava muito pra futebol, mas lembro de enfeitar a rua e assistir o jogo da eliminação do Brasil, a semifinal entre Portugal e França e a final.

Em 2010, eu comecei a me interessar e assisti a todos os jogos e lembro de ter ficada com muita raiva naquele jogo contra a holanda, e de torcer muito pra Espanha na final.

Em 2014, tambem assisti todos os jogos, e achei muita graça com o 7x1, mas no fundo eu fiquei triste. Torci com todas as forças pra Alemanha, apesar de a minha irmã ter torcido pra Argentina.

Link para o comentário
Professor Inventivo

Continuando com meu relaxo, digo relato hoje vou contar um pouco sobre a Copa de 98.

 

Como todos sabemos, essa copa foi marcada pelas conspirações, se o Brasil entregou, se a França pagou, se a convulsão do Ronaldo foi mentira, se a Fifa decide quem vai ganhar e tudo não passa de um teatro?

Até hoje eu não sei, mas que tem algo estranho no evento mais famoso do mundo, ah isso tem!

 

Nessa ano da Copa eu tinha completado 10 anos, e este ano não foi muito fácil pra mim, pois alguns fatos tristes aconteceram. Mas eu lembro da estreia da Copa, num dia de semana, talvez terça ou quarta-feira. Lá na França já era tarde, mas aqui a cerimônia de abertura foi por volta do meio-dia, os massacotes da Copa dançavam bem no meio do estádio, eu um palco montado no gramado, uma espécie de peça teatral, e o estádio lotado de gente com o rosto pintado de verde e amarelo.

Pois sim, o primeiro jogo era da nossa seleção, pouco tempo depois Dunga e cia entraram junto com a seleção escocesa, não lembro de detalhes do jogo, mas lembro de um empate seguido de um gol contra da escócia, decidindo o jogo e marcando 3 pontos para o Brasil.

 

Dos outros dois jogos do Brasil na 1ª fase eu não lembro, da 1ª Fase lembro de Paraguai x Bulgária. O jogo terminou num 0 x 0, mas lembro das defesas do goleiro paraguaio Chilavert, todo hora o Luciano do Valle gritava: "GRANDE DEFESA DO CHILAVERT". Inclusive ele ganhou o premio de melhor goleiro junto ao Taffarel.

 

O próximo jogo da seleção seria Brasil x Chile, pelas oitavas de final. Uma goleada de 4x1, eu tava até com dó do Chile, mas eles fizeram um gol no 2º tempo, que não adiantou muito, Ronaldo fez o 4º pouco tempo depois. Esse jogo eu lembro que foi num domingo porque depois que acabou a gente tava assistindo o Gugu, pra variar estava muito frio já que era mês de junho, todo mundo aqui debaixo das cobertas no sofá.

 

Nas quartas de final era Brasil x Dinamarca, um país até então meio desconhecido do Futebol mas muito perigoso, neste dia estávamos na casa do meu tio, nem lembro o que a gente foi fazer lá, já que continuava frio (não me diga). Foi um 3 x 2 sofrido, onde era um de lá e outro de cá. A Dinamarca saiu na frente, mas logo em seguida empatamos e Rivaldo fez um segundo Gol cravando um 2 x 1 e aí lembro que meu primo disse "já ganhou". A partida parecia estar decidida, mas um tempo depois a Dinamarca empata já no 2º Tempo e aí já lembramos da copa passada e os pênaltis, mas felizmente não precisou pois Rivaldo decidiu o jogo.

 

A semifinal contra a Holanda, foi num dia ensolarado (em pleno inverno) a tarde. Um jogo difícil, nossa seleção estava sem o lateral Cafú, onde entrou o reserva Zé Carlos (ex-jogador do São Paulo e primo do meu vizinho), ninguém acreditou quando eu disse isso na escola, e nem quando meu pai disse no trabalho dele.

O jogo terminou empatado e a gente confiante pois estava repetindo o que aconteceu antes em 94, não deu outra o Brasil acertou todos e Taffarel pegou duas, aquele grito do Galvão dizendo "TAAAAAFFARREEEEEELL", nunca saiu da minha cabeça e o jogo terminou em 4P x 2P.

 

No domingo seguinte foi a final, tudo como na copa anterior, a fita nova no Video K7, a pipoca, e desta vez ficamos na nossa casa e não na casa da minha avó, já que ela faleceu 6 meses antes.

Tava todo mundo animado, mas com o pé atrás, já que Ronaldo não entrou em campo e veio a história da convulsão, lembro que até chegaram a dizer que ele poderia entrar a qualquer momento, mas isso não aconteceu.

De início estava tudo normal, até a França fazer o seu primeiro gol, aí o negócio desandou, o jogo ficou estranho, nossa seleção quieta, sem estratégia, o capitão Dunga calado (pois ele sempre chama a atenção dos jogadores), Zagallo também não estava ajudando, foram essas coisas que reforçaram o boato da conspiração, pois pareceu dar muito na cara.

O primeiro tempo terminou num 2 x 0 e aí meu pai já foi e desligou o Vídeo K7 e eu falei "não vai gravar o Segundo Tempo?" e ele falou "Não vou gravar essa derrota!". No segundo a coisa ficava mais feia, o tempo passando e a seleção cada vez mais desanimada, parecia estar sem forças e pra ajudar o estádio lotado de franceses cantando vitória.

Na metade do 2º tempo entra Edmundo, parecia que era nosso salvador, mais entrou tarde já, ele até tentou, mais a bola não entrou (ihh, rimou). 20 minutos depois, o juiz levanta a placa dos acréscimos e junto a ela vem o 3º gol francês aos 48 do segundo tempo. Como disse Galvão Bueno: "Ergue o braço o juiz, e apita o final da partida"). E eu só não ouvi ele falar isso porque assistimos a final na Band.

E como de praxe, teve a entrega das medalhas e tivemos que engolir não o Zagallo, mas o Dunga entregando a Taça ao capitão francês e aquela grande festa que não era sua nem minha e nem nossa, mas dos franceses que cantavam a marselhesa em coro naquele estádio.

Nem conseguimos assistir tudo, meu pai mudou a TV no "Planeta Terra" da Cultura pra gente se acalmar, não sei porque mais dá vontade de rir quando lembro disso :muttley:

E depois colocou no Gugu onde estava a Mãe Dinah, com envelopes sendo tirados de um cofre, sendo que estes iam revelar sua previsão sobre qual país iria ganhar a Copa, e pra variar ela

Já que os envelopes indicavam que o Brasil ganharia a Copa e aí vimos a cara dela e do Gugu com cara de me***.

 

Semana que vem continuo com a copa das copas, a de 2002.

Editado por E.R
  • Curtir 2
Link para o comentário

Belas lembranças Professor Inventivo, so um detalhe, voce chegou a comprar aquele uniforme do Brasil de 98? embora tenha sido uma copa para esquecer, aquele uniforme foi o mais bonito que ja fizeram para a seleção.

Link para o comentário
Professor Inventivo

Não, nunca tive uma camisa da seleção, a única que tive com o tema da copa foi em 94.

Era uma camiseta branca com a frase "É tetra Brasil" estampada de verde. Eu tinha inveja da minha irmã que tinha completado um ano e tinha ganhado o uniforme completo e com o número 11 nas costas.

Na copa de 98, eu tinha apenas uma tabela dos jogos onde ia colando as bandeirinhas na parte do mata-mata.

Realmente, o uniforme de 98 é o mais bonito. Aquele de 2002 com aquelas faixas verdes nas laterais estragou tudo.

Link para o comentário
  • 1 mês depois...
Em 10/05/2016 at 19:03, SâmaraCH disse:

Também preenchia aqueles cartões de tabela dos jogos. Acho que até tenho guardado um aqui em casa, depois vejo e mostro uma foto aqui. ^_^

Encontrei esses cartões.

Algumas fotos deles...

Spoiler

Esses são da Copa de 2014:

ezznkRO.jpg

s0vLykB.jpg

vm7k889.jpg

FWxslDa.jpg

F7zgIRF.jpg

C0vbqiZ.jpg

1KXKKx7.jpg

E esse é de 2010:

H2djcJO.jpg

Não reparem na letra! rsrs

 

  • Curtir 1
Link para o comentário

Esses cartões são seus?

A letra é até bonita. :)

  • Curtir 1
Link para o comentário

Eu também achei a letra bonita :cap:

E a propósito eu ainda não postei aqui sobre a Copa de 2014, postei só das de 2006 e 2010...

  • Curtir 2
Link para o comentário
Professor Inventivo

O que tem de errado com a letra?

Acho legal essas tabelas, devo ter a de 2010 em algum lugar, depois vou procurar. 

Ainda falta eu comentar sobre as copas de 2002 em diante também. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Em 07/07/2016 at 15:07, Usagi chan disse:

Esses cartões são seus?

A letra é até bonita. :)

Sim, são meus. ^_^

Obrigada. rsrs

Em 07/07/2016 at 15:59, Chapolin disse:

Eu também achei a letra bonita :cap:

Obrigada. :)

Em 07/07/2016 at 16:31, Professor Inventivo disse:

O que tem de errado com a letra?

Acho legal essas tabelas, devo ter a de 2010 em algum lugar, depois vou procurar. 

Fico com vergonha de mostrar. Escrevi rápido. rsrs 

Também acho legal essas tabelas. :)

Link para o comentário
  • 1 ano depois...
NOTÍCIAS

d995e3005e458c6b2456e0aeb7fb5da6.md.jpg

Em Zé Carioca # 1997, de abril de 1994, além da primeira parte da saga "Zé na Copa", que antecedeu "Zé nos States" (outra saga originalmente publicada em 1994), foi publicada uma seção sobre a Copa do Mundo de 94:

a95b34e0e940d060fe782da70dde8ff4.jpg

Nos traços de Paulo Borges, podemos ver outra paródia em torno de João Havelange, aqui João Avalanche:

1b8dd0d2931bcb4015c042ba4c40436c.jpg

Anúncio do próximo capítulo, com Metralhas no desenho:
6660445ec18512f70bb9becf13a88184.md.jpg

Editado por Victor235
  • Curtir 1
Link para o comentário
  • 5 meses depois...
Professor Inventivo
Em 07/07/2016 às 16:31, Professor Inventivo disse:

Ainda falta eu comentar sobre as copas de 2002 em diante também. 

Eita, tem muita história ainda... Inclusive a de 2014 que foi na época que eu me escrevi aqui no fórum.

Hoje enquanto eu contei alguma coisa sobre as Copas passadas no tópico desse ano me lembrei desse tópico, como estamos em clima de copa vou ver se conto mais algumas histórias antes que eu esqueça.

Link para o comentário

Eu nunca me importei muito com isso. A lembrança mais antiga que eu tenho, é da Copa de 2010. 

Link para o comentário
  • 9 meses depois...

Melhores jogos da história das Copas do Mundo

. França 4 x 3 Argentina - 2018

. Espanha 3 x 3 Portugal - 2018

. Holanda 3 x 2 Uruguai - 2010

. França 3 x 1 Espanha - 2006

. Brasil 2 x 0 Alemanha - 2002

. Brasil 2 x 1 Inglaterra - 2002

. Brasil 1 x 1 Holanda - 1998

. Holanda 2 x 1 Argentina - 1998

. Brasil 3 x 2 Dinamarca - 1998

. Argentina 2 x 2 Inglaterra - 1998

. Brasil 3 x 2 Holanda - 1994

. Romênia 3 x 2 Argentina - 1994

. Inglaterra 3 x 2 Camarões - 1990

. Argentina 3 x 2 Alemanha - 1986

. Argentina 2 x 1 Inglaterra - 1986

. Itália 3 x 2 Brasil - 1982

. Alemanha 3 x 3 França - 1982

. Argentina 3 x 1 Holanda - 1978

. Alemanha 2 x 1 Holanda - 1974

. Brasil 4 x 1 Itália - 1970

. Itália 4 x 3 Alemanha - 1970

. Alemanha 3 x 2 Inglaterra - 1970

. Brasil 1 x 0 Inglaterra - 1970

. Inglaterra 4 x 2 Alemanha - 1966

. Brasil 5 x 2 França - 1958

. Alemanha 3 x 2 Hungria - 1954

  • Curtir 1
Link para o comentário

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...